Ir ao conteúdo

Proteção e filtro de linha embutidos diretamente na tomada

phk

Posts recomendados

Postado

Saudações amigos.

Pensei em embutir dentro de algumas das próprias tomadas aqui de casa um circuito simples de proteção e filtragem. Como no meu caso especificamente tenho 127V sem terra, apenas fase e neutro, a coisa fica bem simples.

• Um varistor de 14201 com um fusível térmico, colocado entre F-N
  • Um capacitor de 470nF entre F-N
  • Um fusível de 4A no caminho da Fase ao chegar no circuito

Como o espelho é apenas encaixado, a troca do fusível fica fácil quando necessário.

Queria saber se ajuda adicionar um cap de 4700pF x 1000V no circuito. E outras dicas que possam melhorar de alguma forma.

Também tenho uma dúvida em como intercalar um indutor duplo dentro deste circuito.

Agradeço toda ajuda.

Abraços.

.

post-972104-1388496596352_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado

Lhe dou um conselho, se possível de implementar.. Isole bem o conjunto fusível/varistor, se possível até com algumas camadas de termo contrátil..

A explosão de um varistor sempre deixa muita, mas muita sujeira e fuligem no ambiente aonde explode..

Filtrocomvaristorexplodido.jpg

Até considere se desejas realmente esse tipo de bagunça ai dentro de sua caixa de tomadas..

Postado

Obrigado, faller.

Caramba! Eu cheguei a pensar nisso, mas não sabia que era tanto assim... :D Apesar de eu não ter comentado nem mostrado nas fotos, eu passei algumas voltas de fita isolante auto-fusão no varistor+fusível térmico. Resolve melhor que o espaguete?

Aproveitando, faller, como esse projeto eu também implantei nas réguas dos filtros de linha safados que eu tenho aqui, queria saber como ligar um indutor e um cap 4700pF, do jeito que você fez no seu Upsai http://forum.clubedohardware.com.br/melhorando-ainda-mais/712727?p=3814303#post3814303.

Lembrando que aqui é simples pois apenas tenho fase e neutro em 127V. Minha dúvida é a sequência, que peças colocar antes e depois do indutor.

• Membro VIP
Postado
Obrigado, faller.

Caramba! Eu cheguei a pensar nisso, mas não sabia que era tanto assim... :D Apesar de eu não ter comentado nem mostrado nas fotos, eu passei algumas voltas de fita isolante auto-fusão no varistor+fusível térmico. Resolve melhor que o espaguete?

Aproveitando, faller, como esse projeto eu também implantei nas réguas dos filtros de linha safados que eu tenho aqui, queria saber como ligar um indutor e um cap 4700pF, do jeito que você fez no seu Upsai http://forum.clubedohardware.com.br/melhorando-ainda-mais/712727?p=3814303#post3814303.

Lembrando que aqui é simples pois apenas tenho fase e neutro em 127V. Minha dúvida é a sequência, que peças colocar antes e depois do indutor.

Use como base esse esquemático do último filtro de linha que fiz para mim..

Na dúvida pergunte..

https://www.dropbox.com/s/j50svubq0amqlyp/Prote%C3%A7%C3%A3o%20e%20filtro%20de%20linha%202011.jpg

Na placa ficou assim:

https://www.dropbox.com/s/6jvgx0l06fczose/PICT0033.JPG

Depois de montada ficou assim:

https://www.dropbox.com/s/mnpmmm1wwtbmvge/Filtro_Prote%C3%A7%C3%A3o%202011%20Frontal%20em%20opera%C3%A7%C3%A3o.JPG

Postado

Faller, seu esquema que é bem mais complexo, não consegui descobrir por ele...

Sei que no meu projeto não é complicado, estou meio que usando o mesmo esquema do filtro "Almeida Filho" para 127V sem terra, só que pela metade, terminando antes de entrar no 2º indutor.

filtro127-ST.jpg

Queria saber se posso interromper meu projeto no cap central, eliminando tudo o que vem depois: 2º indutor, 2º cap 4700pF e o resistor. Dá certo? :confused:

• Membro VIP
Postado

Queria saber se posso interromper meu projeto no cap central, eliminando tudo o que vem depois: 2º indutor, 2º cap 4700pF e o resistor. Dá certo? :confused:

Pode sim interromper o circuito ai aonde falas, sem problemas..

Postado

Ok, vou fazer dessa maneira dentro da régua de tomadas. ;)

Mas voltando ao circuito ultra simples do início do tópico, que usa apenas o cap 470nF na filtragem; Existe algum outro cap ou componente simples que possa aprimorar o circuito, sem um indutor?

É que a interferência gerada pela minha lavadora ao parar e inverter o sentido de giro do motor continua gerando "estalo" no aparelho de som... :( E ambos, lavadora e som, estão com o cap em suas tomadas.

• 4 meses depois...
Postado

Esse esquema sem aterramento funciona de boa ? Estou pensando em monta-lo mas usando 2 fusíveis de 4A (fase e neutro), usar apenas dois indutores (fase e neutro) e utilizar o resistor informado.

Minhas dúvidas, funcionara bem como o projeto original ? E com relação ao resistor, vi em outro projeto sendo um resistor de 0,5W. Alguma diferente de performance devido a potencia do resistor ?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!