Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como medir corrente alternada no pic


POIN

Posts recomendados

Olá amigos

eu sou estudante do SENAI e e estou fazendo um trabalho onde preciso fazer com que a corrente que passa no chuveiro apareça em um display, porém estou com algumas dificuldades, porque a corrente que passa no chuveiro é muito alta para mandar direto no PIC e tenho dificuldade quanto a programação queria saber se alguém pode me ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos

eu sou estudante do SENAI e e estou fazendo um trabalho onde preciso fazer com que a corrente que passa no chuveiro apareça em um display, porém estou com algumas dificuldades, porque a corrente que passa no chuveiro é muito alta para mandar direto no PIC e tenho dificuldade quanto a programação queria saber se alguém pode me ajudar

Para você poder medir a corrente do chuveiro, vai tem que medir tensão, isso mesmo, deve medir a tensão da saída de um TC (transformador de corrente).

É um tipo de transformador que transforma corrente alternada em um valor de tensão. É basicamente um transformador comum por onde o fio condutor do chuveiro passa por dentro sem fazer voltas, passa em linha reta, produzindo um campo magnético que gera um potencial elétrico no secundário. Ele não é linear. Pode haver alguns erros na medição que até podem ser corrigidos na programação do pic.

Se quiser algo totalmente linear, use um resistor Shunt.

O pic deverá medir a queda de tensão em cima do resistor diante da corrente do chuveiro. Imagino que poderá precisar de amplificadores de sinais apropriados, pois a queda de tensão em cima de um resistor shunt é de alguns milivolts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites