Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usb device over current status detected


toni.tl

Posts recomendados

Bom Dia amigos(as),

Gostaria de uma solução sobre esse problema que vem se arrastando por anos kkkkkk....

O velho problema do "USB DEVICE OVER CURRENT STATUS DETECTED!!!" :angry::angry:

Referências:

Placa Mãe ASUS H61M-A series

Processador I5 3.4ghz

Memória 16gb DDR3 1333 - Dois pentes de 4gb cada

Fonte Real 450W

Enfim como segue na imagem isso esta me assolando. Pois meu cliente comprou essa placa novíssima e esta apresentando esse problema.

Testes concluídos:

1 - Não existe nenhuma USB conectada, pois a MOBO esta fora do Gabinete.

2 - CMOS já foi trocada de JUMPER mas a mesma não reinicia o PC quando reiniciado para reseta-la.

3 - Tirei as memórias deixando somente 1 para testes e o problema persiste.

4 - Troquei fonte

5 - Troquei teclado

6 - Mouse não conectei pois se trada de uma USB já para não ocorrer o problema, mas o mesmo persiste.

Alguem com alguma solução plausível para me ajudar? :D

:P :P :P :P :P :P

sub+devide.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso também pode ser causado por umidade/maresia, a solução nesses casos seria secar a placa com um secador, mas sem aquecer muito as peças. também pode ocorrer da placa estar em curto. sendo a placa nova a melhor saída seria procurar a garantia

Você citou que a mensagem persiste mesmo com a placa fora do gabinete, mas na foto postada ainda havia um leitor de cartão conectado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Eu estou com o mesmo problema. Já tirei a placa do gabinete, liguei apenas a memoria e o cabo de video. E o problema continua. Está sem nenhum conector USB.

No meu caso, a maquina do cliente veio do litoral, pode ser que a maresia já tenha danificado a placa-mãe ?

Pode ser alguma corrosão em algum plug do USB ou o mesmo ter algum dano (dê uma espiada por dentro dele se preciso com uma lanterna para ver se encontra algo anormal).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que tenha como resolver isso ou até remediar.

A questão é saber como resolver.

Exatamente, se tem solução o problema é saber como e se realmente vai durar. porque sinceramente, em dois dias eu fiz de tudo, testei de todos os jeitos e o erro é sempre o mesmo. Eu só não vi com atenção as entradas do USB onboard, se está enferrujado ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Estou com este problema aqui com uma M5A97 EVO, que comprei há um bom tempo, mas só resolvi instalar agora. Não consigo entrar no setup do BIOS (ou, no caso, UEFI), porque a tela não responde ao teclado nos 15 segundos antes de desligar.

Talvez uma atualização do BIOS/UEFI resolvesse (há várias ROMs mais recentes no site da Asus e eu tenho todas num pendrive, prontas para a atualização), mas não tenho como fazer isso, porque não consigo nem dar boot, nem entrar no setup.

O erro persistiu mesmo depois de TUDO que era USB ter sido removido, inclusive a conexão do painel USB frontal. Até o teclado botei um PS/2 que eu ainda tinha (antigo, mas ainda funciona perfeitamente - estou escrevendo com ele) e não conectei um mouse até resolver o problema. Também já dei reset no jumper do BIOS, mas continuou tudo do mesmo jeito. Enquanto isso, voltei com a minha antiga placa-mãe MSI 890GXM-G65 e é com ela que estou escrevendo.

Já vi vários tópicos sobre este assunto, mas este é o único recente e ainda aberto. Nos demais, as sugestões giravam em torno de desconectar o painel USB frontal (o que eu já fiz, sem nenhum resultado) ou eliminar curto-circuitos (não parece haver nenhum). Minha placa estava bem guardada e eu moro em São Paulo - a 800 metros de altitude e a 70 km do mar. Portanto, não pode ter sido maresia...

Também está dando "CPU Fan Error", mas o cabo da ventoinha do cooler (um Akasa Nero 2) está conectado corretamente (inclusive refiz a conexão várias vezes), a ventoinha gira (embora me pareça girar um pouco mais lentamente que o normal) e o erro persistiu mesmo depois de trocada a ventoinha por outra. Na placa-mãe MSI, a mesma ventoinha e o mesmo cooler não dão erro algum.

E então? Jogo a placa no lixo (não tenho mais garantia) ou ainda há alguma esperança?

Obrigado por qualquer ajuda que vocês possam me dar.

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jogar a placa no lixo jamais.

Já verificou no manual dessa placa-mãe se existe algum jumper que ativa ou desativa USB ?

Isso talvez seja algum curto na placa-mãe. Tem gente que conhece macetes para recuperar a placa-mãe de certos defeitos principalmente em São Paulo e não cobra muito. Já pesquisou no Google sobre essa mensagem e qual solução sugerida ?

Talvez uma forma seja a retirada de micro capacitores SMD do lado das entradas USB na esperança de remover algum que esteja em curto como já aconteceu comigo com entradas PS/2 e a placa-mãe voltou ao normal.

-------------------------

EDIT.

Poderia até preparar uma espécie de testador USB aproveitando um cabo cortado e desemcapado com esse plug e testando cada fio com um multímetro para tentar descobrir se há algum em curto isolando essa entrada para retirar seus capacitores.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, acabei resolvendo o problema... mas houve outros e não vou ficar com a placa.

Para resumir muito uma longa história, verifiquei que de fato estava havendo, aparentemente, um curto-circuito causado por aquelas presilhas de metal que ajudam no encaixe dos conectores (USB, rede etc.) do painel traseiro. Foi só eu levantar essas presilhas e botá-las bem para fora, que o problema foi resolvido e não ocorreu mais.

Então, resumo da ópera para quem está tendo o problema da "USB over current":

Parece haver duas causas principais:

  • A primeira é quando o painel USB frontal do gabinete está com alguma conexão defeituosa, ou então algum periférico ligado a ele está. A solução nesse caso é não usar mais o painel e desconectá-lo da placa-mãe. Mas esse não era o meu caso, porque o problema continuou ocorrendo mesmo depois de desconectado o painel frontal (ou, no caso do meu CM690, superior, pois fica na tampa de cima).

  • A segunda causa mais provável (e que foi o meu caso) é curto-circuito de algum componente da placa com alguma parte metálica do gabinete. No meu caso (e no de outros que eu vi, só que eles não explicaram direito e eu custei a entender), foram as presilhas metálicas do espelho do painel traseiro de conectores. Eu ainda não tinha tentado usar nenhuma conexão USB de lá, nem tinha ainda ligado o cabo de rede, de modo que isso passou despercebido até eu atinar para essa possibilidade e tentar.

Mas parece também haver alguns casos que não se enquadram em nenhuma dessas duas possibilidades. Talvez alguma conjunção astral de Júpiter e Vênus faça as placas da ASUS darem um chilique... Aí... boa sorte, porque você vai precisar...

-----

De toda forma, não vou ficar com essa placa e já voltei para a minha velha, modesta, porém extremamente confiável MSI 890GXM-G65, que nunca me deixou na mão. Infelizmente, mesmo depois de resolvido o problema da "USB over current", a M5A97 EVO:

  • ora reconhecia meus 16 GB de RAM, ora reconhecia apenas 12 GB, aleatoriamente (neste caso, o Windows e utilitários como HWiNFO64 e CPU-Z informavam 16 GB, mas o Windows informava nas "Propriedades do Computador" que dos 16, apenas 12 GB estavam disponíveis para uso, sem informar a razão; o Linux também reconhecia só 12 GB). Retirei e recoloquei os pentes várias vezes, sem resultado.

  • dava problemas com a ventoinha do meu Akasa Nero 2, com a qual parece ser incompatível. Informava que havia erro com ela e interrompia o boot. A ventoinha de fato girava mais lentamente com essa placa, em torno de 350-400 rpm, quando colocada nos pinos CPU_FAN. A temperatura do processador subia até 55ºC, segundo o BIOS. Resolvi o problema colocando a ventoinha ligada em outra entrada de energia e desabilitando a verificação desse parâmetro no BIOS. A rotação subiu para em torno de 1400 rpm e a temperatura da CPU caiu para 36-38ºC (dentro do Windows, com o Cool'n'Quiet e o TurboCore ativados, cai ainda mais, para uns 29-30ºC - esse cooler é mesmo tudo de bom e ainda é relativamente barato!). Resolvi, mas exigiu uma gambiarra.

  • às vezes se comportava de forma estranha. Por exemplo, custei a conseguir entrar no Parted Magic (para dar um secure erase no meu SSD antes de reinstalar o Windows - um dos macetinhos que não são necessários com HDs, mas com SSDs, sim). Como vocês sabem, o Parted Magic é uma distribuição mais simples e especializada do Linux. Como em quase todas elas, há uma etapa do boot em que vem um monte de linhas de log de boot na tela. O Parted Magic travava nessa etapa, até que descobri que por alguma razão obscura, o Parted Magic de 64 bits não funciona com essa placa - só o de 32 bits. (Consegui fazer uma versão antiga de 64 bits entrar, mas aí ele não reconhecia o USB e o mouse não funcionava.)

  • e o pior de tudo: a rede on-board não funcionava, nem era detetada nem pelo Windows, nem pelo Linux - era como se não existisse. Tentei todos os ajustes possíveis no BIOS, mudei a versão do BIOS, nada adiantou. É defeito, claro, mas como a placa não está mais na garantia, não vou trocar. E infelizmente, não tenho uso nenhum para um PC que é incapaz de acessar a Internet.

E isso foi só o que apareceu enquanto eu tentava usar a placa. (EDIT: Explicando, não cheguei a instalar o Windows com ela. Quando falei que no Windows acontecia isso ou aquilo, era ainda a instalação antiga, feita na placa MSI, que previsivelmente entrava cheia de erros, mas ainda dava para fazer alguma verificação rápida.) Não dá para prever se ela não daria outros tantos problemas mais adiante, mesmo que eu contornasse esses. Ela parecia a Hidra de Lerna, da mitologia grega, da qual o Hércules cortava uma cabeça e nascia outra no lugar...

Não dá para ficar com ela. E fiquei cabreiro com a ASUS. Entendo perfeitamente que todo mundo está sujeito a dar azar e pegar uma unidade com problemas de qualquer marca, e que a ASUS tem uma reputação melhor do que a maioria. Mas nunca vi uma placa tão cheia de picuinhas e tão chata de se resolver os problemas quanto essa! Ao mesmo tempo, no meu caso, esse erro da "USB over current" foi causado pelo que foi claramente uma falha de design da ASUS. Considerando que ocorre em diversos modelos de placas da ASUS (tanto para Intel quanto para AMD) e há anos, já era para eles terem se mancado e corrigido isso. Indesculpável!

Então, sinto muito, ASUS, mas não só não vou ficar com a placa, como da próxima vez vou para outra MSI, com a qual a minha experiência foi ótima (por que eu iria trocá-la, então, explico abaixo na minha resposta ao Henrique), ou talvez uma Gigabyte, sei lá. Mas não ASUS.

-------

Agora, respondendo ao Henrique:

Jogar a placa no lixo jamais.

Neste caso, ela será aproveitada. Comprei essa placa num impulso há uns dois anos, mas fiquei com preguiça de trocar, a outra estava funcionando bem e tal, e fui deixando. Mas agora um dos meus melhores amigos, um cara a quem devo muitos favores e gentilezas, ficou sem PC. Ele precisa para o trabalho dele e está numa fase de dureza total, sem chance de comprar outro. Percebi que podia ajudá-lo, porque de tantas sobras de atualizações ao longo dos anos, eu tinha o suficiente para montar outro PC para ele. Então, eu ia pôr essa da ASUS para mim e montar outro PC para ele com minha MSI antiga.

Só que agora vai ser o contrário: a ASUS é que vai para ele. Não sou amigo da onça: testei a placa com os componentes que vou passar para ele, e ela funcionou bem melhor que com os meus. A única coisa é a falta da rede, mas isso será resolvido com uma placa de rede PCI, baratinha, que ele já providenciou (único desembolso que ele teve).

Mas se não fosse isso, a placa iria para o lixo, sim. Recentemente joguei literalmente no lixo um HD de 1 TB que estava dando bad sectors e uma placa de vídeo HD6850 que simplesmente morreu, do nada (estou quebrando o galho por enquanto com uma velha 3850, que até dá bem para o meu gasto, porque não sou gamer e a 6850 era tiro de canhão para mim). Guardo coisas que podem ser úteis, mas se vejo que é inútil, nada de apego, nem de guardar tranqueiras.

Já verificou no manual dessa placa-mãe se existe algum jumper que ativa ou desativa USB ?

Não havia. Até inspecionei a placa visualmente para ver se não havia algum jumper não documentado, mas ela tem um único jumper, que é o de reinicializar o BIOS (clear CMOS). E isso eu já tinha tentado.

Isso talvez seja algum curto na placa-mãe.

E era mesmo, mas o lugar onde era me deixou furioso, porque era previsível e é uma falha gravíssima de design por parte da ASUS.

Tem gente que conhece macetes para recuperar a placa-mãe de certos defeitos principalmente em São Paulo e não cobra muito.

O difícil é achar um bom profissional. O que mais há no mercado é picareta, e a Santa Efigênia é igual ao Oeste Selvagem. Já vi muito dito "profissional" que só falava e fazia besteira e que entendia muito menos que eu, que sou um mero amador bem informado. E acho que isso dificilmente ficaria num preço que compensasse em relação a uma placa nova.

Já pesquisou no Google sobre essa mensagem e qual solução sugerida ?

Foi a primeira coisa que fiz. E olhe, já tomei susto quando comecei a digitar "USB device o..." e neste ponto já apareceu de cara a mensagem completa como primeira sugestão de pesquisa do Google. Isso significa que esse erro é extremamente comum e muito pesquisado no Google.

Mas não achei nada que desse alguma informação nova, além do que já foi discutido aqui neste tópico.

E soluções mais extremas e complicadas estão além da minha disposição e da minha paciência. Uma placa-mãe não vale tanto trabalho, aborrecimento e despesa extra assim. A lata de lixo está logo ali e embora meu dinheiro não nasça em árvore e eu dê valor a ele, também me recuso a ser avarento e sei quando devo admitir a derrota e assumir o prejuízo. Faz parte da vida e às vezes é compensado por você deixar de pagar outros tantos preços, que nem sempre se medem em dinheiro.

De todo modo, obrigado pela ajuda do Henrique, e espero que minha experiência possa ajudar a alguém mais.

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Estou com este problema aqui com uma M5A97 EVO, que comprei há um bom tempo, mas só resolvi instalar agora. Não consigo entrar no setup do BIOS (ou, no caso, UEFI), porque a tela não responde ao teclado nos 15 segundos antes de desligar.

Talvez uma atualização do BIOS/UEFI resolvesse (há várias ROMs mais recentes no site da Asus e eu tenho todas num pendrive, prontas para a atualização), mas não tenho como fazer isso, porque não consigo nem dar boot, nem entrar no setup.

O erro persistiu mesmo depois de TUDO que era USB ter sido removido, inclusive a conexão do painel USB frontal. Até o teclado botei um PS/2 que eu ainda tinha (antigo, mas ainda funciona perfeitamente - estou escrevendo com ele) e não conectei um mouse até resolver o problema. Também já dei reset no jumper do BIOS, mas continuou tudo do mesmo jeito. Enquanto isso, voltei com a minha antiga placa-mãe MSI 890GXM-G65 e é com ela que estou escrevendo.

Já vi vários tópicos sobre este assunto, mas este é o único recente e ainda aberto. Nos demais, as sugestões giravam em torno de desconectar o painel USB frontal (o que eu já fiz, sem nenhum resultado) ou eliminar curto-circuitos (não parece haver nenhum). Minha placa estava bem guardada e eu moro em São Paulo - a 800 metros de altitude e a 70 km do mar. Portanto, não pode ter sido maresia...

Também está dando "CPU Fan Error", mas o cabo da ventoinha do cooler (um Akasa Nero 2) está conectado corretamente (inclusive refiz a conexão várias vezes), a ventoinha gira (embora me pareça girar um pouco mais lentamente que o normal) e o erro persistiu mesmo depois de trocada a ventoinha por outra. Na placa-mãe MSI, a mesma ventoinha e o mesmo cooler não dão erro algum.

E então? Jogo a placa no lixo (não tenho mais garantia) ou ainda há alguma esperança?

Obrigado por qualquer ajuda que vocês possam me dar.

.

.

Bom dia !! Existe uma maneira de entrar na bios seguindo esses passos. pois a placa deve esta completamente descarregada.

1-Tira a bateria da placa-mãe e desconecto os USBs da placa. e tira todos os despositivos USBs(pendrive, empressoras e etc..)

2-Desliga o estabilizador que liga o monitor e o PC.

3-Apois 20min a 1 hora aproximadamente

4-liga o pc(Lembre-se nao conectar nenhum despositivo USBs(pendrive, empressoras e etc..) não esqueca de por a bateria novamente.

5-Ao iniciar a mesma tela do erro aparecera junto a função presse F1.(proto você esta ba bios)

 

Dai pra frente é so da but no HD que esta o sistema operacional.. espero que tenha ajudado Srs. não esquecam de atualizar todos os drivers. Grande abraços e desde ja agradeço pois algumas informaçoes ddesse forum me ajudou a resolver meu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia !! so a uma maneira de entrar na bios seguindo esses passos. pois a placa deve esta completamente descarregada.

1-Tira a bateria da placa-mãe e desconecto os USBs da placa. e tira todos os despositivos USBs(pendrive, empressoras e etc..)

2-Desliga o estabilizador que liga o monitor e o PC.

3-Apois 20min a 1 hora liga o pc(Lembre-se nao conectar nenhum despositivo USBs(pendrive, empressoras e etc..)

4-Aparecera a mesma tema porém com a função presse F1.

 

dai pra frente nao sei mais o que fazer... Aguardo ajuda... grato

 

Luís, você citou uma postagem minha, mas acho que você não leu as mensagens posteriores. No meu caso, descobri que era curto-circuito do gabinete com as presilhas do painel traseiro de conectores da placa-mãe. Como ela estava me dando outros problemas e era incompatível com outros componentes meus, eu me desfiz da placa. E como, apesar da fama e reputação que a ASUS tem, até hoje só tive experiências péssimas com ela, bani a marca de vez e não pretendo comprar mais nenhum produto dela.

Como no seu caso você já eliminou todas as possíveis fontes de conflito USB ao remover todos os componentes desse padrão, o mais provável é que seja curto-circuito, também. Verifique cuidadosamente isso.

Ah, sim, não tem nada a ver com o seu problema atual, mas também livre-se desse estabilizador, pelo amor de Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...