Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cobrança da GVT para retirar telefone é cabível?


ksio89

Posts recomendados

Possuo o plano GVT Turbonet 15 Mb/s + telefonia fixa no total de R$ 134,80 (venda casada), e no portal da GVT é informado que o plano de banda larga da mesma velocidade sem telefone sai por R$ 124,80. Tenho interesse em remover o serviço telefônico e economizar na conta no final do mês.

O problema é que a GVT quer cobrar uma taxa abusiva de R$ 150,00 para remover o serviço telefônico, pois de acordo com uma atendente, é necessário remover a fiação e instalar uma nova ou algo similar. Esta cobrança é plausível? Não sou técnico e meu conhecimento é limitado, mas tenho certeza de que no modo ADSL (mais especificamente ADSL2+) os dados de voz e internet trafegam pelo mesmo meio em frequências diferentes (o que permite o uso simultâneo de ambos) e então é usado um microfiltro para separar a banda de frequência para o telefone e para o modem.

Não seria o caso de a GVT simplesmente parar de enviar o sinal de telefonia? Não vejo por que seria necessário trocar a fiação, o meio é o mesmo , apenas o sinal que deveria ser cancelado, ou estou errado? O que posso fazer para exigir o cancelamento do telefone e ficar somente com o plano de banda larga sem ter que pagar esta multa? Procon, Anatel, alguém já conseguiu isentar-se desta multa, ou vai acabar em pizza como (quase sempre) acaba no Brasil?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abra uma queixa na ANATEL e informe essa situação, voce verá que no dia seguinte, essa GVT irá te procurar para solucionar a questão.

A GVT é similar a NET, onde no mesmo cabo trafega todos os sinais, se não quer mais tv, basta retirar o modem e bloquear na central, se não quer mais telefone a mesma coisa.

No caso da Net que fornece o modem de telefone junto com a banda larga, não sei te dizer se precisa trocar o modem para um apenas para internet, mas com certeza a fiação não precisa trocar nada porque voce pluga o aparelho telefonico padronizado em seu conector RJ-11 no modem, se puder continuar com esse modem de dupla função caso seja igual a net, basta desplugar dele e desativar o sinal na central.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Brasil, nestes casos, tudo acaba em pizza porque o cliente tem preguiça de correr atras dos direitos... Eu ja tive problemas sérios com a OI, com a GVT e com a SKY, em todos os casos ele negaram resolver meu problema. Foi só abrir reclamações na Anatel que todos os problemas foram resolvidos. Não sei aí em Fortaleza, mas aqui em Brasília a Anatel resolve os problemas.

Com relação ao seu caso, você verificou se esta multa não é por quebra de contrato? Você ainda está na carência de 1 ano? Se não estiver, vale sim abrir uma reclamação na Anatel, pois, no meu ponto de vista, nem mesmo visita técnica seria necessária para cancelar seu telefone.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que irá resolver, aconteceu comingo aqui em SP, envolvendo a Net, no dia seguinte após a reclamação a empresa me contatou e resolveu o problema.

Eu tenho o combo net (tv+internet+fone) recentemente suspendi a tv e como disse o amigo, nem precisou vir ninguém em casa.

Ps: Apenas informando, sendo a ANATEL uma agência reguladora federal, o procedimento dela é o mesmo em qualquer local do Brasil e ainda bem lembrado também, normalmente essas empresas alegam promoção vinculada a fidelidade pelo menos por um ano, se uma das partes romper antes, talvez seja passível de multa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que irá resolver, aconteceu comingo aqui em SP, envolvendo a Net, no dia seguinte após a reclamação a empresa me contatou e resolveu o problema.

Eu tenho o combo net (tv+internet+fone) recentemente suspendi a tv e como disse o amigo, nem precisou vir ninguém em casa.

Ps: Apenas informando, sendo a ANATEL uma agência reguladora federal, o procedimento dela é o mesmo em qualquer local do Brasil e ainda bem lembrado também, normalmente essas empresas alegam promoção vinculada a fidelidade pelo menos por um ano, se uma das partes romper antes, talvez seja passível de multa.

Concordo que o procedimento seja o mesmo, mas a eficiência certamente não é, pois já tivemos experiências com a Anatel do RJ e não foi 100% como aqui em Brasília.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou cliente da GVT desde 2009, e agora no mês de fevereiro atualizei do plano de 10 Mb/s para 15 Mb/s, mas agora vi que o de 15 Mb/s estava R$ 124,80 sem telefone. Enfim, liguei para a ANATEL e foi decepcionante a reposta: de acordo com a atendente, é obrigatório o serviço telefônico para ter acesso à Internet sim, o que há é um "link de dados" isolado sem a necessidade de telefonia fixa, cuja política de preços e taxas fica a critério do provedor. Esse valor de R$ 150,00 não é referente à multa, mas sim a uma "taxa de instalação". É simplesmente uma fiação que vem do DSLAM e no qual trafegam uma frequência de banda de voz e outra de internet. Já está tudo instalado, é simplesmente ladainha da GVT para desistimular o cancelamento do serviço.

Resumindo , o que entendi é que o provedor pode cobrar e fazer o que bem entender e que a Anatel não serve pra regular e fiscalizar nada, só faltaram dizer que eu quem estava errado de reclamar. Irei insistir agora e abrir uma reclamação. Obrigado pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha cadastro no sistema FOCUS da Anatel, e acabei de registrar uma reclamação. Expliquei que os dados de internet são imprescindíveis do de telefonia fixa, e que tal prática configura venda casada, coisa que a GVT (e todos os provedores do países adoram fazer). Eu enviei também o nº de protocolo e a data do atendimento.

Concordo com o usuário Braconius, brasileiro em geral é muito acomodado, não exige os seus direitos como deveria exigir e acha que deve ficar por isso mesmo. Eu não vou desistir enquanto a GVT não respeitar os meus direitos de consumidor e cancelar o serviço de telefonia sem cobrar multa alguma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Colegas, desculpem pela demora em responder a esse tópico, mas realmente minha reclamação surtiu efeito. Após a reclamação na ANATEL, fui contactado por uma funcionária da GVT que me deu algumas explicações sobre essa taxa, e me propôs um plano mais vantajoso, mas que não irei entrar em detalhes. Conferi a fatura com vencimento neste mês e realmente o valor veio diferente, parabéns à GVT por ter mantido a palavra e cumprido o acordo.

Acho que o colega em cima tem razão, se todos os brasileiros largassem a preguiça e reivindicassem seus direitos, mesmo que isso dê trabalho, com certeza o Governo e as empresas respeitariam mais o consumidor.

Peço que algum moderador feche o tópico, problema resolvido. Obrigado a todos pelo estímulo, precisamos de mais brasileiros como os usuários desse fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...