Ir ao conteúdo

Dúvidas sobre circuito amplificador

mroberto98

Posts recomendados

Postado

Fiz um amplificador transistorizado com alimentação de 20V simetrico para carga de 4ohms..

Simulei e o circuito funcionou perfeitamente, mas como nunca montei e nem fiz um desses tenho algumas duvidas antes de montar...

Eu iria usar o BC549 no primeiro estagio pois ele é de baixo ruido, mas a fonte que irei usar é de 40V e como não conheço outro transistor de baixo ruido com tensão superior usei o BC546... Não da para simular ruidos no proteus mas quem conhece acha que esse meu circuito vai ter muito ruidos?

E esses transistor na saida é adequado para audio? Por exemplo o tip tem bom desempenho para audio?

Por favor deem sujestoes de mudança para melhora - lo...

No grafico, o vermelho é a saida, como pode ver tem pico de 18V sem distorçao, o que daria 4,5A de pico e 40,5Wrms...

O tip suporta 5A, desses 4,5A cerca de 500mA será o BD que mandará para a carga, sobrando apenas 4A para o TIP, acham que apenas um TIP é suficiente?

ampma.jpg

Postado

Mas nao foi para barulho que eu o fiz, fiz para ouvir musica com qualidade... Ja fiz muitos amplificadores com esses TDA's e sao muito ruins, distorcem muito.

Por isso fiz o circuito, barulho os tda ja fazem.

Postado

Eu iria usar o BC549 no primeiro estagio pois ele é de baixo ruido, mas a fonte que irei usar é de 40V e como não conheço outro transistor de baixo ruido com tensão superior usei o BC546... Não da para simular ruidos no proteus mas quem conhece acha que esse meu circuito vai ter muito ruidos?

Os BC546 servem perfeitamente, mas se quiser colocar um de menor ruido pode ser o BC547 ou BC550 a tensão nesses transistores sempre é metade da fonte, ou seja, 22v. Para os transistores do segundo estagio e saída deve ter um VCE > 44V. Precisa degenerar o coletor de Q1 e Q2 em pelo menos 22 ohms, normalmente se usa 100 Ohms.

R5 não é necessário.

Não entendi seu circuito de entrada, normalmente é bem mais simples que isso. Um capacitor de bloqueio DC C1 em polyester (2.2u-4.7u) Um filtro RC (R1 e C2) com corte de 200KHz -300KHz e mais resistor de equilíbrio DC R3.

Diminuía C11 para 47u.

Postado

Nao entendi sobre o que você disse sobre o resistor de degeneraçao no coletor de Q1...

o circuito de entrada funciona assim, na musica a amplitude de graves sao maiores que os agudos, se a fonte der 1Vp, os graves terao essa amplitude, mas os agudos sera bem menor... Mas como eu gosto de agudos, eu fiz um divisor com r15 e r16 assim eu calculei o amp para entrada de 0,5vp. Assim eu ponho um sinal de 1vp e sera atenuado para 0,5v e com o segundo potenciometro eu ajusto os agudos, se eu por o pot todo pra cima os agudos n sera atenuados assim os graves estarao sendo amp normalmente e os agudos estarao com amp maior. Ou também posso eliminar os agudos ajustando o pot todo para baixo.

no caso dos transistor do primeiro estagio vou por o bc549 mesmo, o que você disse tem razao, eles receberao 1/2Vcc, pois sempre estarao pre polarizado e ainda tem mais outro transistor em serie, teoricamente seriam varias junçoes em serie, npn do primeiro e mais npn do segundo ficando npnnpn, nao tenho certeza no que estou falando mas acho que por isso surpotara mais intensidade esse conjunto.. Alem de que no centro sempre havera metade da fonte independente do sinal da entrada, pois o sinal e mt pequeno. A menos q o R3 abra... No segundo estagio ele precisa suportar a fonte enteira pois o sinal vai estar com a amp da fonte...

o resistor R3 que faz a pre polarizaçao do transistor tb. Eliminira ruidos de alta impedancia, agr o que eu nao coloquei foi um filtro para eliminar altas frequencias... Outra coisa, o capacitor de acoplamento deve ser de poliester devido ser media de 0v? teoricamente na base do transistor nao sera 0v sera menos q 0v, algo entre -0.1v... Nao posso usar um capacitor eletrolitico com o lado negativo virado para a base do transistor? Capacitor poliester de 10uF vai ser caro...

Outra curiosidade, o capacitor que você disse para eu mudar para 47uF, o que esta em paralelo com o transistor que fara o ajuste da corrente de repouso, o que acontece se ele for de 220uf?

Veja se estou certo, mesmo sendo alto valor ele ainda ficara sempre com 1,2v sobre ele, independente de ser alto ou nao o valor, a minha preocupaçao era de por um mt pequeno e nos graves era de ele se carregar alterando a tensão entre os terminais, o que nao pode para nao perder qualidade na corrente de repouso...

Postado
Nao entendi sobre o que você disse sobre o resistor de degeneraçao no coletor de Q1...

É um amplificador diferencial, ou seja, amplifica a diferença de tesão nas duas bases, sem degeneração satura com uma diferença de apenas 50mV. Com degeneração você aumenta bastante esse range.

De uma olhada aqui, tem alguma informação sobre projeto

http://www.douglas-self.com/ampins/dipa/dipa.htm

o circuito de entrada funciona assim, na musica a amplitude de graves sao maiores que os agudos, se a fonte der 1Vp, os graves terao essa amplitude, mas os agudos sera bem menor... Mas como eu gosto de agudos, eu fiz um divisor com r15 e r16 assim eu calculei o amp para entrada de 0,5vp. Assim eu ponho um sinal de 1vp e sera atenuado para 0,5v e com o segundo potenciometro eu ajusto os agudos, se eu por o pot todo pra cima os agudos n sera atenuados assim os graves estarao sendo amp normalmente e os agudos estarao com amp maior. Ou também posso eliminar os agudos ajustando o pot todo para baixo.

Não vi se funciona como você falou, uma forma simples de fazer um controle de agudos é colocar um divisor de tensão. Em paralelo com um dos resistores coloca um capacitor com Fc que anule o resistor do divisor para alta frequência.

teoricamente na base do transistor nao sera 0v sera menos q 0v, algo entre -0.1v... Nao posso usar um capacitor eletrolitico com o lado negativo virado para a base do transistor? Capacitor poliester de 10uF vai ser caro...

Pode diminuir para 2.2u ou 4,7u. Polyester praticamente não tem ESR como eletrolítico, tem menos distorção.

Outra curiosidade, o capacitor que você disse para eu mudar para 47uF, o que esta em paralelo com o transistor que fara o ajuste da corrente de repouso, o que acontece se ele for de 220uf?

Tera oscilação em alta-frequência, não lembro bem o porque porque ja faz tempo que vi, o valor normalmente usado é 22u até 47u.

Veja se estou certo, mesmo sendo alto valor ele ainda ficara sempre com 1,2v sobre ele, independente de ser alto ou nao o valor, a minha preocupaçao era de por um mt pequeno e nos graves era de ele se carregar alterando a tensão entre os terminais, o que nao pode para nao perder qualidade na corrente de repouso...

Esse capacitor é alimentado pela corrente DC do segundo estagio e não pela CA, a CA oscila em cima da corrente de polarização DC (bias)

Postado

Eu entendo do resistor mas acho que voce quis dizer no emissor ne? No coletor ja tem os resistor embora o do segundo transistor nao precisa como você disse... Mas vou por um trimpot entre os emissores dos dois transistor para controlar a amp da diferença... Um trimpot de 100ohms..

Sobre esse capacitor que ajuda a manter a tensão entre coletor emissor do transistor q controla a corrente de repouso, voce disse que causa a oscilaçao, mas quando eu montar vou fazer esse teste, vou por um de alto valor e um baixo... E ver a diferença no osciloscopio com o amp em operaçao em baixa, media e alta frequencia...

O circuito na entrada funciona exatamente como você disse, em altas o capacitor cancela o resistor de cima.. Eu so coloquei o pot para eu poder ajustar isso..

Bem, o circuito de potencia na saida esta ok, a entrada também, e nos testes um capacitor de 4,7uf nao respondeu bem em 20Hz... Devido a sensibilidade de entrada ser um pouco baixa... E nos meus calculos comprovou isso, ( n e erro no simulador, fiz o calculo e era pra dar isso mesmo) E o que disse do capacitor eletrolitico distorcer eu entendi, o dieletrico dele twm essa tendencia... Vou fazer o que me disse comprar o poliester...

Vou por o trimpot nos emissores dos transistor diferencial para degeneraçao, o capacitor de 220uF, essa parte eu vou fazer teste pra entender melhor..

Agora outra pergunta, os tips sao bons para audio? Nunca usei ele para audio.. E pela experiencia qual a distorçao harmonica que esse circuito tera (contando com as novas alteraçoes que você me falou)? Por exemplo, tenho um som da philips de 400w rms HI FI. A qualidade do audio e incomparavel, você aumenta e chega ate uns 500w rms e nao distorce.. E e mt bonito o som, sem ruido, distorçao etc..

Nao comparando a potencia mas sim a qualidade em relaçao a ruidos e fidelidade na reproduçao do sinal identico na saida, esse meu circuito teria boa qualidade?

Nao tenho a experiencia de dizer sobre ruidos porque na prarica nunca fiz um amp desse so com tda..

Obrigada pela ajuda.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...