Ir ao conteúdo

HD Seagate impede fonte de funcionar

Jean Menezes

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Gostaria de compartilhar um caso curioso que aconteceu comigo, e contar com a colaboração e expertise de vocês para tentarmos desvendar o que está acontecendo.

Pois bem, depois de retornar de uma viagem de uma semana, o meu computador não ligava mais. Senti um cheiro de queimado e um zunindo agudo vindo da fonte [ela funcionava, mas não conseguia fornecer energia para o computador].

No dia seguinte comprei um modelo TR2 RS 650w da Thermatalke, substituindo a fonte atinga, mas a partir daqui, sempre que eu ligava o computador, todas as ventoinhas davam apenas uma girada e paravam, e o computador continuava não ligando.

Fiz várias tentativas retirando peça por peça e, pra minha surpresa, constatei que o computador ligava e funcionava normalmente se eu não conectasse o segundo HD (o diretório "D" que uso para armazenar os arquivos pessoais).

O que vocês acham que isso poderia ser? Incompatibilidade do HD com a Fonte? O HD teria queimado junto com a fonte? Configuração na bios?

Utilizo uma placa mãe Asus M5A97, processador Phenon II X6, 4 pentes de memória Markvision de 4gb cada à 1033MHz, e uma placa de vídeo GeForce 9400 da ECS de 1gb.

O HD diretório "C" que está funcionando normalmente é um Samsung 154UI/SRA de 15Tb. O HD diretório "D" que faz o computador desligar após 1 segundo é um Seagate Barracuda ES de 750 Gb. Ambos utilizam cabo SATA

Eis alguns testes que fiz:

1 - Conectei os dois HDs na fonte nova, mas não conectei o HD "D" à placa mãe. Resultado: Ventoinhas dão uma única girada; pc não liga.

2 - Conectei o HD "D" na fonte antiga, mantendo-o conectado à placa mãe, e conectei o HD "C" na fonte nova, mantendo-o conectado à placa mãe, enquanto o computador operava com a fonte nova. Resultado: O computador ligou normalmente, mas o diretório D não foi reconhecido

3 - Conectei o HD "C" na fonte antiga, mantendo-o conectado à placa mãe, enquanto o computador operava com a fonte nova. Resultado: Computador liga, mas informa que não encontrou nenhum HD, portanto windows não inicia.

4 - Conectei o HD "C" e o HD "D" na fonte antiga, mantendo-os ambos conectados à placa mãe, enquanto o computador operava com a fonte nova. Resultado: Computador liga, mas informa que não encontrou nenhum HD, portanto windows não inicia.

Estou indo comprar uma daquelas fontes bem baratas de 30 reais pra ver se consigo ligar o HD "D". Estou achando e torcendo para que o problema não esteja no HD, não quero perder os meus dados. Posto os resultados hoje à noite.

O que vocês acham que possa ser? Já viram algo parecido? Alguma sugestão de testes que eu possa fazer?

Agradeço por terem lido até aqui, e pelo interesse em ajudar que vocês sempre mantém. Conto com o auxílio de todos.

• Membro VIP
Postado

Nunca vi nada igual. Este HD Seagate que está dando problemas, seria testar apenas ele em outro PC para concluir a dúvida. Pode ser que pifou algum componente da sua placa de circuito e não é reconhecido seu drive, também não funciona e mata as tensões de alimentação. Verifique com uma Lupa a placa e veja nos pontos de solda e terminais, se algo está solto ou frouxo. Inverteu as entradas Satas para teste ? Processador está em ordem com pasta térmica, pentes de memoria testou cada um separado com o programa Memtest86, tendo um pifado dará problemas.

Na Bios se tem padrão AHCI altere para IDE, veja se reconhece. Cabos de energia ou conectores, pode ter algum com fio interno partido ou falsos contatos na CPU.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...