Ir ao conteúdo

Som direito no esquerdo?

daviddatal

Posts recomendados

Postado

Olá,

Tenho essa ligação: PC - Interface de audio - amplificador - 2 caixas de som.

Ocorre que pela interface, ao mutar o canal direito o som esquerdo sai normalmente, e nenhum som sai pela caixa direita. Normal.

Mas quando inverto, mutando o canal esquerdo, o som da caixa direita sai normal, mas também sai som na caixa esquerda ?!?! Bem fraquinho mas rasgando.

Tentei imaginar o que pode ter ocorrido, talvez no circuito direito, de alguma forma o sinal direito está indo para a trilha do sinal esquerdo. O que acham?

Que testes eu devo fazer?

O CI Amplificador é um STK 436 105, medi as tensões em seus 15 terminais e está tudo ok.

Postado

Eu acabei de repor o pot de 100k de balanço, mas o problema continua, quando deixo o canal esquerdo mudo, o som que sai na caixa direita, sai também na esquerda, mas distorcido e baixo.

Postado

29643410.png

Eu inverti as conexões das caixas de som, colocando os 2 fios da caixa direita onde deveria ficar a esquerda, e esquerda na direita, o problema continua.

Nessa imagem, a parte de cima é da fonte, e a debaixo do pré-amplificador. A parte cortada na esquerda é do toca discos, que eu removi.

No lado esquerdo, tem a entrada auxiliar que eu uso, é o 3° par "L e R" de cima para baixo.

uso uma interface de audio fast track C400, 2 saídas dela vão para essa entrada auxiliar do amplificador.

Postado

As tensões dos terminais do CI estão corretas.

O que sei é que o sinal direito está indo para a caixa esquerda também, isso significa que em alguma parte do circuito está ocorrendo uma fuga, penso que seja isso.

• Coordenador
Postado
As tensões dos terminais do CI estão corretas.

O que sei é que o sinal direito está indo para a caixa esquerda também, isso significa que em alguma parte do circuito está ocorrendo uma fuga, penso que seja isso.

Isso jamais ocorreria! pois você removeu o Pot de balanço!

Comece a desconfiar da fonte de sinal usado, caso seja um PC, reinstale os drivers da placa de som.

Verifique cabos e conectores, e até mesmo aterramento (Blindagem) dos cabos usados...

Postado

A partir de 2/4 para cima do volume isso acontece, quanto mais alto maior o som distorcido na caixa esquerda.

Penso que quando o pot está próximo do início (sem volume) o sinal direito e esquerdo podem se encontrar devido à baixa resistência, pois como é um pot duplo, imagino que os 2 terminais soldados juntos e com o terra, servem de ponte para a junção dos sinais direito e esquerdo.

Postado

Deixei a saída esquerda da interface de áudio em mute.

Girei o pot de balanço do amp totalmente para a esquerda, nenhum som.

Quando começo a mover o pot no sentido horário ( em direção ao centro) o som indesejado começa a aparecer na caixa esquerda.

Não poderia ser o pc ou a interface, pois testei com outro par de caixas de som pequenas e não houve problema.

O contrário não acontece. Mutando a saída direita na interface de audio, e girando o pot de balanço do amp todo para a direita não sai nenhum som, nem quando vou movendo o pot aos poucos no sentido anti-horário, o que é normal até certo ponto.

Postado

Tente desligar os sinais de entrada do módulo de potência e veja se o problema continua.

Assim descarta-se problena neste módulo.

Se desaparecer meça as tensões nos transistores , ver figura, devem se ~~iguais , entre os circuito de cada canal.

.

Postado
Tente desligar os sinais de entrada do módulo de potência e veja se o problema continua.

Assim descarta-se problena neste módulo.

Se desaparecer meça as tensões nos transistores , ver figura, devem se ~~iguais , entre os circuito de cada canal.

.

O módulo de potência é aquele que deixa o som mais pesado não é?

Ele é ativado por uma chave, parecida com a de ligar.

Bom, eu removi os 6 resistores e 4 capacitores dessa parte do circuito, ou seja, não é por causa do módulo de potência.

Postado

Nãome parece correcto andar a desligar componentes sem primeiro pensar e medir.

Só vai arranjar , ou já arranjou, mais problemas.

Veja a nova figura onde é o módulo de potência e os cabos que deve desligar .

Depois meça as tensões e compare como indiquei antes.

Postado

Os 6 resistores e 4 capacitores que eu removi, já faz tempo, não vão fazer falta, pois o sinal de áudio passar normalmente sem estes componentes.

A parte que eu removi é aquela na ponta direita do pré-amplificador, onde tem uma chave.

1ª O módulo de potência ao qual se refere é o próprio CI de potência STK 436 de 15 terminais?

2ª A parte de cima do CI STK está apagada, com isso quis dizer que devo realmente remover as soldas dos pontos dessa área?

3ª Ou quis dizer para remover a placa do pré-amplificador apenas?

Eu havia feito isso, removi a placa do pré-amp e coloquei um pot de 50k no lugar, e juntei no pot um cabo que vem da interface de audio. O resultado foi que o som "rasgado" continuou aparecendo.

4ª No caso de desligar os cabos de audio do pr-e-amp para o amp, devo medir tensões no CI STK ou no pré-amp? Visto que apesar de desligar os cabos de audio deste, tem os 39,8 V que saem do amp para o pré (no amp está escrito "98" no lado esquerdo, e no pré escrito 84 na parte de cima).

Postado

O que disse foi para desligar os cabos de ligação de sinal deentrada do módulo de potência e verificar se aparece o ruído/ problema.

Pode mesmo depois ligar nessas entradas sinal de audio e verificar se sai perfeito.

Depois de se ter a certeza que o módulo de potência está correcto passa-se a ver o resto.

Postado
Troque o pot de ajuste!! Nao entendi bem o que você fez ai, primeiro você disse que tinha removido o pot? Mas na pergunta v disse que quando ajusta para a esquerda o som.... Ajustar? Mas você disse que tinha removido ele? E depois disse que colocou novamente... Bem, troque o pot e veja se ajuda em algo..

vou continuar analisando o citcuito e qualquer coisa falo...

Eu removi o pot de balanço já faz bom tempo, recoloquei ele para fazer testes.

Quando deixo mudo o canal esquerdo na interface de áudio, o normal é que saia som apenas na caixa direita do amplificador, isso com o pot de balanço no meio.

Quando giro esse pot todo para esquerda (ou seja, quero somente som na caixa esquerda) não sai som nenhum, o que é normal pois eu mutei o canal esquerdo na interface de audio.

Porém, quando movo o pot de balanço nessas condições, aparece na caixa esquerda o mesmo som que sai na caixa direita, só que baixo e distorcido. Mesmo que eu deixe o pot de balanço totalmente para a direita, sai o som ruim na caixa esquerda.

Postado

Antes de você responder eu tinha acabado de entender melhor a pergunta, por isso editei... Mas agora que voce disse parece que entendi melhor, se tiver outro pot ai, troque! Se nao adiantar começe verificando as saidas deses classes A e ve se tem sinal neles etc..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!