Ir ao conteúdo

Problema exitcode = 201

Visitante: Allan jefferson

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou com um problema e não consigo resolver se alguém tiver alguma ideia estou aceitando, o seguinte tenho esse programinha:

program exer_69;
uses crt;
var
cTecla: char;
iC, iL: integer;
sFrase: string[50];

begin
clrscr;
writeln('Insira sua frase: ');
readln(sFrase);
clrscr;

repeat
while (not keypressed) do
begin
iL:= random(24);
iC:= random(80);
gotoxy(iC,iL);
write(sFrase);
end;
cTecla:= readkey;
until(cTecla=#27);
end.

Eu copilo e executo, mas depois de ler a frase digitada pelo usuário ele fecha e dá o exitcode=201

Como posso resolver isso???

Postado

Allan,

Cara, estranho... aqui está rodando liso (c/ Borland Turbo Pascal).

O que você está usando para compilar? Free Pascal?

Declare a string desta forma e veja o que acontece:

sFrase: string;

Adicione Randomize; logo no inicio do programa também.

[]'s

LNW

Postado

Caro LNW...

sim estou usando o Free Pascal IDE versão 2.4.0

acrescentei os pontos que você sugeriu e mesmo assim continua dando o exitcode=201, já tentei reinstalar o 'pascal'...

sei lá...kkkkkkk ...continuarei tentando

eu acrescentei ao código suas sugestões.

Eu estou usando o Free Pascal IDE versão 2.4.0..

então, continua dando exitcode = 201

sei la amigo, ja tentei até reinstalar o programa Free Pascal, e nada...

que coisa ...

continuarei tentando....

Obrigado

• Membro VIP
Postado
Olá pessoal, estou com um problema e não consigo resolver se alguém tiver alguma ideia estou aceitando, o seguinte tenho esse programinha:

uses crt;
var
cTecla: char;
iC, iL: integer;
sFrase: string[50];

begin
clrscr;
writeln('Insira sua frase: ');
readln(sFrase);
clrscr;

repeat
while (not keypressed) do
begin
iL:= random(24);
iC:= random(80);
gotoxy(iC,iL);
write(sFrase);
end;
cTecla:= readkey;
until(cTecla=#27);
end.
program exer_69;

Eu copilo e executo, mas depois de ler a frase digitada pelo usuário ele fecha e dá o exitcode=201

Como posso resolver isso???

Olá.

Antes, qual o seu compilador? Aqui no meu Free Pascal Compiler 2.6.0 funcionou normalmente.

Pesquisando sobre o erro encontrei isso:

201 Range check error

If you compiled your program with range checking on, then you can get this error in the following cases:

An array was accessed with an index outside its declared range.

Trying to assign a value to a variable outside its range (for instance an enumerated type).

Fonte: http://www.freepascal.org/docs-html/user/userap4.html

Traduzindo:

201 erro de verificação Gama

Se você compilou seu programa com alcance verificando, então você pode obter esse erro nos seguintes casos:

Uma matriz foi acessado com um índice fora do intervalo declarado.

Tentando atribuir um valor a uma variável fora do seu alcance (por exemplo, um tipo enumerado).

Provavelmente está passando coordenadas não válidas para o GotoXY(), e seu compilador não está aceitando.

Mas mesmo não sendo isso, a faixa de fato está fora, pois o Random() gera número de "0 a X-1", e não de "1 a X".

UPTADE

Não tinha visto as mensagens anterior de LNW, mas estamos basicamente falando da mesma coisa... e o código dele resolve a questão de "começar com 0".

Vale salientar também:

- A depender do compilador o programa pode ter uma quantidade de linhas diferentes, como 40 (ou 45?)... (neste caso, 24 não ia dá problema);

- Tem a questão do iC, pois a impressão começa a partir da posição... ou seja, se a soma da posição de impressão mais o tamanho da frase for maior que 80, vai fazer com que a frase fique quebrada para a outra linha. Aqui funciona normal no 2.6.0.

- Para um bom uso do Random(), é necessário chamar o Randomize[/I. Sugiro chamar antes do repeat.

PS: Comando que podem ser úteis:

- Delay();

- Length();

No aguardo.

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...