Ir ao conteúdo

Placa de vídeo 105ºC

DiegoDRF

Posts recomendados

Postado

Meu notebook (ASUS K42JZ) estava esquentando demais, o processador (Intel Core I5 460m) batia na casa dos 100º as vezes. A placa de vídeo (Radeon HD 6470m - 512Mb dedicada) funcionava normalmente, nada de anormal.

Eu uso o programa CPUID Hardware Monitor para ver as temperaturas.

Então essa semana eu resolvi abrir o notebook para dar uma limpada, e vi o que eu imaginava: o cooler lotado de poeira.

Então eu limpei o cooler e a gradezinha que fica na saída, que estava obstruida por poeira, ficou tudo bem limpo.

Para fazer isso, tive que soltar os dissipadores dos chips, que no caso é uma haste de cobre que liga a ventoinha ao processador, e entre eles, ela ainda passa pela placa de vídeo, percebi que a pasta térmica de fábrica estava ressecada, totalmente dura. Retirei com cuidado usando um papel, era uma pasta cinza. Limpei tudo e passei a minha pasta branca(IMPLASTEC).

Quando montei novamente, o note ligou e ai só alegria. Medi a temperatura do processador e da placa de video, e o processador estava 45~55 graus e a placa de vídeo também. Uns 15 minutos depois o note apagou sozinho.

Quando liguei novamente, o cooler deu uma acelerada muito forte e desligava o note. Depois de um tempinho, liguei novamente e consegui chegar até o windows. Mas o cooler estava acelerando gradativamente sem parar, parecendo que iria explodir tudo. deu tempo de ver o programa de temperatura e a placa de video estava a 105º. Não entendi nada.

Desmontei tudo e refiz o procedimento de pasta térmica, e nada

Até que finalmente consegui ligar e o processador não está tendo alteração alguma, está totalmente estável, porém a placa de vídeo fica a 60º quando está tudo parado, mas se eu abrir um vídeo em qualquer qualidade, um gif, conectar a tv/monitor, começa o cooler acelerando sem parar até a placa chegar a 105ºC e desligar tudo. Se eu abrir um video e ela começar a acelerar e eu fechar o vídeo, a bichinha vai acalmando novamente.

Vale lembrar que olhando para o dissipador percebi uma coisa que me chamou atenção: O tubo de cobre e a parte que prende no processador são da mesma cor (provavelmente os dois cobre, né?), mas a parte que fica em contato com a placa de vídeo é prata (seria outro metal? usaria outra pasta por isso?)

Já tentei de tudo, alguém sabe o que pode ser?

Antes eu jogava PES 2013 no máximo, Dirt 3 no médio, medal of honor 2010 no médio, e agora se eu abrir um video de 240p a Placa ferve. :confused:

Postado

Será que a pasta que você retirou da GPU não era um elastomero( parecido com uma borrachinha ??, outra coisa, tenta ver se o cooler está encostando em cima do chip da cpu e da gpu....

Postado
Será que a pasta que você retirou da GPU não era um elastomero( parecido com uma borrachinha ??, outra coisa, tenta ver se o cooler está encostando em cima do chip da cpu e da gpu....

Não era. Era a mesma pasta na GPU e CPU, e dava pra ver nitidamente que era pasta, mas já estava completamente dura.

Está em contato sim, eu já verifiquei isso

Postado

Resolvi o problema. Comprei a pasta artic silver 5 e resolveu o problema. Aparentemente o problema ocorreu pela pasta que usei de baixa qualidade antes.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...