Ir ao conteúdo

Qual Cooler usar?

Posts recomendados

Postado

Me encontro numa situação complicada, recentemente adquiri um "QuadCore Intel Core 2 Extreme QX9650, 3000 MHz (9 x 333)", antes dele usava um Pentium 4, por isso o cooler que havia no meu pc era mais que suficiente, porém com a troca para esse novo processador, ele passou a não servir mais. Um conhecido meu tinha um cooler na casa dele melhor do que o que eu usava, troquei para esse outro e continuou com o mesmo problema, de acordo com o Aida64 as temperaturas que ele se encontravam eram altíssimas.

Essas são as informações do processador através do programa Aida64:

http://farm9.staticflickr.com/8129/8703488380_743ffd5e46_b.jpg

Essas são as informações da temperatura do processador através do programa Aida64, sem nada pesado aberto:

http://farm9.staticflickr.com/8405/8702336173_b89fa14582_b.jpg

Essas são as informações da temperatura do processador através do programa Aida64, com o jogo Tera Online aberto:

http://farm9.staticflickr.com/8548/8703480810_c7f2e6d2bc_b.jpg

Por isso gostaria de saber se vocês poderiam me aconselhar um Cooler bom que me fosse ser útil para usar com esse processador.

É isso galera, agradeço desde já e aguardo a resposta de vocês. Quero voltar a jogar Tera logo xD.

Postado

Amigo, as imagens por você postadas não estão abrindo.

Utilize um site mais conhecido para postar as imagens, como exemplo o http://imageshack.us/.

Poste novamente as temperaturas para que possamos ajudar-lhe.

Confirme também se sua configuração é a mesma da assinatura.

Estamos no aguardo

Abraço

Postado

Pronto, segue ai as imagens no site indicado. E sim o processador falado, é o mesmo de minha assinatura.

Informações do Processador:

http://imageshack.us/photo/my-images/407/informaesdoprocessadora.jpg/

Com o jogo Tera Online aberto:

http://imageshack.us/photo/my-images/515/comjogoteraaberto.jpg/

Sem nada pesado aberto:

http://imageshack.us/photo/my-images/341/semnadapesado.jpg/

Postado

Algumas dúvidas:

1 - O seu gabinete tem coolers para auxiliar a refrigeração? Se não tiver qualquer cooler que você colocar não vai ficar bom, pois seu gabinete vai ficar acumulando ar quente e vai virar um forno.

2 - voce conferiu se os encaixes do cooler estão corretos? Muitas vezes acontece do cooler ficar mal encaixado e o contato entre o processador e o dissipador não ser ideal.

3 - A pasta termica está OK?

Se tudo isso estiver correto ai creio que será o cooler que não está suportando mesmo o processador. Sabe o modelo desse cooler que seu amigo te deu?

A Cooler Master tem bons coolers da série Hyper TX, se você não for fazer overclock creio que algum desses vai te atender.

Postado
Algumas dúvidas:

1 - O seu gabinete tem coolers para auxiliar a refrigeração? Se não tiver qualquer cooler que você colocar não vai ficar bom, pois seu gabinete vai ficar acumulando ar quente e vai virar um forno.

2 - voce conferiu se os encaixes do cooler estão corretos? Muitas vezes acontece do cooler ficar mal encaixado e o contato entre o processador e o dissipador não ser ideal.

3 - A pasta termica está OK?

Se tudo isso estiver correto ai creio que será o cooler que não está suportando mesmo o processador. Sabe o modelo desse cooler que seu amigo te deu?

A Cooler Master tem bons coolers da série Hyper TX, se você não for fazer overclock creio que algum desses vai te atender.

1: Sim, há um cooler na parte traseira do gabinete, logo ao lado do processador, que expulsa todo o ar quente de dentro do gabinete.

2: Sim, o cooler está bem fixo e encaixado corretamente, o centro de bronze do cooler está em perfeito contato com o processador.

3: Está ok sim, terça-feira mesmo limpei toda a máquina e troquei a pasta termina.

Infelizmente não posso informar o modelo do cooler que uso, por conta de que o adesivo com as informações dele não está mais lá, por isso nem tenho como dizer qual o modelo, sei apenas informar que ele tem um núcleo de bronze com o resto de alumínio (Ou seja lá qual for aquele material xD).

Bom, vi alguns coolers que achei interessante, porém gostaria de um específico, para que não corra o risco de comprar um e ele acabar não me servindo.

Postado

Bom, quanto ao item 1 garanta que esse cooler esteja realmente dando conta do recado. Se quiser apelar deixe o gabinete aberto pra ver se é a ventilação do gabinete ou realmente o cooler.

Sobre o modelo o que eu já li bastante foi o Hyper TX3, mas não sei se é o modelo mais atual da Cooler Master e que tem o melhor custo x beneficio. Como você pode ver na assinatura eu uso um modelo maior, mas sinceramente achei ele um pouco exagerado, acho que um modelo menor me atenderia.

Pesquise nos teste do CDH e no restante do fórum, devem ter topicos sobre qual melhor modelo comprar. Outros membros também pode ajudar a te esclarecer essa duvida.

Postado
Bom, quanto ao item 1 garanta que esse cooler esteja realmente dando conta do recado. Se quiser apelar deixe o gabinete aberto pra ver se é a ventilação do gabinete ou realmente o cooler.

Sobre o modelo o que eu já li bastante foi o Hyper TX3, mas não sei se é o modelo mais atual da Cooler Master e que tem o melhor custo x beneficio. Como você pode ver na assinatura eu uso um modelo maior, mas sinceramente achei ele um pouco exagerado, acho que um modelo menor me atenderia.

Pesquise nos teste do CDH e no restante do fórum, devem ter topicos sobre qual melhor modelo comprar. Outros membros também pode ajudar a te esclarecer essa duvida.

O gabinete já está totalmente aberto xD, ele não tem nenhuma das laterais mais, já tirei justamente por conta disso.

Vou continuar procurando, mas ainda fico preocupado com a questão de acabar escolhendo um errado =X, espero que no fórum aja algum teste citando esse processador, facilitaria e me traria tranquilidade ao compra-lo.

Postado
O gabinete já está totalmente aberto xD, ele não tem nenhuma das laterais mais, já tirei justamente por conta disso.

Vou continuar procurando, mas ainda fico preocupado com a questão de acabar escolhendo um errado =X, espero que no fórum aja algum teste citando esse processador, facilitaria e me traria tranquilidade ao compra-lo.

voce não precisa de um teste exatamente para o seu processador, basta comparar o TDP do seu com o do teste em questão (o TDP é a potencia dissipada do seu processador). Basta ficar atento se o processador tem o TDP igual ou maior que o seu. :)

Postado

Já que algumas dúvidas foram exclarecidas com o auxilio do colega BOT, preparei algumas informações segundo sua configuração.

Seu processador (Core 2 Extreme QX9650) possui temperatura máxima segura de operação de 64,5°, e TDP (Capacidade de Dissipação Térmica) de 130W, o que é muita coisa pra um simples cooler box.

Como o colega já tinha citado o modelo TX3 da Cooler Master, começarei por ele.

Hyper Tx3

Apesar de ser pequeno, possui uma capacidade muito boa de dissipação termica.

O meu processador possui TDP de 125W, e mesmo assim o Tx3 mantem as temperaturas em uma média confortável. A mínima aqui é de 35° em Idle (Pc em descanço) e a Máxima de 50° (jogando) ou 56° em teste máximo de stress com o Prime95. Claro que vale ressaltar que meu gabinete é bem refrigerado, possuindo 2 Fans 120mm (1 frontal e 1 traseira).

Possui um excelente custo benefício, e cabe em praticamente qualquer gabinete.

Também foi testado e aprovado pelo CDH.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1803

Hyper 212 Plus

Pouco maior e mais caro que o Tx3, porém com melhor desempenho.

Também possui excelente custo benefício. Infelizmente eu não encontrei este modelo disponível em nenhum site. Mas fica a dica caso você encontre a venda em loja física na região onde mora.

Apesar de não ter recebido o Selo de produto recomendado (não sei porque), a conclusão é categorica, afirmando que o cooler é ótimo e possui grande custo benefíco. Dimensões ©12.0 x (L) 7.97 x (A) 15.85 cm

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1931

Hyper 412PWM

Outro cooler muito elogiado em Reviews pela internet, e quase sempre comparado ao tão aclamado Hyper 212EVO, possuindo desempenho similar, e em alguns testes até superior. Possui maior desempenho que os anteriores, porém um pouco maior. Como não posso postar Reviews de outros sites aqui, vou postar o link aqui mesmo do forum onde fiz um comparativo entre 412 e 212 Evo, onde existem vários testes do mesmo.

http://forum.clubedohardware.com.br/desempenho-x-refrigeracao/1123979/2

Possui Dimensões de © 13.2cm x (L) 9.9 x (A) 16.0 cm. Recomendo que faça uma inspeção em seu gabiente para saber qual o tamanho do espaço disponível para um novo cooler.

Postei aqui as opções mais simples do mercado, pois não sei detalhes de seu gabinete para indicação de coolers com maior desempenho que consequentemente possuem tamanhos bem maiores.

Caso tenha alguma dúvida estou a disposição.

Gostaria de enfatizar que, o fato da placa mãe estar em uma temperatura também um pouco elevada, pode caracterizar um fluxo de ar deficiente em seu gabiente. Ale´m de possui uma Fan retirando ar quente, é altamente recomendado que possua também uma injetando ar frio.

Forte abraço

Postado
Já que algumas dúvidas foram exclarecidas com o auxilio do colega BOT, preparei algumas informações segundo sua configuração.

Seu processador (Core 2 Extreme QX9650) possui temperatura máxima segura de operação de 64,5°, e TDP (Capacidade de Dissipação Térmica) de 130W, o que é muita coisa pra um simples cooler box.

Como o colega já tinha citado o modelo TX3 da Cooler Master, começarei por ele.

Hyper Tx3

Apesar de ser pequeno, possui uma capacidade muito boa de dissipação termica.

O meu processador possui TDP de 125W, e mesmo assim o Tx3 mantem as temperaturas em uma média confortável. A mínima aqui é de 35° em Idle (Pc em descanço) e a Máxima de 50° (jogando) ou 56° em teste máximo de stress com o Prime95. Claro que vale ressaltar que meu gabinete é bem refrigerado, possuindo 2 Fans 120mm (1 frontal e 1 traseira).

Possui um excelente custo benefício, e cabe em praticamente qualquer gabinete.

Também foi testado e aprovado pelo CDH.

Agradeço pelos conselhos Night Fall e bot, consegui encontrar esse cooler para vender em uma loja próxima aonde eu moro.

http://www.ibyte.com.br/cooler-hyper-tx3-evo-cooler-master-rr-tx3e-28pk-r1-para-intel-e-amd.html

Como o Night Fall falou bem dele, e também vi a questão de custo e tamanho, todas estão dentro do que posso gastar e do espaço disponível no gabinete.

Eu havia procurado o Hyper 412PWM por conta de suas duas FANs e tamanho, presumi que ele seria a escolha perfeita, porém não fui capaz de encontra-lo a venda onde moro. Por isso vou com o Tx3 mesmo.

Bom é isso, novamente obrigado Night Fall e bot pelo tempo que tomei de vocês, minha dúvida foi esclarecida. ^_^

Postado
Agradeço pelos conselhos Night Fall e bot, consegui encontrar esse cooler para vender em uma loja próxima aonde eu moro.

http://www.ibyte.com.br/cooler-hyper-tx3-evo-cooler-master-rr-tx3e-28pk-r1-para-intel-e-amd.html

Como o Night Fall falou bem dele, e também vi a questão de custo e tamanho, todas estão dentro do que posso gastar e do espaço disponível no gabinete.

Eu havia procurado o Hyper 412PWM por conta de suas duas FANs e tamanho, presumi que ele seria a escolha perfeita, porém não fui capaz de encontra-lo a venda onde moro. Por isso vou com o Tx3 mesmo.

Bom é isso, novamente obrigado Night Fall e bot pelo tempo que tomei de vocês, minha dúvida foi esclarecida. ^_^

Fico feliz em poder ajudar.

Estará fazendo uma ótima aquisição. Não só estou feliz com meu Tx3 como não pretendo trocá-lo tão cedo.

Após efetuar a compra e instalação do cooler, poste aqui os resultados obtidos, pois além de enriquecer o tópico, pode servir como referência para sanar a dúvida de um colega no futuro.

Grande abraço e boa sorte.

• 3 semanas depois...
Postado

Caros Night Fall e Bot,

Realizei a compra de um cooler, por mais estranho que pareça, acabei optando por outro cooler, por conta do preço, a diferença entre o preço era de apenas R$ 20,00 então achei que seria mais interessante pegar o Cooler Master Hyper N620, vi que ele tinha um desempenho muito bom, o ruim era apenas o tamanho, tive lá meus problemas para coloca-lo no meu gabinete, minha fonte teve que ser chutada para fora, kkkkk' :D Mas tirando isso, o desempenho dele superou todas as minhas expectativas :eek:.

O computador em descanso, ficou na temperatura de 39~41º.

Já ele rodando Tera Online, ficou na temperatura de 48~50º.

O que para mim está bom, já que está bem abaixo da temperatura de antes.

Por isso agradeço tanto aos dois membros que me ajudaram, como também pelo fórum por nos permitir resolver nossos problemas com tamanha precisão de resolução do problema.

Postado

Esse tópico foi bastante útil para mim, pois estava querendo comprar o Hyper TX3 para o PC que estou montando com FX8350... Como as avaliações sobre o cooler foram boas, vou nele mesmo xDD

valeu!

Postado

Legal BrunoMaciel, problema resolvido.

O Hyper N620 é um ótimo cooler, uso ele também, o grande (literalmente) problema dele é o tamanho, tive que fazer adaptações no acrílico que fica na lateral do meu gabinete pra encaixar ele... hehe

Postado
Caros Night Fall e Bot,

Realizei a compra de um cooler, por mais estranho que pareça, acabei optando por outro cooler, por conta do preço, a diferença entre o preço era de apenas R$ 20,00 então achei que seria mais interessante pegar o Cooler Master Hyper N620, vi que ele tinha um desempenho muito bom, o ruim era apenas o tamanho, tive lá meus problemas para coloca-lo no meu gabinete, minha fonte teve que ser chutada para fora, kkkkk' :D Mas tirando isso, o desempenho dele superou todas as minhas expectativas :eek:.

O computador em descanso, ficou na temperatura de 39~41º.

Já ele rodando Tera Online, ficou na temperatura de 48~50º.

O que para mim está bom, já que está bem abaixo da temperatura de antes.

Por isso agradeço tanto aos dois membros que me ajudaram, como também pelo fórum por nos permitir resolver nossos problemas com tamanha precisão de resolução do problema.

Que bom que o problema das temperaturas do processador foram resolvidas, realmente o N620 é um cooler muito elogiado, deve cumprir bem seu papel.

Vale ressaltar que o problema foi resolvido de forma parcial, pois os outros periféricos também merecem atenção quanto a refrigeração, e pelas imagens postadas, seu Hd e placa mãe estão em temperaturas um pouco elevadas.

Veja também a possibilidade de instalar pelo menos 1 fan frontal para injetar ar frio em seu gabinete, ajudando assim a reduzir a temperatura dos outros periféricos.

Esse tópico foi bastante útil para mim, pois estava querendo comprar o Hyper TX3 para o PC que estou montando com FX8350... Como as avaliações sobre o cooler foram boas, vou nele mesmo xDD

valeu!

O Tx3 é um excelente cooler, apenas levando em conta que é um cooler básico, para usuários que desejam efetuar Over no processador ele não é indicado.

Abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!