Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estou meio perdido, necessito de orientação profissional, pfv.


androos

Posts recomendados

Ola pessoal, eu ando meio desanimado... Completei 18 anos recentemente, e estou no final do 1º semestre de Sistemas de informação, além de ser formado no Técnico em Redes de Computadores e também em um profissionalizante de Montagem e manutenção de micros.

Meu desanimo é porque, desde o inicio do ano, estou em uma busca incessante por um estágio, me cadastrei em diversos sites, mando curriculum para as empresas, mas só que eu mal consigo uma entrevista :(... O pior é que eu gosto da área, e também estou um pouco confuso sobre em que área do T.I me focar... Ficar em casa a manha e a tarde inteira é complicado, faz parecer que o que eu fiz e estou fazendo me parece em vão, eu fico a maior parte do meu tempo nos sites de emprego e arrumando as coisas por aqui.

Se alguém me der alguma orientação, opinião,critica(construtiva) ou qualquer coisa ja é de ajuda, assim eu posso me direcionar para o rumo certo.

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então. A principal coisa é realmente "se mostrar". Ou seja, se cadastre em várias empresas de RH, mande Curriculums para tudo que é canto...

Quem não é visto não é lembrado.

Depois, caso tenha alguma empresa de TI, próximo da sua casa, tente falar com eles para você fazer um voluntariado. Assim você ganhar experiência para seu curriculo, e ainda aprende mais. :)

Abraços e sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, um amigo acabou de sair de uma situação parecida. Foram 6 meses a procura de emprego. Você precisa de algumas coisas:

- Seu currículo está impecável? Tudo que tem nele é absolutamente necessário?

- Onde exatamente você está procurando emprego? Se limita a estágio? Pagar bem é exigência?

- Nas redes sociais você aparenta responsável?

- Quanto tempo do seu dia você dedica a procurar emprego? Minha mãe, quando estava desempregada saía de casa as 7 da manhã e voltava as 6 da tarde, procurando emprego.

Se você acha que suas respostas pra essas perguntas são satisfatórias, comece a fazer seu currículo virar SPAM na caixa de e-mail de toda e qualquer empresa.

Na sua área tem a IBM, tem sites específicos (www.empregosti.com/‎) e uma infinidade de lugares.

Te indico o site vagas.com, infojobs, indeed, e não se limite apenas a sua cidade, cidades vizinhas são perfeitamente bem vindas quando se trata do primeiro emprego na área.

E o mais importante de tudo: se você não tem experiencia, não desanime de maneira alguma, por que antes de uma caminhada de 1000 passos, você precisa dar o primeiro passo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é exigência pagar bem, em meu curriculum só coloquei o que eu fiz, não menti em nenhum ponto. Eu não costumo muito usar redes sociais, tenho o meu perfil face, mas raramente posto algo.

No caso da procura eu fico boa parte do dia nesses sites, eu ja me cadastrei faz tempo nos que você citou =(. É um pouco complicado, porque o tempo vai passando e parece que só piora a situação...

Ah obrigado por sua ultima frase, é uma boa motivação.

Isso que estou fazendo, me cadastrando em tudo que é lugar kkkk... O ruim é que não tem empresas de tecnologia por perto pra fazer o voluntariado... E fora que estou procurando estágios não só aqui na cidade, mas nos arredores também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola androos, um bom jeito de voce conseguir algo é tentar tambem prestar concurso publico, assim voce tambem pode conseguir uma vaga. Eu trabalho no Serpro. É uma empresa do ministerio da fazenda. Neste inicio de ano houve um concurso para preencher várias vagas e por incrivel que pareça em algumas cidades como por exemplo Osasco não houve candidato que conseguiu a pontuação suficiente para passar no concurso. Aqui em SP temos várias empresas publicas e grandes de informatica que sempre abrem concurso. Ex: Prodam, Dataprev, Serpro, Prodesp, Petrobras, Receita Federal, Ministerios em geral, Prefeituras, etc.... Para quem não tem experiencia nenhuma o ideal seria por concurso. Como voce esta cursando o nivel superior fica mais fácil tentar passar em uma prova dessas. Eu trabalhei na Prodam-SP por 15 anos e já estou a 8 anos no Serpro.. O salário não é dos melhores mas a garantia de emprego e crescimento profissional é muito grande para depois se quiser sair e ir para uma grande empresa privada. Como voce tem tempo livre durante o dia pode se emprenhar e se preparar para um concurso. Muitos orgãos publicos necessitam de profissinais de informatica. Uma dica para estudo é voce acessar os sites de concurso e baixar as provas anteriores para estudar. Um bom local para achar é o site da CESPE. www.cespe.unb.br aqui voce consegue as provas dos concursos anteriores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá, deixa eu ver:

no seu currículo, não deve existir:

Endereço(apenas a cidade e estado), número de documento, informações demais e mais de uma página.

Seu currículo pode seguir o modelo:

José da silva(fonte 16 ou 18)

Celular: (xx) 0000 0000 Tel. Residencial: (xx) 3333 3333 Tel. Recado: (xx) 9999 9999

Residente em Cidade/SP Email: [email protected]

Objetivo:

Pedreiro (aqui eu recomendo que você faça diferente para cada vaga que for concorrer)

Auxiliar de obra

servente

Qualificações:

Técnico em (o que você é) formado em 2002 pela escola pai-do-ceu com experiencia em pintar muros e fazer reboco, conhecimentos em manuseio de lixadeira e enxada, aplicação de papel de parede e de vigiar sua casa.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

(não coloca o campo se não tiver)

(caso tenha):

Campo de obras do lado de casa (agosto/2010 a dezembro/2011

cargo: auxiliar de lixadeira

Atividades: Responsavel por passar a lixadeira em cada canto irregular bla, blá, blá (descreve as atividades que fazia no emprego)

CONHECIMENTOS EM INFORMÁTICA

● Pacote Microsoft Office (Word, Excel, Power Point);

Outros idiomas

● Inglês (leitura, escrita e conversação nível fluente);

●Mandarim(idem).

Formação acadêmica: (aconselho colocar esse item pouco mais acima, caso você não tenha exp profissional)

● Engenharia de Computação - (onde) (conclusão Dezembro/2017);

● Técnico em Eletrônica – (onde) (2010);

CURSOS E PALESTRAS

● Informática – (onde)

● Inglês (onde

Outras informações

● Brasileiro, solteiro, 18 anos (mm/aa).

não se esqueça de deixar tudo bem pontuado.

você mora em sp capital?

tenta procurar empresas de engenharia ou automação comercial, são bacanas.

Muito boa sorte e não desanime. depois do primeiro emprego com uma experiencia bacana, dificilmente você vai ficar muito tempo parado. (a não ser que não procure).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola androos, um bom jeito de voce conseguir algo é tentar tambem prestar concurso publico, assim voce tambem pode conseguir uma vaga. Eu trabalho no Serpro. É uma empresa do ministerio da fazenda. Neste inicio de ano houve um concurso para preencher várias vagas e por incrivel que pareça em algumas cidades como por exemplo Osasco não houve candidato que conseguiu a pontuação suficiente para passar no concurso. Aqui em SP temos várias empresas publicas e grandes de informatica que sempre abrem concurso. Ex: Prodam, Dataprev, Serpro, Prodesp, Petrobras, Receita Federal, Ministerios em geral, Prefeituras, etc.... Para quem não tem experiencia nenhuma o ideal seria por concurso. Como voce esta cursando o nivel superior fica mais fácil tentar passar em uma prova dessas. Eu trabalhei na Prodam-SP por 15 anos e já estou a 8 anos no Serpro.. O salário não é dos melhores mas a garantia de emprego e crescimento profissional é muito grande para depois se quiser sair e ir para uma grande empresa privada. Como voce tem tempo livre durante o dia pode se emprenhar e se preparar para um concurso. Muitos orgãos publicos necessitam de profissinais de informatica. Uma dica para estudo é voce acessar os sites de concurso e baixar as provas anteriores para estudar. Um bom local para achar é o site da CESPE. www.cespe.unb.br aqui voce consegue as provas dos concursos anteriores.

Então amigo, eu ja prestei concurso publico do fundap para estagiar nas instituição do governo na área, mas só que eu fiz no começo do ano passei, mas até agora não fui chamado =(

Tá, deixa eu ver:

no seu currículo, não deve existir:

Endereço(apenas a cidade e estado), número de documento, informações demais e mais de uma página.

Seu currículo pode seguir o modelo:

José da silva(fonte 16 ou 18)

Celular: (xx) 0000 0000 Tel. Residencial: (xx) 3333 3333 Tel. Recado: (xx) 9999 9999

Residente em Cidade/SP Email: [email protected]

Objetivo:

Pedreiro (aqui eu recomendo que você faça diferente para cada vaga que for concorrer)

Auxiliar de obra

servente

Qualificações:

Técnico em (o que você é) formado em 2002 pela escola pai-do-ceu com experiencia em pintar muros e fazer reboco, conhecimentos em manuseio de lixadeira e enxada, aplicação de papel de parede e de vigiar sua casa.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

(não coloca o campo se não tiver)

(caso tenha):

Campo de obras do lado de casa (agosto/2010 a dezembro/2011

cargo: auxiliar de lixadeira

Atividades: Responsavel por passar a lixadeira em cada canto irregular bla, blá, blá (descreve as atividades que fazia no emprego)

CONHECIMENTOS EM INFORMÁTICA

● Pacote Microsoft Office (Word, Excel, Power Point);

Outros idiomas

● Inglês (leitura, escrita e conversação nível fluente);

●Mandarim(idem).

Formação acadêmica: (aconselho colocar esse item pouco mais acima, caso você não tenha exp profissional)

● Engenharia de Computação - (onde) (conclusão Dezembro/2017);

● Técnico em Eletrônica – (onde) (2010);

CURSOS E PALESTRAS

● Informática – (onde)

● Inglês (onde

Outras informações

● Brasileiro, solteiro, 18 anos (mm/aa).

não se esqueça de deixar tudo bem pontuado.

você mora em sp capital?

tenta procurar empresas de engenharia ou automação comercial, são bacanas.

Muito boa sorte e não desanime. depois do primeiro emprego com uma experiencia bacana, dificilmente você vai ficar muito tempo parado. (a não ser que não procure).

Eu moro a 40 minutos da capital de Sp, e eu estou procurando estágio por ai mesmo, meu curriculum esta com essa base , só que com o endereço completo xD, vou melhorar então essa parte! Espero conseguir logo, pra começar a ganhar experiencia e ter grana pra pagar alguns cursos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se alguém me der alguma orientação, opinião,critica(construtiva) ou qualquer coisa ja é de ajuda, assim eu posso me direcionar para o rumo certo.

Então. A principal coisa é realmente "se mostrar". Ou seja, se cadastre em várias empresas de RH, mande Curriculums para tudo que é canto...

Quem não é visto não é lembrado.

Olá androos,

Apenas tome cuidado para o seu currículum não se tornar um SPAM, uma coisa desagradável, na caixa de correio das empresas; assim como os SPAMs desagradáveis de empresas que nos enviam produtos e serviços sem ao menos solicitarmos.

Lembre-se que a recíproca é sempre verdadeira.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E lembrar que na época em que eu tinha pequenas empresas comerciais existiam vagas para gerenciá-las e os novatos desperdiçavam ou não se empenhavam como deviam e fui obrigado a encerrar as atividades.

Haviam vagas mas os que entravam estavam mais interessados em fofoca, intrigas, furtos e levar o patrão para o pau do que em demonstrar valor pelo trabalho e assim serem promovidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você é novo, não desanime. É normal achar agora que não vai encontrar nada, isso acontece com qualquer pessoa desempregada. Um amigo meu começou em uma oficina de impressoras de fundo de quintal, hoje é supervisor de TI em multinacional.

Eu sou Técnico eletrônico, mas digo pra você...começar é difícil, não achamos o que queremos...mas é o que tem, então não se desespere nem desanime, o mercado de trabalho de TI está aquecido, FAÇA FACULDADE!!! Você não ficará sem emprego colega. Boa sorte na sua jornada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você é novo, não desanime. É normal achar agora que não vai encontrar nada, isso acontece com qualquer pessoa desempregada. Um amigo meu começou em uma oficina de impressoras de fundo de quintal, hoje é supervisor de TI em multinacional.

Eu sou Técnico eletrônico, mas digo pra você...começar é difícil, não achamos o que queremos...mas é o que tem, então não se desespere nem desanime, o mercado de trabalho de TI está aquecido, FAÇA FACULDADE!!! Você não ficará sem emprego colega. Boa sorte na sua jornada.

Um dos problemas é que eu não estou achando nada :(.... Mas eu vou continuar tentando sim, estou fazendo facul, e estou indo para o segundo semestre xD... Vou aproveitar e fazer um ou dois cursos na área agora no final do mês e nas férias...

Obrigado rapaz pela força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Um dos problemas é que eu não estou achando nada :(.... Mas eu vou continuar tentando sim, estou fazendo facul, e estou indo para o segundo semestre xD... Vou aproveitar e fazer um ou dois cursos na área agora no final do mês e nas férias...

Obrigado rapaz pela força.

Ei cara, parabéns pela sua determinação, é até inspirador, vejo que o tópico não é respondido tem um tempinho já e não sei qual a sua situação hoje, eu assim como você entrei na faculdade cedo também, e sem experiência comprovada é realmente difícil encontrar alguma coisa, algo que percebi é que muita gente de TI se preocupa muito em se atualizar e estudar e acaba meio que esquecendo de aumentar sua influência, conhecer gente que conhece gente mais forte... Acho injusto um peixe forte valer mais que o conhecimento, uma melhor interação social fazer mais diferença que a capacidade técnica, mas infelizmente é assim que as coisas são, por isso deixo a dica pra todos que estão e querem entrar na área, consigam contatos, gente que pode te ajudar a subir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei cara, parabéns pela sua determinação, é até inspirador, vejo que o tópico não é respondido tem um tempinho já e não sei qual a sua situação hoje, eu assim como você entrei na faculdade cedo também, e sem experiência comprovada é realmente difícil encontrar alguma coisa, algo que percebi é que muita gente de TI se preocupa muito em se atualizar e estudar e acaba meio que esquecendo de aumentar sua influência, conhecer gente que conhece gente mais forte... Acho injusto um peixe forte valer mais que o conhecimento, uma melhor interação social fazer mais diferença que a capacidade técnica, mas infelizmente é assim que as coisas são, por isso deixo a dica pra todos que estão e querem entrar na área, consigam contatos, gente que pode te ajudar a subir...

É o que chamam de network essa rede de relacionamentos ou de contatos.

Muito importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...