Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferenças Entre Cursos E Faculdades


Dornel

Posts recomendados

Galera, li muita coisa aqui sobre certificações e gostaria de divulgar minha experiência. Sou Técnico em Processamento de Dados, mas nunca atuei na área, estava estudando Turismo, e só tinha experiência nisso, resolvi voltar para a área de informática e fiquei na dúvida de por onde começar, se por uma faculdade ou certificação Microsoft, pois bem resolvi começar por certificação, tirei MCP em Windows Xp Professional e 10 dias após a prova estou empregado em uma multi nacional que presta serviço para a maior estatal do Brasil, o salário não é essas coisas, mas acho que está na média (3 salários mínimos) mais todos os benefícios, mas reitero que não tenho experiência nenhuma na área, só gostaria de ressaltar a importância de uma certificação no mercado hoje para os que estão na dúvida.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 semanas depois...

Tenho a mesma duvida que eu usario postou e não responderam ;)

moro em SP e pretende de uma vez por todas ingressar na área da informatica embora já tenha feito muitos cursos extra-curriculares eles não valem nada sem o BENDITO diploma então estava pensando em iniciar um curso bem abrangente que eu vi no SENAC técnico em informatica (e depois entrando efetivamente na área me especializaria com alguma certificação ou mesmo um Superior/graduação) agora minha duvida: o conteudo do curso eu gostei como disse e bem abrangente mas sera que só com certificação tecnica é o suficiente para ingressar na área da informática?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu Faço Engenharia da Computação na Pucrs. Estou indo para o 3º semestre agora.

Nos dois primeiros semestres foi muito mais voltado pra parte de informática (programação). Estou com estágio em uma empresa de desenvolvimento de programas, onde no momento estou num projeto realizando automação de testes com o IBM Rational (que utiliza JAVA).

Na faculdade realmente apenas tive C e C++. Aqui na PUC tem o parque Tecnologico que eles chamam de TECNOPUC. com ajuda de um professor concorri a uma oportunidade de estágio (esse que estou) onde eu fazia estudos dentro do Centro de Inovação da Microsoft. Lá tive conhecimento de Visual C++, que acaba sendo bem parecido com C#, e por conseguinte com Java =P.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bem, aproveitando a intenção inicial do tópico gostaria de levantar uma questão. No começo deste ano eu estava em duvida entre fazer Tecnologo em Redes de Computadores e entre o Treinamento MCSA/MCSE da Microsoft.

Eu optei pelo MCSE, pois quero ingressar logo no mercado e não tinha nenhuma certificação na área, mas grduação superior mesmo sendo de curta duração pesa muito.

O que vocês acham que valeria mais a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

ola familia...é o seguinte...

eu trabalho em uma empresa na qual cuido do depto de informatica. na verdade como eu gosto e levo um pouquinho de jeito me jogaram pra tomar conta.

eu estou mais que adorando pois tenho um "laboratório" fasto aqui na empresa, pois são mais de 40 computadores.

Estou doido pra fazer um curso. mas para a empresa pagar tem que ser algo a ver com minha área; estava pensando em fazer algo relacionado a Linux, ja que quero implantar em algumas áreas...

vi na impacta e 4linux.... mas queria saber outros lugares porque aqui eu gerencio uma rede inteira,

queria saber qual curso eu posso estar fazendo pra me tornar um profissional melhor na info? um que possa me ajudar a ficar mais competitivo e aproveitar esse "laboratorio" para experiencias que eu tenho todo pra mim

agradeço muito a atenção e colaboração de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Caros colegas, estou cursando o 4º periodo de ECA e em todos os periodos houve mudança na grade curricular escolar de minha faculdade - CEFET/RJ - NI - e ainda hoje nao temos uma grade definida, sendo que quando entrei havia uma grade que constava que os 2 ultimos periodos seria para as materias optativas/eletivas, projetos 1 e 2, e o estagio, no entanto nessa grade nova que eles estão fazendo eles pretendem preencher todos os horarios de todos os periodos, ate cogitaram em colocar mais 1 ano de 5 para 6- o curso é noturno; tambem querem mudar a enfase de eletrica/eletronica para mecatronica; gostaria de saber se eles podem fazer isso apos termos entrado na faculdade, prestado vestibular e ja com uma grade estabelecida e tambem se vocês podem estar enviando grades de diferentes faculdades deste curso para eu poder comparar.

Qualquer sugestao de como devo proceder, já que isso ira me prejudicar, pois noa terei mais o tempo necessario para me dedicar ao projeto, enviar email para [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Bom, eu estou cursando sistemas de informaçao na unirio desde 2006 e posso dizer q a carga matematica nao é estão pesada quanto em ciencia da computaçao por exemplo(na ufrj, q o cara tem q fazer ate calculo 4). Td bem, calculo 1 e 2 até é puxado, mas da pra levar um ano de calculo, pesado é levar 2 anos de calculo!

E outra coisa, um dos maiores focos do curos la é em gerencia e desenvolvimento de sistemas. É muito voltado para administraçao e engenharia de sistemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

CAros colegas do club , eu estou no primeiro semestre de tecnologia em redes de computadores na uninove (estou achando meio fraco o curso, mas tem alguns professores bons) estou trabalhando com telemarketing para segurar a facul "uma verdadeira tortura" pois minha familia não tem muitas condições de me ajudar,

*gostaria de saber se nesta profissão tem alguma área especifica para que eu possa direcionar meu foco?

*NAs empresas que eu trabalhei de telemarketing "vejo que a maioria delas usam a solução AVAYA, certa vez um cara me disse que o cara que tem um conhecimento legal em avaya é bem remunerado. alguem que conheça pode fazer um comentario, para que eu possa absorver uma informação.

* existem formas de fazer serviços paralelos para ter uma renda extra

_______________________________________________________

No computer __

quando sobrar uma grana compro urgentemente!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
CAros colegas do club , eu estou no primeiro semestre de tecnologia em redes de computadores na uninove (estou achando meio fraco o curso, mas tem alguns professores bons) estou trabalhando com telemarketing para segurar a facul "uma verdadeira tortura" pois minha familia não tem muitas condições de me ajudar,

*gostaria de saber se nesta profissão tem alguma área especifica para que eu possa direcionar meu foco?

*NAs empresas que eu trabalhei de telemarketing "vejo que a maioria delas usam a solução AVAYA, certa vez um cara me disse que o cara que tem um conhecimento legal em avaya é bem remunerado. alguem que conheça pode fazer um comentario, para que eu possa absorver uma informação.

* existem formas de fazer serviços paralelos para ter uma renda extra

_______________________________________________________

No computer __

quando sobrar uma grana compro urgentemente!!!

Redes não é bem a minha área, mas é bom dar uma olhada em roteadores cisco e catar um estagio na orange. E comprar um pc assim q lhe sobrar grana mesmo.

gostaria de saber como é hamado quem tem:

1)técnico em informatia+ faculdade de engenharia da computação.

2)somente faculdade de engenharia da computação.

3)todos do primeiro + pós graduação.

obrigado.

1) Creio q engenheiro da computação

2) igual acima

3) Engenheiro da computação com especialização tal tal tal(referentes a pós graduação)

E depende da pós. Se for mestrado, titulo é de mestre em tal tal... se for doutorado pode ser Dsc tal área, ou Phd de tal área.

Acho q é mais ou menos assim. Mas a nomenclatura nao faz a menor diferença :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa noite pessoal....eu acabei de entra no Clube do Hardware....

Mas se tiver alguem nesse forum com duvidas em que falculdade prestar...sera uma boa essa minha dica...

Estou indo para o segundo de ciencias da computaçao e faço, na UFMT...em Cuiabá....aqui existe otimos professores....e um bom amparo na parte da biblioteca....fica ai minha dica..ate mais pessal....[

:rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

ae galera eu adoro informatica mas tenho um grande problema,

ja fiz curso de montagem e manutenção e informatica avançada, mas queria fazer alguma faculdade ou técnico/tecnólogo (nao sei se pode fazer tecnólogo direto), mas eu gosto de mexer com hardware, ex: montar um pc, solucionar problemas, e configurações como, instalações de windows, formataçao, e coisas do tipo, mas nao sei qual desses cursos/faculdade se encaixaria pra min alguem sabe? por favor me ajuda ae!

quero muito trabalhar com informatica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

muito boom este tópico, estavoo lendo e as dúvidas da galera que vai começar a fazer Faculdade na área de Informática é quase a mesma duvida que eu tenho, gostaria que alguem me respondece, estou com duvida entre Ciência da Computação e Engenharia da Computação, eu fazendo uma dessas faculdades eu pretendo entrar na área de Redes, Infra-Estrutura, acho q o que teem mas aver comigo é CC só q é muita programação, e Engenharia é muito de hadware e sou mas Software mexer só com computador mas na parte de Redes um poucoo mas e tecnologia e solução de problemas de software, qual seria melhor pra mim ?:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Tenho 19 anos e estou no terceiro ano de Poli-USP Computação Cooperativo... o curso é excelente... os dois primeiros anos são básicos (Ciclo Básico), onde temos as matérias básicas (Cálculo, Física...), com pouco conteúdo realmente relacionado à computação (tivemos duas matérias desse caráter - introdução à computação, onde aprendemos C, e cálculo numérico, onde usávamos C para implementar algoritmos). Normal para a maioria dos cursos de engenharia.

Já do terceiro ano em diante o curso alterna entre 4 meses de aula (quadrimestre acadêmico) e 4 meses de estágio em período integral (8h diárias). O período de aulas/estágios começa em Janeiro e vai até Dezembro, ou seja, é bastante puxado (quase sem férias). Agora estou em período de estágio e trabalho com o que gosto. Ao fim do curso terei acumulado quatro módulos de estágio, ou seja, 16 meses de experiência, o que sem dúvidas ajuda.

Enfim acho que o curso dá muita base teórica e deixa o pensamento aberto para que depois você consiga assimilar tudo o que for preciso... e a oportunidade de começar a trabalhar cedo foi um atrativo extra do Curso Cooperativo... recomendo-o à todos que se interessam pela área de Computação e desejam ingressar no mercado de trabalho o quanto antes...

Quando eu me preparava para o vestibular muitas pessoas e comentários em geral traziam a ideia de uma Poli fria, com professores carrancudos e indiferentes com os alunos, mas logo no primeiro ano percebi que não era nada daquilo. Fica aí a dica.

EDIT:

muito boom este tópico, estavoo lendo e as dúvidas da galera que vai começar a fazer Faculdade na área de Informática é quase a mesma duvida que eu tenho, gostaria que alguém me respondece, estou com duvida entre Ciência da Computação e Engenharia da Computação, eu fazendo uma dessas faculdades eu pretendo entrar na área de Redes, Infra-Estrutura, acho q o que teem mas aver comigo é CC só q é muita programação, e Engenharia é muito de hadware e sou mas Software mexer só com computador mas na parte de Redes um poucoo mas e tecnologia e solução de problemas de software, qual seria melhor pra mim ?

Então Fernando eu sempre quis cursar Engenharia da Computação então não tive muitas dúvidas... mas com relação a "Engenharia ser muito hardware" também não é para tanto... é só olhar a estrutura do curso que dá pra notar um grande equilíbrio:

Engenharia de Computação Cooperativo

https://sistemas2.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=3&codcur=3121&codhab=10&tipo=N

Bacharelado em Ciência da Computação

https://sistemas2.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=45&codcur=45051&codhab=1&tipo=N

Logicamente que o curso de engenharia tem muito mais hardware do que ciência da computação... o mais importante é que você faça sua escolha com base no que você quer, e não no que os outros dizem ou em comparações de revistas e jornais. Leia bastante, se informe e tome sua decisão. Conheço uma pessoa que queria fazer Ciência da Computação, pois ela queria focar mais em programação. Os pais a pressionaram para fazer uma engenharia e ela acabou cursando Engenharia Química (???)... enfim, assim não dá.

Também conheço muita gente que tem dúvidas sobre qual curso escolher mas que nunca olhou a estrutura de um curso... na página do Júpiter (a página dos links que eu passei) dá para olhar as estruturas de todos os cursos (ou pelo menos a maioria) da USP. É só ir em Disciplinas e depois clicar em Unidades de Ensino e finalmente em Cursos e habilitações oferecidos pela Unidade, escolher a faculdade e depois o curso. Cada disciplina do curso pode ser acessada para mais informações: a carga horária, o programa da disciplina, bibliografia... enfim, são informações inestimáveis para quem ainda está em dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

eo li todas as materias de Engenharia e Ciencia, não me aprofundei muito nelas, mas pelo que eu li me indentifique mas com Engenharia da Computacao, CC tem muita materia de Programacao e pouca de Redes, que é o que eo quero me especializar no futuro, apesar de eu não ser muito bom em Matematica e Fisica mas eu gosto sera que vou conseguir encarar Engenharia da Computacao ? e a carga horaria ne uma facultade particular tem como estudar e Trabalhar ? desde ja agradeco a ajuda! ( desculpa pelos erros de Portugues e sem os acentos ) :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Bom Galera eu tinha deixado um post na época que eu tinha entrado na faculdade no inicio de 2008

Hoje devido a Faculdade e meu esforço consegui subir alguns degraus na área de T.I, antes eu trabalhava com telemarketing(verdadeira tortura,mas com a grana que eu ganhava na época eu pagava a Faculdade, Hoje eu trabalhao na maior empresa de T.I da america latina como Service Desk, é completamente diferente trabalhar com o que gosta, realmente muito gratificante.

*Alem disso faço alguns trabalhos Particulares que eu levanto uma grana, do tipo instalação de Redes Wire-Less, Manutenção em Servidores Windows, e problemas diversos que acontece com clientes.

*Antes eu não tinha maquina, Hoje eu tenho mais de 10 em casa e um notebook Também, Embora seja para a finalidade de ganhar dinheiro conectado a internet por meio de Inteligweb.

*Estou no meio da Faculdade

*Ja com algumas Cerficações

*E estudando muito Inglês

E Realmente cara antes de entrar na Faculdade não tinha nenhuma perpesctiva, hoje eu sei o quanto é importânte estudar pois faz a diferença nos dias de Hoje

Posso lhe dizer que juntando todos meus rendimentos mensais tenho uma renda de aproximadamente 5.000,00 Mês , antes só no telemarketing ganhava 500,00 e pagava 350,00 na faculdade.

r

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera Precizo de ajuda :X

Tenho 17 anos Vou prestar Vestibular esse ano e ainda não sei que faculdade fazer !

Gosto muito de computadores e tudo relacionado a isso me chama atenção :lol:.

porém Não gosto Muiito de matematica e contas em geral

Gostaria de Saber o q eu devo fazer Dei uma Olhada e Vi que Em analise de Sistemas Não se usa muita Conta alguem q trabalha com isso pode me dizer o que é Exatamente ?

Ou deveria Aprender a gostar de matematica \o/ ? Que tipo de conta que usa algumas eu até aguento :X

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera Precizo de ajuda :X

Tenho 17 anos Vou prestar Vestibular esse ano e ainda não sei que faculdade fazer !

Gosto muito de computadores e tudo relacionado a isso me chama atenção :lol:.

porém Não gosto Muiito de matematica e contas em geral

Gostaria de Saber o q eu devo fazer Dei uma Olhada e Vi que Em analise de Sistemas Não se usa muita Conta alguem q trabalha com isso pode me dizer o que é Exatamente ?

Ou deveria Aprender a gostar de matematica \o/ ? Que tipo de conta que usa algumas eu até aguento :X

Cara te dou um conselho, se você quer entrar na área de Computação e não gosta de matematica tenta gostar dela, pqe computação é toda compostar por calculos, se você não tiver como gostar de matematica esquece COMPUTAÇÃO pqe essa não vai ser sua praia! Abraço e Sucesso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara te dou um conselho, se você quer entrar na área de Computação e não gosta de matematica tenta gostar dela, pqe computação é toda compostar por calculos, se você não tiver como gostar de matematica esquece COMPUTAÇÃO pqe essa não vai ser sua praia! Abraço e Sucesso

Assino em baixo.

Tenta pelo menos entender um pouco mais sobre ela que irá ajudar muito mesmo. Se for mexer com Banco de Dados ele é conjunto puro, e muita mais muita lógica mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Gostaria que alguem me explicasse a diferença entre

Eng de Automacao e Eletrica com Enfase em automacao

E eu gostaria de saber o que alguém ai sabe sobre o curso de Eng de Controle e Automacao(dizem que no mercado, chega a ser criticado por sua falta de especificaçao).

E tambem gostaria de saber qual o maximo um engenheiro eletrico consegue num concurso publico

valeu pessoal,

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...