Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
igcmonteiro

Fonte com PFC ativo queimada ao usar diretamente na tomada!

Recommended Posts

Olá,

A pouco mais de 2 meses montei um pc para mim, cheguei até a postar aqui no fórum a procura de fontes que fossem capazes de suportar a demanda por energia dos componentes da minha CPU. Acabei por optar em comprar uma Corsair GS600, pois teoricamente teria capacidade superior ao que meu pc demandava.

Pois bem, domingo retrasado, chego em casa e ligo o meu pc. Eis que a fonte solta um grande estouro e libera bastante fumaça. Tentei ligar o pc, ele até que ligava, porém no momento em que o windows estava para iniciar ocorria o problema de tela azul e o pc se reiniciava.

Levei o gabinete para a assistência técnica e me informaram que devido a uma oscilação na energia minha fonte havia sido danificada, estourando o seu capacitor. Entrei em contato com a companhia elétrica do meu estado para tentar ressarcir o meu dinheiro (mas isso nao vem ao caso.)

O fato é que, no momento em que minha fonte queimou eu não estava utilizando o estabilizador, pois havia lido em alguns fóruns e sites que fontes com PFC ativo não necessitam de estabilizadores, e que na verdade estes acabam por danificar a aparelhagem do computador.

Aí fica minha dúvida, porque foi que a fonte queimou se, teoricamente, ela deveria possuir autonomia em sua funcionalidade?

Dados:

Fonte utilizada (na época): CorsairGS600

Filtro de linha: ForceLine 5 tomadas http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5715326&postcount=472

Moro em Recife-PE (caso isso seja relevante).

Agradeço desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Capacitores SamXon mal dimensionados no circuito de PFC ativo, utilizado nas antigas versões das fontes GS e CX, tinham alguma tendência a explodir. Oscilação de energia nada tem a ver com o problema. A Corsair já substituiu tais capacitores nas novas revisões das fontes.

Utilizar estabilizador só iria agravar o problema.

Esse brasileiro usou estabilizador na GS600 e o capacitor explodiu:

http://forum.gamevicio.com/i/topicos/274/274695-fonte-explodiu/index.html

Esse indonêsio também usou estabilizador na GS600 e o capacitor explodiu:

http://forum.corsair.com/v2/showthread.php?t=111478

Compartilhar este post

Link para o post
Capacitores SamXon mal dimensionados no circuito de PFC ativo, utilizado nas antigas versões das fontes GS e CX, tinham alguma tendência a explodir. Oscilação de energia nada tem a ver com o problema. A Corsair já substituiu tais capacitores nas novas revisões das fontes.

Utilizar estabilizador só iria agravar o problema.

Esse brasileiro usou estabilizador na GS600 e o capacitor explodiu:

http://forum.gamevicio.com/i/topicos/274/274695-fonte-explodiu/index.html

Esse indonêsio também usou estabilizador na GS600 e o capacitor explodiu:

http://forum.corsair.com/v2/showthread.php?t=111478

Então, pra aquela fonte quebrar era só questão de tempo ? Não há nada a ver com descarga de energia, ou algo do tipo ?

Quer dizer que posso utilizar essa minha nova fonte (Sentey ATX 750w) diretamente na tomada de consciência tranquila?

E na verdade eu deveria entrar em contato com a corsair para devido reembolso/reposição do equipamento ?

Compartilhar este post

Link para o post

Quer dizer que posso utilizar essa minha nova fonte (Sentey ATX 750w) diretamente na tomada de consciência tranquila?

Sempre é bom, para qualquer equipamento ligado a rede, colocares um, bom filtro de linha a entrada dele. Não é diferente para as fontes...

Com um bom filtro de linha a consciência pode ficar mais tranquila ainda...

Compartilhar este post

Link para o post
Sempre é bom, para qualquer equipamento ligado a rede, colocares um, bom filtro de linha a entrada dele. Não é diferente para as fontes...

Com um bom filtro de linha a consciência pode ficar mais tranquila ainda...

O filtro de linha que uso, no momento, é aquele que citei no tópico inicial. ForceLine 5 tomadas.

Compartilhar este post

Link para o post
Então, pra aquela fonte quebrar era só questão de tempo ? Não há nada a ver com descarga de energia, ou algo do tipo ?

E na verdade eu deveria entrar em contato com a corsair para devido reembolso/reposição do equipamento ?

Se enviar a fonte estiver no período de garantia e for enviada para o RMA da Corsair nos EUA é quase certo que seja trocada, mesmo tendo sido aberta pelo técnico. Isso até pode invalidar a garantia, mas no geral a Corsair troca se nada tiver sido mexido/alterado lá dentro. Além disso a nova fonte seria da revisão nova, agora com capacitor japonês. A fonte deve ser utilizada na tomada ou de preferência num filtro de linha bom, com proteção contra surtos. Nunca no estabilizador.

Compartilhar este post

Link para o post
O filtro de linha que uso, no momento, é aquele que citei no tópico inicial. ForceLine 5 tomadas.

Pois é.... Só que falei em um bom filtro de linha..

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante o técnico dele dizer que uma fonte com pfc ativo, explodiu por oscilação de energia; e o mais interessante é o cara saber que ouve uma oscilação de energia na casa do cliente.

Compartilhar este post

Link para o post

Levei o gabinete para a assistência técnica e me informaram que devido a uma oscilação na energia minha fonte havia sido danificada.

Não tem como ele afirmar isso abrindo a fonte.

Esse é o "blá blá blá" padrão para tentar empurrar um estabilizador ou no-break de algumas centenas de reais para alguém que não precisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais