Ir ao conteúdo

Acionar relé através de um celular.

Kaique Nunes23

Posts recomendados

Postado

Olá a todos. Eu fiz um projeto para acionar aparelhos de 120volts na hora que eu desejar. Arranquei o vibrador de um celular velho e soldei dos fios para então ligalo nos terminais de um relé, e assim q ele desperta o rele aciona outro aparelho.porém para acionar o rele eu preciso de 12volts. Sabendo q o celular só emite 3volts,gostaria de saber:se eu colocasse uma bateria de 9volts entre o rele e o celular,poderia queimar o celular?

Postado

olha só presta atenção mesmo se você não tem esperiencia com eletronica dessa vez você vai conseguir porque é molezinha esse circuito aqui debaixo ja diz quase tudo so uma resistencia que esta faltando da base "meio do transistor" para o gnd do telefone esse terra do transitor ai tambem vai no gnd que nada mas é que o terra da bateria do tel entendeu? aquela molinha é o primario do rele mas você vai ter que colocar uma bateria de moto ou de noubreik alguma coisa que tenha 12 volts pode ate ser uma fonte de 12 volts para poder acionar o rêle se caso não esta muito claro você volta a perguntar que agente ajuda r1 pode ser de de 1k e r2 que é imaginaria essa vai ser ligada no meio para o terra pode ser de 10k para não dar ruido faz isso o diodo de inicio você não esquenta não pode montar sem por inquanto

post-988637-13884965656844_thumb.jpg

Postado

Se nao tiver o diodo vai danificar o transistor.

Se nao achar esse transistor pode por um Bc337 ou o BC338 alem de ser mais barato e quase impossivel nao achar..

O diodo nao precisa ser esse 1n4001, pode ser o 1N4148..

Postado

Valeu pela excelente resposta! Só tive uma duvida: parece q depois do arduino(no caso sera o celular) só tem um polo.Se eu vou ligar no motor vibrador do celular,apenas um polo vai dar pra fechar o circuito porcausa do terra? E se for isso,qual deles?positivo ou negativo?

• 2 semanas depois...
Postado
Se nao tiver o diodo vai danificar o transistor.

Se nao achar esse transistor pode por um Bc337 ou o BC338 alem de ser mais barato e quase impossivel nao achar..

O diodo nao precisa ser esse 1n4001, pode ser o 1N4148..

Um diodo em paralelo com uma bobina serve para desmagnetização.

E quanto ao circuito, você não vai substituir o arduino não, esse circuito ai por si só não vai fazer nada. Você precisa no minimo ter um modulo receptor de sinal conectado no arduino que vai interpretar o sinal e atracar ou não o relé...

Postado
Sim serve para desmagnetizar mas se esquecer queima o transistor pela alta tensão...

Primeiro dê uma olhada no datasheet antes de falar coisa aleatória.

Pra esse transistor que é de alta velocidade

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/SGSThomsonMicroelectronics/mXyzzyw.pdf

vê ai VCEO que é a tensão máxima entre coletor e emissor, ou seja, ele aguenta uma tensão de 40v em cima dele.

Um outro transistor que aguenta uma potencia maior como o ksp42 por exemplo

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/fairchild/KSP42.pdf

aguenta uma tensão de até 200v

Postado
40v e baixo, por exemplo um rele de 12v, se n por o diodo com certeza danificara o transistor devido a picos de tensoes altissimas na casa de centenas de volts...

Escreve de novo que eu não entendi nada. Não está fazendo sentido nenhum, de onde vem esses picos de tensões?

Postado

Imagine o contrario, acho q vai entender melhor, veja, desmagnetizar a bobina, pra q? Quando o transistor corta, se nao desmagnetizar a bobina por acaso o rele ainda fica atracado?

quando você tenta tirar uma corrente eletrica de uma bobina, a energia eletromagnetica diminui girando no sentido contrario, induzindo tensoes em seus terminais, tensoes contrarias que pode danificar o transistor devido ao alto valor...

Se o rele ir despolarizando lentamente ate que nao teria isso, mas se ele simplesmente cortar ja era!

Postado
Imagine o contrario, acho q vai entender melhor, veja, desmagnetizar a bobina, pra q? Quando o transistor corta, se nao desmagnetizar a bobina por acaso o rele ainda fica atracado?

quando você tenta tirar uma corrente eletrica de uma bobina, a energia eletromagnetica diminui girando no sentido contrario, induzindo tensoes em seus terminais, tensoes contrarias que pode danificar o transistor devido ao alto valor...

Se o rele ir despolarizando lentamente ate que não teria isso, mas se ele simplesmente cortar ja era!

Entendi, mas te digo uma coisa, a não ser que essa bobina seja de um eletrificador de cerca a tensão gerada pela descarga eletromagnética do relé não é alta.

Postado

Tem certeza? porque ja fiz isso com um transformador pequeno de 12v 0,5A, e pequeno, usei o primario dele como um resistor de alta potencia para diminuir a velocidade um ventilador de 12v. Liguei em serie, o ventilador e 1A, mas como diminui deve ter tido em media 0,4A... Usei fonte de 12v , primario do trafo em serie , o ventilador..

depois que desliguei o ventilador levei um tremendo de um choque!! Ai fiz isso novamente mas medindo com o multimetro, o que eu consegui medir com meu multimetro barato foi algo em torno de 600V... Isso porque o multimetro e mt lento! Tive q fazer isso varias vezes pra medir certo... pois o multimetro e mt lento.. Considerando q a energia eletromagnetica do trafo e maior, mas considere também que, a queda de tensão do trafo foi bem menor que 12V!! Pois estava em serie com o motor, alem de a corrente ser baixa entre 0,4A...

O rele sera atracado com 12V 0,1A (depende de qual for o rele).. Bem acho que essa força induzida pelo campo passa 100V fácil!!!

O trafo deve ter passado de 1000V!! So nao leu isso porque meu multimetro e digital mt lento, e so vai ate 700V..

Pode ver que qualquer circuito vai ter esse diodo.

Postado
Tem certeza? porque ja fiz isso com um transformador pequeno de 12v 0,5A, e pequeno, usei o primario dele como um resistor de alta potencia para diminuir a velocidade um ventilador de 12v. Liguei em serie, o ventilador e 1A, mas como diminui deve ter tido em media 0,4A... Usei fonte de 12v , primario do trafo em serie , o ventilador..

depois que desliguei o ventilador levei um tremendo de um choque!! Ai fiz isso novamente mas medindo com o multimetro, o que eu consegui medir com meu multimetro barato foi algo em torno de 600V... Isso porque o multimetro e mt lento! Tive q fazer isso varias vezes pra medir certo... pois o multimetro e mt lento.. Considerando q a energia eletromagnetica do trafo e maior, mas considere também que, a queda de tensão do trafo foi bem menor que 12V!! Pois estava em serie com o motor, alem de a corrente ser baixa entre 0,4A...

O rele sera atracado com 12V 0,1A (depende de qual for o rele).. Bem acho que essa força induzida pelo campo passa 100V fácil!!!

O trafo deve ter passado de 1000V!! So nao leu isso porque meu multimetro e digital mt lento, e so vai ate 700V..

Pode ver que qualquer circuito vai ter esse diodo.

O campo eletromagnético tem haver com a indutância.

A indutância de um transformador é MUITO maior que de um relé (Você já viu um relé desses que solda em PCI aberto?). Então a descarga de um transformador vai ser bem maior mesmo.

Veja aqui falando sobre os relés, lá em baixo do diodo está escrito assim:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/597-como-funcionam-os-reles?showall=&start=4

Use um diodo com tensão reversa mínima de 10 vezes a tensão do circuito e com corrente direta maior que a corrente da carga. Em circuitos eletrônicos quando a tensão não é muito alta a tensão reversa do diodo pode ser de 2 a 3 vezes a tensão de alimentação. (Significa no caso de uma tensão de alimentação de 12v uma tensão reversa de no max 36v)

Uma descarga dessas não pode ser medido por um multimetro, muito menos por um multímetro fuleiro que nem true-rms é. Deve ser medido por um osciloscópio pois essa descarga é uma variação de tensão que varia com o tempo, o famoso dV/dT.

A diferença de um multímetro desses com um true-rms(que custam mais de 150 reais) é que a tensão medida é sempre a de um capacitor. Esses multímetros funcionam assim:

Carrega capacitor

mede valor de pico

Se for tensão AC divide por raiz de 2

Se for tensão DC é aquele valor mesmo

descarrega capacitor

faz nova medição em um determinado período para ser compatível com a frequência da rede.

(Se no caso medir uma frequência diferente de 60hz a medição está errada)

o true-rms é um tipo de conversor analógico digital que faz uma integral constante da onda de forma que obtêm o valor eficaz constantemente.

O que é mais confiável para medições que geram alguma frequência.

Porém para uma medição mais confiável de uma variação de tensão é um osciloscópio. Se você não fez a medição assim então não tem garantia nenhuma que esse valor está certo.

Postado

Sim, o valor n esta certo mesmo, mas pelo choque que levei da pra saber q e uma tensão muitas vezes maior que a tensão do circuito. Concordo que a indutancia do trafo e bem maior... Mas pela logica a tensão certa que deveria medir seria ainda maior que 600.

nao encontrei isso la no site... Mas n engendi o que você disse sobre ser 3x a tensão da fonte..

a tensão reversa do diodo deve ser suficiente para suportar a fonte e nao a da bobina, pois a da bobina sera sempre contraria, e polarizara diretamente o diodo, n tendo nd a ver com sua tensão reversa...

sobre a corrente direta do diodo n entendi porque deve ser maior a da carga..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!