Ir ao conteúdo

Aterramento pelo Cabo da NET?

Cristiancl

Posts recomendados

Postado

Chegou hoje o meu Clamper Multi-Energia (Meu quarto) e o Clamper Multi-Proteção (Quarto dos meus pais)

O Multi-Proteção que está no quarto dos meus pais está protegendo o cabo da NET que vem da rua e passado pelo filtro distribui pra TV da sala, o modem que fica no quarto dos meus pais e meu decodificador que fica no meu quarto. Acontece que ao instalar o meu Multi-Energia no meu quarto (PC, Monitor, TV e Decodificador ligados nele) a luz de aterramento do filtro acende, e caso eu desconecte a tomada do decodificador essa luz apaga. E mais bizarro ainda, o multi-proteção do quarto dos meus pais está com a luz de aterramento apagada! sendo que apesar de não ter um decodificador conectado nele, ele está protegendo o cabo da NET que vem da rua e o modem que recebe um dos cabos que saem do splitter já protegido.

Minha pergunta é, porque que no meu quarto a luz de aterramento está sendo acesa pelo codificador e porque no quarto dos meus pais nao, e se isso realmente significa que minha tomada (ao menos a do meu quarto) está realmente aterrada.

Valeu

Edit: adicionado um esquema de como ta tudo aqui para melhor entendimento

post-1024195-13884965651259_thumb.jpg

Postado

Agora o próximo passo é você abrir as tomadas e ver se o fio terra realmente está conectado nas mesmas.

Aproveite e veja se o eletricista ligou os fios corretamente na tomada. Sim, tomadas de 3 pinos tem polaridade.

Postado

Minha tomada não tem caixa pois fica atras do armario. O que fizemos foi emendar num cabo como se fosse uma extensão e levar até o local necessario e então colocar uma tomada para conectar o filtro. O que acontece é que essa tomada só tem 2 pinos, não tem o aterramento.

Postado
Minha tomada não tem caixa pois fica atras do armario. O que fizemos foi emendar num cabo como se fosse uma extensão e levar até o local necessario e então colocar uma tomada para conectar o filtro. O que acontece é que essa tomada só tem 2 pinos, não tem o aterramento.

O que me parece é que o decodificador deve ter plug de 3 pinos, com isso deve tá agindo como referencial de terra quando conectado ao filtro de linha. Se você isolar o pino do terra através de um adaptador provavelmente a luz do terra não acenderá.

Postado
O que me parece é que o decodificador deve ter plug de 3 pinos, com isso deve tá agindo como referencial de terra quando conectado ao filtro de linha. Se você isolar o pino do terra através de um adaptador provavelmente a luz do terra não acenderá.

Mas o fato da luz estar acesa significa que possuo aterramento nessa tomada?

Postado

Não.

Se você está usando uma tomada de 2 pinos, você não possui aterramento.

Para se ter aterramento você irá precisar de uma tomada de 3 pinos, com o fio terra devidamente ligado à ela, e aterrado no pé do medidor de luz, na entrada de sua casa.

Recomendo instalar uma tomada de 3 pinos (mesmo você não tendo aterramento) para que o fase e o neutro fiquem corretamente polarizados no seu filtro de linha.

Caso o led do filtro ficar ligado mesmo não tendo aterramento na tomada, apenas ignore-o.;)

Postado

Se a tomada é de 2 pinos a resposta é não. Para ter aterramento na tomada ela deve ter o terceiro pino.

Postado

Pessoal,

Tenho uma questão muito parecida aqui no meu apartamento, e também não entendo.

Tenho certeza que as tomadas não são aterradas, pois eu mesmo troquei todas pelo padrão novo, polarizando corretamente as mesmas.

Cenário quarto: modem e decodificador da net. Desktop, suprimentos e uma TV de LED. Todos ligados a um Clamper Multiproteção com contador de Surtos pelas tomadas, e o cabo da Net passando por sua proteção. Neste a luz de aterramento fica ACESA.

Cenário Sala: decodificador da net. TV de LED, XBOX, mini system. Todos ligados a um Clamper Multiproteção SEM contador de Surtos pelas tomadas, e o cabo da Net passando por sua proteção. Neste a luz de aterramento fica APAGADA.

Primeiramente só tinha um Clamper no quarto, e também acreditava que a luz do terra do filtro estava acessa pois identificava o aterramento do cabo da Net. Porém se é esta a explicação, por que o Clamper da sala não acusa aterramento ?

ATT,

• 3 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...