Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda fonte chaveada decoder f38


ratodj

Posts recomendados

ola amigos gostaria de uma ajuda de uma fonte do decoder f-38, ela queimou o chaveador da fonte um ka5m0380r ele tem 4 pinos nao acho ele para comprar em lugar algum ja ate mesmo tentei fazer uma fonte linear mais nao deu certo acredito que o decoder deve usar a frequencia ou ripple algo do genero para poder funcionar... gostaria de saber se tem como substituir ele de algum jeito montando um circuito aparte ou modificar para utilizar um fet comum agradeço desde ja

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim amigo fiz com um trafo 15+15 retificado 4 capacitores em paralelo e regulagem com transistor e zener as correntes sao baixas ele nem ligo o esquema nao achei na net... o transistor de 5v tava aquecendo e ele nem ligo nem mesmo no stand-by, acredito q a frequencia da fonte deve contar no circuito logico pelo menos um pulso inicial... as tensoes da fonte sao 3.3v 5.1v 12v 24v dc correntes baixas maximo de 1a queria ver se consigo botar um fet comum no lugar do regulador original a fonte nem tem ci controlador de fonte ou pwm acho q o fet controla isso abraços

então galera queria saber se é possivel fazer um circuito para por um fet la normal um circuito simples pra oscilar a fonte porque esse componente ai n achei no mercado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim mesmas tensoes porém os 5v esquentava e nem ligo nem no stand-by no datasheet dele é um fet comum porém ele tem esse 4 pino de feedback eu só precisava de um circuito ou modificar aquele para oscilar a fonte n sei se a placa logica usa a frequencia para algo... tem como mudar la ou construir um oscilador pro fet pra oscilar o primario da fonte??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Bcpetronzio lhe indicoudeve ter algum problema no circuito , curto ? , e pode ter sido isso que desruiu a fonte.

Verifique isto primeiro e depois a fonte vai ser mais fácil resolver.

Or favor nao teime, o ka5m0380r não é um fet é um controlador pwm para fonte comutada e driver.

Veja figura , acha que é um fet?

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ali na linha pontilhada nao seria a simbologia de um fet? aonde tem o drain? pra mim é um fet controlando pwm.. mas td bem esse nao é o objetivo q estou procurando só queria saber se tem como fazer um circuito pra mim oscilar o primario sem esse bendito componente porque n tem para comprar no mercado sacou? se houver me digam, a proposito a placa logica nao tem curto só se algum ci tiver em curto q n tem como medir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então amigo nao achei o esquema da fonte gostaria de saber se alguem pode me dizer aonde encontro ou me enviar pra eu dar uma olhada a fonte tem as mesmas tensoes agora corrente nao sei uq pode estar acontecendo é que alguma tensão varia ou muda de polaridade nao sei alguma tensão nao esta presente e só entra quando ela liga isso ai é q ta pegando ja olhei a placa logica nao tem nada em curto só se algum ci tiver mais nao aqueceu nada somente o regulador de 5v

eu ia testa a placa logica no meu outro decoder mais nemmmm a pau dps q vi q esse chaveador é mosca branca nem *******

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce quer um circuito oscilador? Bem pode sim substituir, por um circuito transistorizado!!

Disse que ja mediu os componentes pra ver se tinha algo queimado, e que ci vai ser difícil achar, se ir desse jeito vai mesmo! Nao precisa medir componentes para saber se ta ou nao queimar, basta ligar o circuito e ir medindo as tensoes nas trilhas! Com os componentes na placa mesmo! Assim qualquer que seja o componenete, ci ou transistor, resistor diodo etc.. Vai achar o que estiver queimado...

Se achar o esquema, me manda e aponha as tensoes no esquema que você medir trilha por trilha, pino por pino de cada componente que falo qual queimou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

roberto eu trampo com eletronica a 12 anos pelo menos os procedimentos padroes no multimetro acho q to aprendendo... veja bem disse q a placa logica nao apresenta aparentemente curto nas linhas diodo capacitores resistores abertos, os cis q falei n tem como medir no multimetro só alimentando... a fonte nao apresenta tensoes porque o chaveador ja era ela tem 3.3v 5.1 12 e 24v isso no silk screen da placa... só queria montar um oscilador comum fet ou transistorizado pra oscilar o primario da fonte porque este oscilador q queimou nao tem disponivel sacou :D, o resto ta td ok resistores secundario td ok somente o oscilador e um zener de 24v q vai no acoplador optico tava em curto... fuse open o resto td tranquilo... mais o problema q n consigo de jeito algum montar projetar calcular essas paradas eu consigo axar o defeito e tentar bolar algo mais efetivar isso é q nao consigo entende... peskizei alguns circuitos pra xaviar mais n entendi nada alguns tem q calcula ai ferrou... se alguem ai poderia montar um oscilador pro primario pra mim ja resolve o b.o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então no ebay tem mais o frete a demora etc complicado acredito q a placa logica esta boa somente a fonte danifico, e medir no circuito se desconfiar tira e mede porque se tiver algo em paralelo ou você pegar retorno de outra coisa ai passa batido ja me ferrei por diodo com fuga transistor media no circuito td ok dps q tirei e medi somente ele com o analogico q resolvi o bo

ola amigos eu tenho uma fonte chaveada que nao consigo axar o ci chaveador de fonte, ela é simples baixo consumo cerca de 2a no primario o trafo tem 4 pinos, nao tenho habilidade de projetar um circuito para oscilar ela alguem ai poderia me mandar um projeto fácil para eu motar la pode ser transistor ou fet desde q oscile a fonte e os componentes faceis de axar grato amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigos eu tenho uma fonte chaveada que nao consigo axar o ci chaveador de fonte, ela é simples baixo consumo cerca de 2a no primario o trafo tem 4 pinos, nao tenho habilidade de projetar um circuito para oscilar ela alguem ai poderia me mandar um projeto fácil para eu motar la pode ser transistor ou fet desde q oscile a fonte e os componentes faceis de axar grato amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...