Ir ao conteúdo

Circuito AND

danielbelchior

Posts recomendados

Postado

Olá,

Sou novo no forum, e também no assunto. Estou planejando colocar um horímetro para medir o tempo de uso das baterias de um barco.

São duas baterias, ai seria fácil, coloco o horimetro depois da chave geral, mas o problema disso é que depois da chave geral, ficaria comum entre as duas, ou seja, basta ligar uma bateria que eu estaria alimentando os dois horimetros.

Fiz um desenho para ilustrar melhor.

Minha ideia seria colocar um circuito que só ativaria se houvesse carga nos pontos A e C.

Alguem teria alguma ideia?

post-1044423-13884965732999_thumb.png

• Membro VIP
Postado

O verdadeiro contador de horas de operação de uma ou outra bateria deveria estar no ramo de alimentação de cada uma dessas baterias. Um horimetro para cada bateria e que só começasse a ser alimentado não pela tensão aplicada mas sim pelo estabelecimento de corrente na linha daquela bateria..

Um detector de corrente do motor em cada linha de bateria.. Tendo corrente na linha, aciona o horímetro correspondente aquela linha de alimentação..

Sem mais dados, como por exemplo o consumo de corrente do motor, fica difícil sugerir uma solução prática..

Postado
O verdadeiro contador de horas de operação de uma ou outra bateria deveria estar no ramo de alimentação de cada uma dessas baterias. Um horimetro para cada bateria e que só começasse a ser alimentado não pela tensão aplicada mas sim pelo estabelecimento de corrente na linha daquela bateria..

Um detector de corrente do motor em cada linha de bateria.. Tendo corrente na linha, aciona o horímetro correspondente aquela linha de alimentação..

Sem mais dados, como por exemplo o consumo de corrente do motor, fica difícil sugerir uma solução prática..

Obrigado pela resposta.

Esse motor é um motor de popa de barco, onde o consumo maior é no acionamento do arranque.

Procurei por sensor de corrente, e percebi que o resultado é analogico. Se houve algum tipo de sensor com saida digital, seria mais fácil ligar em um relé para acionar o horimetro.

Sabe de alguma solução?

Postado

Uma primeira ideia que me vem em mente seria o uso de dois comparadores de tensão. Sendo 1 para cada bateria.

Dessa forma, poderia colocar um resistor shunt em cada linha. Esse resistor terá uma queda de tensão quando passar corrente por ele.

Mas é necessário saber o tamanho dessa corrente para determinar o resistor apropriado.

Aguarde mais idéias.

Falou

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...