Ir ao conteúdo

Construção de caixa de som

Posts recomendados

Postado

Amigos, como tenho uma boa oficina de marcenaria, vou fazer duas caixas de som para colocar na área da churrasqueira aqui de caixa. As caixas serão tipo torre. Bem, já comprei dois falantes de 12" de 8ohms. Também tenho dois falantes iguais (tirados de uma caixa antiga) de 8" de 7ohms (?? tá meio apagado o carimbo dessa impedância, mas acho que é isso mesmo ... nunca ouvi falar em 7ohms, mas...) que gostaria de colocar na torre também.

Também gostaria de colocar, em cada caixa, mais um falante por volta de 4 ou 5" e um tweeters. Bem, isso é o que estou pensado apenas no achômetro ... peço opiniões de vocês quanto a esse dimensionamento.

2a. parte) ... Vou usar um amplificar Gradiente 166, cuja expecificação é a seguinte: potência por canal: 42 w rms em 8 ohms e 60 w rms em 4 ohms. Impedância de saida: 4 a 16 ohms.

Resumo da ópera: assim que vocês puderem me ajudar a escolher que tipo de falantes e tweeters comprar, preciso de um esqueminha desenhado de como devo ligar esses falantes dentro da caixa, pois tenho pouco conhecimento de eletrônica.

Finalmente, esclareço que o som que pretendo ter é um som caseiro, sem muita exigência e para ser ouvido em volume de baixo a moderado.

Agradeço desde já e estou pronto para prestar mais esclarecimentos, se preciso.

Abraço

Fauzi

• Coordenador
Postado

Colega fauzisp, como você não tem certeza da impedância desses falantes de 8", deixe-os de lado por enquanto, use os de 12" que você comprou.

Uma caixa bem dimensionada não precisa de mais que três vias: Graves, Médios, Agudos.

Os falantes de 12" ficariam como graves, os falantes de 4" ou 5", ficariam como médios desde que: Tenham impedância de 8 Ohms, Potência Compatível (60W, sugestão), e que tenham blindagem na parte traseira, (retorno acústico da caixa não pode influenciar no cone dele), e o Tweeter, emissão dos agudos.

Para equalizar certinho essas frequências entres os falantes, compre, ou monte, um divisor de frequência para cada caixa, link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-461407215-divisor-de-frequencia-3-vias-12db-driver-woofer-etc-_JM

ou esse abaixo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-474672552-divisor-de-frequencia-3-vias-suporta-450-watts-rms-6db8-_JM

Não precisa mais do que isso! O som já ficaria muito bom, mesmo se sua área aberta seja em torno de 250m²

Postado

Caro Moderador,

Agradeço pela pronta resposta e peço desculpas pelo atraso em comentar.

Acho que vou seguir os seus conselhos ... estou definindo a litragem da caixa, depois parto para o material.

Muito obrigado.

Fauzi

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...