Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferenças Entre Cursos E Faculdades


Dornel

Posts recomendados

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...
Postado Originalmente por vmosconi@01 de fevereiro de 2005, 14:21

O ruim da ciencia da computação é que não existe nenhum sindicato para esta profissao...

Ja pára a engenharia da computação tem o CREA

Mas o CREA é a mesma coisa do teste dos engenheiros civis, para ver se eles podem exercer a profissão?

Está muito bom o tópico, brigado Dornel!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Fala aí galera !!!

Esse tópico é show de bola !!!

Mas enfim, estou quase certo de fazer graduação de informática(analise de sistemas) na Estácio de Sá, se alguém souber como é lá, se é ou ruim, se vale a pena mesmo...

Valeu?!!

Ficarei grato pela atenção !!1 :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por e-psYco@02 de maio de 2005, 22:32

Mas o CREA é a mesma coisa do teste dos engenheiros civis, para ver se eles podem exercer a profissão?

Está muito bom o tópico, brigado Dornel!!

É o conselho regional . ele q regulamenta a profissão dos engenheiros e arquitetos.

já o cientist da computação , não há um sindicato para defenderseus direitos, ja q não é uma profissão reconhecida.

Ha varios projetos de lei para q se regulamente a profissão de informatica.

vou procurar o link e ponho depois.

Té mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

poutz!!! vi q tanto ciencias da comp, como engenharia da comp, tem q manjar de matematica, e eu sou TOTALMENTE BURRO em matematica, não sei nem quanto é 6x8... 7x7... não faço ideia.. huaehuaeuh odeio matematica.. e agora??? estava contando com a faculdade de ciencias da comp ano q vem... sera q é tanto calculo e n°s assim??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dellon@10 de julho de 2005, 14:03

poutz!!! vi q tanto ciencias da comp, como engenharia da comp, tem q manjar de matematica, e eu sou TOTALMENTE BURRO em matematica, não sei nem quanto é 6x8... 7x7... não faço ideia.. huaehuaeuh odeio matematica.. e agora??? estava contando com a faculdade de ciencias da comp ano q vem... sera q é tanto calculo e n°s assim??

faço engenharia e tenho nos 3 primeiros anos matematica direto...

existem materias especificascomo:

calculo, lógica, matematica discreta, fisica, eletromag

mas não é só isso, tipo: calculo tem calculo I, II III e IV

fisica o mesmo...

é difícil pacas... principalmente a area de eletromag, e calculo...

pede para o prof de matematica seu dar alguns exemplos de integral e derivada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por Dellon@10 de julho de 2005, 14:03

poutz!!! vi q tanto ciencias da comp, como engenharia da comp, tem q manjar de matematica, e eu sou TOTALMENTE BURRO em matematica, não sei nem quanto é 6x8... 7x7... não faço ideia.. huaehuaeuh odeio matematica.. e agora??? estava contando com a faculdade de ciencias da comp ano q vem... sera q é tanto calculo e n°s assim??

nossa Oo

computador é puro numero cara(a maioria das coisas ehuehue)

talvez sua praia seja mais pra design não? ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  poutz!!! vi q tanto ciencias da comp, como engenharia da comp, tem q manjar de matematica, e eu sou TOTALMENTE BURRO em matematica, não sei nem quanto é 6x8... 7x7... não faço ideia.. huaehuaeuh odeio matematica.. e agora??? estava contando com a faculdade de ciencias da comp ano q vem... sera q é tanto calculo e n°s assim??

realmente é complicado querer engenharia ou ciências sem gostar de matemática... até eu q gosto ficou sem saber como vai ser, porque o povo diz q é difícil e td +...

vou começar engenharia da computação na UFPE... se não tiver greve, começo esse mes...

Outra coisa, também tenho dúvida quanto ao salário médio... já vi algo em torno de R$1500 e R$2000 (salário inicial), mas queria saber de vocês também... eu num fiz o curso pensando no salário, escolhi o q eu axava q realmente gostava, mas é q tenho curiosidade...

Eu tinha uma dúvida grande antes de fazer o vest, mas acabei optando por engenharia, e acho q fiz a escolha certa... Queria + hardware mas também tenho uma curiosidade no software, então acho q foi certinho :D

Fiquei meio na dúvida também, porque o curso na UFPE de engenharia começou a pouco tempo e ainda n se formou nenhuma turma (acho q a primeira se forma em 2005.2 ou 2006.1), enquanto o de ciencias é bem falado por aqui, é até + concorrido... e tem muitas oportunidades por aqui pra quem faz ciencias... alguem já ouviu falar do Centro de Informática (CIN) da UFPE? Ah, alunos de Ciencia da Computação ganharam o Imagine CUP no japão... mas acredito q vão ir surgindo oportunidades pra área de engenharia na medida em q + pessoas forem se formando, e além do +, eu nem me importo em ter q sair daqui... :D

tomara q eu goste mesmo do curso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pra galera que tá comentando sobre os cursos da USP:

Eu faço Bacharelado em Informática na USP de São Carlos, interior... meus pais moram em Sampa e o curso é noturno...

Sobre o curso de CC, é meio difícil mesmo fazer estágio no início, porque tem muitas matérias e é puxado... tem q estudar mesmo, senão não dá... mas o que poucas pessoas sabem é que existem fontes de renda dentro da universidade também: Bolsas de Iniciação Científica (IC) que não pagam muito (330 reais +/-) mas já é uma ajuda, bolsas trabalho (varia bastante e chegam a ser de até 800 reais pra 30 horas), auxílios da reitoria...

Mas não digo que é impossível levar um emprego durante a faculdade... tem que ter determinação, senão acaba largando a facul... e não vai conseguir um salário bom também... vai dar pra se manter bem apertado... Aqui em São Carlos também tem BCC e conheço alguns que começaram estágio no terceiro ano e conseguiram levar...

Pra quem não tem condições mesmo, que precisa trabalhar mesmo tem a opção de curso noturno: a Info aqui em São Carlos e o Sistemas de Informação na USP Leste... os curso são muito parecidos, a diferença fica por conta que em São Carlos a Info tem o currículo básico voltado pra poder cursar uma pós-grad (cálculo e coisas afim) e o SI da USP-Leste tem o currículo básico meio zuado (não sei direito mas parece q é meio nada a ver...) - Currículo básico são algumas matérias do primeiro ano...

Minha experiência de trampo: fiz estágio de meio período no segundo ano, pagam um salário mínimo... no terceiro ano(q tá acabando agora) consegui uma bolsa de IC (250 reais, pouco, mas meu pai me ajuda um pouco também...). Agora pra janeiro já tenho propostas da Accenture (em Sampa) e da Dextra (em Campinas) pra trampar 30 horas, em torno de mil reais...

Como vou trabalhar em Sampa e estudar em São Carlos? Tanto a Info quanto o BCC em São Carlos tem pouquíssimas matérias no último ano (vou ter 6horas/aula por semana), intão dá pra trabalhar fora e voltar pra ter aula de noite em 2 dias... é puxado, mas eles exigem o estágio de conclusão de curso...

Pensem com carinho nos cursos noturnos... na USP 80% são mantidos pelos pais, mas há espaço para pessoas independentes que sejam esforçadas...

Espero ter ajudado, té +!

ICMC - USP / São Carlos www.icmc.usp.br

IME - USP / São Paulo www.ime.usp.br

SI - USP / Leste www.uspleste.usp.br/sistemas.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí galera...

Pra quem anda meio perdido em saber em quais faculdades prestar vestibular.. e buscam os melhroes cursos de computação do país... disponibilizo abaixo o ranking da revista INFO que classifica os 30 melhores cursos de graduação em computação do país! não tive paciencia de por todos.. quem quiser o ranking completo pode procurar no proprio site da INFO ou me mandar algum e-mail!

obs: Estou colocando o de 2004 porque o 2005 não saiu ainda!!

Revista INFO de Setembro de 2004 / nº 222

RANKING DOS MELHORES CURSOS DE GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO DO PAÍS

CURSO UNIVERSIDADE AVALIAÇÃO

1º Eng. de Computação UNICAMP 8,9

2º Eng. de Computação UFSCar 8,7

3º Eng. Elétrica - computação USP/POLI 8,5

4º Ciencias da Computação UNICAMP 8,4

5º Coop. de Eng. de Comp. USP/POLI 8,4

6º Eng. de Computação ITA 8,3

.... e depois vem em seguida cursos da UFMG, UFRGS, UNESP/Bauro, UFPE, Unesp/Rio Claro, ICM/USP/São Carlos, PUC/RJ......

Portanto.. todos esses são muito bons... mas sem dúvidas..UNICAMP - USP - UFSCar

são as melhores em computação do país!

Qualque dúvida que vocês tenham a respeito do curso, estou no 4º semestre de Eng de Computação da Ufscar.. e conheço muito bem a área de graduação... me diponho a conversar mais sobre o assunto!!!

Anderson Moreira...

UFSCar - ENC04

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

belez... muito legal esse topico....

Vou prestar vestibular amanhã para o curso de Redes de Computadores, ele é de nível tecnógogico, ou seja, quando me formar serei Tecnólogo...

Bem, como Jack o Estripador vamos por partes:

* Quando me formar serei Tecnólogo, não serei baichareu?

* Esse curso ainda não está totalmente regulamentado pelo Mec, somente Autorizado, ou seja, ainda não está regulamentado... existe algum problema quanto a isso? será que pode não ser aprovado? não lembro de haver algum curso autorizado mais não registrado pelo Mec!

* Depois que me formar posso fazer pós graduação? gostaria de me especializar em Ciencia da Computação, qual curso poderei participar?

* Qual exatamente é a area de atuação deste tipo de profissional?

* Como está o mercado para esta área?

* Faixa salarial de um profissional formado, alguém sabe???

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nanda_justgames@17 de dezembro de 2005, 13:14

Perguntas...

Eu quero desenvolver software (e TALVEZ GAMES). De varias maneiras e linguagens....

O q me recomendam:

Sistema de Informação ou Ciencia da Computação?

já possui alguns cursos superiores para desenvolvimento de games, para para programas em geral ciência da computação...

Agora é minha vez de perguntar, vou prestar vestibular no final do ano que vem, mas to em dúvida do que fazer, pois gosto muito de hardware, mas tenho dificuldades em calculos matemáticos, pois na escola que estudo não possui professores capacitados para dar aulas de matemática, agora a dúvida: ciência da computação ou engenharia da computação?

Se possível também cite faculdades na região de Bauru SP ou Marília SP, que tenha boas faculdades para ministrarem esse curso.

t+ :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço o curso Superior em Tecnologia em Desenvolvimento Web na UNOESTE - Presidente Prudente/SP, e estou gostando bastante mesmo sendo dificl.

Eu ia me formar esse fim de ano, mas as famosas DPs me deixaram atrasado em 1 ano(!!!).

Eu recomendo o curso, pois tem excelente professores, a estrutura é de dar inveja a qualquer faculdade famosa que tem por ai, o ensino é muito bom, na biblioteca você encontra vários livros (antigos e novos) de todos os assuntos.

Para mais informações:

www.unoeste.br/fipp - Site dos cursos de Informática

www.unoeste.br - Site Geral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Postado Originalmente por Rush@10 de dezembro de 2005, 18:37

belez... muito legal esse topico....

Vou prestar vestibular amanhã para o curso de Redes de Computadores, ele é de nível tecnógogico, ou seja, quando me formar serei Tecnólogo...

Bem, como Jack o Estripador vamos por partes:

* Quando me formar serei Tecnólogo, não serei baichareu?

* Esse curso ainda não está totalmente regulamentado pelo Mec, somente Autorizado, ou seja, ainda não está regulamentado... existe algum problema quanto a isso? será que pode não ser aprovado? não lembro de haver algum curso autorizado mais não registrado pelo Mec!

* Depois que me formar posso fazer pós graduação? gostaria de me especializar em Ciencia da Computação, qual curso poderei participar?

* Qual exatamente é a area de atuação deste tipo de profissional?

* Como está o mercado para esta área?

* Faixa salarial de um profissional formado, alguém sabe???

Falou

*1ª Quando se formar você será tecnologo e não bacharel.

*3ª Após se formar você está apto a fazer pos graduação e latu sensu entre outras coisas.

A diferença q eu sei entre um tecnologo e um bacharel é que o tecnologo tem uma formação mais especialiada, já o bacharel tem uma formação de teorias e aplicações para atuar em todas as areas do mercado.

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 5 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

:ahh:

Eu já li muito destes tópicos, os quais não esclarecem muito as dúvidas entres as diversas profissões da área de computação.

Bom a minha opinião sobre isso é o seguinte.

Embora existam diferenças entres estes três cursos, os profissionais diplomados em qualquer um deles, cerca de 90% deles acabam trabalhando na mesma área, na área de desenvolvimento de software.

Os mercados de trabalho não os distinguem na hora de contratar ou procurar um profissional.

A única diferença é que cursos de engenharia podem abrir portas no mercado de trabalho, para trabalhar em outras áreas, como na área administrativa, já que muitos bancos como o Citibank aceitam engenheiros de qualquer área nos seu concurso de trainee.

Além dos engenheiros serem os que melhores administram o seu próprio negócio. ( li isto em uma reportagem da Veja, sobre profissões) . :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Bom pessoal... Espero poder ajudar alguém... Sou acadêmico de Engenharia de Telecomunicações, na FURB (Universidade Regional de Blumenau) em Blumenau - Santa Catarina. Posso lhes dizer que o curso é muito bom. Quando eu entrei, deixava muito a desejar com relação aos Laboratórios que eram insuficientes, mas hoje, passados 6 anos de seu início, a estrutura está completíssima... A Biblioteca sempre foi 100%, e está sempre se qualificando. Infelizmente eu ainda não me formei, pois parei um pouco a faculdade para fazer 2 intercâmbios nos EUA. O curso é realmente difícil, tem que se aplicar muito. As aulas são somente no período matutino, o que complica para o recuperar alguma matéria que tenha reprovado, e complica muito também para trabalhar. Mas, apesar de tudo, o mercado de trabalho está completamente aberto... Existem pouquíssimos profissionais formados em Engenharia de Telecomunicações no mercado, seja mercado brasileiro, ou menos internacional. O que faz um Engenheiro de Telecomunicações??? A grosso modo, diria que o Engenheiro de Telecomunicações é responsável por projetar, aplicar, e gerenciar todo e qualquer sistema que tenha por objeto transmitir/receber dados, voz ou imagem de qualquer lugar do mundo, para qualquer lugar do mundo. Sendo mais específico, os Engenheiros de Telecomunicações podem trabalhar com sistemas de internet, seja linha discada, adsl, wireless ou qualquer outro sistema de transmissão de dados, voz e imagem), sistemas de radiodifusão (integrando: voz, dados e imagem), sistemas de telefonia (seja telefonia fixa ou móvel), sistemas de redes privadas (integrando: dados, voz (VOIP) e imagem), sistemas de rastreamento via satélite, sistemas de GPS, sistemas de comunicação integrados para veículos automotores, etc, etc, etc... Então, felizmente, este mercado está num crescimento sem procedentes, seja na TV (nos próximos meses com a entrada da TV Digital), seja no Rádio (com a instalação das Rádios Digitais), com a Internet (cada vez mais consolidada e necessário para o usuário brasileiro, ou mundial), seja nos telefones, no seu computador, na sua geladeira, na sua casa ou na sua empresa... Então, Telecomunicações está em tudo na sua vida, sendo um mercado cada vez mais promissor, pois continua na curva de ascendência... Abraços, espero tê-los ajudado...

Alexandre Bazzan

mais informações entrem em contato: [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...