Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Celulare Siemens - Sem Garantia


Posts recomendados

Já postei meu problema alguma vezes no fórum, mas preciso desabafar minha raiva e frustação senão vou ter pipôco cerebral e queimar minha CPU. :tantan:

No dia 08 de maio de 2004 comprei um Siemens S45, doze dias depois apagou o display (sem qualquer razão) levei para a assistência, a FIX aqui em Salvador e foi trocada a placa (o celular inteiro). Era oi e veio todo configurado pra tim (até ai tudo bem) só que a carcaça estava toda marcada (abriram com a faca de pão - parece), no dia 24 de maio devolvi o celular para trocar a carcaça, liguei pra siemens e me disseram que em 5 dias úteis iriam tomar alguma decisão em relação a autorizar a troca da carcaça ou não (é mole??? ). Hoje, dia 04 de junho a FIX não fez o serviço (fica enrolando dizendo que a carcaça vem de Sum Paulo etc...) e afirma que a Siemens autorizou, quando ligo pra Siemens eles afirmam que não autorizaram o serviço e eu estou a quinze dias sem celular. A SIEMENS NÃO TEM NENHUM RESPEITO PELOS CLIENTES QUE ESCOLHERAM A MARCA.

Bom agora estou mais calmo, vou ter que perder um tempinho no Procon e entrar com um pedido de idenização na Defesa do Comsumidor... Pena que tudo vai demorar uma eternidade e vou continuar sem celular.

Desculpem a minha chatice... Quando tiver mais novidades eu conto aqui no fórum...

PS: vocês acham que estou agindo mal em postar meu problema aqui, já que o fórum tem uma finalidade mais técnica? :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bandeira: Entre com um processo nas pequenas causas... se o aparelho faz mais de 30 dias na assistência técnica peça a devolução do dinheiro corrigido !!!

PROCON é muito longo... nas pequenas causas você em uma semana já é encaminhado para a primeira audiência de conciliação. Caso o acordo não acorrer, seu caso vai ser encaminhado ao Juíz da vara.

É PAU PRA COMER SABÃO E PAU DE NOVO PRA SABER QUE SABÃO NÃO SE COME !!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Scoot Santos@04 jun 2004, 23:35

:bandeira:  Entre com um processo nas pequenas causas... se o aparelho faz mais de 30 dias na assistência técnica peça a devolução do dinheiro corrigido !!!

PROCON é muito longo... nas pequenas causas você em uma semana já é encaminhado para a primeira audiência de conciliação. Caso o acordo não acorrer, seu caso vai ser encaminhado ao Juíz da vara.

É PAU PRA COMER SABÃO E PAU DE NOVO PRA SABER QUE SABÃO NÃO SE COME !!!!!

Concordo!! :bandeira: O que não pode acontecer é você deixar a Siemens te fazer de besta! :muro::muro::muro::priv: Não deixe por isso mesmo e lute até o fim!!! :palmas: :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, no meu caso foi contra a Motorola, o pior pós venda que já tive o desgosto de conhecer.

Acho que mesmo pra se entrar no juizado especial, você deverá esperar os 30 dias, porque esse prazo é o estabelecido no codigo de defesa, logo no 31 dia eu já fui cedo ao procon pra entrar com reclamação.

O que acontece, o Procon vai intimar a outra parte, que pode ser a loja ou a siemens, normalmente eles chamam um representate da loja por ficar mais fácil.

Como eu comprei direto na loja da claro, tratei diretamente com a área jurídica dela, até que foram bem atenciosos, vi que o maior problema mesmo era na autorizada muito fraca, no final da luta consegui um novo aparelho.

Não entrei no juizado especial porque: a atendente do procon disse que junto com a reclamação eu já poderia começar a ingressar no juizado especial, porém meu irmão que é advogado, me aconselhou a não procurar porque so iria me dar mais dor de cabeça, e os juizes que la atendem fazem de tudo pra você entrar em um acordo. E pra ter direito a indenização, você terá que provar sem dúvidas, todas as perdas q teve com a falta do aparelho. O que torna muito subjetivo.

:bandeira: Se procurar casos semelhantes verá o de uma mulher q conseguiu em primeira instancia contra a samsung, onde o juiz entedeu um certo descaso da fabricante com a usuária. Conjur

E não caia se depois de 30 dias os representates da loja\fabricante vierem com um papo de que terão 30 dias pra resolverem, vieram com essa pra cima de mim, pra vocês verem a cada de pau, ou seja, seriam 60 dias :ahh: pra que eu tivesse o aparelho. Eu só disse uma coisa a ela quando veio com essa: " bom, você entende o codigo de uma maneira o procon de outra, vamos ver então o que o juiz dirá". No outro dia meu aparelho chegou! Shazan!

Brigar, lógico e muito, é seu direito e vale a pena. Encoraje outros também. Abra reclamação na ouvidoria da ANATEL, anote todos os números, da audiencia do procon também, e mostre tanto à loja e à operadora ou fabricante que você não está de brincadeira. Ligar la pra discutir com atendente é perda de tempo :joia: , busque todos os meios que lhe convier e puder e acima de tudo, tenha embasamento naquilo que disser, ai sim, você será ouvido.

[]s

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por pimentelgildo@04 jun 2004, 09:59

No dia 08 de maio de 2004 comprei um Siemens S45, doze dias depois apagou o display (sem qualquer razão) levei para a assistência, a FIX aqui em Salvador e foi trocada a placa (o celular inteiro). Era oi e veio todo configurado pra tim (até ai tudo bem) só que a carcaça estava toda marcada (abriram com a faca de pão - parece), no dia 24 de maio devolvi o celular para trocar a carcaça...

Porque você não rejeitou o celular assim que viu a carcaça estragada (ao retirar na assistência técnica)?

Era Oi e veio como Tim?? O SIM Card do celular foi trocado?

O caso é complicado, eu vejo de uma forma diferente. Não é que a Siemens não respeita seus clientes. O problema é essa assistência técnica que você procurou, essa tal de FIX. Porque o dever de trocar a carcaça é da assistência técnica FIX, pois foram eles que fizeram as barberagens no seu celular. Você tem que focalizar suas denúncias na assistência técnica. A Siemens autoriza uma loja ser sua representante técnica, mas quem garante que eles não coloquem um estagiário qualquer não-treinado pela Siemens para fazer a manutenção do celular? A Siemens cobre as peças e qualquer reposição, a manutenção quem cobre é a autorizada.

Abraços,

Viny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Vinicius@08 jun 2004, 17:03

Não é que a Siemens não respeita seus clientes. O problema é essa assistência técnica que você procurou, essa tal de FIX. Porque o dever de trocar a carcaça é da assistência técnica FIX, pois foram eles que fizeram as barberagens no seu celular.

o Vinicius em parte tem razão,

no meu caso, quando retirei o aparelho, estava normal, quando o olhei novamente ao sol, notei q o interior estava imundo, voltei, devolvi e mantive a ordem aberta. Foi um servico de porcos mesmo.

Só que a Siemens/Motorola.... etc que seja, é responsável sim, pois se ela delega o serviço de assistência e não fiscaliza esta fugindo de sua obrigação e responsabilidade no pós venda, ou seja, não está dando a mínima pro usuário.

[]s

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejam bem, ao retirar o aparelho o pessoal da Fix foi bem cuidadoso e atencioso, eles mesmo puseram o SIM CARD, montaram direitinho, colocaram a bateria e em seguida o celular na capinha... só então veio pra minha mão. O Trôuxa aqui só viu o estrago quando chegou em casa. Vai uma outra dica sejam bem chatos ao retirar um aparelho da assistência, olhem tudo. :stupid:

Percebi a programação da TIM quando fui usar Wap e o Gprs.

Hoje voltei a FIX e me disseram que estavam dispostos a comprar uma carcaça nova, pois o modelo S45 era encaixado e dificilmente poderia ser reparado sem danificar a mesma, só que a Siemens não fornece mais a carcaça do S45. Liguei pra Siemens e foi só irritação (não tem nada definido).

Fui ao PROCON e só posso entrar com a queixa a partir de 24 de junho, 30 dias de assistência, não tenho muita fé na justiça brasileira mas, vou lutar até o fim.

Sei que algumas pessoas gostam de defender as marcas que escolheram, e eu não estou aqui para falar mau da Siemens só por falar... escolhi o S45 por ser um aparelho pequeno, leve, com infravermelho, cabo de dados incluso e GPRS. Eu só acho que a Siemens deveria ter peças de reposição ou providenciar a troca no caso de impossibilidade de uma manutenção de qualidade.

Agora estou sem celular, mas eles vão me pagar... :devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pimentelgildo@09 jun 2004, 18:26

Vejam bem, ao retirar o aparelho o pessoal da Fix foi bem cuidadoso e atencioso, eles mesmo puseram o SIM CARD, montaram direitinho, colocaram a bateria e em seguida o celular na capinha... só então veio pra minha mão. O Trôuxa aqui só viu o estrago quando chegou em casa. Vai uma outra dica sejam bem chatos ao retirar um aparelho da assistência, olhem tudo. :stupid:

Percebi a programação da TIM quando fui usar Wap e o Gprs.

Hoje voltei a FIX e me disseram que estavam dispostos a comprar uma carcaça nova, pois o modelo S45 era encaixado e dificilmente poderia ser reparado sem danificar a mesma, só que a Siemens não fornece mais a carcaça do S45. Liguei pra Siemens e foi só irritação (não tem nada definido).

Fui ao PROCON e só posso entrar com a queixa a partir de 24 de junho, 30 dias de assistência, não tenho muita fé na justiça brasileira mas, vou lutar até o fim.

Sei que algumas pessoas gostam de defender as marcas que escolheram, e eu não estou aqui para falar mau da Siemens só por falar... escolhi o S45 por ser um aparelho pequeno, leve, com infravermelho, cabo de dados incluso e GPRS. Eu só acho que a Siemens deveria ter peças de reposição ou providenciar a troca no caso de impossibilidade de uma manutenção de qualidade.

Agora estou sem celular, mas eles vão me pagar... :devil:

:chicote: Verifica na via da Ordem de Serviço ( OS ) as observações do aparelho. Acredito na OS tem escrito em qual estado o aparelho foi entregue a assistência. E essa é uma prova maravilhosa meu velho.

Acredite, vá até as pequenas causas solicitando a troca do "APARELHO" ou a quantia de volta corrigido... que você tem esse direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu passei por tudo isso já com a nokia, e é o que já falaram mesmo, depois de 30 dias na assistencia tu pode entrar no pequenas causas.

mas antes tenta ligar pra siemens, e se possivel tenta achar o escritorio de advocacia que representa a siemens na tua cidade. vai encurtar muito o caminho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por JokerJinx@10 jun 2004, 00:15

eu passei por tudo isso já com a nokia, e é o que já falaram mesmo, depois de 30 dias na assistencia tu pode entrar no pequenas causas.

mas antes tenta ligar pra siemens, e se possivel tenta achar o escritorio de advocacia que representa a siemens na tua cidade. vai encurtar muito o caminho

:rolleyes: Rapaz... quer um conselho...

Deixa as águas rolarem velho.... pois se passar de trinta dias, o cara pode EXIGIR um novo, na caixa, zerado e com garantia renovada...

Eu acho melhor, aguardar e trocer pra passar do dia 24/06 !!!! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por claudiojb2@08 jun 2004, 18:13

Só que a Siemens/Motorola.... etc que seja, é responsável sim, pois se ela delega o serviço de assistência e não fiscaliza esta fugindo de sua obrigação e responsabilidade no pós venda, ou seja, não está dando a mínima pro usuário.

Cláudio, não estou dizendo que a Siemens não é responsável. É sim! Mas infelizmente e muito provavelmente não tem um fiscal da Siemens 24 horas na FIX analisando o serviço deles. Eles fiscalizam, mas não há como controlar 100%. Ela (siemens) não pode rastrear um celular que vendeu para saber como ele está. Têm um monte de assistência sacana por aí, e as montadoras em geral só descobrem quando algo desse tipo acontece. Aí sim eles tomam providências.

A assistência tem sim um pouco de autonomia, e é notório que isso aconteceu nesse caso. A Siemens em si dificilmente compraria um problema por tão pouco... é só reclamar com a Siemens fazendo queixa da FIX e pedir que fiscalizem mais de perto a assistência. E cobrar de ambas o ressarcimento pelos danos ao bem.

Abraços,

Viny :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por pimentelgildo@04 jun 2004, 09:59

PS: vocês acham que estou agindo mal em postar meu problema aqui, já que o fórum tem uma finalidade mais técnica?

Não amigo, você faz muito bem em postar aqui. Somos uma comunidade e estamos dispostos a um ajudar o outro. Alguém pode ter passado por isso e então pode lhe aconselhar aqui. Ou alguém que lê o tópico adquire informação para se prevenir.

Achei excelente o tópico. Os consumidores precisam se unir para terem mais informações e se defenderem melhor!

[]´s

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

continuando esse assunto de autorizadas e afins,

depois do meu problema com a moto, fiquei curioso pra saber até onde vai essa autonomia da autorizada. Veja bem, quando peguei meu aparelho não tinham trocado o visor arranhado como tinha colocado na os, e a moça disse q não seria feito, mas ai foi só reclamar da sujeira no interior e "pimba" limparam e trocaram o visor todo na mesma hora (no final da historia, trocaram de aparelho :) .

Pode não parecer estranho, mas o meu foi o primeiro modelo E365 a entrar nessa autorizada em brasilia (grande vantagem), então julgo que eles não tinham a peça em estoque e que podem ter pedido a peça em reparo ao meu aparelho.

Bom, se ele levar sem trocar - lucro pra nos, se ele reclamar de novo a gente troca.

Se alguém aqui no fórum pudesse explicar como a fabricante faz pra supervisionar esse serviços, por simples amostragem?

Porque não dá simplesmente pra acreditar que eles "confiam" na boa índole dos donos das autorizadas. Assim, a autorizada pode dizer que meu aparelho tem mil 1 um defeitos, solicitar várias peças e so substituir uma, o restante vai pro "mercado negro" :))))

[]s

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por claudiojb2@11 jun 2004, 10:50

continuando esse assunto de autorizadas e afins,

depois do meu problema com a moto, fiquei curioso pra saber até onde vai essa autonomia da autorizada. Veja bem, quando peguei meu aparelho não tinham trocado o visor arranhado como tinha colocado na os, e a moça disse q não seria feito, mas ai foi só reclamar da sujeira no interior e "pimba" limparam e trocaram o visor todo na mesma hora (no final da historia, trocaram de aparelho :) .

Pode não parecer estranho, mas o meu foi o primeiro modelo E365 a entrar nessa autorizada em brasilia (grande vantagem), então julgo que eles não tinham a peça em estoque e que podem ter pedido a peça em reparo ao meu aparelho.

Bom, se ele levar sem trocar - lucro pra nos, se ele reclamar de novo a gente troca.

Se alguém aqui no fórum pudesse explicar como a fabricante faz pra supervisionar esse serviços, por simples amostragem?

Porque não dá simplesmente pra acreditar que eles "confiam" na boa índole dos donos das autorizadas. Assim, a autorizada pode dizer que meu aparelho tem mil 1 um defeitos, solicitar várias peças e so substituir uma, o restante vai pro "mercado negro" :))))

[]s

Claudio

Amigo Cláudio,

Eu sou Gerente de um Posto Autorizado no ramo da Eletrônica e vou tentar explicar como funciona a coisa. Cada fabricante tem um INSPETOR TÉCNICO responsável pelas assistências autorizadas de sua região.

Esse inspetor, faz periódicas visitas nas autorizadas para verificação dos trabalhos nela executados. Ele verifica O.S.s abertas durante o período, as peças utilizadas para reposição, estocagem de produtos e peças no estoque, como esta sendo feito os reparos nos seus produtos, etc...

Quando um cliente tem uma queixa para fazer contra esse P.A., ele contacta diretamento o atendimento ao cliente ( SAC ) de lá, eles entram em contato com a autorizada para verificar como solucionar o problema do cliente. Dependendo do caso o Inspetor é solicitado para intervir para a solução do caso.

Se o P.A., tiver de 100% do seu atendimento mês um índice de reclamação maior ou igual a 40%, ele é punido conforme as cláusulas contratuais. O que eu posso adiantar é que se o P.A. for reincidente diversas vezes, ele poderá ter seu contrato anulado ou cancelado por definitivo.

O P.A. tem uma certa autonomia sim, mas é muito limitada. Dependendo do fabricante, algumas autonomias devem seguir com uma "autorização" para serem ressarcidas.

Espero ter solucionado sua dúvida meu amigo.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Scoot Santos@11 jun 2004, 21:27

Se o P.A., tiver de 100% do seu atendimento mês um índice de reclamação maior ou igual a 40%, ele é punido conforme as cláusulas contratuais. O que eu posso adiantar é que se o P.A. for reincidente diversas vezes, ele poderá ter seu contrato anulado ou cancelado por definitivo.

O P.A. tem uma certa autonomia sim, mas é muito limitada. Dependendo do fabricante, algumas autonomias devem seguir com uma "autorização" para serem ressarcidas.

obrigado Scoot,

solucionou mesmo a minha dúvida.

Só que algumas empresas devem ter um contrato muito maleável, porque a autorizada (unica) aqui em bsb da motorola vive abarrotada de usuários, reclamação e indignação é o que não falta.

Eu mesmo, tive que ir 3 vezes só pra conseguir deixar meu aparelho, reclamar adianta, agora com a motorola (bsb em especifico) não faz a menor diferença.

[]s

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal acho q tambén.. preciso de um help...

O meu siemens m50 tambén... aconteceu parecido... ele apagava o display e quando não ele embaralhava td igual pc lento com placa de video ruim sabe?

foi pra assistencia (com 15 dias de comprado) e voltou com e eles disseram q trocaram o display... até aí td bem... ele tatava funcionando normal.... mas esses dias ele começou a desligar sozinho... quando eu tento selecionar uma figura do Vistual bitmap ou então quando coloco nome compridos na agenda...

E tambén... ele tem horas q diminue o nome de caracteres q posso colocar nos nomes...

O q eu faço? já fiquei 30 dias sem ele.. e voltou deste jeito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por andregomesoliveira@13 jun 2004, 01:26

O q eu faço? já fiquei 30 dias sem ele.. e voltou deste jeito...
Entra nas pequenas causas tambén! :angry:
Façam que nem o Gabriel torres: Fogo no Siemens!
Seria uma boa.... :wacko::bandeira:

:tantan: Não bota fogo nele... ainda não...

Volte para a assistência e reclame dos defeitos que estão apresentando e ínclua tambén o primeiro defeito apresentado ( dá teus pulos ).

Primeira alternativa: "REZE" para ficar mais de trinta dias na assistência autorizada. No 31º Dia, entre com uma queixa nas pequenas causas deixando explicitamente que você não quer mais o aparelho !!!! o acordo será um novo ou então o dinheiro corrigido !!!!

Segunda alternativa: Se a autorizada for boazinha ( ou esperta ) vai te entregar antes do prazo de 30 dias, daí você vai "REZAR NOVAMENTE" ( desta vez, peça com mais devoção ) para que o celular apresente novamente o primeiro defeito.

Daí você volta para a autorizada, deixa o produto lá e peça para registrar na 3ª O.S. que é o terceiro retorno do mesmo defeito.

Daí entra com uma queixa nas pequenas causas alegando que é um defeito "VICÍOSO" e que por lei, você tem o direito da troca por um novo ou a devolução do dinheiro. :devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por claudiojb2+12 jun 2004, 17:36-->
Scoot Santos@11 jun 2004, 21:27

Se o P.A., tiver de 100% do seu atendimento mês um índice de reclamação maior ou igual a 40%, ele é punido conforme as cláusulas contratuais. O que eu posso adiantar é que se o P.A. for reincidente diversas vezes, ele poderá ter seu contrato anulado ou cancelado por definitivo.

O P.A. tem uma certa autonomia sim, mas é muito limitada. Dependendo do fabricante, algumas autonomias devem seguir com uma "autorização" para serem ressarcidas.

obrigado Scoot,

solucionou mesmo a minha dúvida.

Só que algumas empresas devem ter um contrato muito maleável, porque a autorizada (unica) aqui em bsb da motorola vive abarrotada de usuários, reclamação e indignação é o que não falta.

Eu mesmo, tive que ir 3 vezes só pra conseguir deixar meu aparelho, reclamar adianta, agora com a motorola (bsb em especifico) não faz a menor diferença.

[]s

Claudio

:-BEER se você conseguir unir o máximo de pessoas, com provas suficientes para incriminar a assistência por negligência técnica e falta de responsabilidade com o cliente Motorola. com certeza a Motorola irá tomar uma atitude.

:blink: é um absurdo uma empresa não ver um palmo de frente do nariz que a assistência não presta !!!! Isso só funciona quando começar a perder clientes e futuros consumidores... porque. quando o problema chega no "bolso" de uma empresa é que ela se dá o valor de um pós-venda bem feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, a força que vocês estão me dando, já aliviou pelo menos o estresse. Minha esposa já comprou briga... He he he... coitados... Me deu um nokia 6100 no dia dos namorados e me fez assinar uma procuração ter dinheiro do S45 de volta... O amor é lindo! :rolleyes: Mas galera, não sou escritor de romances, a questão é que o acabamento e os recursos do 6100 em relação ao S45 é dez a zero ($100 de diferença no preço) - (Infra, GPRS, tudo que S45+ Cores e polifonia), outro pequeno detalhe é a duração da bateria, ou a bateria do simens estava bichada, ou a do nokia tá muito boa.

Estou contando os dias para dar queixa no Procon, eu não conhecia história do Gabriel com o celular dele e nem seus dotes pirotécnicos (se bem que todo técnico em eletrônica já explodiu e incendiou coisas no decorrer de sua carreira - querendo ou não)

Mais uma vez... VALEU A FORÇA :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por pimentelgildo@14 jun 2004, 08:38

...outro pequeno detalhe é a duração da bateria, ou a bateria do simens estava bichada, ou a do nokia tá muito boa.

Não sei, mas minhas experiências com as baterias da Siemens sempre foram muito boas. Por exemplo, eu tinha um C45 que só carregava uma vez por semana, usando razoalvemente bem e com backlight sempre ligado. Fora a carga que era bem rápida, durando de 1h30m à 2hs.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Vinicius+14 jun 2004, 11:45-->
pimentelgildo@14 jun 2004, 08:38

...outro pequeno detalhe é a duração da bateria, ou a bateria do simens estava bichada, ou a do nokia tá muito boa.

Não sei, mas minhas experiências com as baterias da Siemens sempre foram muito boas. Por exemplo, eu tinha um C45 que só carregava uma vez por semana, usando razoalvemente bem e com backlight sempre ligado. Fora a carga que era bem rápida, durando de 1h30m à 2hs.

[]'s

Ídem. Meu C45 da Siemens durou dois anos até repassar a um novo dono.

Sinto até saudades do carinha... mas devo admitir que ver o Gabriel tacar fogo no bicho me deu um aperto no coração....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...