Ir ao conteúdo

Cobrança da GVT para retirar telefone é cabível?

ksio89

Posts recomendados

Postado

Possuo o plano GVT Turbonet 15 Mb/s + telefonia fixa no total de R$ 134,80 (venda casada), e no portal da GVT é informado que o plano de banda larga da mesma velocidade sem telefone sai por R$ 124,80. Tenho interesse em remover o serviço telefônico e economizar na conta no final do mês.

O problema é que a GVT quer cobrar uma taxa abusiva de R$ 150,00 para remover o serviço telefônico, pois de acordo com uma atendente, é necessário remover a fiação e instalar uma nova ou algo similar. Esta cobrança é plausível? Não sou técnico e meu conhecimento é limitado, mas tenho certeza de que no modo ADSL (mais especificamente ADSL2+) os dados de voz e internet trafegam pelo mesmo meio em frequências diferentes (o que permite o uso simultâneo de ambos) e então é usado um microfiltro para separar a banda de frequência para o telefone e para o modem.

Não seria o caso de a GVT simplesmente parar de enviar o sinal de telefonia? Não vejo por que seria necessário trocar a fiação, o meio é o mesmo , apenas o sinal que deveria ser cancelado, ou estou errado? O que posso fazer para exigir o cancelamento do telefone e ficar somente com o plano de banda larga sem ter que pagar esta multa? Procon, Anatel, alguém já conseguiu isentar-se desta multa, ou vai acabar em pizza como (quase sempre) acaba no Brasil?

Postado

Abra uma queixa na ANATEL e informe essa situação, voce verá que no dia seguinte, essa GVT irá te procurar para solucionar a questão.

A GVT é similar a NET, onde no mesmo cabo trafega todos os sinais, se não quer mais tv, basta retirar o modem e bloquear na central, se não quer mais telefone a mesma coisa.