Ir ao conteúdo

RAID 0 com essa config: vale a pena? +Tutorial?

fanfifa

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera, comprei dois ssds force gt da corsair de 120gb cada, com leitura e gravação superiores a 500mb/s na teoria. Meu atual sistema:

I5 2500k

Mobo Gigabyte z68ma-d2h-b3

16 gb DDR3 vengeance 1800mhz

660gtx SC

HD 01 tera SATA 2

A minha intenção é colocar os dois SSDs em Raid0 e deixar o HD para armazenar dados. Eis as questões:

1)Com minha mobo e minha memória, terei algum problema em fazer RAID0? Seria aconselhável?

2)Posso colocar os ssds em RAID0 e continuar usando meu hd de 01tera para dados?

3)Não faço ideia como preparar um RAID0 rs! Quero fazer uma nova instalação do windows 7 ou 8 nos ssds em RAID0. Alguém poderia me dar uma luz ou forncer algum tutorial?

Valeu galera!

Postado

1-) Sim, mas depende também da utilização, nem tudo precisa de um processamento estão grande assim.

2-) Sim

3-) Primeiro e importante saber se a sua MoBo suporta raid, se sim segue abaixo uma expliação detalhada sobre como proceder e o que é raid:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Como-Montar-um-Sistema-RAID/1296

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tudo-o-Que-voce-Precisa-Saber-Sobre-RAID/651

Postado

Bem, a placa mãe de fato suporta o RAID0, mas existe um agravante nessa configuração.

Em geral quando o chipset está operando em modo RAID, ele assume todas as portas como operação RAID. Isso não significa que HDs não poderão operar individualmente junto a arranjos RAID, mas significa que o chipset vai desativar o controle direto AHCI de todas as portas e controlar todas pelo driver RAID do chipset. O sistema operacional até aí vai enxergar as unidades sem problema... o problema vem depois.

Sabendo que o Windows perde o controle direto AHCI, ele também não sabe mais no que está mexendo, um disco Seagate ST1000DM003 deixa de ser reconhecido como tal e passa a ser reconhecido apenas como RAID ARRAY #1 ou algo assim... até aí também sem problemas...

O problema é quando você está usando unidades Advanced Format. Como o Windows não visualiza mais o hardware, ele não tem mais ideia de posição dos setores e existe uma chance enorme da formatação do Windows se desalinhar com unidades AF.

Os SSDs não sofrem disso, como não informaste o modelo do HD não sei se este é ou não AF, se for, poderá cair no caso acima. Eu acho que é mais negocio usar um SSD para programas/sistema e um HD para dados sem RAID, usando AHCI nativo... até porque, qual a utilidade de multiplicar por dois algo que já é tão rápido que você nem consegue enxergar a espera ?

Desde que comecei a usar HDs AF tive que me desfazer de meus arranjos RAID, pois com a formatação desalinhada, a confiabilidade e desempenho do arranjo ficavam seriamente comprometidos.

Postado
Bem, a placa mãe de fato suporta o RAID0, mas existe um agravante nessa configuração.

Em geral quando o chipset está operando em modo RAID, ele assume todas as portas como operação RAID. Isso não significa que HDs não poderão operar individualmente junto a arranjos RAID, mas significa que o chipset vai desativar o controle direto AHCI de todas as portas e controlar todas pelo driver RAID do chipset. O sistema operacional até aí vai enxergar as unidades sem problema... o problema vem depois.

Sabendo que o Windows perde o controle direto AHCI, ele também não sabe mais no que está mexendo, um disco Seagate ST1000DM003 deixa de ser reconhecido como tal e passa a ser reconhecido apenas como RAID ARRAY #1 ou algo assim... até aí também sem problemas...

O problema é quando você está usando unidades Advanced Format. Como o Windows não visualiza mais o hardware, ele não tem mais ideia de posição dos setores e existe uma chance enorme da formatação do Windows se desalinhar com unidades AF.

Os SSDs não sofrem disso, como não informaste o modelo do HD não sei se este é ou não AF, se for, poderá cair no caso acima. Eu acho que é mais negocio usar um SSD para programas/sistema e um HD para dados sem RAID, usando AHCI nativo... até porque, qual a utilidade de multiplicar por dois algo que já é tão rápido que você nem consegue enxergar a espera ?

Desde que comecei a usar HDs AF tive que me desfazer de meus arranjos RAID, pois com a formatação desalinhada, a confiabilidade e desempenho do arranjo ficavam seriamente comprometidos.

vixi clpods, primeiro muito obrigado pela resposta! não entendi muito bem o que você falou pois nao conheço os termos tecnicos, mas ja vi que nao é muito bom hehe! Meu modelo de HD é um seagate barracuda 3100 7200rpm de 01 tera. Tem algum problema? Resumindo, o que pode acontecer?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...