Ir ao conteúdo

Cobrança da GVT para retirar telefone é cabível?

ksio89

Posts recomendados

Postado

Possuo o plano GVT Turbonet 15 Mb/s + telefonia fixa no total de R$ 134,80 (venda casada), e no portal da GVT é informado que o plano de banda larga da mesma velocidade sem telefone sai por R$ 124,80. Tenho interesse em remover o serviço telefônico e economizar na conta no final do mês.

O problema é que a GVT quer cobrar uma taxa abusiva de R$ 150,00 para remover o serviço telefônico, pois de acordo com uma atendente, é necessário remover a fiação e instalar uma nova ou algo similar. Esta cobrança é plausível? Não sou técnico e meu conhecimento é limitado, mas tenho certeza de que no modo ADSL (mais especificamente ADSL2+) os dados de voz e internet trafegam pelo mesmo meio em frequências diferentes (o que permite o uso simultâneo de ambos) e então é usado um microfiltro para separar a banda de frequência para o telefone e para o modem.

Não seria o caso de a GVT simplesmente parar de enviar o sinal de telefonia? Não vejo por que seria necessário trocar a fiação, o meio é o mesmo , apenas o sinal que deveria ser cancelado, ou estou errado? O que posso fazer para exigir o cancelamento do telefone e ficar somente com o plano de banda larga sem ter que pagar esta multa? Procon, Anatel, alguém já conseguiu isentar-se desta multa, ou vai acabar em pizza como (quase sempre) acaba no Brasil?

Postado

Abra uma queixa na ANATEL e informe essa situação, voce verá que no dia seguinte, essa GVT irá te procurar para solucionar a questão.

A GVT é similar a NET, onde no mesmo cabo trafega todos os sinais, se não quer mais tv, basta retirar o modem e bloquear na central, se não quer mais telefone a mesma coisa.

No caso da Net que fornece o modem de telefone junto com a banda larga, não sei te dizer se precisa trocar o modem para um apenas para internet, mas com certeza a fiação não precisa trocar nada porque voce pluga o aparelho telefonico padronizado em seu conector RJ-11 no modem, se puder continuar com esse modem de dupla função caso seja igual a net, basta desplugar dele e desativar o sinal na central.

Postado

No Brasil, nestes casos, tudo acaba em pizza porque o cliente tem preguiça de correr atras dos direitos... Eu ja tive problemas sérios com a OI, com a GVT e com a SKY, em todos os casos ele negaram resolver meu problema. Foi só abrir reclamações na Anatel que todos os problemas foram resolvidos. Não sei aí em Fortaleza, mas aqui em Brasília a Anatel resolve os problemas.

Com relação ao seu caso, você verificou se esta multa não é por quebra de contrato? Você ainda está na carência de 1 ano? Se não estiver, vale sim abrir uma reclamação na Anatel, pois, no meu ponto de vista, nem mesmo visita técnica seria necessária para cancelar seu telefone.

Abraços.

Postado

Creio que irá resolver, aconteceu comingo aqui em SP, envolvendo a Net, no dia seguinte após a reclamação a empresa me contatou e resolveu o problema.

Eu tenho o combo net (tv+internet+fone) recentemente suspendi a tv e como disse o amigo, nem precisou vir ninguém em casa.

Ps: Apenas informando, sendo a ANATEL uma agência reguladora federal, o procedimento dela é o mesmo em qualquer local do Brasil e ainda bem lembrado também, normalmente essas empresas alegam promoção vinculada a fidelidade pelo menos por um ano, se uma das partes romper antes, talvez seja passível de multa.

Postado
Creio que irá resolver, aconteceu comingo aqui em SP, envolvendo a Net, no dia seguinte após a reclamação a empresa me contatou e resolveu o problema.

Eu tenho o combo net (tv+internet+fone) recentemente suspendi a tv e como disse o amigo, nem precisou vir ninguém em casa.

Ps: Apenas informando, sendo a ANATEL uma agência reguladora federal, o procedimento dela é o mesmo em qualquer local do Brasil e ainda bem lembrado também, normalmente essas empresas alegam promoção vinculada a fidelidade pelo menos por um ano, se uma das partes romper antes, talvez seja passível de multa.

Concordo que o procedimento seja o mesmo, mas a eficiência certamente não é, pois já tivemos experiências com a Anatel do RJ e não foi 100% como aqui em Brasília.

Postado

Sou cliente da GVT desde 2009, e agora no mês de fevereiro atualizei do plano de 10 Mb/s para 15 Mb/s, mas agora vi que o de 15 Mb/s estava R$ 124,80 sem telefone. Enfim, liguei para a ANATEL e foi decepcionante a reposta: de acordo com a atendente, é obrigatório o serviço telefônico para ter acesso à Internet sim, o que há é um "link de dados" isolado sem a necessidade de telefonia fixa, cuja política de preços e taxas fica a critério do provedor. Esse valor de R$ 150,00 não é referente à multa, mas sim a uma "taxa de instalação". É simplesmente uma fiação que vem do DSLAM e no qual trafegam uma frequência de banda de voz e outra de internet. Já está tudo instalado, é simplesmente ladainha da GVT para desistimular o cancelamento do serviço.

Resumindo , o que entendi é que o provedor pode cobrar e fazer o que bem entender e que a Anatel não serve pra regular e fiscalizar nada, só faltaram dizer que eu quem estava errado de reclamar. Irei insistir agora e abrir uma reclamação. Obrigado pelas respostas.

Postado

Eu já tinha cadastro no sistema FOCUS da Anatel, e acabei de registrar uma reclamação. Expliquei que os dados de internet são imprescindíveis do de telefonia fixa, e que tal prática configura venda casada, coisa que a GVT (e todos os provedores do países adoram fazer). Eu enviei também o nº de protocolo e a data do atendimento.

Concordo com o usuário Braconius, brasileiro em geral é muito acomodado, não exige os seus direitos como deveria exigir e acha que deve ficar por isso mesmo. Eu não vou desistir enquanto a GVT não respeitar os meus direitos de consumidor e cancelar o serviço de telefonia sem cobrar multa alguma.

• 2 meses depois...
Postado

Colegas, desculpem pela demora em responder a esse tópico, mas realmente minha reclamação surtiu efeito. Após a reclamação na ANATEL, fui contactado por uma funcionária da GVT que me deu algumas explicações sobre essa taxa, e me propôs um plano mais vantajoso, mas que não irei entrar em detalhes. Conferi a fatura com vencimento neste mês e realmente o valor veio diferente, parabéns à GVT por ter mantido a palavra e cumprido o acordo.

Acho que o colega em cima tem razão, se todos os brasileiros largassem a preguiça e reivindicassem seus direitos, mesmo que isso dê trabalho, com certeza o Governo e as empresas respeitariam mais o consumidor.

Peço que algum moderador feche o tópico, problema resolvido. Obrigado a todos pelo estímulo, precisamos de mais brasileiros como os usuários desse fórum.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...