Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tô com dúvidas sobre essa fibra ótica da Vivo (Speedy)


Wolf.RAC

Posts recomendados

Bom dia a quem vê meu texto agora!

Prestando suporte pra banda larga, me deparei com essa fibra ótica Speedy da Vivo.

Não na minha casa que é o Speedy da rede metálica mesmo.

Tenho algumas dúvidas sobre esta fibra ótica (interessante pra quem tem essa banda larga que possa me esclarecer):

1. Qual o padrão de protocolo/rede/transmissão usada? FTTx, DOCSIS, ADSL?

2. É obrigatório autenticação com provedor? Eu tenho mesmo que contratar um provedor pra poder usar? Ou conecta automaticamente ao ligar o modem, no estilo de modems da NET?

Espero que não tenha que usar (mesmo que seja aqueles usuários de teste como speedy@speedy ou [email protected]), pois acho provedores abusivos...

3. É impressão minha ou esses modems de fibra ótica não estão à venda facilmente? Só vejo modems ADSL à venda por aí que dá pra configurar, esses modems parecem que não dá pra configurar muito (NAT, abrir portas, UPnP, etc.)

Grato e no aguardo. Até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1. Qual o padrão de protocolo/rede/transmissão usada? FTTx, DOCSIS, ADSL?

PPPoE sobre FTTH (rede Metro Ethernet).

2. É obrigatório autenticação com provedor? Eu tenho mesmo que contratar um provedor pra poder usar? Ou conecta automaticamente ao ligar o modem, no estilo de modems da NET?

Espero que não tenha que usar (mesmo que seja aqueles usuários de teste como speedy@speedy ou [email protected]), pois acho provedores abusivos...

Autenticação obrigatória sim, pode usar qualquer provedor seja gratuito ou pago.

3. É impressão minha ou esses modems de fibra ótica não estão à venda facilmente? Só vejo modems ADSL à venda por aí que dá pra configurar, esses modems parecem que não dá pra configurar muito (NAT, abrir portas, UPnP, etc.)

E por que deveria estar à venda? A instalação fibra da VIVO/Telefônica deve ocorrer em equipamento dela, da operadora, então no caso o modem ótico. Você provavelmente esta acessando aí o roteador que eles instalam e configuram e pelo menos no que eu tenho visto o roteador possui sim opções avançadas de configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, não sabia que esse tipo de internet fibra ótica tinha essa sigla FTTH.

Como eu disse, eu não tenho esse tipo de internet, pois só tem com mais facilidade em grandes centros dispondo de fibra ótica.

O ruim disso é ter que precisar de provedor. Particularmente não gosto dessa 'dependência' de provedor, mesmo que seja gratuito ou o de testes da operadora (speedy@speedy).

Provedor dá muito problema, especialmente quando altera a senha ou quando o provedor bloqueia seu email por algum motivo.

Nesse sistema, prefiro mais o link da NET Virtua, que NÃO precisa de provedor pra nada.

Grato pela resposta, mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

FTTH vem de Fiber To The Home, em tradução livre Fibra Até A Casa.

Também parece que recentemente a ANATEL desobrigou as operadoras de ter que fazer o usuário autenticar por provedores de acesso, veja na matéria (http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/05/23/anatel-acaba-com-obrigacao-de-contratar-provedor-para-acessar-a-internet/).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos ver se ela 'lei' de desobrigar provedores funciona, mas acho difícil, os provedores, principalmente UOL e cia, tem cerca de 1 milhão de clientes 'dependentes' dos serviços e das vontades dele, e acho que a 'cooperativa' desses provedores vai querer barrar ou fazer emenda pra essa norma.

E olha, pra nós que somos técnicos, meu, provedor pago é puramente dispensável. Mas infelizmente a maioria dos usuários são leigos e ficam presos com o serviço desses caras...

Tô satisfeito. Se quiser fechar o tópico, tá tranquilo. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...