Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Dornel

Diferenças Entre Cursos E Faculdades

Recommended Posts

Como esta tendo um número grande de duvidas, e sei que a maioria aqui vai se profissionalizar na area de informatica e pensam em ter uma carreira relacionada, então vou mandar esse "mastigado" para vocês, espero que ajude e tire muitas duvidas(principalmente com o pessoal participando, adicionando conteudo, perguntando e dando dicas).

Peço a vocês que já se formaram ou que já cursam, a contar um pouquinho como é dia-a-dia e os possiveis serviços.

CURSOS SUPERIORES

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÂO

É o conjunto de conhecimentos usados no desenvolvimento de computadores e de seus perifericos.

O engenheiro projeta e controi computadores, periféricos e sistemas computacionais. Pode produzir novas maquinas e equipamentos, visando as necessidades atuais.

Desenvolve tambem robôs e equipamentos para serviços de telecomunicações, como os que fazem a interligação entre todas as redes de telefonia. Tambem planeja e instala redes de computadores e seus componentes, como placas e cabeamentos.

É obrigatorio o registro no Crea para exercer a profissão.

Caracteristicas que ajudam na profissão: agilidade, flexibilidade, facilidade de lidar com numeros, capacidade de análise e de resolver problemas, habilidade de se comunicar e trabalar em equipe.

O que você pode fazer:

Automoção industrial e robótica - criar robôs, sistemas digitais e computadorizadas em fábricas, como linas de produção e maquinas.

Desenvolvimento de programas e aplicativos - Desenvolver programas de computadores segundo as necessidades do cliente.

Fabricação de hardware - Projetar e construir computadores e periféricos.

Marketing e vendas - Planejar e coordenar ações para a comercialização de equipamentos de informatica.

Suporte - Gerenciar e dar assistencia a redes de computadores em grandes empresas.

Teoria da computação - projetar e desenvolver sistemas operacionais e linguagens especificas. Pesquisar inovações tecnologicas.

O Curso:

O curriculo traz materias básicas de engenharia e outras especificas, como eletrônica, linguagens de programação, circuitos elétricos, circuitos lógicos, redes de computadores e banco de dados, além de estudar e muito cálculo. No Ultimo ano o aluno faz um estagio supervisionado ou um projeto de conclusão de curso, no qual desenvolve aplicativos e programas para um sitema de informação. Alguns cursos exigem ainda a apresentação de seminarios e monografias.

Duração média:.5 anos

CIENCIAS DA COMPUTAÇÃO

Basicamente é o uso de tecnicas e conhecimento para criar programas e aplicativos, para os mais diversos usos.

O Bacharel em Ciências da computação analisa as necessidades dos clientes e usuarios, e desenvolve programas e aplicativos, gerencia equipes de criação e instala sistemas de computação.

Elabora programas, desde programas básicos de controles de estoque até elaborados sistemas de processamento de informação, como os utilizados nas pesquisas espaciais ou de medicina genética.

Pode atuar em diversos ramos da economia, mantendo redes e sistemas em funcionamento, dando assistencia a usuarios e assegurando as ligações com a internet.

Em industrias e institutos de pesquisa, por exemplo, implanta bancos de dados e instala sistemas de segurança para operações de compra e venda pela rede.

A Informatização da sociedade garante emprego para esse bacharel , tanto no Brasil, quanto no exterior.

Caracteristicas importantes que ajudam na profissão:

agilidade, flexibilidade, espirito de equipe, habilidade de se comunicar e resolver problemas, capacidade de analise, raciocinio abstrato, facilidade de lidar com números.

O que pode fazer:

Banco de dados - Criar programas de computador que organizem, classifiquem, façam a indexação e permiteam acesso a grandes ou pequenos volumes de informação.

Desenvolvimento de programas - Elaborar programas de computador, adaptando-os às necessidades do cliente.

Marketing e vendas - Divulgar e vender programas, planejar e analisar produtos necessários aos usuarios.

Suporte - Assessorar usuários na compra de equipamentos e programas, manter sistemas e redes de computadores em pleno funcionamento.

O Curso:

É uma maratona de calculos, bem menos que engenharia claro, que exige extrema habilidade mental e facilidade para raciocinio abstrato. As disciplinas básicas incluem: matemática, fisica, eletricidade, eletrônica, fundamentos da computação e linguagens informais.

Na conclusão do curso é exigida uma monografia. Fique preparado para se envolver em atividades que busquem o aprimoramento da capacidade de expressão e do relacionamento umano. Na USP, por exemplo, o aluno faz leitura dramática para aprender a se expressar melhor.

Duração média:. 4 anos

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO(Analise de Sistemas)

Administra o fluxo de informação gerado e distribuido por redes, dentro da organização.

O analista planeja e orienta o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações e o acessos de usuarios a elas.

Administra banco de dados e redes, cria adapta e instala programas para facilitar a consulta. Atua em qualquer tipo de empresa, publica ou privada, de praticamente todos os setores(comercio, industria e de serviços).

É fundamental que esse profissional domine a lingua inglesa.

Por causa do crescimento da internet, precisa ser versatil e criativo para desenvolver páginas funcionais e elegantes para a rede mundial de computadores.

Caracteristicas que ajudam na profissão: agilidade, rapidez de raciocinio, flexibilidade, facilidade de trabalar em equipe, abilidade para comunicar-se, capacidade de análise e de resolver problemas com rapidez.

O que você pode fazer:

Fluxo de informação - Agilizar o processo de comunicação de uma empresa, criando, adaptando e instalando aplicativos.

Marketing e vendas - Gerenciar a comercialização de equipamentos, periféricos e programas

Suporte técnico - dar manuntenção a todos os programas básicos e à rede de computadores de uma organização.

Webdesign - Cuidar da aparência e da funcionalidade de uma pagina da internet.

O Curso:

O Curriculo básico é carregado de cálculos matemáticos. Entre as materias especificas estão linguagem de programação, sistemas de informação e inteligencia artificial. No Ultimo ano, o aluno precisa apresentar um projeto de conclusão de graduação. Atenção: algumas faculdades oferecem esse curso com o nome de Informatica ou Analise de Sistemas, ou ainda como uma habilidade de Administração. Informe-se também sobre a ênfase do curso antes de inscrever-se no vestibular, pois alguns têm o curriculo mais voltado para administração, outros pra computação.

Duração média:.4 anos

CURSOS TECNOLOGICOS

PROCESSAMENTO DE DADOS

O tecnológo dessa area, desenvolve sistemas de informação especificos para setores diversos da economia e da atividade humana.

Os programas que ele cria servem a diferentes tarefas: gerenciamento da produção em industrias, organização de fola de pagamento, participação em industrias, organização de folha de pagamento, participação em bolsa de valores, integração do computador com outras midias (como TV e internet), comunicação entre equipamentos conectados em rede e até mesmo games. Seu trabalho permite o melor aproveitamento de dados e de velocidade no processamento das informações. Ele também pode dedicar-se à area de marketing e vendas, inclusive fazendo pesquisas sobre novas necessidades do mercado consumidor. Esse profissional precisa estar sempre atualizado sobre as linguagens de programação e os ambientes operacionais que irão servir de suporte aos aplicativos e periféricos.

O Curso:

Quem vai lidar com programas precisa, antes de mais nada, absorver bem materias como calculo, fisica, matematica, teoria da computação e administração. Aí entram o aprendizado de linguagem java, delpi e Virtual Basic e de programas como SQL e o OS2, da IBM, que permite, por exemplo, a organização de bancos de dados.

Perto de 40% da carga orária pode ser passada nos laborátorios, em contato com PCs e computadores de grande porte, conhecendo os sistemas Windows, Linux e OS400. Neles você também faz analise e programação de sistemas e administra redes de computadores. Ao finalç, geralmente é necessario fazer um estagio de um semestre e preparar um trabalo.

Muitas escolas mantêm acordos para indicar estagiários a empresas e bancos.

Duração média:. 3 anos

SISTEMAS DIGITAIS E REDES DE COMPUTADORES

Esse tecnologo, projeta e constroi computadores pessoais, de empresas e de produção automatizada.

Faz também sua manutenção preventiva e corretiva. Conecta circuitos eletronicos, placas de som e audio e a maquina com seus perifericos, entre eles, teclado, mouse, impressora, telas de monitores, scanners, e zipdrives.

É parte de suas fuções, ainda, participar do desenvolvimento de projetos e da instalação de redes , decidindo pelo tipo e número de unidades, por sua configuração e pelos programas de gerenciamento.

Se alguns anos atras esse tecnologo se restringia a hardware, hoje em dia ele é obrigado a acumular boa dose de conecimentos em circuitos elétricos, tensão, corrente e, particularmente, em programas. Só assim ele consegue promover o casamento da estrutura fisica com as funções e as rotinas da maquina. O objetivo é que tudo funcione perfeitamente

O Curso:

Nomes diferentes identificam os vários cursos dedicados a formar profissionais, especializados em projetar, construir e fazer a manutenção de sistemas digitais e redes de computadores utilizados em empresas. Mas os curriculus são basicamente os mesmos.

O ponto de partida é o estudo de matérias gerais, como fisica, calculo e matematica, acompanados de aulas de laboratorio de eletrônica, eletrotecnica e computação. Na Pratica, o aluno aprende analise de circuitos, eletrônica digital, microprocessamento, linguagens de programação, fundamentos de telecomunicações, segurança de sistemas computacionais e projetos de instalação de redes.

Para a diplomação, as escolas exigem um trabalho de conclusão, em geral um projeto de instalação de rede. Também é obrigatorio estagio de um semestre, que pode ser cumprido a partir do segundo ano.

Duração média:. 3 anos

MERCADO DE TRABALHO

ATIVIDADES NO MERCADO DE COMPUTAÇÃO E TELECOMUNICAÇÕES:

-Analise de Sistemas

-Ciencias da Computação

-Engenharia da Computação

-Processamento de Dados

-Sistemas Digitais

O ritmo acelerado dos avanços tecnologicos faz desse mercado um dos mais agitados do momento.

O mercado está tão quente que as empresas não chegam a esperar que o bacharel ou o tecnologo adquiram experiencia. Participam, elas mesmas, da fomação do profissional.

Quem quer subir na carreira precisa saber que a rotina é uma palavra que deve ser abolida de seu dicionario.

Não deve ter medo ou se abalar com mudanças. Elas são parte da vida desses profissionais. Essas mudanças envolvem novas tecnologias, metodas de trabalo, ferramentas e ate mudanças de país.

O que rola:

O numero de operadoras de telefonia e de Tv por assinatura no Brasil aumentou 4 vezes nos ultimos 6 anos.

Quem se da bem:

Engenheiros de computação, especialista em redes de comunicação a cabo, por fibra optica ou por satelite

O que rola:

já esta sendo implantado sistemas de telefonia com as bandas C, D E e 3G

Quem se da Bem:

Cientista da computação que trabalhem na adaptação de novas tecnologias.

O que rola:

Muitas empresas estão correndo para implantando programas de gestão ou administração.

Quem se da bem:

Analistas de sistemas, que entendam do fluxo de informação.

O que rola:

A concorrencia entre fabricantes de micros está se tornando mais forte desde o fim de 1999, com a chegada ao país da Dell Computer, a segunda maior empresa do ramo no mundo.

Quem se da bem:

Engenheiros da computação, que entendem de fabricação de hardware.

O que rola:

Tem aumentado a carga de encomendas aos fabricantes de software, já que cada vez mais a industria, os bancos e o comercio estão precisando de programas que automotizem seus negocios.

Quem se da bem:

O Cientista de computação, especialista em desenvolvimento de software e aplicativos começa a ser literalmente caçado.

ATIVIDADES NO MERCADO DE GESTÃO DE INFORMAÇÃO:

-Analise de Sistemas

-Ciencias da Computação

-Engenharia da Computação

-Processamento de Dados

-Sistemas Digitais

Quem sabe organizar documentos e dados tem lugar garantido num mundo em que estar bem informado é tudo.

Quem dispõe de informação de boa qualidade, no momento certo, adquire vantagens competitivas.

Esse tipo de profissional ajuda a detectar novas oportunidades de negocios e a defender as empresas, negócios e a defender as empresas de ameaças vindas da concorrencia, abrem-se para eles possibilidades de trabalo nos mais variados ramos.

O que rola:

Em empresas de pesquisa de mercado, como a Lark,a uma notavel escasses de profissionais q domine as ferramentas para trabalhar com banco de dados.

Quem se da bem:

Cientista da computação, analistas, e tecnologos de processamento e sistemas que organize e desenvolva programas de acesso ao grande volume de informação gerado por esses trabalhos

ATIVIDADES NO MERCADO DE INDUSTRIA:

-Analise de Sistemas

-Ciencias da Computação

-Engenharia da Computação

-Processamento de Dados

-Sistemas Digitais

Atenção engenheiros e tecnologos, esta crescente o numero de empregos e de oportunidaes em todas as areas da produção industrial.

O Campo de atuação de engenheiros e tecnologos é vasto: todos os ramos industriais oferecem oportunidades para eles.

O ramo costuma exigir mais do que o costumeiro diploma e experiencia. Ou seja, estudar sempre e estar atualizado a respeito das novidades da area é fundamental para se dar bem na carreira.

ATIVIDADES NO MERCADO DE INTERNET:

-Analise de Sistemas

-Ciencias da Computação

-Engenharia da Computação

-Processamento de Dados

-Sistemas Digitais

Um mercado que se desdobra em todas as direções: desenvolvimento, suporte tecnico, conteudo, segurança e vendas.

O Brasil abriga o 4º maior clube de internautas do planeta.

Cientistas da computação, engenheiros de computação, analistas são procurados para montar omepages, dar suporte tecnico ao usuario ou criar programas que garantam o sigilo dos dados em provedores de acesso e em sites.

O que rola:

O serviço de hackers eticos, é uma atividade extremamente obrigatoria para empresas desse ramo.

Quem se da bem:

Cientistas e engenheiro da computação e analistas que tem a habilidade de coferir o funcionamento de um site ou sistema ao fim de um projeto. Utilizando para isso diferentes tecnicas e ferramentas.

O que rola:

Gigante procura e atividade para webmaster

Quem se da bem:

Cientistas e engenheiro da computação e analistas que programem, fazem manutenção, dão suporte tecnico e corrigem problemas no site.

NO MERCADO DE NEGOCIOS:

-Analise de Sistemas

-Ciencias da Computação

-Engenharia da Computação

-Processamento de Dados

-Sistemas Digitais

Seja grande, seja pequena, toda empresa precisa de um executivo, que é responsavel por dar apoio aso seus negocios.

O que esses profissionais tem em comum alem do terno e gravata, é a carreira executiva.

Como em qualquer outro curso superior, voce pode chegar ao ponto de administrar um setor ou um grupo, o que siginifica muitas vezes a evolução da sua carreira.

DICAS PARA QUEM PRETENDE SEGUIR ALGUM DOS CURSOS OU PROFISSIÕES ELENCADAS:

Atenção a detalhes

Compreender o todo sem perder de vista suas partes é habilidade essencial para quem lida com dados e informações e para quem executa projetos complexos

Capacidade de analise

Um monte de numeros é apenas um monte de numeros se você bao souber analisá-los. Ou seja, é preciso saber interpretar dados brutos para que eles façam sentido.

Espirito investigativo

Quem não é currioso e não tem o desejo de aprender e descobrir, dificilmente vai ter agilidade para pesquisar informações novas.

Organização

Espirito metódico e habilidade para não se perder em montanhas de papel, fotografias ou numeros é fundamental para quem tem como função manusear informação.

Facilidade para operações matematicas

Sem ter intimidade com numeros é impossivel desenhar um projeto, calcular a quantidade exata de materia-prima ou analisar o resultado de testes de qualidade.

Senso pratico

Fica difícil conter os custos, cumprir os prazos ou tornar um sistema de produção mais eficiente se você perder tempo de mais com detalhes sem importancia.

Interesse por ciências e tecnologia

Mater-se atualizado sobre descobertas cientificas e inovações tecnologicas é essencial para atender às necessidades da industria num mercado ultracompetitivo.

Capacidade de resolver problemas

Apresentar soluções rápidas para problemas praticos é caracteristica indispensavel a quem trabalha nesse setor, sujeito a mudanças abruptas de rumo

Espirito de cooperação

No Mundo das tecnologia, uma ideia jamais tem um unico pai. os projetos envolvem profissionais de diversas areas, como engenharia, administração, ciencias e marketing. por isso aprender a comunicar-se com os outros é essencial. Trabalhar em equipe mais ainda.

OBS:nem todos as atividades citadas são necessariamente exercidas pelos cursos indicados.

OBS:Se possivel procure ler com calma, mais de uma vez, em mais de 1 dia. Reflita bem , que as vezes voce mesmo já resolve sua duvida.

E acima de tudo faça aquilo que voce se sinta bem, não se apegue a pressões ou a severidade nas ações, faço com naturalidade.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dornel Atualiza a parte de cursos superiores de curta duração (Tecnólogos)

Coloca esses cursos na lista:

-Segurança da Informação

mais informações:

http://www2.anhembi.br/publique/cgi/cgilua...oid=1563&sid=47

-Internet e Comercio Eletrônico

mais informações:

http://www2.anhembi.br/publique/cgi/cgilua...oid=1562&sid=47

- Sistemas de informação

Mais informações:

http://www.ibta.com.br/graduacao/hotsites/...os/sistemas.php

-Bancos de dados

Mais informações:

http://www.ibta.com.br/graduacao/hotsites/...rsos/bancos.php

- Web design

Mais informações:

http://www.ibta.com.br/graduacao/hotsites/...s/webdesign.php

T+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me formei na Radial em Sistemas de Informação.....tivemos tantos problemas durante o curso que não aconselho a ninguém fazer faculdade lá...alguns professores são muito bons...mas a administração..é pessima....

Abraços. :-BEER

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por Fabio Gomes@11 ago 2004, 11:46

Me formei na Radial em Sistemas de Informação.....tivemos tantos problemas durante o curso que não aconselho a ninguem fazer faculdade lá...alguns professores são muito bons...mas a administração..é pessima....

Abraços. :-BEER

:aranha: Aproveitando a opinião do Fábio, estou me formando em Ciências da Computação na UNIP e tive problemas dos mais variados que prejudicaram demais o curso. Chega ao absurdo de boa parte dos assuntos relacionados sobre esse curso colocados neste tópico simplesmente não existirem. Professores péssimos, laboratórios horrorosos, biblioiteca sem livros específicos da área, administração e coordenação incompetente em todos os sentidos... nem sei se o local apropriado para comentar o que acontece porque tem o lado da faculdade e o lado do aluno também (costuma - se dizer, e concordo, que "quem faz a faculdade é o aluno").

Com enorme tristeza digo que não sei o que fazer após me formar. :(

Com toda segurança, NÃO recomendo que façam qualquer curso de computação na UNIP.

[ ] 's

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa!

Grandes, vou prestar vestibular este ano na USP, mas, estou revendo meus planos porque visitei o site do IME Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo e visitei o link "Reuniões e Questionários" e li a análise do curso. Lá, a própria coodernação e os professores, falam para os alunos NÃO trabalharem enquanto estudam, porque iria "atrapalhar o Bacharelado em Ciencia da Computação", muito menos fazer estágio...

Os alunos têm de ter PAPAI para pagar as contas no final do mes, saem de lá ser ter a mínima noção de mercado de trabalho, digo em termos de experiência profissional, õs laboratórios nem todos podem acessar, para você pegar um livro emprestado na biblioteca é muita burocracia, só dá tempo para estudar, não dá nem para ficar um pouco com a família, com a namorada, enfim, 4 anos de muita TORTURA!

Aí eu pergunto será que vale a pena eu estudar lá?

Só porque é USP?

O curso nem é voltado pro mercado de trabalho, é mais acadÊmico...

Acho que só quem tem MUITO $ consegue estudar lá, não?

Por gentileza, se alguem estudou lá, poste aí e diga a sua opinião, e todos os outros user que quiserem comentar, fiquem a vontade...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pessoal to fazendo tecnico em informática no SENAC de tatuapé..e eu adorei o curso de rede...eu ja sei meu futuro..trbalhar com rede e servidores...eu vou tirar as certificaçoes que precisam para mim ser um otimo profissional na area (FURUKAWA, LINUX, ECT) e tb quero ter um curso superior..mas eu estou em duvida...uq seria melhor para mim? to pensando em analise de sistemas ou engenheiro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest carmagedon666

:D Fala ai,

Não sei exatamente, pois não estudei lá ainda, embora pretenda em um futuro próximo, e explico porque...

...porque embora acadÊmico, os livros escritos por mestres e professores da USP são simplesmente os melhores que já li, tive a oportunidade de comprar livros de professor para minhas sobrinhas, escritos por professores da USP e que até eu li, embora por entretenimento, das 3º, 4ª, 5ª series, a história da matemática, etc.

...porque no mercado de trabalho, não quero ter apenas a visão do empregado para toda a vida, quero ter uma visão de empreendedor e também crescer junto com a evolução tecnológica ainda em ebulição atualmente, quero dizer, em um curso você vai sair empregado e ganhando bem, mas um Dr. da USP sai sem nada e consegue (provavelmente) montar um negócio para ficar "rico" empregar e pagar bem seu funcionário, veja, enquanto o funcionário ganha bem você simplesmente enriquece, essa é a política e o sistema, mas, embora o rico vá tornar-se um Multimilionário reconhecido e premiado em diversos países, o empregado vai ganhar bem, aposentar-se e chorar na fila do INSS...

:-BEER

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest carmagedon666

:D Não quero parecer pessimista, mas concordo que só filhinho de papai ou de madame conseguem estudar em uma USP.

A qualidade é outra, mas, com o custo de vida atual fica totalmente impossível a alguém que não seja SUSTENTADO por outra pessoa de se manter até o fim.

Basta dizer que temos que trabalhar para poder morar, e consumir os bens não duráveis (roupas, alimentos, remédios, etc), e ninguém que não tenha isso de mão beijada (Majestade ou filho de...) conseguirá abdicar a isso para estudar, assim como a USP não receberá estudantes, nús, sem teto e morrendo de inanição.

:chateado:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu sou de Curitiba, faço Bacharelado em Sistemas de Informação na FESP - Fundação de Estudos Sociais do Paraná. (www.fesppr.br)

Estou gostando do curso, pois ele aborda o que eu queria exatamente, énvolve a área de programação e análise. A FESP passou por um processo de reestruturação, tanto na parte física como no docente, e tem professores extremamente capacitados, são muito bons. Não é uma faculdade grande como a UFPR, Unicenp ou PUC, mas com certeza a qualidade faz a diferença. Eu recomendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tenho duvida na diferenca dos dois cursos ENGENHARIA DE COMPUTAÇÂO Desenvolvimento de programas e aplicativos e CIENCIAS DA COMPUTAÇÃO

Desenvolvimento de programas qual a diferenca entre os dois e SISTEMAS DIGITAIS E REDES DE COMPUTADORES tem html e sql e java e Unix PHP, MYSQL, Action Script, ASP,Fireworks etc.? na formacao?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por CidJac@08 set 2004, 11:24

Opa!

Grandes, vou prestar vestibular este ano na USP, mas, estou revendo meus planos porque visitei o site do IME Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo e visitei o link "Reuniões e Questionários" e li a análise do curso. Lá, a própria coodernação e os professores, falam para os alunos NÃO trabalharem enquanto estudam, porque iria "atrapalhar o Bacharelado em Ciencia da Computação", muito menos fazer estágio...

Os alunos têm de ter PAPAI para pagar as contas no final do mes, saem de lá ser ter a mínima noção de mercado de trabalho, digo em termos de experiência profissional, õs laboratórios nem todos podem acessar, para você pegar um livro emprestado na biblioteca é muita burocracia, só dá tempo para estudar, não dá nem para ficar um pouco com a família, com a namorada, enfim, 4 anos de muita TORTURA!

Aí eu pergunto será que vale a pena eu estudar lá?

Só porque é USP?

O curso nem é voltado pro mercado de trabalho, é mais acadÊmico...

E aí,

Eu acho que você está pensando que a faculdade da USP é o unico caminho, para

se tornar o melhor profissional..tenho que ser contra seu ponto de vista.

Você um dia vai perceber que o que importa, quando você estiver lá na faculdade é "descobrir quem você realmente é", seja no primeiro semestre ou no último, a partir dai você verá que faculdade não é tão importante assim, ai começara a produzir... e através da experiência, será cada dia um melhor profissional. Quer exemplos?

%7Boption%7Dhttp://tech.tyfo.com/tech/zt/ellison/images/vs.gif' border='0' alt='' />

Bill Gates abandonou Harvard, para se dedicar a microsoft, e pergunto porque ele

faria isso?, abondonar umas das melhores universidades do mundo?, Isso mesmo,

para produzir, ou seja, desenvolver sua criatividade, porque ele já tinha descoberto quem ele realmente era, e a faculdade já não era tão, mais importante ou indispensável.

Larry Ellison, fundador da segundo maior empresa de software do mundo, a Oracle, ele não era um aluno exemplar nem estudou na melhores faculdades, abandonou a universidade diversas vezes, mas, trabalhava muito, e com isso ganhava experiência, quando já sabia quem ele era, faculdade era só para

adquirir conhecimento teórico.

Steven Spilberg, Abandonou a faculdade, para produzir, desenvolver sua criatividade a pouco tempo pegou o diploma, mas só depois de velho.

Vai pela experiência e a história, a faculdade é o caminho lógico de se fazer, mas não é tudo, a faculdade irá te ajudar a descobrir quem você é, porque, pode pegar o diploma e ficar numa vida de dificuldades profissionais e pessoais.

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você quiser saber como é um curso de Bacharel em Ciência da Computação, entre no Orkut e procure comunidades tal como: IME-USP, Ciência da Computação, e etc.

O mesmo vale para outros cursos...

Lá, você irá encontrar várias pessoas da área e poderá ter uma noção de como é realmente cada curso.

Boa Sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

He desculpa ai gente .. mas o que significa bacharel ?

ja ouvi dizerem cientistas da computação.. mas bacharel em ciencias da comp... tem alguma coisa a ver ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por alexandrep17'@30 set 2004, 00:52

He desculpa ai gente .. mas o que significa bacharel ?

ja ouvi dizerem cientistas da computação.. mas bacharel em ciencias da comp... tem alguma coisa a ver ?

Bacharel quer dizer profissional formado, isso é, depois que você pega o diploma você fica Bacharel em Ciências da Computação, ou Bacharel em Jornalimo, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal a matéria é otima, e eu gostaria da opnião sincera de vocês.

Bom 1º estou em duvida Ciência ou Engenharia da Computação.

Gostaria de saber qual é a chance de uma mulher se dá bem nessas áreas ´pois apesar da evolução o mercado ainda continua machista.

EXEMPLO:

Se algum de vocês tivesse uma empresa e precisando de um engenheiro, de repente aparece dois candidatos e um deles é mulher qual dos dois você ecolheria?

não sei se aqui é o lugar certo de fazer essa pergunta mas por favor responda com sinceridade, pra que eu possa decidir, já que as duas envolve quase a mesma coisa.

Dornel valeu pelo esclarecimento o tópico é nota dez. :bye:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por Shinobi@16 set 2004, 13:59

eu tenho duvida na diferenca dos dois cursos ENGENHARIA DE COMPUTAÇÂO Desenvolvimento de programas e aplicativos e CIENCIAS DA COMPUTAÇÃO

Desenvolvimento de programas qual a diferenca entre os dois e SISTEMAS DIGITAIS E REDES DE COMPUTADORES tem html e sql e java e Unix PHP, MYSQL, Action Script, ASP,Fireworks etc.? na formacao?

companheiro até onde eu sei engenharia da computaçao aborda mais a parte de hardware, mas não sei exatamente as diferenças vou pesquisar num material que tenho aqui e depois posto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou em duvida tambem e qual fazer Ciencia ou engenharia da Computação...

se alguem souber diferencia ,ou me da uma ajuda ficaria grato ..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tópico é show de bola.

Eu vou fazer SI na FIB aqui em Salvador-BA.

Confesso estar ansioso para começar o curso.

Acho que a graduação é importante para quem pretende atuar

na parte de software. :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal o tópico, tira muitas dúvidas.

Quem tem dúvida entre Engenharia e Ciencia, na verdade tem dúvida entre hardware e software, mesmo assim, você na EC vai ter matérias de software do mesmo jeito que na CC, faço CC mas na primeira oportunidade vou mudar pra Engenharia. De um jeito ou de outro você sai quase formado em Matemática e Física mesmo :wacko: , acrescentando que, se não me engano, na EC tem química tb.

então de qualquer jeito você não vai poder fugir do software, vaí logo pro hardware, depois você pode como portador de diploma, garantir dois cursos fazendo CC tb, eliminando um mundo de matérias já vistas em EC. Se tem preguiça de fazer dois cursos, acho então que essa não é a sua área, hoje em qualquer área é preciso estudar a vida toda, ainda mais nesta área, o que você aprende hoje os caras já lançam centenas de novidades que te ultrapassam, nós dessa área somos iguais ao coiote que corre atras do papa-léguas :muro:

Espero ter ajudado! ... ou ter sido um pouquinho polêmico, hehe :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom eu tenho essa duvida, sou mais hardware, mas gosto tb de soft então a duvida, mais quanto ganha um engenheiro e um cientista de computacao? em media +/-?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest carmagedon666
Postado Originalmente por R3N4T0@28 nov 2004, 03:44

Bom eu tenho essa duvida, sou mais hardware, mas gosto tb de soft então a duvida, mais quanto ganha um engenheiro e um cientista de computacao? em media +/-?

Fala ai!

Não existe essa profissão! hehehehe!

Os cientistas são profissionais que fazem pesquisas em campos inexplorados, enquanto os Bacharéis em Ciências da Computação trabalham em equipes de programação. :P

Vocês sempre confundem assalariados com os profissionais liberais! um verdadeiro Bacharel ou Engenheiro quase não tem limites de salario, em outras palavras, tudo depende de O QUE ele produz e não QUEM ele é.

:-BEER

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por carmagedon666+29 nov 2004, 14:10QUOTE (carmagedon666 @ 29 nov 2004, 14:10) R3N4T0@28 nov 2004, 03:44

Bom eu tenho essa duvida, sou mais hardware, mas gosto tb de soft então a duvida, mais quanto ganha um engenheiro e um cientista de computacao? em media +/-?

Fala ai!

Não existe essa profissão! hehehehe!

Os cientistas são profissionais que fazem pesquisas em campos inexplorados, enquanto os Bacharéis em Ciências da Computação trabalham em equipes de programação. :P

Vocês sempre confundem assalariados com os profissionais liberais! um verdadeiro Bacharel ou Engenheiro quase não tem limites de salario, em outras palavras, tudo depende de O QUE ele produz e não QUEM ele é.

:-BEER

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa!

Valeu aí pessoal pela dúvida esclarecida quanto ao curso da USP. Em especial o amigo "Quadrado" pelo post, mas eu não tava pensando que SÓ fazendo a USP eu vou ser um bom profissional, nada a ver, depende muito do aluno também.

Vou estudar mais pela net e ler os livros. E trabalhar! Valeu CDH pelos conhecimentos! :palmas: Vou vestiba na PUC, Fuvest, MAckenzie, FATEC, até na ETE :P pelo menos em uma eu passo :P mas sempre contando com a ajuda da Web! :P Valeu!

:bandeira:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faço engenharia da computação no Creupi...

Muito bom... professores excelentes... ( se não me engano todos tem doutorado...)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×