Ir ao conteúdo

Ajuda em circuito para mensurar carregamento de capacitor com LM3914

Matheus.Mello

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal. Estou necessitado de um circuito que indique numa barra de 10 LEDs a quantidade de carga de um capacitor. Penso em utilizar o CI LM3914 de uma maneira que vá acendendo as "lampadinhas" (:P) de acordo com a DDP entre as placas do capacitor (quanto maior, mais LEDs serão acesos), medindo indiretamente a carga do capacitor, ou seja, o sinal de entrada do CI será a crescente DDP do capacitor. Alguma ideia??? Grato pela ajuda =)

(Aproveitando o tópico, consegui um trafo com três saídas, 24v, 12v e 5v. Peço que me sugiram um esquema de uma fonte básica, com regulagem de tensão boa, proteção/indicação de sobrecarga e proteção contra curto-circuito; pretendo utilizar a saída de 24v - não mais que 5A - na fonte, e a de 12v para a refrigeração do aparelho... a de 5v deixo vago para alguma coisa que me venha à cabeça :rolleyes: )

Postado

Isso para um capacitor específico?

A quantidade de carga de um capacitor é dada pela fórmula:

Q = C x V

Ou seja, a capacidade é diretamente proporcional à capacitância e à tensão entre os terminais do capacitor.

O capacitor estará completamente carregado quando a tensão nos seus terminais for igual a tensão máxima que ele suporta.

Um capacitor de 1000 uF x 50 V, por exemplo tem uma capacidade de carga de 50 milicoulombs. Se a tensão em seus terminais for de 5 V a sua carga será de 10 % da máxima, por exemplo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...