Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Como medir corrente alternada no pic

Recommended Posts

Olá amigos

eu sou estudante do SENAI e e estou fazendo um trabalho onde preciso fazer com que a corrente que passa no chuveiro apareça em um display, porém estou com algumas dificuldades, porque a corrente que passa no chuveiro é muito alta para mandar direto no PIC e tenho dificuldade quanto a programação queria saber se alguém pode me ajudar

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá amigos

eu sou estudante do SENAI e e estou fazendo um trabalho onde preciso fazer com que a corrente que passa no chuveiro apareça em um display, porém estou com algumas dificuldades, porque a corrente que passa no chuveiro é muito alta para mandar direto no PIC e tenho dificuldade quanto a programação queria saber se alguém pode me ajudar

Para você poder medir a corrente do chuveiro, vai tem que medir tensão, isso mesmo, deve medir a tensão da saída de um TC (transformador de corrente).

É um tipo de transformador que transforma corrente alternada em um valor de tensão. É basicamente um transformador comum por onde o fio condutor do chuveiro passa por dentro sem fazer voltas, passa em linha reta, produzindo um campo magnético que gera um potencial elétrico no secundário. Ele não é linear. Pode haver alguns erros na medição que até podem ser corrigidos na programação do pic.

Se quiser algo totalmente linear, use um resistor Shunt.

O pic deverá medir a queda de tensão em cima do resistor diante da corrente do chuveiro. Imagino que poderá precisar de amplificadores de sinais apropriados, pois a queda de tensão em cima de um resistor shunt é de alguns milivolts.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Como se trata de corrente alternada, saiba que será necessário retificar e filtrar a tensão proveniente e/ou talvez empregar um divisor de tensão, adicionalmente pode empregar um amplificador com operacional para conseguir um valor melhor na escala do AD do PIC, inclusive serve como "buffer".

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • olá, ja pensei em utilizar TC porém ele é muito caro! ja ouvi falar desse shunt porém não sei como utilizar ! e pesquisei algo sobre ACS 712 ! se você puder me mandar algum circuito explicando como utiliza qualquer um deles me ajudaria muito! grato :)

olá daniel, poderia me explicar um pouco melhor ? grato :)

Compartilhar este post

Link para o post
    ;5976500']Como se trata de corrente alternada' date=' saiba que será necessário retificar e filtrar a tensão proveniente e/ou talvez empregar um divisor de tensão, adicionalmente pode empregar um amplificador com operacional para conseguir um valor melhor na escala do AD do PIC, inclusive serve como "buffer".[/quote']

Na hora de retificar o valor do transformador de corrente pode haver alguns erros. Creio que tem 2 formas melhores de ler a corrente alternada depois do transformador de corrente que é medindo a tensão de pico em um capacitor que irá carregar com a tensão referente ao resistor shunt ai é só dividir o valor por raiz de 2 se a frequencia for 60hz (Se não entenderam me eu explico de novo) ou fazendo a tradicional integração da onda, que é aquela formula da raiz quadrada da do resultado da função senoidal dividido pelo periodo no caso o numero de pontos da senoide ao quadrado que dá o valor eficaz da onda...

Compartilhar este post

Link para o post

Bem; eu usaria um resistor shunt específico para a corrente do chuveiro (que suporte acima de 25A).

Por exemplo: 5400W em 220V temos uma corrente de 24,5A, se o shunt possuir 0,10R de resistência temos 2,9V em cima dele quando a carga puxar o máximo de corrente. Desta forma a tensão pode variar entre este valor citado como máximo e 0V caso não haja consumo de corrente, retifico e filtro este sinal, então chegará próximo a 4,1V, ligo na entrada de um operacional, ajusto o ganho com um trimpot para ter 5V quanto estiver com carga máxima, convertendo para uma escala de 0~5Vdc para 0~5400W, ou 0~25A. Agora basta aplicar o sinal ao canal AD do microcontrolador, fazer a conversão e os demais cálculos para obter o resultado desejado.

Compartilhar este post

Link para o post

Poin,

Use um ACS712 de 30A, assim você vai ter isolação dos 220V.

O truque é o seguinte : a saída do ACS712 - 30 possui 2,5 Vdc na ausência de corrente , e varia 66 mV RMS para cada Ampére tanto para cima ou para baixo.

Por exemplo, em um chuveiro de 5400W vai passar uma corrente de 24,5 A, então a saída vai variar para cima e para baixo de cerca de 24,5 x 0,066= 1,62 V em relação aos 2.5 V .

Leia a tensão pelo ADC, localize os picos inferiores e superiores, faça uma tabela com esses valores máximos e mínimos para, por exemplo ,20 leituras.

Calcule a média das 20 leituras máximas, e a média das 20 leituras mínimas.

Agora, faça a soma dessas duas médias, e divida por dois. Este é o resultado final em Volts, o qual basta você dividir por 0,066 e vai dar o valor da corrente em Ampéres.

Para achar os valores máximos e mínimos, faça leituras do valor ADC a 138 uS, isto vai dar 120 leituras para cada ciclo de senóide, assim você localiza os picos com uma boa precisão.

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

poderá utilizar um tc com um resistor shunt e rectificar com um tl072.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Valeu ae, mas so nao entendi como faço essa leitura pra fazer essas comparações no micro c, você poderia dar uma ajuda na progamação, e os comandos necessarios que deveremos usar

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
    Valeu ae, mas so nao entendi como faço essa leitura pra fazer essas comparações no micro c, você poderia dar uma ajuda na progamação, e os comandos necessarios que deveremos usar

Obrigado

Pra programar pense passo a passo.

primeiro faça uma função que a cada x milissegundos faça uma leitura ADC e guarde esse valor em um buffer.

Depois de ter feito 200 leituras por exemplo, você sai dessa função e joga em uma formula que você vai achar o valor de pico.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais