Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC reiniciando - Mistério


mtorres2006

Posts recomendados

Boa tarde,

Vou relatar meu problema e tudo o que já fiz na tentativa de solucionar. Certo dia estava usando meu computador e, do nada, ele reiniciou. Depois, começou a reiniciar com frequência. Desliguei a opção de reiniciar automaticamente, e ele continuou reiniciando (não aparecia tela de erro). Às vezes ficava um tempo ligado, aí em seguida reiniciava. Cheguei a rodar o memtest por cerca de 10 horas e nada foi acusado.

Meu PC era um Phenom II x4 945 + gigabyte GA-78LMT-S2P + 8gb kingston ddr3 1333mhz (2x4gb) + HD 7870.

Primeiro, retirei todas as peças e montei tudo de novo. Tentei colocando um pente só, tentei trocar de slot. Nada. Depois, pensando que poderia ser alguma zica no windows7, resolvi formatar o hd (há 4 anos não formatava).

Contudo, com as frequentes reinicializações, não conseguia concluir o backup dos arquivos. Então lembrei da minha placa mãe antiga (m3a78-em), e montei tudo nela. O problema dela é que a memória é ddr2 800 e eu só tenho 1 pente de 2gb, mas funcionava perfeitamente bem quando resolvi trocar.

Fiquei surpreso quando após várias horas de uso, o computador não apresentou qualquer anomalia, funciona redondinho (embora lento). Então pensei que o problema poderia ser com a placa mãe. Fui na loja e comprei outra (gigabyte GA-78LMT-S2), já que a anterior tinha saído da garantia há 1 mês). Crente que ia poder voltar a usar o pc, instalei a placa nova e, quando liguei, antes mesmo de entrar no windows, reiniciou de novo. Mas que @$#%. Arranquei tudo, coloquei a asus de novo e concluí que o problema eram as memórias.

Fui então à loja (Nagem) para trocar, pois elas ainda estão na garantia. Dei entrada e a recepcionista disse que precisaria passar pro técnico pra ele ver. Quando fui lá ver o resultado, a resposta foi "troca não autorizada, produto sem defeito". Pedi para falar com o cara, pra saber que tipo de teste ele tinha feito, mas ele não estava mais lá.

Não sei mais o que fazer, não quero gastar comprando a memória pra chegar em casa e o negócio não funcionar de novo, como aconteceu com a placa mãe (joguei dinheiro fora).

Então, o problema é esse: meu pc funciona normal com a placa mãe asus +ddr2, e reinicia com as gigabyte ddr3, uma com 4 meses de uso e outra com 20 segundos de uso.

Alguém tem alguma dica de teste?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to com um problema similar.

( http://forum.clubedohardware.com.br/ajuda-pc-reiniciando/1135994 )

Meu processador é quase igual ao seu, minha placa mãe tb é uma gibabyte....

tá F**** viu...

testes e mais testes e nada.

vou testar deixar com um amigo que é técnico pra tentar resolver.

não queria gastar $$$ com esse PC mas, não tem jeito.

boa sorte aí meu amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instale o software Slim Drivers e instale/atualize todos os drivers.

Sua Motherboard antiga utiliza os 24 pinos da fonte?

Acho que utiliza sim, Alex. Pelo menos nas especificações tem 24-pin power connector. ( http://www.asus.com/Motherboards/M3A78EM/#specifications )

Já formatei o HD 2 vezes tentando fazer funcionar, já instalei windows 8. Mas o fato de funcionar normal em outro conjunto me dá a certeza de que o problema não está no HD ou no sistema.

Problema cabuloso. O que me intriga é: o pc funciona normal, coloco uma placa mãe+memórias e fica reiniciando. Troco a placa mãe, mantenho as memórias, e fica reiniciando. Levo a memória pra assistência e o cara diz: "tá normal, usei tranquilo".

O fato é que hoje levei a mobo e as memórias pra loja de novo, eles vão enviar para a matriz na segunda-feira para que vejam o que vai ser feito. Levei meu gabinete funcionando pra mostrar ao cara, pois eu queria testar com ele vendo. Mas ele disse que não podia ficar com peças do cliente que não foram compradas lá, e que eu não ia poder ficar lá na sala com ele. Por fim ele testou apenas as memórias, disse que estavam ok, mas que não pôde testar a placa mãe porque não tinha um processador compatível para testes. Deve demorar pelo menos 1 semana até me darem uma resposta.

Túlio, vi no seu tópico que sugeriram você ligar o seu pc sem estabilizador. Eu não fiz isso no meu. Se o seu funcionar avisa... ehehehe. Já estou sem minhas peças mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei a rodar o memtest por cerca de 10 horas e nada foi acusado.

Como você realizou esse teste? Foi na sua motherboard mesmo?

Se você conseguiu executar o teste e o equipamento ficou 10 horas ligado testando as memórias e não reiniciou, então não é a memória e nem a motherboard, correto?

Teste outro HD, pois o S.O. não pode ser pois você formatou várias vezes e instalou até mesmo outro S.O. o que pode acontecer é você ter instalado algum driver incorreto, mas aí ele iria apresentar a nossa abençoada BSOD.

PS:

Quando voltar e se o problema não for resolvido! xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Como você realizou esse teste? Foi na sua motherboard mesmo?

Se você conseguiu executar o teste e o equipamento ficou 10 horas ligado testando as memórias e não reiniciou, então não é a memória e nem a motherboard, correto?

Teste outro HD, pois o S.O. não pode ser pois você formatou várias vezes e instalou até mesmo outro S.O. o que pode acontecer é você ter instalado algum driver incorreto, mas aí ele iria apresentar a nossa abençoada BSOD.

PS:

Quando voltar e se o problema não for resolvido! xD

Mas não pode ser o HD, pois tudo funciona normal em outra MB com outra memória.

Mas acho que matei a charada!

Esta placa mãe (ga-78LMT-S2P) aceita o meu processador (Phenom II x4 945), contudo a versão aceita é a de 95w de TDP, e existem 2 versões desse processador: 95w e 125w.

A minha outra Mobo (Asus m3a78-EM) aceita processador até 140w, e é provavelmente por isso que tudo funciona normal nela.

A minha versão do processador é a de 125w, de acordo com o app HwInfo.

Agora, se o problema é esse, por que funcionou durante longos 4 meses sem problema?

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...