Ir ao conteúdo

Estouro na Fonte, mas continua funcionando!?!

JonatanMC

Posts recomendados

Postado

Primeiro post meu, nao sei se esta no lugar certo mas, vamo la

Hoje, eu anciado para testar VGA nova(GTX 660 Zotac), liguei meu pc tudo certo jogando quando vejo que meu estabilizador esta quente demais, nao vem muito ao caso, beleza, desliguei o pc tirei do estabilizador e coloquei na tomada, esqueci de mudar a chave da fonte para 220V, nao deu outra, estouro com direito a um pouco de fumaça, nao muito mas teve. Apavorado tirei da tomada e deixei mais ou menos uma hora quito. à toa, fui tentar ligar ele, e o surpreendente e que ligou normalmente, nao sei o que faço, se desligo ou começo a usar novamente. Alguem pode me ajudar a entender o que houve? Se ha risco de usar o pc?

• Membro VIP
Postado
Primeiro post meu, nao sei se esta no lugar certo mas, vamo la

Hoje, eu anciado para testar VGA nova(GTX 660 Zotac), liguei meu pc tudo certo jogando quando vejo que meu estabilizador esta quente demais, nao vem muito ao caso, beleza, desliguei o pc tirei do estabilizador e coloquei na tomada, esqueci de mudar a chave da fonte para 220V, nao deu outra, estouro com direito a um pouco de fumaça, nao muito mas teve. Apavorado tirei da tomada e deixei mais ou menos uma hora quito. à toa, fui tentar ligar ele, e o surpreendente e que ligou normalmente, nao sei o que faço, se desligo ou começo a usar novamente. Alguem pode me ajudar a entender o que houve? Se ha risco de usar o pc?

O que houve foi uma sequencia de erros:

1) Usar estabilizador, que só atrapalha a fonte e não justifica seu uso tem mais de 20 anos..

2) Ao usar estabilizador, além das três agressões que relato ai: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC. Tem uma quarta que é rebaixar a tensão de 220 para 110 Volts, de modo totalmente desnecessário..

3) Como ele libera 110 Volts sua fonte estava setada para 110 Volts. Maldita fonte arcaica e ultrapassada, ainda com a maldita chave seletora. Adote de vez uma boa fonte com PFC ativo que opera com QUALQUER tensão desde 90 Volts a 265 Volts sem chave sem frescura nenhuma...

O que aconteceu???Sua fonte tem provavelmente (tinha na verdade) varistores em paralelo com seus capacitores da retificação, aquelas canecas.. Ao receber 220 Volts estando a chave seletora em 110 Volts ela dobrou a tensão, que foi para 440 Volts e que retificada foi aos 620 Volts fazendo explodir os varistores

Explodidos eles não interferem em mais nada, só não protegem mais sua fonte.. Uma segunda KHDA será imperdoiável, não tem mais varistor para proteger..

Cada varistor custa menos de R$ 2,00. São dois a substituir..

Mas eu, fosse você, trocava de fonte, botava uma moderna com PFC ativo e claro, tirava o maldito estabilizador..Encostava o mesmo para trancar a porta da garagem.. Nisso eles são bons..

Postado

É ela é bem antiga, mas valeu por tudo, pelas dicas, vou troca ela, compra uma Corsair novinha, quando ela fumaceou eu já fui procurar uma nova heheheh, obrigado!

vou aposentar o estabilizador também, tenho uma régua, vou começa a usa ela.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!