Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
piterog

Resumo sobre Filtro Capacitivo'

Recommended Posts

Pessoal to estudando aqui pra uma prova e tem uma questão que pede pra falar sobre todas as etapas de uma fonte... Transformador, retificação, filtro e regulador!

Todas as outras eu consegui resumir com as minhas palavras... mas a parte do filtro eu já fiz alguns resumos e acho que ainda não ficou bom...

Alguém tem como me resumir em umas 3 ou 4 linhas o que faz exatamente a parte de filtro?

Obrigado!

Outra pergunta... porque o diodo zener não pode ser usado como retificador?

Quanto ao ripple. Quanto menor o ripple, maior a tensão média né?

Tensão média é a mesma coisa que o Vcc ???

----------------------------------------------------

Alguem pode me responder? A prova é hoje ;/ desculpa incomodar ;/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ripple são as variações na tensão. A tensão média é a média dos valores dos picos e baixos. Por isso não importa se o ripple for maior ou menor, se todas as ondas forem variadas proporcionalmente a tensão média será a mesma.

A tensão média não é a mesma coisa que o vcc. O vcc é o ponto do circuito onde se dá a alimentação positiva . E a tensão média é basicamente a média entre as variações (como foi dito anteriormente)

Filtro: Reduz as variações com o objetivo de tornar a corrente mais contínua possível. Geralmente é usado um capacitor e faz parte de um retificador. Ele absorve os picos e entrega-dos nas baixas

Retificação: Processo inicial em que a corrente alternada é convertida em contínua , feita usando diodos de retificação

Por que diodos zeners não podem ser usados como de retificação?

Por que os diodos zeners tem sua tensão de ruptura relativamente baixa. Assim seu funcionamento irá ser limitado a essa tensão . Não é proibido usar os zeners para retificar, mas é muito inviável.

Transformador: Equipamento que muda o valor de uma tensão, ou de uma resistência elétrica , funcionando a partir da indução. As bobinas transferem energia uma para a outra a partir desse princípio.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

A filtragem: os capacitores armazenam a energia quando o sinal na entrada do retificador estiver em fase com a polarizaçao dos diodos fazendo o conduzirem e assim carrwgando o capscitor, para quando isso inverter o capacitor que e um acumulador possa alimentar a carga! Assim a tensão ficaria continua!

Quando menor o ripple maior sera o nivel medio de tensão sim!! Imagina que o ripple tenha 2vpp, a saida da fonte e de 20Vp, então estaria variando de 20 a 18.. Media 19v!! Se o ripple tiber 10v, estaria variando de 20 a 10v.. Media 15V!!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais