Ir ao conteúdo

Criação de sistema de alto falantes 2.0

diisenese

Posts recomendados

Postado

E aaaaae galera, beleza? Então, eu tenho um alto falante aqui pro meu pc bem vagabundo, e ele ta com muito ruído branco, mesmo sem nenhum som tocando o ruído incomoda.

Eu faço técnico de mecatrônica, to no 3º módulo, mas como meca é uma junção de dois cursos, então eu nao consigo me aprofundar muito em eletrônica, mas eu deveria saber mais sobre impedância e essas coisas.

Voltando, eu queria uma ajuda de vocês para criar um alto falante. Não quero que vocês criem circuitos pra mim nem nada, eu quero saber o que eu tenho que estudar para poder criar um bom alto falante, sem distorção e nem ruídos quando aumenta até o máximo. Talvez um pouco, mas não muito. Eu queria aproveitar a carcaça que eu tenho do alto falante e só fazer um novo circuito. O que eu quero mesmo é apenas um alto falante com uma qualidade satisfatória. Não quero no nível dos fones da Apple, claro, mas pelo menos uma qualidade superior ao o que eu tenho aqui.

Outra pergunta que eu tenho é: tem como eu melhorar a qualidade do som mudando apenas o circuito, sem mexer no alto falante em si. Porque ele ta tão bem encaixadinho e no tamanho certo, não quero ter que mudar ele haha

Bom, é isso ae galera, qualquer ajuda é bem vinda e eu vou postar uma foto dele pra vocês verem como o circuito dele é bem fraquinho.

img20130426212449.jpg

img20130426212940.jpg

Postado

Verifique a potência dos altofalantes .

Depois pode esclher um ci de acordo, tipo dos TDA.

Mas deve verificar se esses altifalantes têm qualidade, não adianta nada ter um amplificador excelente se o resto não o tiver qualidade.

Postado

Nao entendi o que você quer exatamente, mas se esta com ruidos mesmo sem audio, isso nao e o alto falante e sim o circuito eletrônico..

Isso ai e uma caixinha de pc nao vai adiantar trocar o integrado ou o circuito... A menos que esteja alguma coisa danificada, ai você troca por um igual, nao vai adiantar por outro integrado melhor para esses falantes..

pelo que vi os falantes sao bem fracos, se o circuito amplificador for baixa qualidade você pode ate fazer outro melhor mas nesse caso pelo visto o seu circuito esta com problema então se você arrumar pode ser que melhore isso..

Se esse ruido for normal do amplificador ai você pode fazer outro circuito.. Mas aviso que a qualidade nao vai mudar tanto porque a qualidade dos alto falantes e igual a do circuito, e um conjunto inteiro, mas isso se esse ruido for normal mesmo..

Nao da pra mudar esse circuito, se a qualidade dele e ruim so fazendo outro..

Postado
Verifique a potência dos altofalantes .

Depois pode esclher um ci de acordo, tipo dos TDA.

Mas deve verificar se esses altifalantes têm qualidade, não adianta nada ter um amplificador excelente se o resto não o tiver qualidade.

Como eu vejo a potência desse alto falante?

Nao entendi o que você quer exatamente, mas se esta com ruidos mesmo sem audio, isso nao e o alto falante e sim o circuito eletrônico..

Isso ai e uma caixinha de pc nao vai adiantar trocar o integrado ou o circuito... A menos que esteja alguma coisa danificada, ai você troca por um igual, nao vai adiantar por outro integrado melhor para esses falantes..

pelo que vi os falantes sao bem fracos, se o circuito amplificador for baixa qualidade você pode ate fazer outro melhor mas nesse caso pelo visto o seu circuito esta com problema então se você arrumar pode ser que melhore isso..

Se esse ruido for normal do amplificador ai você pode fazer outro circuito.. Mas aviso que a qualidade nao vai mudar tanto porque a qualidade dos alto falantes e igual a do circuito, e um conjunto inteiro, mas isso se esse ruido for normal mesmo..

Nao da pra mudar esse circuito, se a qualidade dele e ruim so fazendo outro..

Mas é isso que eu quero mesmo, fazer outro circuito. O que eu acho difícil é achar um alto falante melho no mesmo tamanho, por isso quero trocar só o circuito, fazer um totalmente novo. Por mais que os alto falantes sejam ruins, deve melhorar algo fazendo um circuito melhor. Talvez eu possa comprar um alto falante melhor e arranjar um jeito de encaixar na carcaça.

Postado

Me fale qual e a numeraçao do integrado que ja da para ter uma ideia de quanto seja o alto falante.. A potencia vem atras dos imas mas nem sempre esses tipos de equipamentos imformam..

Postado

Nao sei qual e o problema ai, mas o tda2822 tem otima qualidade de audio.... Nao e apenas trocar o tda twm que fazer outra placa inteira...

Nao conheço muitos tdas que você pode usar para fazer outro circuito.. Mas pelo tamanho dos falantes acho q um de ate 3w por canal você pode usar...

Vou ver se encontro algum... Ou você pode fazer um transistorizado do seu gosto mas daria mais trabalho... voce teria q fazer porque e mt difícil achar circuito transistorizado nessa faixa de potencia...

Postado

Tambem acho que nao vale a pena usar outro... Mas se esse ai ta ruim, seria melhor voce usar um Tda2003, a potencia dele e bem maior que esses alto falantes ai, com alimentaçao de 12v voce consegue dele em torno de 3 ~ 4W..

Mas acho qie deve ser muito para esses falantes então, altere o ganho do amplificador para ter pelo menos 1,5W.. Assim você tera qualidade pois ele nao taria no seu limite...

Por exemplo, se esse tda2822m te da 1w total esse e o limite, em 1W vai ter mt distorçao, se fazer um amp com mais potencia mas nao usar todo o ganho vai ter a mesma potencia sem a distorçao...

Andei vendo aqui, acho que e melhor usar um TDA2005 pois esse e stereo e o tda2003 e mono...

A potencia desse tda2005 com alimentaçao de 12v também vai te entregar entre 3~4W por canal... Embora ele prometa ter 15W por canal, isso seria usando a alimentaçao max mas mesmo assim ainda talvez chegaria ou talvez nao...

O circuito: http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/196

Pelo que vi, o circuito ta com ganho muito alto vai ter que alterar o valor daqueles dois resistores, o de 1k2 e 47R que esta entre o pinho 10 e 2... A mesmo coisa com o segundo canal, pino 8 e 4...

O ganho vai depender da onde você vai ligar o circuito e qual potencia vai querer na saida..

Postado

Huuuuuuuuuum entendi... da hora, to gostando. Mas tem algo que eu devo estudar, como impedância, ganho, essas coisas? Porque eu queria mais fazer o meu próprio circuito com as contas e tudo, mas se isso der muuuuuuito trabalho e levar muito tempo, eu quero pelo menos saber o que estou fazendo quando montar o circuito que voce passou.

E outra coisa, o alto falante é ligado no PC pelo P2 e pelo USB. O USB não entrega apenas 5V ? Como vou chegar a 12?

Postado

Ai ja e outra historia, então essas caixas nao sao originais do pc certo? porque o pc tem uma saida 12v atras.. E so olhar la ela vem direto da fonte...

Se quer fazer um você mesmo ai vai ter q estudar eletronica pura "pesada" porque nem em cursos tecnicos você aprende isso, na faculdade "talvez"... então eu nao sei bem o que recomendar mas você pode fazer esse circuito que passei do tda2005....

Primeiro faça ele do jeito que ta no circuito... So nao vai testar nesses falantes porque vai queimar.. Teste em uma caixa de som se tiver ai...

Os resistores de 1k2 e 47ohms, você pode por um de 820ohms no lugar do 1k2 e 330ohms no lugar do de 47ohms..

Mas nao faça o circuito com esses resistores, faça o circuito original e depois teste e veja se esta funcionando e depois faça a troca...

Postado

Não, essas caixinhas de som são a parte. Mas eu tava querendo aproveitar toda a carcaça dele e os fios que ligam um ao outro e ligam no pc, não sei se deu pra ver na foto, mas tem bastante fio enrolado lá que da pra aproveitar sem ter que usar novos fios.

Creio que pelo menos na faculdade se aprenda isso.

Outra coisa, não tem como eu fazer um circuito com AmpOp em vez do tda ?

Postado

Amp op nao e um amp de potencia. você poderia usar mas vai precisar de fazer o estagio de potencia transistorizado.

Bom no curso tecnico isso nem e comentado quanto mais ensinado detalhadamente... Agr a faculdade como disse nao tenho certeza ja ouvi pessoas q fizeram faculdade e nao "Aprendeu"! Nao que eles nao tenham visto, eu também acho q com certeza isso sera estudado na faculdade, junto com outras classes de amplificadores.. Os que eu ouvi dizer e que e apenas comentado e nao ensinado, por exemplo, você nao aprende la e depois q acabou você ja ta projetando qualquer amp.

o que eu digo e que nao espere isso la, se quer aprender vai ter que estudar eletronica pura pesada e suar mt por conta propria..

Quando entrei no curso tecnico nao fiquei 2 meses la, eu faço por conta propria, analiso circuitos, quando nao tenho peças eu simulo, e quando o simulador nao tem capacidade pra simular algum circuito faço na prarica, e analiso todo o circuito, ver o que acontece em cada ponto com o osciloscopio, mudar algo e ver o que acontece etc.. So assim vai aprender eletronica. Sabe, nem tudo se aprwnde com uma explicaçao!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...