Ir ao conteúdo

Quando adiciono + 1 roteador antes do roteador principal, PC fica sem internet

cloudstrifes

Posts recomendados

Postado

Olá!

Pessoal, não sou expert em redes, mas meu primo tem uma loja que tem um sistema instalado nos PC's da rede para o estoque funcionar o mesmo para todos os PC's...

Vi que os PC's tem configurações manuais de IP, máscara e DNS.

Hoje está assim:

Modem velox speedtouch -> roteador Dlink-dir600 -> PC's.....

Do roteador para os PC's é via cabo.... o acesso wireless desse roteador é terrível.

O dlink tá dando muito problema para eu acessar wireless dele, como quem configurou o dlink não está presente, então eu queria fazer assim para ficar bom para mim:

Modem velox -> Roteador Tp-link -> dlink -> PC's

Dessa forma, os PC's iriam pegar internet e a rede interna do DLINK, e o DLINK pegaria internet do TP-LINK. E o TP-LINK distribuiria para o DLINK via cabo e via wireless para quem quisesse.

O problema, que quando coloco assim, a internet via wireless ou cabo direto no TP-LINK funciona, porém a rede interna e os PC's não consegue se conectar na internet pelo DLINK ou se acessarem quando estão dessa forma.

(lembrando que eles não se acessam pelo DLINK, como antes de adicionar o TP-LINK funcionava)....

RESUMINDO:

Só adicionei 1 roteador antes do roteador principal.

Para esse roteador novo distribuir internet via cabo para o antigo roteador principal e distribuir internet via wireless também (para ser melhor que o dlink)....

O que pode estar ocorrendo que somente eu ter adicionado um roteador antes do principal atual (DLINK) e tudo que passa pelo DLINK não acessa rede ou internet mais? Eu não alterei configurações dos PC's da rede que estão conectados no DLINK.

Tudo que acessa pelo TP-LINK funciona, se eu retirar ele antes do DLINK, tudo volta ao normal, mas que diferença fez eu somente ter adicionado um roteador antes do atual?

Tem como eu fazer funcionar como antes (rede e internet dos PC's) tendo esse roteador TP-LINK antes do DLINK?

Porque se eu pegar a internet do DLINK e passar para o TP-LINK, fica instável e ruim porque esse roteador DLINK muitas vezes dá lag e pico.... ^_^

Obrigado pessoal! :lol:

Postado
Olá!

Pessoal, não sou expert em redes, mas meu primo tem uma loja que tem um sistema instalado nos PC's da rede para o estoque funcionar o mesmo para todos os PC's...

Vi que os PC's tem configurações manuais de IP, máscara e DNS.

Hoje está assim:

Modem velox speedtouch -> roteador Dlink-dir600 -> PC's.....

Do roteador para os PC's é via cabo.... o acesso wireless desse roteador é terrível.

O dlink tá dando muito problema para eu acessar wireless dele, como quem configurou o dlink não está presente, então eu queria fazer assim para ficar bom para mim:

Modem velox -> Roteador Tp-link -> dlink -> PC's

Dessa forma, os PC's iriam pegar internet e a rede interna do DLINK, e o DLINK pegaria internet do TP-LINK. E o TP-LINK distribuiria para o DLINK via cabo e via wireless para quem quisesse.

O problema, que quando coloco assim, a internet via wireless ou cabo direto no TP-LINK funciona, porém a rede interna e os PC's não consegue se conectar na internet pelo DLINK ou se acessarem quando estão dessa forma.

(lembrando que eles não se acessam pelo DLINK, como antes de adicionar o TP-LINK funcionava)....

RESUMINDO:

Só adicionei 1 roteador antes do roteador principal.

Para esse roteador novo distribuir internet via cabo para o antigo roteador principal e distribuir internet via wireless também (para ser melhor que o dlink)....

O que pode estar ocorrendo que somente eu ter adicionado um roteador antes do principal atual (DLINK) e tudo que passa pelo DLINK não acessa rede ou internet mais? Eu não alterei configurações dos PC's da rede que estão conectados no DLINK.

Tudo que acessa pelo TP-LINK funciona, se eu retirar ele antes do DLINK, tudo volta ao normal, mas que diferença fez eu somente ter adicionado um roteador antes do atual?

Tem como eu fazer funcionar como antes (rede e internet dos PC's) tendo esse roteador TP-LINK antes do DLINK?

Porque se eu pegar a internet do DLINK e passar para o TP-LINK, fica instável e ruim porque esse roteador DLINK muitas vezes dá lag e pico.... ^_^

Obrigado pessoal! :lol:

Que gambiarra horrível..

A porta que se conecta ao TP-LINK tem alguma diferenciação de cor ou algo escrito "WAN" perto da mesma?

Provavelmente o D-Link está configurado para discar a conexão.

Além do mais, as configurações de default-gateway das estações precisam apontar para o TP-LINK. O DNS caso esteja apontando para o DLINK também precisa ser alterado para o TP-LINK.

Experimente conectar ao TP-LINK utilizando uma porta de máquina comum.

E claro, utilize todos os dispositivos na mesma rede para não complicar sua vida.

Postado

Consegui acessar o dlink no admin dele.

O DHCP do dlink está ativo e com PPOE (ele tá discando para o modem da velox)..

Discar até que não é problema, pois posso colocar outro modem que disca sozinho...

Se eu apenas desativar o DHCP e ativar para que ele recebe IP dinamico e não PPOE, era para funcionar?

Ou mesmo assim teria de direcionar os servidores DNS dos PC's para o TP-link.... etc...?

Estou perguntando, pois não quero "testar" e talvez fazer tudo parar de funcionar sem ter um pouco de certeza e depois não conseguir voltar atrás.

Obrigado aí! :lol:

Postado
Consegui acessar o dlink no admin dele.

O DHCP do dlink está ativo e com PPOE (ele tá discando para o modem da velox)..

Discar até que não é problema, pois posso colocar outro modem que disca sozinho...

Se eu apenas desativar o DHCP e ativar para que ele recebe IP dinamico e não PPOE, era para funcionar?

Ou mesmo assim teria de direcionar os servidores DNS dos PC's para o TP-link.... etc...?

Estou perguntando, pois não quero "testar" e talvez fazer tudo parar de funcionar sem ter um pouco de certeza e depois não conseguir voltar atrás.

Obrigado aí! :lol:

O D-link nesse seu cenário não pode fazer papel de roteador, apenas de switch.

Sendo assim, ele não deve desempenhar funções de discagem, DHCP, DNS, etc.

Bota um IP estático no D-link pertencente a rede interna do TP-LINK, que precisa ser a mesma rede que as máquinas utilizam.

Por exemplo:

Modem - Conecta-se ao TP-LINK

TP-LINK - Conecta-se ao Modem e ao D-link, Disca a conexão PPPoE, Serve de DHCP para a rede (opcional), Possui IP 192.168.1.254 e Máscara 255.255.255.0

D-link - Conecta-se ao TP-LINK, Possui IP 192.168.1.253 e Máscara 255.255.255.0

Máquina 1 - Conecta-se ao D-link, Possui IP 192.168.1.10 e Máscara 255.255.255.0 e Default-Gateway 192.168.1.254 (IP do TP-LINK)

Máquina 2 - Conecta-se ao D-link, Possui IP 192.168.1.11 e Máscara 255.255.255.0 e Default-Gateway 192.168.1.254 (IP do TP-LINK)

E assim por diante...

Postado

Hmm legal sua explicação, obrigado mesmo, irei tentar depois e qualquer coisa te falo, mas, só uma curiosidade que tive agora:

Porque os PC's precisam ter o gateway do TP-link e não do D-link?

E como os PC's estão com o gateway do TP-link, eu ligando o cabo no TP-link ou no D-link funcionaria mesmo assim, certo?

Muito obrigado! :lol:

Postado
Hmm legal sua explicação, obrigado mesmo, irei tentar depois e qualquer coisa te falo, mas, só uma curiosidade que tive agora:

Porque os PC's precisam ter o gateway do TP-link e não do D-link?

E como os PC's estão com o gateway do TP-link, eu ligando o cabo no TP-link ou no D-link funcionaria mesmo assim, certo?

Muito obrigado! :lol:

Olá amigo,

Os PCs precisam do default gateway apontando pro TP-LINK pois ele que terá conectividade com a internet.

Default gateway significa onde entregar pacotes que não sei por onde chegar. Quando o PC não sabe chegar no site do google, por exemplo, se ele mandar pro D-LINK o mesmo também não saberá, a não ser que tenha uma rota no D-LINK apontando pro TP-LINK.

Fica mais fácil apontar direto no TP-LINK de uma vez, evitando a criação da rota no D-LINK.

Pra isso funcionar todos precisam estar na mesma rede (192.168.1.0 com máscara 255.255.255.0 por exemplo)

Sim, ligando o PC no TP-LINK ou no D-LINK funcionaria.

Abraços.

Postado
Olá amigo,

Os PCs precisam do default gateway apontando pro TP-LINK pois ele que terá conectividade com a internet.

Default gateway significa onde entregar pacotes que não sei por onde chegar. Quando o PC não sabe chegar no site do google, por exemplo, se ele mandar pro D-LINK o mesmo também não saberá, a não ser que tenha uma rota no D-LINK apontando pro TP-LINK.

Fica mais fácil apontar direto no TP-LINK de uma vez, evitando a criação da rota no D-LINK.

Pra isso funcionar todos precisam estar na mesma rede (192.168.1.0 com máscara 255.255.255.0 por exemplo)

Sim, ligando o PC no TP-LINK ou no D-LINK funcionaria.

Abraços.

Muito obrigado pelas explicações, irei verificar sobre isso e qualquer coisa te falo! :lol:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...