Ir ao conteúdo

Salvar arquivos de hd com erro no E/S

npj

Posts recomendados

Postado

Estou passando por um problemão, meu maior "drama" com computadores até hoje! No sábado meu notebook Vostro avisou que estava com falha no HD e que eu deveria fazer o backup. Não deu pra salvar quase nada, ele pifou.

Na tela de inicialização do Windows ele trava vai para a tela azul, tentei restauração, reparação do Windows, chkdsk, tentei de tudo mesmo e nada. Descobri que ele está com bad block e isso está impedindo sua leitura corretamente. Então decidi ligar ele como slave e após algumas tentativas ruins em vários computadores o HD finalmente foi reconhecido, mas aí quando fui copiar os dados apareceu isso:

e_s.jpg

E em algumas pastas eu nem consegui entrar, aparece essa mensagem:

e_s_2.jpg

No canto da tela aparece esse aviso também:

e_s_3.jpg

Se alguém tiver qualquer ideia, qualquer mesmo, eu agradeço muito. Tenho um monte de arquivos da universidade nesse hd, documentários, livros, pdf’s e documentos de word que fariam muita falta.

Obs.: Nesse tópico (http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-particao-d/1046418) o problema se parece como o meu, e a julgar pelas características do programa (http://www.baixaki.com.br/download/testdisk.htm e http://rafasoftwares.blogspot.com.br/2008/10/tutorial-testdisk.html) acham que ele poderia ser útil, mesmo que no meu caso o dano seja físico (bad block)?

Desde já agradeço.

Postado

O HDD Regenerator está assim (desculpem a qualidade ruim das fotos):

2013_05_17_14_24_56.jpg

2013_05_17_14_25_39.jpg

Não basta não estar recuperando nada, ainda está encontrando quase 10 milhões de setores defeituosos. Alguém aí sabe se isso é normal? Quer dizer, vi screenshots na web de HD's com 3 ou quatro setores assim, o maior era um que possuía pouco mais de 2000. Ele sempre foi muito bem cuidado.

Já estou ficando sem esperanças, usei o Hiren's BootCD, entrei com o WinXP Mini dele, cheguei até os arquivos mas não abrem nem admitem cópia. Alguém sabe o que eu posso fazer? Estou quase apelando e colocando ele no congelador pra testar se essa lenda funciona...

Postado

Procura pelo SpinRite, configura para recuperar e faz o escaneamento.

Difícil

--------------------------------

EDIT

Teve uma vez que recuperei músicas de um CD em estado de decomposição criando uma imagem ISO dele com um programa que não lembro qual foi ( PowerISO, UltraISO ou outro ) de um CD de ferramentas e depois gravando essa imagem em outro CD em bom estado.

Esse programa que fez essa imagem ISO tem boa sensibilidade para lidar com setores com problemas sem interromper o procedimento.

.

Postado

Desculpe pela demora, estive trabalhando muito na última semana.

Vou passar o Spinrite como você falou, mas esse HD parece estar bem ruim e não quero mais usar ele mesmo se conseguir formatá-lo.

A questão é que vou comprar um novo, de 500gb, e um amigo me disse que se eu tivesse particionado o HD que eu tenho isso não estaria acontecendo, porque os dados estariam num local diferente do windows e não teria problema na hora de copiar eles. Essa informação procede? No caso, se eu particionar esse novo hd e deixar 100gb para o sistema e os programas esse problema que eu tenho agora não ocorreria mais?

Outra coisa, faz sentido criar uma partição só para filmes que eu baixo para gravar em dvd? Penso que como esse setor seria usado frequentemente ele estaria mais sujeito a erros, então isolá-lo me parece coerente.

Desde já agradeço pelas respostas.

Postado

Tem gente que particiona o HD e o faz de tal modo a deixar os setores defeituosos em uma partição isolada não formatada e as demais partições formatadas com sistema e dados.

Uma partição muito usada não irá determinar sua vida útil e sim o estado ou qualidade de sua superfície magnética.

Postado

Hum, entendi! :)

Mas e sobre separar os meus arquivos do sistema operacional para ter acesso garantido em caso de falha deste, isso faz sentido?

Postado
Não

No teu caso se aplica o HDD Regenerator.

O HDD Regenerator irá tentar reparar os setores com problema tornando teus arquivos legíveis.

.

Pelo que sei, o Hd Regenerator realoca o hd, ou seja, vai trocar os setores ruins por setores bons. Se tinha informações nestes setores ruins elas irão para o espaço.

Postado
Pelo que sei, o Hd Regenerator realoca o hd, ou seja, vai trocar os setores ruins por setores bons. Se tinha informações nestes setores ruins elas irão para o espaço.

Não tenho certeza mas acredito que o HDD Regenerator tente recuperar o setor com problema lendo-o e gravando-o várias vezes e se não conseguir talvez ele faça o remapeamento a que você se refere.

• 2 semanas depois...
Postado

Voltei! Desculpem a demora, estou trabalhando muito.

Bem, o Spinrite não funcionou, nem os programas que salvam dados como iso.

Tentei recuperar com o cd do Linux, seguindo essa dica: http://www.tecmundo.com.br/linux/3978-como-recuperar-arquivos-deletados-no-windows-atraves-do-live-cd-do-ubuntu.htm, mas não funcionou (o disco não foi reconhecido)

Um amigo me deu uma dica que parece boa: formatar instalando o windows xp normalmente. Aí iniciar o sistema e usar algum software que recupera arquivos deletados. Alguém aí concorda com isso? Estou pronto para fazer, só queria ter certeza de que não vou ferrar tudo de vez.

Postado
Voltei! Desculpem a demora, estou trabalhando muito.

Bem, o Spinrite não funcionou, nem os programas que salvam dados como iso.

Tentei recuperar com o cd do Linux, seguindo essa dica: http://www.tecmundo.com.br/linux/3978-como-recuperar-arquivos-deletados-no-windows-atraves-do-live-cd-do-ubuntu.htm, mas não funcionou (o disco não foi reconhecido)

Um amigo me deu uma dica que parece boa: formatar instalando o windows xp normalmente. Aí iniciar o sistema e usar algum software que recupera arquivos deletados. Alguém aí concorda com isso? Estou pronto para fazer, só queria ter certeza de que não vou ferrar tudo de vez.

absurdo !

Se fizer isso o XP vai sobrescrever tudo o que houver e então tudo que havia antes será perdido.

-------------------------------------------------

EDIT.

Eu tentaria com aqueles programas que geram uma imagem do disco ( PowerISO, UltraISO etc ) pois sei que um deles não aborta a operação, apenas salta o bit defeituoso continuando com a gravação. Depois tentaria capturar esses arquivos a partir da imagem ISO criada.

É difícil recuperar arquivo quando se localiza em uma região com bad blocks.

.

Postado
absurdo !

Se fizer isso o XP vai sobrescrever tudo o que houver e então tudo que havia antes será perdido.

-------------------------------------------------

EDIT.

Eu tentaria com aqueles programas que geram uma imagem do disco ( PowerISO, UltraISO etc ) pois sei que um deles não aborta a operação, apenas salta o bit defeituoso continuando com a gravação. Depois tentaria capturar esses arquivos a partir da imagem ISO criada.

É difícil recuperar arquivo quando se localiza em uma região com bad blocks.

.

Mas a ideia é de que o xp vai ser instalado onde está o windows 7, e como ele ocupa menos espaço ele não vai chegar até a parte onde se encontram os arquivos. O raciocínio me pareceu coerente.

Postado
não, não

Pela imagem do HDD Regenerator os bad blocks estão próximos da região mais externa do disco onde costumam se concentrar os arquivos.

Hum, entendi. Pensei que a varredura do HDD Regenerator indicava o início do disco.

Mas supondo que eu instale o windows ME, que é bem pequeno, o número de arquivos sobrescritos seria pequeno, correto? Com isso a maior parte deles ficariam intactos no disco e eu poderia tentar recuperar os que não foram sobrescritos, correto?

Eu não quero recuperar tudo. Filmes e músicas eu não me importo em perder, só quero documentos de excel, word, enfim arquivos pequenos.

Enquanto isso vou tentar o PowerIso como você sugeriu.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...