Ir ao conteúdo

Problemas na leitura nos Drives DVD.

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal! Preciso de ajuda pra desvendar um comportamento estranho dos meus drives de DVD.

Minha máquina é meio antiga, mas funcionava muito bem. Essa semana teve um "tiuti" (pela primeira vez tadinha) e estou apanhando pra resolver, vou descrever a situação:

Uso meu PC todos os dias, no dia do "tiuti" eu usei ele pela manhã, ai desliguei pra ir almoçar. Depois do almoço liguei novamente, usei normalmente, desliguei porque ia sair, cheguei a noite e liguei, ele não iniciava mais o Windows. Aparecia a tela de "boas vindas" e bootava em seguida, e assim ficava nesse loop. Acessei em modo de segurança, parecida tudo normal, mandei bootar novamente e ai nem em modo de segurança entrava mais.

Pesquisei nos foruns e falaram sobre "reparar" a instalação do Windows. Na esperança de não perder meus dados, tentei fazer como disseram. Coloquei o CD do XP bootavel e reiniciei. Começou a instalação padrão do windows, em momento algum perguntou se eu queria "reparar" como dizia no forum, eu segui, quando apareceu aquela tela pra escolher formatar a partição como NTFS ou de outra forma eu escolhi a opção "não formatar". Ele concluiu a instalação normalmente. quando subiu o Windows, vi que ele renomeou meu antigo windows pra "windows.0" e instalou uma nova instância. Meus dados não foram perdidos. Os programas que eu tinha instalado, ficaram fisicamente no "Arquivo de programas", mas sumiu os atalhos, as configurações.

Comecei a reinstalar cada um deles, reinstalei os drivers da minha multifuncional (pelo CD), reinstalei o Office (pelo CD), reinstalei vários programinhas pequenos que não preciso de CD, comecei a instalar o Delphi (pelo CD) e no meio da instalação apareceu a msg: "Insira o disco", como se eu tivesse removido, mas eu não tinha. Tentei novamente algumas vezes, nada! Pensei que o CD do Delphi estivesse bichado, deixei de lado.

Comecei a perceber que as coisas que eu reinstalava e as que tinham ficado depois da tal "reparação" do win, estavam metade no novo windows e metade no tal windows.0. Pra parar com a porquisse, resolvi formatar tudo e pronto. Então salvei o que precisava no meu outro HD (slave) pra poder formatar tudo no HD principal.

Fui fazer o boot com o CD do Windows XP (o mesmo que eu tinha usado já) e não funcionava o boot. Voltei pro windows e o drive não lia o CD, como tinha parado de ler o CD do Delphi aquela hora, tentei ler outros CDs, nenhum lia. Coloquei novamente os dois que eu tinha acabado de usar (o da multifuncional e o do Office), não leu. Ah, então o drive que estragou? Tentei no outro drive (tenho 2 na CPU), mesmo comportamento. Comecei a insistir nos dois drives, notei que as vezes lia e as vezes não lia. As vezes lia e quando eu tentava navegar nas pastas não lia mais, ai abria e fechava o drive e lia, abria e fechava o drive e não lia mais. Comportamento bem estranho, aleatório. Teria os dois drives dado problema junto?

Peguei um terceiro drive que eu tenho guardado, coloquei no lugar de um deles (no lugar do Drive DVD1), testei e foi o mesmo comportamento. Eles chegam ao ponto de as vezes bootar pelo CD do XP, ai começar a instalação e do nada falar que o "dispositivo não está mais disponível" como se eu tivesse removido o CD do drive. Tentei com um CD de instalação do Windows 7, quando consegue ler (as vezes, porque na maioria das tentativas nem lê), quando lê, ele chegou a começar a instalação e aconteceu o mesmo, num dado momento ele dá uma msg que o dispositivo parou de estar disponível.

Depois de testar então com vários CDs descartei que pudesse ser erro no CD.

Depois de testar com os 3 drives que tenho, descartei que pudesse ser erro no drive.

Tentei desinstalar e instalar todos os drives no windows, nada deu certo.

Pensei nos cabos, mas eu não uso o mesmo cabo pra todos os drives, o DVD1 é SATA, o DVD2 é um flat na IDE2, eu tentei trocar o flat (coloquei outro que tinha guardado), tentei trocar e usar o flat que estava no HD que está funcionando com certeza, nada deu certo, então também descartei que seja problema nos cabos.

Cheguei a pensar que os dois windows no meu HD estivessem confundindo os drives de DVD, bagunçando os drivers. Então troquei o HD, coloquei um HD que eu tinha parado, que está com windows 7 instalado. Subiu normalmente o windows 7, mas os drives de DVD continuaram com o mesmo comportamento estranho, de não ler normalmente, e quando lê logo pára alegando que não encontra mais o dispositivo. Com isso também descartei que o problema possa ser a instalação zuada dos windows no meu PC.

Olhando na BIOS está tudo reconhecido normalmente, eu até tirei meu HD slave pra ter a certeza de que numa bobeira não vou apagar meus dados dele. Olhando no windows também está tudo normal, o gerenciador de dispositivos mostra os dois drives instalados normalmente, sem erros ou qq problema. Mandei atualizar os drivers, ele fala que já estou com o mais atualizado.

Li que se faltar energia suficiente pra CPU, os drives são sensíveis e podem sentir. Bom, não instalei nenhum hardware na minha máquina nos últimos meses (pra não falar no último ano) e funcionava. Ainda assim, tentei deixar apenas o HD principal e um drive ligado e não adiantou, o mesmo comportamento.

Aliás, é interessante que em todos os testes mencionados, o drive sempre acende a luz durante a leitura, fica lendo, demora um pouco mas não carrega conteúdo. As vezes abre a unidade vazia (como se tivesse um CD vazio no drive), as vezes dá a msg: "Insira um disco na unidade tal", como se não tivesse um disco lá e em raras vezes ele mostra o conteúdo do CD, mas numa próxima leitura ele não consegue mais ler o conteúdo, e assim não consido instalar nada, fala que não está disponível mais.

Alguns dados:

Placa-mãe ASUS P5V800-MX

Processador Pentium Intel 4

SO: Windows XP Professional (tentei também com o HD com o Windows 7 Ultimate)

IDE1: HD Principal e HD Slave

IDE2: Drive DVD1, um LG (testei também com o que chamei de DVD3, outro LG)

SATA: Drive DVD2, um Samsung

Tentei também com outros cabos, com outro HD, com outro drive de DVD.

Meus drives são um Samsung (lê e grava DVD) e 2 LGs (sendo um que apenas lê DVD e outro que lê e grava)

Li sobre zerar a BIOS, não sei se isso resolveria de alguma forma e nem sei fazer isso.

Alguém tem alguma ideia? Não manjo muito de hardware e já tentei tudo que eu sabia, por favor, alguém pode me ajudar?

Grata

Renata

Postado

Zerar a BIOS é fechar um curto nela por meio de um jumper localizado na placa-mãe, mas para isso seria bom olhar o manual dela para saber onde fica. É importante desconectar a fonte durante o processo, para evitar a queima.

Isso realmente tem chance de não dar efeito, mas é uma tentativa válida para apagar uma configuração mal feita. Caso você tenha outra fonte, seria bom trocá-la para ver se o problema é da alimentação. Se não for, acho que o problema possa ser da placa.

Postado

Obrigada por responder gmoura

Sobre zerar a BIOS, admito que tenho medo de fazer caca. Acha que compensa tentar? Serve pra refazer uma configuração mal feita (pelo que você disse), mas se parou sozinho, sem ngn ter mexido na configuração, faz sentido que seja ela?

Sobre a fonte, eu acabo de testar com outra, que nada! O mesmo efeito de sempre. Todo o resto funciona no meu PC, só essa zica com os drives. A culpa é da placa-mãe mesmo? :cry:

Grata

Postado

Realmente pode não ser alguma configuração na BIOS, se você zerar ela apenas vai fazer voltar para as configurações de fábrica, mas como algumas vezes os drives funcionam, pode ser algum defeito na placa. Mas vale tentar, só se lembre que, caso queira tentar fazer isso, remova a fonte, por segurança, pois o chip da BIOS pode queimar quando se passa alguma corrente com ela em curto.

Postado

Olha, eu troquei minha placa-mãe. Eu tinha outra aqui parada(GigaByte GA-8VT880P Combo), então troquei, acreditando que o problema seria resolvido.

Consegui bootar pelo CD do Windows (agora coloquei o Win 7), terminei toda a instalação do Windows, então coloquei o CD da placa-mãe (pra pegar os drivers) e não leu! Tentei em 2 drives, não leu! Tentei outro CD, não leu! Exatamente a mesma coisa que aconteceu da outra vez... leu por um tempo, e agora não lê mais nada novamente.

Não consigo entender! O que falta eu trocar?!

Por favor, alguém me ajuda?

Grata

• Membro VIP
Postado

Pode ter um problema na configuração destas gravadoras pelo que citou usa (03) e uma parece ser IDE, certo. A principal tem que ficar em Master (Mestre) as outras em Slave (Escravo). Para padrão Sata reconhece direto. Teste uma de cada vez no PC e veja se funcionam corretas. Tente usar este Fix It, corrige erros automático, siga a tela de instruções, em certo momento pedirá para inserir uma mídia legível, coloque esta dos Drivers no teste, veja se abre os arquivos.

http://support.microsoft.com/mats/cd_dvd_drive_problems/pt

Postado

Oi Paulo, obrigada pela resposta.

Então, pra tentar minimizar as possibilidades, já não estou mais com tantas mídias. No momento estou apenas com 1 HD e 1 Drive (justamente o SATA) e não funciona.

Já pensei em problema elétrico, por isso deixei só 1 HD e 1 drive, não adiantou.

Tentei usar o programa que você passou, mas está dando erro, veja:

"We are sorry but the program encountered an error trying o contact the server. Please try again later"

Já tentei várias vezes....

Paulo, como a msg de erro do programa dizia pra tentar novamente mais tarde, eu continuei tentando.

Agora a pouco acessou, fiz todo o processo e ao final estava lendo meu CD normalmente!!!

Então fechei o programa (toda feliz...), pra testar abri o drive e fechei novamente (sem nem trocar de CD) e adivinhe? Não lia mais!!!

Ai tentei rodar o programa novamente já por 3 vezes, ele não consegue mais corrigir, não funciona, não lê o CD.

O que pode ser isso? Se fosse problema físico não agiria desta forma. Por favor, alguma outra sugestão? Acho que vou pirar... tô cansada já de pensar e tentar e nada resolve... :eek:

• Membro VIP
Postado

Seu caso parece Inédito, nunca presenciei. A prova mais precisa seria testar estas gravadoras em outro PC, de um conhecido ou amigos e tirar a dúvida. Vai que seja um defeito na placa mãe. Pode ser que a gravadora necessite atualizar o Firmware, tem que ser exato o modelo da gravadora no site do fabricante e a operação tem certos riscos de danificar por completo, tendo um erro. EX: Como um corte de energia elétrica repentino justo na ora da tarefa ou baixar o driver errado. Veja no link esta outra dica:

http://pt.kioskea.net/faq/2533-cd-rom-leitor-ou-gravador-de-cd-dvd-nao-reconhecido

Postado

Oi...

Veja só, eu instalei o Win 7 usando esse drive, ai ele parou de ler novamente (igual ele fez quando eu instalei o Win XP antes). Então enquanto eu rodei o programinha que você me passou ele leu novamente. Ai parou de novo. Já tentei testar em outra máquina: não leu (o que não quer dizer que num determinado momento ele não passe a ler, como ele faz aqui no meu PC que as vezes ele lê).

Peguei outro drive (um quarto!!!) e testei no meu PC. De cara funcionou, mas como os 3 anteriores também funcionaram de cara e só depois pararam, fico com medo de deixar o drive novo ligado. Tenho medo que seja algo no meu sistema que esteja zuando os drives e que eu vá estragar um quarto drive!

Qto a placa-mãe, como eu falei acima, já troquei também.

Qto ao link que você passou, eu já tinha tentado fazer esses procedimentos...

Sabe, por mim tudo bem jogar fora os 3 drives que já testei e colocar um novo. Mas até agora, não achei a razão do problema, e tenho medo que vou colocar um novo pra usar uma vez e parar igual aconteceu com os outros 3 que tentei. Não é pra lá de estranho dar problema em 3 drives ao mesmo tempo? Lembrando que tudo começou um dia com meu PC não entrando mais no Windows.

Não seria algo externo a eles que os estaria estragando? Um drive pode ficar nessa de "as vezes lê e na maioria das vezes não lê"? Isso existe? Ou drive pára e pronto?

Já cheguei a cogitar se não teria sido problema de energia, mas não sei, porque eu não coloquei nenhum hardware novo no PC quando ele parou, e ele roda com esses itens faz tempo. Será que alguma oscilação de energia poderia ter "bagunçado" os drives? Eu já tentei colocar outra fonte e não resolveu o problema, mas tb não tenho como testar as fontes, então sei lá...

Só queria saber quem é realmente o culpado, pra eu trocar a tal peça e pronto (se é que o problema é uma peça...)

Obrigada pelas dicas... infelizmente ainda não consegui achar o que está acontecendo. :(

Postado

Tenho sim, uso estabilizador.

Mas testei o drive em outro PC, em outro ambiente e não leu tb, não consigo entender essa de as vezes ele lê e depois pára e não volta mais.

• Membro VIP
Postado

Depois destes relatos, só pode ser a gravadora. Hoje independente das marcas, estas não duram muito tempo. Geralmente a leitora de DVD é a que trabalha mais nas leituras, e costuma pifar sempre primeiro. A leitora de CDs de músicas, dura bem mais. Pode ser um defeito interno nos circuitos e no driver da gravadora. Em certos momentos ocorre erros.

Prefiro e uso sempre da LG, parece ainda ser uma das melhores no mercado, dura um pouco mais. Estas gravadoras que usa tem muito tempo ?? ou anos de uso ??? Se puder teste uma nova no lugar.

Postado

Oi amigo!

Que o drive está com problema é fato consumado já, já testei em outro lugar e não funciona mais. Minha questão agora é: "O que está destruindo meus drives?"

porque veja só, quando tudo começou, eu tinha 2 drives no PC: um Samsung e um LG. De repente OS DOIS ficaram esquisitos e pararam de ler.

Ok, peguei um terceiro drive (outro LG) que eu tinha guardado e coloquei no lugar de um dos dois anteriores. Funcionou uma vez e também parou!

Entende? O que destrói meus drives?

Estou cismada com respeito a energia. Aqui onde moro já tive vários problemas com energia, tanto que uso estabilizador e já precisei trocar algumas vezes porque queima, já tive que trocar fonte tb.

No dia em que tudo aconteceu, eu tinha saído de casa, deixei o PC desligado mas conectado a energia. Não sei se enquanto estive fora aconteceu algo na energia, é uma suposição.

E eu li que os drives são muito sensíveis a qq oscilação de energia e sofrem com isso.

Já estava desconfiada disso, então troquei a fonte do meu PC, mas aparentemente nada mudou. Comecei a lembrar que meu estabilizador começou a fazer um barulho estranho de umas semanas pra cá, talvez esteja danificado.

Agora acabo de trocar o estabilizador também e estou justamente testando, eu coloquei um quarto drive (outro LG) e estou aqui, respondendo esse tópico enquanto instalo meus programas. Se esse drive não estragar será a prova de que terei achado o grande vilão de todo esse estresse.

Outra coisa que achei interessante é que, como falei uns posts atrás, eu troquei a placa-mãe. Ai quando eu ligava o PC começou dar aquele erro de CheckSum, típico de bateria da placa com problemas. Ok pensei, essa placa estava guardada há um tempo! Então peguei a bateria da placa que eu estava usando antes, que era boa e bem recente e coloquei na placa que estou usando no PC, a msg de "checksum error" continuou. Achei bem esquisito já que a bateria estava boa enquanto estava na outra placa, mas ok, comprei uma bateria nova e coloquei, e a msg "checksum error" permanecia.

Agora é a primeira vez que ligo o PC depois de trocar o estabilizador e adivinhem? A msg "checksum error" não apareceu!!!

Estou com esperanças de que agora vai dar certo!

Bom gente, aguentem firme, vou terminar de instalar meus programas e depois reiniciar o PC. Se o drive não parar de funcionar essa vez e a msg de checksum não aparecer mais mesmo estará confirmado.

Prometo que se der certo volto pra contar pra vocês... e se não der volto pra chorar e pedir mais ajuda!!! :(

Grata

• Membro VIP
Postado

Quando a bateria da placa mãe está fraca ou carga baixa, costuma sair a hora e data de sincronia e pede para entrar na Bios, para acertar. Cada placa usa um modelo diferente de bateria e tem que ser exatamente igual. Senão pode ter problemas. As Fontes de PC tem que ser marcas boas, Watts reais com filtros especiais. Aqui no CDH tem tutoriais e indicações. Geralmente estabilizadores não são muito recomendados no PC. A linha da SMS no Brasil, tem modelos bons. Use aquelas réguas com 4 a 5 tomadas de filtro de linha, pode ligar o Micro e outros equipamentos. Desde que seja marcas boas no mercado e com selo do INMETRO. Tem da SMS e outros.

Postado

randreatti

O problema maior deve é esse estabilizador mas fonte genérica também pode causar problemas.

Pare de usar estabilizador e use um dos filtros de linha recomendados aqui no fórum por quem entende.

Marcas recomendadas de filtro de linha são: SMS Clean Energy (desliga em baixa tensão), UPSAI FHT-1200, Clone F8 Plus, Clamper Computer Protector com controle de surto (tem proteção para internet) e Clamper Multi Energia.

Fontes recomendadas são Seasonic, Corsair e Antec.

É possível que o estabilizador que usava estivesse gerando surtos que transpassaram sua fonte e foram danificar seus drives de DVD.

Postado

Então gente, eu não uso marcas genéricas e já sabia sobre esses problemas, sobre marcas de estabilizador, sobre a opção de não usar estabilizador e usar filtro de linha no lugar, sobre as fontes, as baterias da placa-mãe... o fato é que como vocês viram, eu já tinha testado tudo que vocês podem imaginar e nada resolvia.

Por ex, o estabilizador que eu acabo de TIRAR da máquina por ter dado todo esse problema é um SMS, e não é velho não. A fonte que está no meu PC é uma Seventen de 500 Watts reais.

O pior de tudo é aguentar mãe/pai amigos insistindo pra você parar de tentar e levar o PC pra uma assistência técnica. Eles não conseguem entender que a gente sabe o que está fazendo e que se não está dando certo não é por não saber mexer no PC, mas sim porque tem algo de diferente acontecendo. Se eu tivesse levado o PC na assistência o cara teria trocado as mesmas peças que eu troquei, feito os mesmos testes e me devolvido o PC que ía continuar com problema já que quando chegasse em casa seria conectado no mesmo estabilizador!

O fato é que sou desenvolvedora e odeio mexer com hardware... rs... vai ver por isso que quando tenho problemas com Hardware fico tão estressada. E claro, apesar de ter aprendido a mexer, não faço isso quase nunca (só quando dá essas zicas) e por isso não tenho experiência.

Quero agradecer aqui a todos que me deram alguma dica, que se empenharam em me ajudar. Só o fato de estarem lendo meu problema e comentando algo já ajuda, alivia quando você está com a cabeça quente porque nada dá certo.

Obrigada a todos pela ajuda mesmo, e deixo aqui a solução do meu mistério: um estabilizador SMS que começou a fazer um barulhinho estranho (um ronquinho) e culminou zuando todo meu PC.

No saldo final eu perdi um estabilizador, 3 drives de DVD e 2 pen drives (que queimaram), além de muito tempo perdido e muito estresse é claro.

Ontem a noite fiquei instalando alguns programas e não deu mais nenhum problema no quarto drive que estou usando, não tive problemas ainda, então estou dando como resolvido esse tópico.

valeu pessoal!

Renata

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...