Ir ao conteúdo

Número primo ou não ?

joaaogui

Posts recomendados

Postado

A dúvida é o seguinte , meu colega me passou esse código, que serve pra identificar se um valor digitado pelo usuário é primo ou não .

Só que o problema é que eu não entendo porque o código funciona , sacam? Não consigo entender qual a lógica por trás do algoritmo .

Segue o código :http://www.mediafire.com/view/?c2o477ach484kbd

Desde já agradeço.

int main(void)
{
int n, c = 2;

printf("informe o valor:");
scanf("%d",&n);

for ( c = 2 ; c <= n - 1 ; c++ )
{
if ( n%c == 0 )
{
printf("numero composto");
break;
}
}
if ( c == n )
printf("numero primo");

system("PAUSE");
return 0;
}

Postado

Se o resto da divisão (operador %) entre o número digitado pelo usuário e o contador for zero, a mensagem "numero composto" é exibida e o loop encerrado (break).

Postado
Se o resto da divisão (operador %) entre o número digitado pelo usuário e o contador for zero, a mensagem "numero composto" é exibida e o loop encerrado (break).

saquei , mas porque que essa parte é verdade ?

if ( c == n )
printf("numero primo");

Postado

Gui,

Se o número (n) digitado não dividir por nenhum outro número até (n-1), então o loop termina com c sendo igual a n. Neste caso, é primo.

Gui, comece a praticar o teste de mesa, pois auxilia bastante em dúvidas como essa.

[]'s

LNW

Postado

Uma breve lembrança que ficou esquecida na poeira dos tempos...

Um número primo é um número que é somente dividido por ele mesmo e pela unidade. Preciso dizer que a unidade é o número 1? E que também é primo?

Todos os números compostos são múltiplos dos números primos.

Entenda esses conceitos e vais matar a charada. Entender não é decorar.

Psquise sobre o Crivo de Eratóstenes e veja como funciona.

• 3 semanas depois...
  • Moderador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...