Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer luz acender e apagar com um só pulso sem arduíno?


Johanne

Posts recomendados

Estou tentando fazer acender uma lampada só com um pulso através de um toque de uma pilha de 1,5 volts. Consegui com o bc 547 e um relé. Só que ao tirar a pilha, o relé desliga. Queria que ele ficasse ligado e no outro toque da pilha desligasse. Alguem tem um esquema com algo parecido?search?q=esquema+arduino+ligar+rel%C3%A9&client=firefox-a&hs=5uw&rls=org.mozilla:pt-BR:official&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=upawUZq4LenA0gHOwYCABw&ved=0CCoQsAQ&biw=1366&bih=639#facrc=_&imgrc=IMy3JKy5Xx1lTM%3A%3BH4pFR03eVylBOM%3Bhttp%253A%252F%252Femersondeandrade.files.wordpress.com%252F2011%252F12%252Fesquema-eletrico-portao-01.png%3Bhttp%253A%252F%252Femersondeandrade.com.br%252Ftag%252Facionando-rele-com-arduino%252F%3B472%3B290

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desse jeito a chave terá que ser on e off pensei que seria aperta uma vez liga aperta outra desliga entendeu? como esta no titulo se for um botão aperta uma vez lliga aperta outra desliga so com circuito flip flop de repente ate da pra fazer um circuito flip flop com transistor seria um flip flop com entrada de disparo e um rele na saida para acionar a lampada mas vamos ver o que os amigos e colaboradores tem pois varias cabeças pensa melhor que duas e por ai vai http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica-digital/95-licao-6-os-elementos-biestaveis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é assim mesmo! Um clique liga outro desliga.

Na verdade vou colocar esse circuito para ligar as luzes de casa quando estiver fora. Com o celular, ligo e no primeiro toque( que o vibracall funcionar) liga as luzes. No segundo toque, desliga.

Pode até ter outros componentes, que irei atrás de comprar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá; Vou deixar meu comentário.

Usaria um Flip-Flop tipo JK, ligado como na imagem anexada, a cada pulso a saída Q terá seu nível alterado, basta ligar um drive com transistor para o rele nesta saída, não esqueça que a alimentação do CI deve ser 5V.

Para acionar através do "vibra-call" poderia usar um opto-acoplador tipo PC817, o acionamento do led no lugar no motor necessita do cálculo para o respectivo resistor, na saída (ao coletor do transistor) um resistor de pull-up 10K e então neste mesmo pino ligar à entrada do FFJK.

Faça os testes e poste o resultado. Lembro que se o sinal for repetitivo: 2 acionamentos do motor, por exemplo a coisa complica. Neste caso recomendo o uso de uma minuteria com 555 com um tempo de alguns segundos para evitar esta oscilação.

Abraço.

post-493985-13884966021622_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, falou russo!! kkkkkkkkkkkk Sem esquema sou um desastre!

Não tenho nem ideia de como se usa um optoacoplador e muito menos pra que serve.

Esse jk que voce falou não é o mesmo cd 4013, que o circuit colocou? Poderia colocar o esquema para que eu podesse compreender, pois tenho uma noção básica da eletronica.

Só queria um esquema bem simples e funcional.

Mas mesmo assim, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Barbaridade!

Com o opto você isolará o circuito de acionamento do circuito do celular. O sinal "passa de um lado para outro" através da luz, interiormente no chip, podemos imaginar um led e um foto-transistor apontados frente-a-frente. Quando o motor é acionado ligará o led, acionando ele, passará o sinal para o foto-trans. e então chegará ao circuito de controle que se encarrega do resto. Não é o mesmo.

post-493985-13884966025029_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vai ser difícil encontrar esse ci 7476 aqui em Teresina. Mas de qualquer forma, se não o encontrar, farei o esquema do amigo circuit, já que o ci 4013 encontrei em 2 lojas. O legal é que esse circuito serve tb para bloquear carros e por ai vai...

Daniel, como falei, não conhecia esse opto-acoplador. Mas estudando mais sobre ele, vi a grande utilidade dentro da eletronica. Vivendo e aprendendo. Valeu por postar o esquema, amanhã cedo estarei a comprar os componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 4027 é equivalente, apenas mudará a pinagem e a forma de ligar os pinos R S que devem ser conectados neste caso ao terra, se usa-lo pode alimentar o circuito com 12V.

Tem também 74111, 74113... Poste os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom. Você pode, mas lembre-se que o rele deve ser dimensionado para 12V também.

Como usou o opto os circuitos ficam isolados, desta forma o led acende com a tensão do motor, recomendo use um resistor entre 10R e 47R, apesar que a tensão do led do opto seja 3V/20mA. R3 pode ser de 3K3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...