Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como medir corrente alternada no pic


POIN

Posts recomendados

Olá amigos

eu sou estudante do SENAI e e estou fazendo um trabalho onde preciso fazer com que a corrente que passa no chuveiro apareça em um display, porém estou com algumas dificuldades, porque a corrente que passa no chuveiro é muito alta para mandar direto no PIC e tenho dificuldade quanto a programação queria saber se alguém pode me ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos

eu sou estudante do SENAI e e estou fazendo um trabalho onde preciso fazer com que a corrente que passa no chuveiro apareça em um display, porém estou com algumas dificuldades, porque a corrente que passa no chuveiro é muito alta para mandar direto no PIC e tenho dificuldade quanto a programação queria saber se alguém pode me ajudar

Para você poder medir a corrente do chuveiro, vai tem que medir tensão, isso mesmo, deve medir a tensão da saída de um TC (transformador de corrente).

É um tipo de transformador que transforma corrente alternada em um valor de tensão. É basicamente um transformador comum por onde o fio condutor do chuveiro passa por dentro sem fazer voltas, passa em linha reta, produzindo um campo magnético que gera um potencial elétrico no secundário. Ele não é linear. Pode haver alguns erros na medição que até podem ser corrigidos na programação do pic.

Se quiser algo totalmente linear, use um resistor Shunt.

O pic deverá medir a queda de tensão em cima do resistor diante da corrente do chuveiro. Imagino que poderá precisar de amplificadores de sinais apropriados, pois a queda de tensão em cima de um resistor shunt é de alguns milivolts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como se trata de corrente alternada, saiba que será necessário retificar e filtrar a tensão proveniente e/ou talvez empregar um divisor de tensão, adicionalmente pode empregar um amplificador com operacional para conseguir um valor melhor na escala do AD do PIC, inclusive serve como "buffer".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá, ja pensei em utilizar TC porém ele é muito caro! ja ouvi falar desse shunt porém não sei como utilizar ! e pesquisei algo sobre ACS 712 ! se você puder me mandar algum circuito explicando como utiliza qualquer um deles me ajudaria muito! grato :)

olá daniel, poderia me explicar um pouco melhor ? grato :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

;5976500']Como se trata de corrente alternada' date=' saiba que será necessário retificar e filtrar a tensão proveniente e/ou talvez empregar um divisor de tensão, adicionalmente pode empregar um amplificador com operacional para conseguir um valor melhor na escala do AD do PIC, inclusive serve como "buffer".[/quote']

Na hora de retificar o valor do transformador de corrente pode haver alguns erros. Creio que tem 2 formas melhores de ler a corrente alternada depois do transformador de corrente que é medindo a tensão de pico em um capacitor que irá carregar com a tensão referente ao resistor shunt ai é só dividir o valor por raiz de 2 se a frequencia for 60hz (Se não entenderam me eu explico de novo) ou fazendo a tradicional integração da onda, que é aquela formula da raiz quadrada da do resultado da função senoidal dividido pelo periodo no caso o numero de pontos da senoide ao quadrado que dá o valor eficaz da onda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem; eu usaria um resistor shunt específico para a corrente do chuveiro (que suporte acima de 25A).

Por exemplo: 5400W em 220V temos uma corrente de 24,5A, se o shunt possuir 0,10R de resistência temos 2,9V em cima dele quando a carga puxar o máximo de corrente. Desta forma a tensão pode variar entre este valor citado como máximo e 0V caso não haja consumo de corrente, retifico e filtro este sinal, então chegará próximo a 4,1V, ligo na entrada de um operacional, ajusto o ganho com um trimpot para ter 5V quanto estiver com carga máxima, convertendo para uma escala de 0~5Vdc para 0~5400W, ou 0~25A. Agora basta aplicar o sinal ao canal AD do microcontrolador, fazer a conversão e os demais cálculos para obter o resultado desejado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poin,

Use um ACS712 de 30A, assim você vai ter isolação dos 220V.

O truque é o seguinte : a saída do ACS712 - 30 possui 2,5 Vdc na ausência de corrente , e varia 66 mV RMS para cada Ampére tanto para cima ou para baixo.

Por exemplo, em um chuveiro de 5400W vai passar uma corrente de 24,5 A, então a saída vai variar para cima e para baixo de cerca de 24,5 x 0,066= 1,62 V em relação aos 2.5 V .

Leia a tensão pelo ADC, localize os picos inferiores e superiores, faça uma tabela com esses valores máximos e mínimos para, por exemplo ,20 leituras.

Calcule a média das 20 leituras máximas, e a média das 20 leituras mínimas.

Agora, faça a soma dessas duas médias, e divida por dois. Este é o resultado final em Volts, o qual basta você dividir por 0,066 e vai dar o valor da corrente em Ampéres.

Para achar os valores máximos e mínimos, faça leituras do valor ADC a 138 uS, isto vai dar 120 leituras para cada ciclo de senóide, assim você localiza os picos com uma boa precisão.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Valeu ae, mas so nao entendi como faço essa leitura pra fazer essas comparações no micro c, você poderia dar uma ajuda na progamação, e os comandos necessarios que deveremos usar

Obrigado

Pra programar pense passo a passo.

primeiro faça uma função que a cada x milissegundos faça uma leitura ADC e guarde esse valor em um buffer.

Depois de ter feito 200 leituras por exemplo, você sai dessa função e joga em uma formula que você vai achar o valor de pico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...