Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
vissar

Ensinamentos básicos sobre eletrônica.

Recommended Posts

Olá, sou novo aqui no fórum e novo na área de eletrônica.

e estou cheio de dúvidas, já procurei no youtube e na internet 'toda' e não consegui achar muita coisa.

sempre que procuro sobre 'eletrônica básica' me aparecem teorias sobre locomoção de elétrons e etc.

Mas eu gostaria de saber algo mais... digamos... na 'prática'.

por exemplo: como fazer uma placa (gravar os circuitos nela)

pra que serve e como funciona (sem teorias sobre locomoção de elétrons!!!) cada peça.

como o

capacitor;

resistor;

interruptor;

diodos;

etc.

e outras curiosidades... por exemplo, se eu faço um circuito desta maneira:

........................______"led"

'bateria'---------|-----------"led"

........................--------"led"

em forma de tridente, queria saber se a energia é trasmitida desde o cabo principal até as três extremidades do tridente, e iria acender os três leds, ou se ela ia se desviar para uma só extremidade e acender só um led.

(eu sei que só tem um "cabo/fio/condutor" para levar energia aos leds, precisaria de outro para levar a carga "positiva/negativa", mas finjam que tem outro cabo levando a carga...

e queria saber também qual o nome dos "fios" de metal que têm nas placas, que levam eletricidade as peças.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, você precisar ler alguma apostila sobre eletrônica básica é bem fácil de achar!

O método de como fazer uma placa tem no começo desse FORUM.. ali onde tu clico pra fazer um tópico!

CAPACITOR

É usado para armazenar energia, também é usado como filtro, para fontes de computador e etc... ele faz com que a tensão alternada vá se tornando contínua.

RESISTOR

Como o próprio nome diz ele oferece resistência a passagem da corrente

INTERRUPTOR

Isso é uma chave normal cara.. ela aberta se comporta como um fio desconectado, não passa corrente, se o interruptor estiver fechado se comporta como um fio normal!

DIODOS

Tem vários tipo, retificadores, zener, LED etc etc etc..

Pra fazer esse circuito é bem simples, mas primeiro tu tem obrigação de estudar tensão, corrente, resistor, led, circuito sério, circuito paralelo pra pelo menos entender o funcionamento!

Nome dos fios de metal se chama TRILHA

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Só para complementar...

Capacitor: Componente de 2 terminais, com a principal função de armazenar energia. Possui muitas aplicações, como o piterog disse. Existem diversos tipos: Cerâmico, eletrolítico, tântalo, poliéster, etc. A capacitância é medida em farads(f) e seus sub-múltiplos e múltiplos., como por exemplo, microfarad (µF) (0,000001) farad) , nanofarad (nf) (0,000000009 farad) , picofarad (pf) (0,000000000001 farad) .

O capacitor de flash de uma câmera, por exemplo, carrega-se com a carga da bateria e descarrega em um curtíssimo período de tempo, gerando a enorme descarga necessária para acender a lâmpada.

Um capacitor usado em retificadores funciona assim: nos picos , ele absorve a energia, e compensa-a ''devolvendo'' nos baixos.

Resistor: Oferece resistência, ou seja, em uma simples analogia, é como um cano da água, que quanto mais fino ele for , a água passará com mais dificuldade. Quanto maior a resistência, menos eletricidade passará. A resistência é medida em ohms. Serve em muitíssimos casos, como por exemplo para ligar leds. Ele limita a correte para protegê-los.

Diodo: É um componente semicondutor . Os diodos retificadores tem a função de ''deixar a energia passar só para um lado'' , ou seja, numa só polaridade. Se for ligado na polaridade invertida, eles não deixarão a corrente elétrica fluir. É como se fosse uma válvula. E essa válvula pode ser quebrada, quando for ultrapassado o limite do diodo. Os zeners funcionam da seguinte maneira: só deixam a corrente fluir quando ela tiver uma tensão determinada, ou maior. Por exemplo em um zener de 5 volts, nenhuma corrente vai fluir por ele se não estiver acima dos 5 volts. Os leds são diodos. Mas eles dissipam a sua energia na forma de luz, e não em forma de calor, como os outros. Já que dissipa quase toda a energia fluida por ele na forma de luz, é considerado uma lâmpada muito eficiente, mas quando usado como diodo comum é muito ineficiente.

Cara eu já vi muita coisa na internet. No youtube, recomendo esse canal: http://www.youtube.com/user/EletronManiacos

Nesse site você também poderá aprender muita coisa:

http://www.newtoncbraga.com.br/

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais