Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede Escritório


LCJunior

Posts recomendados

Bom dia!

Tenho um escritório de arquitetura com 7 computadores ligados em rede cabeada (cat 6) e mais 3 laptops em wi-fi.

Possuo como servidor um pc comum, um roteador e um hub convencional.

Minha velocidade da rede não é nada satisfatória. Principalmente para uso de 3DStudio Max, onde a pasta de imagens demora uma eternidade para carregar apenas os ícones!

Quero investir em melhorias, e pensei em trocar o pc tradicional por um servidor como os hp proliant ou power edge da dell, inclusive pela segurança dos dados.

Todos os projetos ficam salvos no servidor. Tudo centralizado.

Realmente vale a pena investir em um servidor, ou montar um pc tradicional mais robusto? Com um servidor "profissional" a rede ficaria mais rápida e segura???

Usar switch seria um exagero ao invés de um hub normal de 8 portas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usar switch seria um exagero ao invés de um hub normal de 8 portas?

Olá LCJunior,

Você deve pensar sim, em trocar o servidor, mesmo que seja por uma máquina mais robusta e montada, agora, antes de sair investindo verifique a possibilidade da troca do hub por switch gerenciavel ou até mesmo um roteador com mais portas. Hubs constumam dar muita colisão de pacotes e este pode ser um dos movitos em deixar sua LAN lenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela atenção Lord Enigm@, mas me equivoquei numa coisa. O aparelho que eu tenho não é um hub comum e sim um hub switch (tl-sg1008d da tp-link pra ser mais exato). Mesmo assim devo trocar?

Outra dúvida é com relação ao sistema operacional do servidor. Posso instalar nele o windows 7 como todas as maquinas, ou ele deverá ter windows server (nem sei como usar)? Na minha cidade não encontrei nenhum técnico que realmente entenda de redes para me auxiliar, por isso desde já agradeço a compreensão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Realmente vale a pena investir em um servidor, ou montar um pc tradicional mais robusto?
Sim, para a sua atividade final, principalmente considerando que são para fins profissionais.
Com um servidor "profissional" a rede ficaria mais rápida e segura???
É difícil saber apenas com os dados que você postou, a velocidade de transmissão de dados em uma rede varia por uma série de fatores, mas já é um grande avanço, principalmente se o novo servidor vier com um dispositivo de armazenamento de rápido acesso, como SAS ou SATA-III.
Usar switch seria um exagero ao invés de um hub normal de 8 portas?
Dificilmente a sua rede teria um hub, daqueles que operam em half-duplex a 10Mb/s. Existem swithes de 8-portas também e provavelmente é o que você tem aí. Independente do número de portas, seu switch deve ser do tipo Giga-Ethernet para aproveitar toda a capacidade da sua rede em Categoria-6) CAT-6.
O aparelho que eu tenho não é um hub comum e sim um hub switch (tl-sg1008d da tp-link pra ser mais exato). Mesmo assim devo trocar?
Como pensei! Seu switch atual é um no padrão que citei anteriormente: Giga-Ethernet, então não precisa trocá-lo.
Outra dúvida é com relação ao sistema operacional do servidor. Posso instalar nele o windows 7 como todas as maquinas, ou ele deverá ter windows server (nem sei como usar)? Na minha cidade não encontrei nenhum técnico que realmente entenda de redes para me auxiliar, por isso desde já agradeço a compreensão...
Se a sua rede não for contemplada com uma configuração mais profissional, com soluções "Enterprise", não fará diferença a versão do SO, dependendo do número de acessos simultâneos, já que nas versões que não as "Server" existe limitações para conexões simultâneas. Para um servidor de arquivos como o seu mesmo o Linux é uma excelente escolha.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...