Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda tda7394


mrvalterhugo

Posts recomendados

ola pessoal,estou precisando de ajuda, comprei um tda7394, amplificador estereo de 20w. Procurei algo sobre ele no google porém percebi que as informações eram muito escassas. Achei alguns esquemas, inclusive no datasheet, montei na protoboard, e "funcionou", porém ficou muito ruim o som, chiado, e com um barulho estranho que "incha o alto falante" e "desincha" sobe e desce.

os esquemas que achei foram esses:

http://4.bp.blogspot.com/_toPEMVRItO8/S_2QGDjoiCI/AAAAAAAAAi0/IMB4Pp7vxtQ/s400/Amplificador+estereo+75w+con+TDA7394.png

http://electroschematics.com/wp-content/uploads/2009/10/tda7394-car-stereo-amplifier-550x390.gif

http://www.classiccmp.org/rtellason/chipdata/tda7394.pdf

e o esquema do datasheet

primeiro, queria ajuda sobre como devo deixar os pinos de mute e standybay, para que ele funcione normalmente? e pra que serve o pino 7?

tentei de todos esses modos ai mas não deu muito resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use o esquema e circuito impresso do datasheet.

O pino 7 é uma entrada de audio se desejar que o circuito funcione no modo Mono em vez de Stereo

Standby (Ver circuito datasheet)

Se quer colocar em standby deve colocar esta entrada a uma tensão menor que 1,5V.

Para sair de standby deve colocar esta entrada a uma tensão maior que 3,5V.

Mute (Ver circuito datasheet)

Se quer colocar em mute deve colocar esta entrada a uma tensão menor que 1,5V.

Para sair de mute deve colocar esta entrada a uma tensão maior que 3,5V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola, então, acho que o problema de "ficar mudo" era a fonte que estava arriando, então troquei e coloquei uma de pc, funciona normalmente agora, a tal oscilação, que ficava puxando o alto falante também parou, esta reproduzindo continuamente, porém ainda tem um problema, o som não esta limpo.

e outra, acho que este amplificador precisa de um pre, pois em volume baixo-medio ele reproduz fraco, como se o sinal não fosse suficiente, ai so fica bom no alto.

uma duvida, aqui em casa não tem aterramento, a fonte do meu pc , de onde sai o audio , gera muito ruido, o que eu poderia fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok já se viu um problema.

Agora quanto ao pre vai ter que usar sim .

O ci precisa de 2,5V para ter a max saída . O sinal do pc deve ser cerca de 1V.

Quanto à ligação de terra isso no caso de estar a usar fonte de pc vai dar ruido de certeza.

Comece por ligar com fio multifilar grosso a ligar as carcaças metálicas dessa fonte e do pc.

No circuito do amplificador coloque condensadores de filtro , 2200uf em paralelo com 470nf cerâmico.

Se mesmo assim não der pode tentar filtro LC em pi na linha de alimentação entre a fonte e o amplificador.

Não esquecer ainda de usar cabo blindado na ligação de sinal.

Coloque aqui o circuito que está a usar .

Nota: algumas fontes pc para regularem correctamente precisam de carga mínima. Coloque por exemplo resistências de 5,2 ohm 10W na linha de +5V e 22ohm 10W na de +12V da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse seu tda, sempre vai ter ruidos e distorçoes! Pode minimizar os ruidos mas sempre tera!

Aterramento, ou cabos blindados podem ajudar, mas nao seriam nescessarios! O circuito deve funcionar sem eles!! Alem de que ele esta amplificando sinal maior que 1V, nao deveria ter quase nada de ruidos... Vai ser complicado de ter um som limpo devido a qualidade o ci.

Para qual aplicaçao e esse amplificador? Pergunto pois pode fazer um de melhor qualidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola.

quero deixar claro que estou montando ele na protoboard, fazendo testes.

boas noticias, agora ele esta tocando perfeitamente, quero dizer, continuamente e com um som bom, sem ruido ou distorção, pelo menos no volume baixo/médio.

quando deixo o player no pause, ai sim ele fica com um zumbido de interferência, mas quando esta tocando musica não tem interferência audível.

causas das melhoras: primeiro troquei a fonte atx por uma de notebook de 19v, 3.2A;

Não estou usando mais o audio do pc, por isso não tem zumbido. logo, percebe-se que o meu pc que é a causa de tanta raiva com zumbido. Tanto é que, tenho um par de tda2003 nele, e o zumbido é 24hs, mas na hora de escutar som não atrapalha muito, pois a o som sobrepõe o ruido.

Bom amigo mroberto98, monto mesmo por hobby, uso pessoal aqui em casa, mas qualidade é sempre bem vinda.

Quais são suas sugestões?

lembrando que monto por hobby e por questão de gosto, quero saber qual é o melhor amplificador montando varios. ja montei tda2002, tda2003, tda7057aq esse foi um dos melhores, muito bom o som dele e muito simples, ja montei um ta8210 bom tambem pena que vendi.

pena que os melhores que ja montei, tda7057aq e ta8210, não são muito fáceis de achar, tive sorte de acho-los uma vez, agora sempre que vou ver na loja não tem :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda bem que resolveu mais esse problema.

Era lógico que o seu problema era a fonte de pc, quer pelo ruído quer pela tensão de 12V.

Note que a fonte de note também é chaveada .

Como está a usar protoboard é natural que ainda lhe apareça algum ruido.

Se fizer montagem com pci como indiquei vai ter isso resolvido.

Nada que filtro LC na alimentação não resolva.

Agora tenha em atenção que esse circuito pode fornecer os 20W mas se olhar para datasheet vai ver que a distorção vai ser de ~~10% o que não é agradavel.

Se usar cerca de 12W já vaiter menos de 1%.

Tenha em atenção que uma fonte correcta e um pci (e montagem) bem desenhado são um condição absolutamente necessária para ter bons resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara valeu pelas dicas.

Eu gostei muito do desempenho da fonte de note, acho que vou comprar uma so pra ele, pois apesar de ser chaveada não tem muito ruido em relação a filtragem, e logo ela é mais compacta e mais leve é bivolt automático, porém é cara.

Depois vou elaborar uma placa pra ele.

Cara ele tocou muito alto aqui e o melhor, não ficou aquela distorção no volume maximo, ficou ate agradável.

O problema não esta no amplificador, esta em como você o monta, isso foi o que eu pude aprender com mais este projeto.

ah, entendi a função do pino 7, caso eu tenha uma fonte de sinal mono, ele manda o sinal para os dois canais, muito legal essa função :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara valeu pelas dicas.

Cara ele tocou muito alto aqui e o melhor, não ficou aquela distorção no volume maximo, ficou ate agradável.

O problema não esta no amplificador, esta em como você o monta, isso foi o que eu pude aprender com mais este projeto.

:D

Fico contente que tenha aprendido isso.

Coisas feitas sem nexo vão dar sempre problema.

Se fizer a placa siga EXACTAMENTE o que está no dadasheet.

Se quer melhorar use o filtro LC ( bobine -condensador) na linha de alimetação, entre a fonte e o amplificador.

Exixtem outros ci de simples montagem e que permitem ter excelente qualidade , mas precisam de fonte bem feita

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você disse que monta por hobby, e que gosta de qualidade, pensei em um amp transistorizado, a qualidade nem se compara a esses tda's.. Por exemplo, esse tda em 100% da 10% de distorçao! Um transistorizado bem projetado te da no max 0,05%thd em vol max...

Veja se gosta da ideia ai posso sugerir alguna circuitos..

Se achar difícil a montagem de um transistorizado, o unico tda que obtive melhor qualidade foi o Tda2030.. Ele e 12W...

Ja montei com tda2003, 2005, e 2030, o de 2030 teve melhor qualidade que os outros, o 2003, em vol baixo toca bem ate.. Mas distorce muito em vol medios alto..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, sinceramente, ja vi um amplificador chamada dx blame, li que ele é muito bom e tal, porém tem muitos componentes, mas nada me impede de aprender mais, afinal, estou no começo, apesar de ja ter alguns anos envolvido em eletrônica, nunca montei um transistorizado, por isso não sei da qualidade, quem sabe, eu monte um e me surpreenda, tudo tem uma primeira vez :D

Posta ai os esquemas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o suficiente para empurrar meus dois alto falantes, manda uns esquemas, se possivel, de potencia baixa, uns 5w, ate os de potencia alta, no maximo 65w.

ah esqueci de dizer, vi em outro topico que voce tambem estava montando um amplificador transistorizado, pelo que percebi você que desenvolve os esquemas é isso?

se sim, como você faz? me de umas dicas ai de como aprender e manda uns esquemas ai.

Tirei fotos da montagem, coloquei no skydrive

http://sdrv.ms/111UuLD

Eu vi aquele amplificador com tda2616, ja montou? é bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirei fotos da montagem, coloquei no skydrive

http://sdrv.ms/111UuLD

Eu vi aquele amplificador com tda2616, ja montou? é bom?

A montagem que fez deve servir apenas para tester o funcionamemto genérico do circuito, e só para isso.

Uma montagem final deve ser cuidada como o exemplo que lhe indiquei.

Nessas condições em que montou vai ter problemas de diferentes maneiras devido ás ligaçoes, loops, resistência e capacidades parasitas, etc.

Alías ja viu isso.

Outro ponto que deve ter atenção diz respeito aos altifalantes.

Para além de ser necessárioque tenham as características correctas , é necessário que estejam montados em caixas apropriadas e bem dimensionadas.

De outra forma não adianta fazer o melhor amplificador pois o sistema de altifalantes vai estragar todo o resultado.

Se gosta dessas montagens acho que seria melhor primeiro tratar de arranjar ou contruir um sistema de alifalantes com boa qualidade.

O passo seguinte seria montar o amplificador de forma real e correcta, incluindo a fonte.

Não montei o tda2616, só lhe pretendi mostrar o tipo de montagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao, nunca montei com esse tda.

Ja fiz alguns projetos de amplificadores, os outros foram bem simples.. Mas os principais foram 2 que eu fiz para uma qualidade boa... Um de 35W e outro de ~3W para substituir o de uma caixinha que usa tda!

Ainda nao montei eles, preciso ir no centro comprar os componentes.. Mas os resultados estão la no topico : http://forum.clubedohardware.com.br/como-descobrir-qual/1132619/2

Depois eu pego os esquemas no pc e posto..

O circuito ta feito as vezes vejo de dar umas melhoras ate eu montar... Mas mesmo assim posto..

Para projetar um desse, precisa entender totalmente o funcionamento de um transistor, falo 100% de seu funcionamento, nao e aquele funcionamento que aprende em cursos tecnicos como: emissor comum, base comum, coletor comum, as caracteristicas de tipos de polarizaçao... Graficos de curvas etc..

Eu por exemplo, so fui saber 100% seu funcionamento sozinho na prarica, analisando mt e mts circuitos transistorizados... Amplificadores, e outros tipos de circuitos transistorizados..

Depois que aprender mesmo ele vai saber projetar um amp transistorizado, o resto, resistor, capacitor e diodo nem precisa comentar pois sao fácil o entendimento..

no começo vai pensar que precisa saber de curvas do transistor e um monte de coisa!!! A minha dica e esquecer isso!

O unico parametro que precisa saber e o ganho! E claro, a frequencia max que ele se mantem estavel, e tensão e corrente que ele suporta...

Todos transistores sao iguais! (funcionam da mesmo forma) o que difere sao alguns parametros mas esqueça isso.. o que deve se preocupar quando for aprender ou projetar algo e apenas o ganho, e se ele suporta a corrente ou a tensão que ira trabalhar..

Aconselho a entender bem o funcionamento dele, pois projetar um amp seja um Classe A carga ativa ou nao, um AB, ou um D nao se acha materiais bons ou nem se acha, ja procurei muito mas nao achava, então fui sozinho... Em inglês ate se acha mais que portugues, mas nada mt bom.. Vai achar mais diagrama em blocos, o funcionamento de um classe ab por exemplo, mas nada de logica de projeto... Vai achar um monte de formulas para isso e para aquilo...

Ainda bem que nao fui atras disso... Um projeto desse se calcula apenas com lei de ohm! O max que usei foi aquela formula para achar a reatancia de capacitor e indutor, para ter uma ideia de valores de capacitor.. Mas o resto, polarizar transistores, os estagios do amplificador so usei lei de ohm ( as 4 operaçoes matematicas)

Uma vez em um topico, um membro mostrou uma formula para calcular potencia ativa de uma carga capacitiva em corrente alternada, eu nao sabia, nem entendi a formula, era umas contas grandes complexas, mas nao fiquei parado, fui fazer o que sempre faço, analisar circuitos do tipo, analisando e analisando o defasamento, amplitude, frequencia, ponto de cruzamento da entrada e da saida ( era um circuito Rc), observando de perto o funcionamento fazendo testes, cheguei em uma conclusao! A potencia ativa e tal para esse circuito. Calculei sem a nescessidade da foemula, ou seja de uma forma logica calculei aquilo.

Essa e uma dica que dou, nunca va atras de formula, se eu fosse atras disso nao teria conseguido o que ja consegui.

então tem que ir sozinho, pois hj em dia, a eletronica e ensinada apenas com formulas, antigamente n era assim, mas... Parece que resolveram ensinar assim..

percebe se que, na eletronica n deveria existir formulas, e apenas uma logica!

Se esta disposto mesmo a aprender assim, qualquer duvida use o forum.

A e to com um amp transistorizado aqui de 20W rms... Vou gravar um video e por no youtube, e depois posto o link para perceber a diferenças.

então, a principio, eu queria um par de alto falantes especialmente para fazer testes com meus amplificadores, comprei um par da h-buster, faz pouco tempo, e minha ideia é fazer uma caixa especial pra cada falante, porém, ainda não tenho o conhecimento necessário para discernir qual é a melhor forma de montar a caixa, por enquanto estou visitando alguns foruns relacionados a som, como o htforum, e lendo algumas apostilas pela net.

e durante esse tempo ocioso eu vou montando os amplificadores.

Sei que essa montagem é genérica, mas é teste.

alias, ja que tocou no assunto, tem experiencia em montar caixas de som? se sim, me passa algum conteúdo sobre, que estou disposto a ler.

mais uma coisa, no eagle não tem o ci tda7394, tem alguma sugestão?

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

À uns anos fiz umas caixas.

Mas note que sem ser nada de difícil exige algum cuidado e estudo.

Alem dist tem de se trabalhar muito bem com materiais como madeira ,etc

Tenho livro sobre isso mas está em papel e em inglês.

Vou ver se encontro em pdf.

Para já aqui tem site onde pode ver os princípios .

http://www.diyaudioandvideo.com/Tutorial/SpeakerBox/

http://www.diyaudioandvideo.com/FAQ/Build/

http://www.ajdesigner.com/speaker/asealedexample.php

http://diyaudioprojects.com/Speakers/Fostex-FE103En-Bass-Reflex-Speakers/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SIM FOI EU mas nao montei! então nao posso falar com total certeza..

Mas em testes, n tive nenhum problema de distorçao dentro das especificaçoes do circuito. Ele estava oscilando em frequencias maiores que 15khz, mas resolvi isso...

o resultado dos testes esta no topico que lhe passei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...