Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lampada LED não apaga completamente


Flitzz

Posts recomendados

Boa noite colegas, andei procurando bem esta informação e não achei respostas completas, por isso posto aqui minha dúvida pois creio que neste fórum alguém deve ter se deparado com esse caso e resolvido.

Tenho uma lâmpada led 1W ligada na rede elétrica 220V, esta lâmpada composta de 18 leds, e ao desligar o interruptor, ela não se apaga completamente. A maioria dos leds continuam levemente acesos. Pouco, mas o suficiente para incomodar no quarto escuro, pois causa um brilho perceptível nas paredes.

O que eu achei nas pesquisas foi que isso poderia ser resolvido com um diodo zener. Porém não disseram como.

Qual seria as specs do diodo zener que eu teria que usar? Onde ligá-lo?

Sei que poderia resolver com um interruptor bipolar, porém como a luminária fica numa cabeceira de madeira ela usa um mini-interruptor, e por questões estéticas não tem como trocar (ou pelo menos não conheço um mini-interruptor bipolar).

Obrigado e como sempre a galera de parabéns pelas infos no fórum!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao entendi muito bem a sua pergunta mas, se você desliga o interruptor ele deveriam estar 100% apagados pois você cortou completamente a energia!! Tente por um resistor do fio vivo (depois que sai do interruptor que liga os leds) com o negativo (dos leds).. Ou pode estar acontecendo alguma fuga, a interrupçao e feita no fio negativo e os polos negativo dos leds estão tendo algum contato com a terra ( parede ou qualquer outra coisa do tipo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade agora minimizou 90% o problema, a ponto de ficar aceitável.

Como aqui em Floripa é 220 monofase, trocando o interruptor pra cortar o fase (haviam ligado em qqr fio, e, claro, foi o neutro), agora ao desligar o interruptor, os leds se apagam completamente em alguns minutos (vários, aparentemente uns 10 minutos)...

Mas pelo menos apagam! Antes, cortando no neutro, o fase continuava conectado e de alguma maneira (alguns dizem q mesmo sem o neutro há um resíduo de tensão) mantinha o led aceso (bem fraco) indefinidamente.

Do jeito que está agora, nao precisarei de ligar nenhum zener ou qqr outra coisa!

Fica aí a dica pros outros q se depararem com esse problema.

Imagino q o problema será pior nos lugares onde o 220 é 2 fases de 110...

Obrigado a todos pelas respostas!!! abraços!!! :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fazer a interrupçao pelo fase ( como eu eu disse antes) ja te agradou ok!!

o que acontece e que com uma tensão mt alta,qualquer ruido q aparecer no outro terminal ja o liga! Se quiser fazer o teste, ponhe um tensão bem alta em um led simples de 3v, uma fonte de 100V por exemplo (ligar direto), e no outro terminal por o dedo ele vai acender!

No neutro também acontece isso porque ha ruidos com nivel diferente do neutro!

no caso de ser bifasica 110v sera menos problema! ( e nao pior)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Bastassim, isso é outra coisa q eu percebi pesquisando pela net, esse meu problema algumas pessoas relataram q só tiveram com ALGUMAS lampadas de led... mesmo cortando no neutro, algumas marcas não davam esse problema... outras davam... eu pelo jeito peguei uma que dá... a minha é uma Taschibra JDCL 18 leds 1W base GU10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Bastassim, isso é outra coisa q eu percebi pesquisando pela net, esse meu problema algumas pessoas relataram q só tiveram com ALGUMAS lampadas de led... mesmo cortando no neutro, algumas marcas não davam esse problema... outras davam... eu pelo jeito peguei uma que dá... a minha é uma Taschibra JDCL 18 leds 1W base GU10.

ja parou pra pensar que, se estão aceso e porque estão sendo alimentado?

A culpa nao e inteira da lampada, algumas podem ser mais sensivel do que outras, da forma que sao construidas, tipo de ligaçao dos leds etc...

Isso e problema de ruidos! Coloque um resistor na ponta positiva dos leds, (onde seria ligado ao fase. E ligue ao negativo, de forma que fique: neutro > leds > resistor > neutro. Claro, com a interrupçao feita no fio fase. O resistor nao deixara que os terminais dos leds fiquem abertos quando você abrir o interruptor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Bastassim, isso é outra coisa q eu percebi pesquisando pela net, esse meu problema algumas pessoas relataram q só tiveram com ALGUMAS lampadas de led... mesmo cortando no neutro, algumas marcas não davam esse problema... outras davam... eu pelo jeito peguei uma que dá... a minha é uma Taschibra JDCL 18 leds 1W base GU10.

Note mais uma vez que não estou a duvidar do que diz, mas para mim é estranho e tem de haver uma explicaçao.

Brincando: seria bom que permanecessem acesas depois de desligadas.

Na imagem tem as que experimentei sem ver esse problema , como disse quer desligando neutro ou fase

Já experimetou desligar essas lâmpadas completamente, isto é delsigando fase e neutro?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Caros, tive o mesmo problema. A questão é o seguinte, primeiramente, você deve verificar se você está interrompendo o fio da fase e não o neutro. Esse é um primeiro ponto e pode resolver vários dos casos. No meu caso, estava interrompendo a fase e mesmo assim os leds continuavam acesos. Qual o problema exatamente? Como os leds precisam de pouca corrente para funcionar, qualquer interferência entre fios pode fazer acender minimamente.

 

Então, em ligações com led procure verificar se você está utilizando fios paralelos. Se sim, estes fios geram ruídos um no outro, que pode estar acendendo minimamente o led. Verifique se o fio que entra e que sai do interruptor não é um fio paralelo. Caso seja, separe-os. Experimente um pouco e perceba qual a distância mínima para que o led acenda e garanta que na instalação essa distância encontrada seja respeitada. Assim você não terá mais luz remanescente.

 

Se você não está utilizando fios paralelos, mesmo assim pode estar havendo um pouco de ruído pela proximidade entre os fios. Separe-os um pouco mais. Principalmente o fio que entra no interruptor e o que sai. Se estes estiverem próximos, o interruptor interromperá a maior parte da corrente, no entanto, a proximidade gerará um pouco de ruído e existirá uma corrente mínima que estará fazendo um by-pass no interruptor.

 

Espero ter ajudado um pouco no assunto.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os fios caminhando em paralelo, dentro de uma tubulação elétrica conseguem induzir alguma energia uns nos outros.. Em circuitos principalmente com chave Hotel, aquela que liga e desliga em dois diferentes interruptores esse efeito se manifesta mais facilmente pois a fiação envolvida aumenta. Como a lâmpada led exige muito pouca energia para se manifestar ela é mais suscetível a apresentar esse sintoma.. Em cidades a beira mar, pela salinidade mesmo que pequena deitada nos interruptores ao longo de anos, esse efeito pode se manifestar mais facilmente.. Em lâmpadas eletrônicas ele também se manifesta porém de um modo pouco diferente. A corrente induzida vai carregando o capacitor de entrada do reator da lâmpada eletrônica até que a tensão seja suficiente para dar um pequeno flash, que no escuro é percebido. Ele acontece, com a lâmpada desligada e, consumida a energia na hora do flash volta a repetir indefinidamente o ciclo. Tanto maior a tensão mais vai ser fácil perceber. Por isso que em 220 Volts isso se percebe com maior frequência ou com intensidade suficiente para visualização..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

MRoberto,

 

Por favor, poderia nos enviar o esquema elétrico? Tentamos entender o que voce falou, mas faltou.

 

Alguem,

poderia dizer se colocarmos um led de maior potencia (W), poderia resolver?

 

grato

 

 

ja parou pra pensar que, se estão aceso e porque estão sendo alimentado?

A culpa nao e inteira da lampada, algumas podem ser mais sensivel do que outras, da forma que sao construidas, tipo de ligaçao dos leds etc...

Isso e problema de ruidos! Coloque um resistor na ponta positiva dos leds, (onde seria ligado ao fase. E ligue ao negativo, de forma que fique: neutro > leds > resistor > neutro. Claro, com a interrupçao feita no fio fase. O resistor nao deixara que os terminais dos leds fiquem abertos quando você abrir o interruptor!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leds são sensíveis. Isso aí deve ser que está cortando no neutro. Daí fica a fase, que acaba vazando pro aterramento por meio de capacitâncias parasitas dos próprios cabos, fazendo acender.

 

Corte pela fase. 

 

Se for rede fase fase, aí tem que cortar nas duas fases. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MRoberto,

 

Por favor, poderia nos enviar o esquema elétrico? Tentamos entender o que voce falou, mas faltou.

 

Alguem,

poderia dizer se colocarmos um led de maior potencia (W), poderia resolver?

 

grato

 

Infelizmente não, tenho esse dilema em minha residência. Minha experiencia com LED de maior potência é: no lugar de iluminação com baixa intensidade relatado pelo nosso amigo, ocorre flashs com intervalos de até 3 segundos. 

Já interrompi a alimentação pelo fase, sem sucesso, substitui o a fiação do circuito em questão, sem sucesso.

 

Minha conclusão é: quanto mais vejo a assinatura do Faller: Economizar é comprar bem !!! mais próxima a ideia de substituir as lâmpadas LED eu tenho, Enfim vou esperar queimar, todas elas. 

 

Já coloquei um resistor de 2W por 200R, diodo, nada....resolveu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não, tenho esse dilema em minha residência. Minha experiencia com LED de maior potência é: no lugar de iluminação com baixa intensidade relatado pelo nosso amigo, ocorre flashs com intervalos de até 3 segundos. 

Já interrompi a alimentação pelo fase, sem sucesso, substitui o a fiação do circuito em questão, sem sucesso.

 

Minha conclusão é: quanto mais vejo a assinatura do Faller: Economizar é comprar bem !!! mais próxima a ideia de substituir as lâmpadas LED eu tenho, Enfim vou esperar queimar, todas elas. 

 

Já coloquei um resistor de 2W por 200R, diodo, nada....resolveu. 

 

Eu ia perguntar justamente isso. Indicaram para eu colocar um resistor de 1 ou 10kOhms e mais de 2 watts.

 

Será que não vai resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membro VIP

Este problema também ocorre com as lâmpadas fluorescentes eletrônicas (estas de soquete sem reator). É como o caso de ascender lâmpadas sem conectá-la na rede, mas segurando em um dos seus terminas e estando perto de uma torre de transmissão de RF ou perto de uma rede de alta tensão. Claro que não tão perto, senão quem acende é você.

Aqui em casa ocorre uns flashes na minha, também com o interruptor desligado, dependendo da umidade relativa do ar.

No caso da lâmpada de LEDs pode-se colocar um resistor de 47K x 2W em paralelo com o conjunto de LEDs (a lâmpada), assim a estática passará pelo resistor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Cara, é o seguinte. Pode realmente estar ocorrendo fuga nos fios. Mas pode ser fuga pro terra na própria lâmpada. Neste caso, se for sistema monofásico, verifique se é realmente a fase que está passando pelo interruptor. Se não for, corrija.  Mas se for sistema bifásico aí pode não resolver. Neste caso uma solução pode ser isolar a lâmpada do terra. No caso de spots no teto, uma ideia é recobrir o suporte com fita isolante (a parte que tem contato com o teto), e ao invés de usar parafusos pra prender o suporte no teto, use uma braçadeira de nylon ou prenda com um fio encapado. Pode ser que resolva.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@rmlazzari58 o neutro tá bom sim... tem 0 volts nele. A tensão aparece no retorno de fase... é uma tensão induzida devido ao eletrodutos estarem muito cheios/sobrecarregados, fios muito apertados, percorrendo distancia em paralelo... capacitivamente os fios de fase acabam carregando uma tensão induzida nos retornos de fase.

Ontem notei que tem MUITO fio passando lá sem a necessidade. O morador antigo tinha algumas tomadas e interruptores desativados na outra parede, entao tem muito que não precisa passando.

 

Resumo da ópera:

Tinha 3 interruptores paralelos para 3 lâmpadas diferentes (luminaria geral, fita led da sanca, e luminaria spot do corredor).

Desativei 2 interruptores paralelos da cabeceira da cama (luminaria geral e led da sanca), deixei eles com ligação direta somente no interruptor perto a porta (desativei o da cabeceira).

Mantive o interruptor paralelo apenas para o spot do corredor.

 

Problema parcialmente resolvido! Agora esse spot do corredor é o único que pisca, mas somente quando a luminária geral tá acesa (visto que energiza a fase da luminária que por sua vez excita a tensão induzida nos outros fios). Vou manter assim! Agora com tudo apagado, nada pisca nem brilha no escuro. Esposa feliz dormindo no breu absoluto!

 

O certo seria eu tirar toda a fiação fora e passar de novo. Tem muito fio lá que não vai pra lugar nenhum... o morador antigo tinha uns interruptores e tomadas na outra parede, então os eletrodutos tão cheio de fios que nem estão sendo utilizados e contribuem para encher os eletrodutos e induzir tensão nos retornos de fase.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...