Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Primasoft

Memtest 86+ & Windows Memory

Recommended Posts

Bom Dia galera !

Alguém pode tirar uma duvida minha por favor?

Seguinte, fui fazer um teste de memória em um computador aqui na empresa e usei o cd do Windows Memory Diagnostic, aquele que tem uma tela preta de fundo, e ele não detectou nenhum problema com o pente de memória, porém, quando eu usei o Memtest86+, aquele com a tela azul de fundo, ele detectou erros, alguém sabe qual a diferença entre os dois programas?

Obrigado !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca utilizei o Windows Memory Diagnostic, mas o Memtest para se obter um resultado de análise mais completo, a máquina deve ficar ligada por pelo menos uma hora.

Talvez o mecanismo do Windows Memory Diagnostic, funcione da mesma maneira.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Estes testes com programas embutidos, tipo Windows não são muito confiáveis. Deixe o PC ligado certo tempo, (Para esquentar), depois, utilize o Memtest86+ (Software Independente). Teste separado um pente de cada vez, assim, detecta qual tem defeitos. E troque. Faz o Boot do CD pela Bios, como uma formatação. Pode na garantia testar 02 vezes cada pente, marcando já erros no inicio, morreu. Siga a dica no link:

http://pt.kioskea.net/faq/1721-testar-suas-barras-de-ram-com-o-memtest

Download: Versão 4.20

http://www.memtest.org/

Editado por Paulo Tacco
Correção.
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Em resumo, o memtest+ é mais completo e preciso que do Windows.

Agora eu recomendo fazer o teste das memórias em conjunto, isto porque você geralmente deseja utilizar a quantidade de memória disponível. Se houver erro, basta localizar no manual a ordem dos pentes e fazer a correlação no memtest, por exemplo, se você tem 4GB sendo 2x2GB se os erros aparecerem antes dos 2048 é no primeiro pente, se for depois é no segundo.

Lembrando que pode ocorrer os pentes em separado não apresentarem erros, logo pode ser que eles estejam com SPD distintos, ou mesmo sejam de velocidades diferentes. Por exemplo, é possível usar um pente DDR3-1066 juntamente com DDR3-1333, mas pode-ser necessário ajustar manualmente as memórias para DDR3-1066 para evitar problemas. O problema é que algumas placas-mãe permitem ajustes bem limitantes, o que limita também utilizar as memórias. Este seria um dos motivos porque utilizar memórias de mesma marca e tipo são uma grande recomendação.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Ahh ok galera ! Muito Obrigado mesmo, eu sempre ficava na duvida em qual usar aqui na assistência e acabava perdendo muito tempo as vezes passando um e não pegava nada, vou seguir a recomendação de vocês =D !

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais