Ir ao conteúdo

Danos provaveis a tal emprego em pic

cesarlg

Posts recomendados

Postado

Ola amigos. Sabemos q emprego errado de voltagens na alimentacao pode causar danos irreversiveis ao microcontrolador, mas de maneira basica ao se empregar voltagens maiores a pinos de entrada ou ate mesmo voltagens iguais ou maiores do q a alimentacao no pino de saida, o que poderã ocorrer? queima do pino, do port, ou do micro? e empregando maiores correntes a uma saida?

Minha pergunta vem pela seguinte preocupacao: ao nao se usar em um circuito um acoplador optico e sim um transistor por exemplo que ira chavear uma tensão maior, uma hipotese de curto essa voltagens pode "voltar "ao pic e inutiliza-lo..

Bom a pergunta 'e extensa, mas gostaria de uma resposta bem generica a titulo de curiosidade.. obrigado

Postado

Tenho aqui alguns PICs (16F628, 16F876) que queimaram apenas alguns pinos, consigo usar o restante dos pinos bons.

Ja um 18F2550, o pino MCLR entrou em curto após algumas gravações e perdi esse chip, o gravador não reconhece mais.

Eu diria que o PIC é bem "resistente", pois, já cheguei a inverter o PIC no soquete, ferveu, mas colocando na posição certa, funcionou normalmente.

Inverter alimentação também, não queima.

Perdi poucos PICs desde quando comecei a mexer com eles, em cerca de 7 anos acredito que queimei uns 5.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...