Ir ao conteúdo

Placa mae e processador queimados ?

FelipeOtavio

Posts recomendados

Postado

olá estou com uma maquina de um cliente, que esta na garantia da loja onde trabalho.

com a seguintes configuração.

i3-2100, 4GB, 500 HD, ASUS P8H61-M LE/BR ,FONTE 350 REAL ,É UMA VGA 9800 E UMA PLACA DE WIFI.

é a maquina estava com o seguinte problema, não ligava.

peguei uma placa mãe do mesmo modelo e troquei as peças ela ligou, mais não deu video.

peguei um outro processador ai com minha placa mãe, a maquina ligou todos os componentes funcionaram.

ate ae percebi que o problema era a placa-mãe e o processador do rapaz que estava queimado.

minha duvida é como a placa-mãe queimou junto O processador???

se fosse curto outra peça como fonte ou VGA tinha que esta queimada também.

é meu cliente quer saber o motivo real, de como isso pode ter ocorrido, se nem o cabo de rede ele deixa conectado na maquina pois nao a internet na casa dele.

me ajudem....

Postado

isso pode ter sido algum componente debaixo da CPU os capacitores bem pequenos, olhe se algum foi arrancado... porque uma CPU queimar é praticamente impossivel e muito difícil (apenas em overclock extremo sem segurança)

Postado

Pode ser tambem que de repente seu cliente não usa estabilizador correto para a configuração da máquina.

Essa fonte é de marca conhecida?

Tem que ver também a energia elétrica da casa dele.

Postado

sim sim e uma C3Tech 350R ,

mais a minha duvida é porque necessariamente a fonte esta funcionando.

as peças que no caso queimaram foi a placa-mãe E O PROCESSADOR.

Postado

Bom, imagino que o computador estava funcionando normalmente no princípio, portanto pinos no socket danificados não seria, porém se fosse logo que ligou, ai sim.

Geralmente quando é uma instabilidade na rede elétrica externa, a fonte vai junto, porém e se a fonte é quem causou um curto??? se comprovar isto, terá o culpado, porém precisa de medição em todas as linhas de tensão, que como alguns sabem, não pode variar pra menos ou pra mais de 5%. Exemplo, a linha de 5V não pode trabalhar à 5,25V ou 4,75V, visto que é anormal. Isto serve para demais linhas de 12V e 3,3V.

Fora isto, somente como falou o mateuspc, se ele fez um overclock, seja por Setup(BIOS) ou pelo AI Suite(software da ASUS) através do TurboV EVO, onde pode aumentar coisas como VCore, Core Ratio entre outros valores. Algo que nem instalo em CPUs de clientes sem conhecimento ou curiosos.

Abraço!

Postado

Presumo que seja a afiação da casa do cliente, pois eu ja peguei uns casos do tipo, e quando eu ia fazer as visitas nas casas dos clientes, além da afiação esta porca, a pessoa fazia trocentas gambiarras para ligar o PC na tomada !!!

• 2 semanas depois...
Postado

Galera muito obrigado pela ajuda.

Resolvi o problema da maquina, mais mesmo assim fiquei um pouco abismado com o seguinte problema...

Mais mesmo assim conseguir resolver.

Obrigado a ajuda de voce tenha uma otima semana

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!