Ir ao conteúdo

Upgrade AMD Phenon II x4 965 BE para FX-8350 compensa?

Asef

Posts recomendados

Postado

Oi gente,

Estou fazendo pequenos upgrades na minha maquina a qual utilizo para games e trabalho, recentemente comecei a estudar overclock, entre vários assuntos para ampliar os meus conhecimentos xD

Nesse upgrade agora me bateu uma duvida, qual seria o ganho real que ganharia na troca do meu processador. Atualmente minha configuração é essa:

CPU: AMD Phenon II x4 965 Black Edition - RB-C3 @ 4.1Ghz (estável)

MOBO : GigaByte GA-970A-D3 - Rev.3

VGA : Sapphire Randeon HD 7850 O.C 2Gb

SSD: Kingston V300 120Gb

HD : Seagate Barracuda 1Tb Sata 3

RAM : 4x4gb DDR3 1333 Kingston Hyper X

Fonte: Thermaltake TR2 600 W

Hydro Cooler Corsair H80i

Então como minha placa mãe já da suporte ao AMD3+ (bios já está atualizada) pensei em troca o processador para um FX-8350 Black Edition e já que possuo um Hydro cooler usar ele em 4.7Ghz ou 5Ghz dependendo da estabilidade que conseguir.

Li vários Reviews e testes sobre o processador Fx-8350 onde falavam que não recomendariam a compra do mesmo, já que o seu desempenho havia ficado abaixo do esperado entre outros fatores, mas como já possuo um processador de uma geração bem anterior e esse upgrade é barato (só preciso trocar o processador) o ganho que vou ter justificaria gastar os R$ 500,00 pedidos nele hoje em dia?

Postado

Oi, Asef, só para tirar uma dúvida, qual é a revisão da sua placa-mãe? Se for a revisão 1.0 e 1.1, não dá suporte para o FX-8350. Precisa ser da revisão 3.0. Geralmente o número da revisão fica escrito no canto inferior, à esquerda da placa.

Postado
@Contiusa

É a revisão 3!

Que bom! Eu acho que vale a pena, sim, até porque você tem uma VGA forte e um SSD. Ou seja, não dá nem para dizer que o FX-8350 seria gargalado pelo resto. O FX-8350 é quase 10% mais forte em single thread do que o Phenom 965 e você vai dobrar o número de núcleos. Eu acho que vai ficar um conjunto muito forte com o SSD e a VGA. Se a grana estiver meio apertada, talvez você possa esperar até 2014, quando eles devem lançar o Steamroller, mas eu não tenho acompanhado o roadmap da AMD. Também pode ser que a sua placa-mãe não dê suporte para os Steamroller, pelo menos os octacore, porque a sua já foi de raspão, na revisão 3.0.

Não sei, talvez alguém mais possa opinar. Eu só não recomendo o FX-8320, que é a versão "light" do octacore, pois ele é mais fraco do que o FX-6300 em single thread. Eu acho que ele só vale a pena para paralelismo extremo e para quem não tem os cem reais para cobrir a diferença em relação ao FX-8350.

Postado

Até compensa, mas o Phenom II X4 965 BE ainda é um ótimo processador e não gargala uma Radeon HD 7850 solitária, então não considero esse upgrade urgente. De toda a forma, o FX-8350 é muito forte. Em multi-tarefa então ele é o bicho.

Boa sorte.

Postado
Oi gente,

Estou fazendo pequenos upgrades na minha maquina a qual utilizo para games e trabalho, recentemente comecei a estudar overclock, entre vários assuntos para ampliar os meus conhecimentos xD

Nesse upgrade agora me bateu uma duvida, qual seria o ganho real que ganharia na troca do meu processador. Atualmente minha configuração é essa:

CPU: AMD Phenon II x4 965 Black Edition - RB-C3 @ 4.1Ghz (estável)

MOBO : GigaByte GA-970A-D3 - Rev.3

VGA : Sapphire Randeon HD 7850 O.C 2Gb

SSD: Kingston V300 120Gb

HD : Seagate Barracuda 1Tb Sata 3

RAM : 4x4gb DDR3 1333 Kingston Hyper X

Fonte: Thermaltake TR2 600 W

Hydro Cooler Corsair H80i

Então como minha placa mãe já da suporte ao AMD3+ (bios já está atualizada) pensei em troca o processador para um FX-8350 Black Edition e já que possuo um Hydro cooler usar ele em 4.7Ghz ou 5Ghz dependendo da estabilidade que conseguir.

Li vários Reviews e testes sobre o processador Fx-8350 onde falavam que não recomendariam a compra do mesmo, já que o seu desempenho havia ficado abaixo do esperado entre outros fatores, mas como já possuo um processador de uma geração bem anterior e esse upgrade é barato (só preciso trocar o processador) o ganho que vou ter justificaria gastar os R$ 500,00 pedidos nele hoje em dia?

Não compensa!!! Muitos testes demonstram que a ultrapassada serie Phenom II BE em relação aos novos processadores AMD não muda muito coisa no desempenho se o quesito for games. Veja a comparação a baixo o rendimento é similar em muitas coisas.:

http://www.anandtech.com/bench/Product/102?vs=399

AMD Phenom II X4 955 (OC 3.7) / 2x4 GB RAM DDR3 Markvision 1333 / Zotac GTX 550 Ti /Sentey ERP600-SS 600W, Gigabyte GA-M68MT-S2P v2.3 / HD 500 GB Seagate Barracuda 7200RPM SATA III (Sistema) - HD 1 TB SAMSUNG 7200RPM SATA II (Dados) / Optiarc DVD RW AD-7240S SCSI /Samsung SyncMaster S19A300B/S19A350B LED 18.5¨ (1366X768)/ Gabinete MultiLaser Gamer.

Postado
Não compensa!!! Muitos testes demonstram que a ultrapassada serie Phenom II BE em relação aos novos processadores AMD não muda muito coisa no desempenho se o quesito for games. Veja a comparação a baixo o rendimento é similar em muitas coisas.:

http://www.anandtech.com/bench/Product/102?vs=399

Mas esse teste você se enganou, é com o A8. O teste com o FX-8350 é este:

http://www.anandtech.com/bench/Product/102?vs=697

Pode ser que overclock faça milagres, mas se o meu Phenom II X6 1090T gargalava a minha HD 6870 em stock, o Phenom 965, que é ainda mais fraco tanto em força bruta como em número de núcleos, deve gargalar uma HD 7850 de alguma maneira, com ou sem overclock. Pelo menos em jogos que usem muita CPU, mas eu posso estar errado.

Como ele perguntou se o ganho justificaria, eu acho que justifica, e muito. A questão é se ele quer ou pode fazer o upgrade. Se ele tivesse um HD eu até acho que não valeria a pena, mas o processamento combinado com um SSD vai evidenciar ainda mais a diferença entre o FX-8350 e o Phenom 965. Tudo vai instalar mais rápido, o boot vai ser mais rápido, as conversões, upgrades e assim por diante. Vai dar uma vida nova, e, como ele disse, "o upgrade é barato". Realmente, só vai precisar trocar o processador. Ele ainda pode vender o antigo e gastar a metade no upgrade.

Mas é o que o Pistigrilo falou: você não vai morrer se não fizer o upgrade e ainda vai poder jogar jogos tranquilo. Na minha opinião, o FX-8350 seria apenas a cereja do bolo. Mas dá para esperar mais um ano e ver se o Steamroller vai ser suportado pela sua placa-mãe, o que não é garantido, pelo menos até onde eu sei.

Postado
Mas esse teste você se enganou, é com o A8. O teste com o FX-8350 é este:

http://www.anandtech.com/bench/Product/102?vs=697

Pode ser que overclock faça milagres, mas se o meu Phenom II X6 1090T gargalava a minha HD 6870 em stock, o Phenom 965, que é ainda mais fraco tanto em força bruta como em número de núcleos, deve gargalar uma HD 7850 de alguma maneira, com ou sem overclock. Pelo menos em jogos que usem muita CPU, mas eu posso estar errado.

Como ele perguntou se o ganho justificaria, eu acho que justifica, e muito. A questão é se ele quer ou pode fazer o upgrade. Se ele tivesse um HD eu até acho que não valeria a pena, mas o processamento combinado com um SSD vai evidenciar ainda mais a diferença entre o FX-8350 e o Phenom 965. Tudo vai instalar mais rápido, o boot vai ser mais rápido, as conversões, upgrades e assim por diante. Vai dar uma vida nova, e, como ele disse, "o upgrade é barato". Realmente, só vai precisar trocar o processador. Ele ainda pode vender o antigo e gastar a metade no upgrade.

Mas é o que o Pistigrilo falou: você não vai morrer se não fizer o upgrade e ainda vai poder jogar jogos tranquilo. Na minha opinião, o FX-8350 seria apenas a cereja do bolo. Mas dá para esperar mais um ano e ver se o Steamroller vai ser suportado pela sua placa-mãe, o que não é garantido, pelo menos até onde eu sei.

Obrigado pela correção!!!:D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!