Ir ao conteúdo

Malha + aterramento = chiado 60 Hz ?

daviddatal

Posts recomendados

Postado

Oi,

Tenho um som antigo, quando ligo a malha do amplificador no aterramento o chiado faz é aumentar. Porque isso ocorre?

Percebo também que as caixas reproduzem um bip de 60 bpm, que mexendo aqui descobri que é do adaptador usb wireless.

Fiz uma caixa blindada, coloquei papel alumínio em todos os lados, me certificando de não deixar o papel entrar em contato com os pot nem com os terminais dos componentes. Independente dessa caixa blindada o chiado 60 Hz continua...

O som é um National SS-7070A

Postado

Opa, eu já tinha lido esse post, fiz todos os testes mas o chiado continua.

Eu comprei um e-book do Newton, "Os Segredos no Uso do Multímetro", lá fala que em sons antigos os transisotres PNP predominam, o que pode significar que a malha é no positivo, nesse caso eu deveria ligar o positivo no aterramento? Não tenho certeza, talvez deva me certificar se a tensão é negativa mesmo.

E esse barulho surgiu de um dia para o outro, não mexi em nada no circuito nesse período, seria um problema de capacitores?

• Membro VIP
Postado
Opa, eu já tinha lido esse post, fiz todos os testes mas o chiado continua.

Eu comprei um e-book do Newton, "Os Segredos no Uso do Multímetro", lá fala que em sons antigos os transisotres PNP predominam, o que pode significar que a malha é no positivo, nesse caso eu deveria ligar o positivo no aterramento? Não tenho certeza, talvez deva me certificar se a tensão é negativa mesmo.

E esse barulho surgiu de um dia para o outro, não mexi em nada no circuito nesse período, seria um problema de capacitores?

Por "sons antigos usando transistores PNP" entenda coisa realmente muito antiga, datando lá dos anos 60. Não é o caso desse três-em-um, que é do final dos anos 70 e início dos 80.

Ruído surgindo de um momento para outro sugere um mau contato, verifique os cabos.

Postado

Desligue todos os cabos de sinal e verifique se o zumbido persiste.

Se persistir deve ter problema interno que tem de reparar.

Se desaparecer vá ligando os cabos 1 a 1 e veja qual esta a provocar isso.

Depois tem de ver se é do cabo ou so aparelho a que está a ligar.

Postado

Eu desliguei os cabos de sinal, deixando só o cabo que vai para as caixas de som, o hum continua.

Eu toquei a placa dos pot com o dedo e o hum ficou mais alto e mais agudo, na imagem abaixo é onde tinha uma chave seletora, na ponta direita.

Fiz a ligação direta da entrada aux.

Já encostando o dedo perto dos pot o hum aumenta mais para o grave, não sei se isso é normal.

foto0267l.jpg

Com relação aos cabos de sinal, eu substituí os antigos por cabos de microfone blindados, isso da algum problema?

Outra coisa, percebi que mesmo colocando fita isolante por cima do papel alumínio colado na madeira onde passa o pino dos potenciômetros, dava interferência. A fita foi colocada para evitar contato nos terminais dos pot e até mesmo na carcaça deles.

Postado

Segundo disse antes o problema apareceu sem ter tocado em nada.

Confrmou que sem cabos tem o mesmo ruído.

O problema deve estar no seu circuito.

Comece por separar o pré da parte de potêcia e verifique.

Se se mantiver verifique a fonte.

Já agora coloque aqui o esquema.

Postado

Desligue o pre amp do amp de saida, se o chiado persistir e defeito no amp de saida ou na fonte... Tente ligalo em outra fonte, se estiver certo que seja 60Hz mesmo então pode ate ser a fonte, embora se fosse problema na filtragem nao seria 60hz e sim 120Hz, primeiro veja se o timbre do som e uma senoide mesmo, veja também se e 60hz ou outra frequencia qualquer...

Por papel aluminio nao vai ajudar em nada nesses casos.

Postado

se tiver HUM quando encosta no aparelho é falta de aterramento (não confunda com blindagem), mas ele deve sumir quando você se afasta, caso ainda tenha HUM pode ser de outro aparelho ligado nesse seu, voce resolve ligando eletricamente as duas carcaças, ou ligando o GND do aparelho A no B colocando os dois em mesmo potencial.

Caso ainda continue, pode ser os diodos da fonte, fiação de sinal passando perto da fiação de alimentação da rede AC.

Postado

Eu tirei o pre-amp e liguei um pot 50K duplo onde saía um cabo que juntava o amp com o pre-amp.

Juntei 2 terminais da ponta ao negativo, os 2 terminais centrais liguei o sinal L e R, e os outros terminais da outra ponta do pot eu soldei um cabo que vai para um mp4 ( sai do mp4 e entra no amp), o negativo desse cabo junto com o negativo da outra ponta também.

O hum diminuiu, mas ainda escuto um hum agudo, como se fosse harmônicas.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...