Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
eduardo.ma

Problema na fonte ou na placa-mãe?

Recommended Posts

Esses dias estava jogando e notei que o jogo estava dando algumas travadas, logo pensei que era algum programa aberto, ou talvez com uma desfragmentação do disco resolveria.

Não sei se esse 'travamento' pode ter haver com o problema.

Ontem utilizei o computador normalmente, hoje pela manhã, fui ligar, nada.

Reparei que o LED da placa-mãe fica piscando ao invés de ficar ligado.

Procurei no google e vi algumas pessoas falando para retirar e colocar a bateria, 'alterar' o jumper, mais fiz os dois procedimentos e continua piscando e não ligando.

Alguém sabe o que está acontecendo e como posso resolver?

Configuração do PC:

Processador: Core i3

Fonte: ATX 500W

RAM: 4 GB

HD: 1 Tera

Placa de vídeo: Randeon HD 6850

Com 4 FAN's/Ventoinhas 120mmx120mm, contando com a da placa-mãe.

Estava pensando em trocar a fonte e a placa-mãe, pois ambos estão na garantia, mais não sei se eles vão aceitar, pois não sei qual é o problema ao certo, pode não ser nenhum dos dois.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa fonte "ATX 500W" teria marca e modelo?

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem, não especifiquei.

Fonte ATX 3R System Iceage IA500HP80 500W - Bivolt

MB ASUS p/ Intel P8H61-M LE/BR LGA1155 Box

Eu só não consigo entender, como do nada, parou de ligar...

Pensei que era algum cabo solto, mais abri o gabinete, aproveitei e tirei o pó, vi se os cabos estavam encaixados, deixei apenas a fonte ligada com a placa-mãe, não coloquei/liguei as FAN's e a placa de vídeo, e não funcionou.

Ligava o computador em um benjamin, que também tinha a 'régua' com o modem, impressora, caixas de som, etc.

Tentei ligar diretamente na tomada apenas o computador, mais não resolveu.

Compartilhar este post

Link para o post
Desculpem, não especifiquei.

Fonte ATX 3R System Iceage IA500HP80 500W - Bivolt

MB ASUS p/ Intel P8H61-M LE/BR LGA1155 Box

Eu só não consigo entender, como do nada, parou de ligar...

Pensei que era algum cabo solto, mais abri o gabinete, aproveitei e tirei o pó, vi se os cabos estavam encaixados, deixei apenas a fonte ligada com a placa-mãe, não coloquei/liguei as FAN's e a placa de vídeo, e não funcionou.

Ligava o computador em um benjamin, que também tinha a 'régua' com o modem, impressora, caixas de som, etc.

Tentei ligar diretamente na tomada apenas o computador, mais não resolveu.

Provavelmente sua fonte teve uma morte prematura, devido à alguma baixa na tensão da tomada, uma meia-fase. Resultado bem típico desta fonte de qualidade bem duvidosa, que tem problemas sérios de projeto e morre quando isso acontece.

Faça um teste com outra fonte para confirmar.

Abraços e boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

E esse monte de Proteções da fonte?

- OVP (Proteção contra sobretensão)

- OCP (Proteção contra sobrecorrente)

- OPP (Proteção contra Sobrecarga)

- UVP (Proteção contra sub-tensão)

- SCP (Proteçao contra curto-circuito)

Eu lembro que umas semanas atrás estava utilizando outro benjamin, e ele estava dando alguns problemas, um dos pinos estava frouxo e sempre desligava o computador e a régua do nada, devido ao mau contato, talvez esse pode ter sido o motivo, mais logo depois acabei comprando outro, que solucionou o problema e voltou a funcionar normalmente e não dava nenhum problema.

Seria aconselhável trocar a tomada pelo novo formado, 3 pinos?

A tomada do computador é de 3 pinos, mais a da régua que liga o modem, etc, é o padrão antigo, ainda teria que utilizar o benjamin para ligar ambos.

Agradeço pela ajuda até agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, as proteções citadas dizem respeito a energia que a fonte gera para o PC, 3,3 Volts, 5 Volts e 12 Volts e nada, absolutamente nada tem a ver com a entrada AC..

Uma Ice Age em benjamim faiscante, isso é um atalho para o desastre...

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei o que aconteceu, mais voltou ao normal e o computador ligou normalmente.

Logo de manhã, tinha feito o teste, e o computador não tinha ligado.

Testei em várias tomadas pela casa ligando o computador diretamente, e nada de funcionar.

Logo a tarde, pedi pra um amigo trazer uma fonte pra testar se o problema era a fonte ou a placa mãe, e antes de desmontar pra realizar o teste com outra fonte, fiz o teste, liguei o computador com a fonte antiga supostamente queimada e funcionou, rs.

O LED da placa-mãe parou de piscar.

Realmente, até agora estou sem entender o que pode ter acontecido.

Fui aconselhado por esse amigo pra trocar a tomada pelo padrão de três pinos e ligar o computador diretamente na tomada.

Agradeço pela ajuda de todos.

[RESOLVIDO]

Compartilhar este post

Link para o post
Não sei o que aconteceu, mais voltou ao normal e o computador ligou normalmente.

Logo de manhã, tinha feito o teste, e o computador não tinha ligado.

Testei em várias tomadas pela casa ligando o computador diretamente, e nada de funcionar.

Logo a tarde, pedi pra um amigo trazer uma fonte pra testar se o problema era a fonte ou a placa mãe, e antes de desmontar pra realizar o teste com outra fonte, fiz o teste, liguei o computador com a fonte antiga supostamente queimada e funcionou, rs.

O LED da placa-mãe parou de piscar.

Realmente, até agora estou sem entender o que pode ter acontecido.

Fui aconselhado por esse amigo pra trocar a tomada pelo padrão de três pinos e ligar o computador diretamente na tomada.

Agradeço pela ajuda de todos.

[RESOLVIDO]

A indicação de ligar o PC direto na tomada foi perfeita, é exatamente isso que se deve fazer. Se quiser agregar proteção ao seu equipamento, indico ainda a compra de um bom filtro de linha (peça indicações na area apropriada aqui do Forum). Agora, a troca da tomada para padrão novo em nada vai mudar a situação. O padrão da tomada não influencia em nada o bom funcionamento do PC.

Compartilhar este post

Link para o post
A indicação de ligar o PC direto na tomada foi perfeita, é exatamente isso que se deve fazer. Se quiser agregar proteção ao seu equipamento, indico ainda a compra de um bom filtro de linha (peça indicações na area apropriada aqui do Forum). Agora, a troca da tomada para padrão novo em nada vai mudar a situação. O padrão da tomada não influencia em nada o bom funcionamento do PC.

Esse meu filtro de linha é muito antigo, foi do meu primeiro computador, tenho faz mais de 10 anos, rs.

Em relação a tomada, tenho que trocar por que a tomada da fonte é padrão de 3 pinos, e o formato da tomada é o antigo.

Obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Esse meu filtro de linha é muito antigo, foi do meu primeiro computador, tenho faz mais de 10 anos, rs.

Em relação a tomada, tenho que trocar por que a tomada da fonte é padrão de 3 pinos, e o formato da tomada é o antigo.

Obrigado pela ajuda.

Inicialmente, você não precisa trocar o padrão da tomada por causa da fonte, basta trocar o cabo de força (custa cerca de R$10).

Compartilhar este post

Link para o post
Inicialmente, você não precisa trocar o padrão da tomada por causa da fonte, basta trocar o cabo de força (custa cerca de R$10).

Pode ser também, mais a tomada já está meia zoada, então não vamos alterar o cabo da fonte né?

Melhor deixar do jeito que veio, rs.

Obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais