Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

(duvida) fonte direto na tomada ?


peste777

Posts recomendados

meu irmão tem um core i3 2100 sem placa de vídeo, e a placa mãe dele queimou, recomendei a ele que comprasse uma fonte decente para aumentar a durabilidade da placa mãe nova, e usasse direto na tomada por que o estabilizador dele tá estralando de mais, e eu li que quando estrala passa um curto pra placa sei lá, algo assim...

A duvida realmente é a seguinte, qual é a especificação que diz se a fonte pode ser usada direto na tomada ou não ?

pelo que eu andei lendo parece que é o PFC ativo, mais não tenho nada concreto sobre isso... HELP ? :D

a rede elétrica aqui oscila muito, e eu não queria fazer ele gastar 200 dilmas numa OCZ 500W se ele nem tem placa de vídeo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito obrigado pela resposta amigo!

:lol:

minha resposta estava não naquele post, mais em uma reposta daquele post

"1º Se eu retirar o estabilizador posso ligar a fonte direto na tomada sem problemas?

Sem problema nenhum. Seu PC foi feito para ser ligado nela. Igual ao seu televisor, secador de cabelo, escova de dentes, forno de microondas. Se adicionalmente quiseres ter maior número de tomadas a disposição para ligar os diversos equipamentos que normalmente orbitam um PC, e ao mesmo tempo conferir proteção adicional contra surtos elétricos, adote uma boa régua de supressão de surtos e filtro de linha.

2º Isso é válido somente para fontes boas ou pode ser empregado a fontes genéricas?

Pode sim ser empregado às fontes genéricas, que te garanto são tão ruins com estabilizador quanto são sem o mesmo. Isso conceitualmente.

Veja, as boas fontes tem uma gama de variação da tensão de entrada dentro da qual as fontes ainda atrabalham bem e de modo normal. As fontes genéricas também dizem que tem esse mesmo range ou na maioria das vezes nada dizem. Ai vale também a questão acreditar no que estás comprando. Não vou eu garantir um desempenho de uma genérica que nem o fabricante garantiu, concorda???

Ou seja. Se você acredita que a genérica pode lhe dar segurança, desempenho, estabilidade da tensão, ausência de ruído elétrico, longevidade, então ok dá na mesma para qualquer tipo de fonte.. Afinal, se você acredita que ela dá a potência que promete, mal não faz também, por coerência, acreditar que ela vai lhe dar tudo o mais que citei acima...

3º Se aconselha um filtro de linha, quais seriam os indicados ?

Assim de modo muito genérico tenho indicado para a tensão de 110 Volts algum da linha da APC e para 220 Volts tenho indicado o Clamper Computer Protector Pro e o FHT-1200 da Upsai

4º Quem mora em um prédio e não tem condições de fazer um bom aterramento pode ficar sem o estabilizador também?

Uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra. Aterramento visa, em primeiro lugar a proteção do usuário do PC e em segundo, do ponto de vista elétrico, para seu PC, ele representa a existência de um caminho para a massa para que os dispositivos de proteção, estejam eles dentro de uma régua, de um estabilizador, de um no-break, de um módulo isolador, ou até mesmo dentro de uma caixa de sapatos possam atuar na resolução de espúrios induzidos na sua rede elétrica em modo comum (raios) que tem seu referencial no planeta TERRA. Dai a necessidade do aterramento para soluciona-los.

5º O No-Break também atrapalha o funcionamento da fonte assim como o estabilizador?

Sim, se sabendo que ele possui, na maioria das vezes, dentro de si um estabilizador, para operação na existência de rede elétrica e de um modo adicional, uma outra agressão não vista no estabilizador, que é quando, na falta de energia na rede elétrica, a geração de energia a partir das baterias é feita através da forma de onda retangular, (não é a mesma da rede elétrica) também prejudicial às fontes de PC. Isso tudo nos no-breaks de baixo valor (mais ou menos nos preços de R$ 200 até R$ 700). São os no-breaks de geração de forma de onda senoidal por aproximação, ou semisenoidal, ou por steps, ou retangular controlada PWM, etc. Os no-breaks com geração de forma de onda senoidal pura não sofrem desse último mal..

6º Se encostar o meu estabilizador, ele poderia ter utilidade em outro eletrodoméstico, se sim em qual seria?

Com certeza total, no refrigerador, ou condicionador de ar, se ele tiver a potência necessária para isso. Refrigeradores com tensão abaixo de 100 Volts AC, aproximadamente, nem partem. O mesmo para condicionadores de ar.. As fontes de PC geralmente operam muito bem mesmo com 90 Volts de alimentação, e algumas comprovadamente operam em 80 VAC ou até com tensões mais baixas... veja ai uma coletânea das especificações de entrada de uma série de fontes que colhi.

"

era tudo isso mesmo que eu queria saber, agradeço de mais!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...