Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temporizador CI555


burn/omegafire

Posts recomendados

Caros colegas,

Estou desenvolvendo um projeto usando o microcontrolador RabbitCore que é bem semelhante ao pic e preciso de uma ajudinha na parte eletrônica do equipamento.

O RabbitCore ficará em um lugar onde é possível haver uma variação de tensão nas portas dele. Eu sei que ele não chega a queimar com a situação, mas também sei que o programa as vezes trava por causa dessas variações e não faz mais suas funções normais. Me ocorreu a ideia então de usar um CI 555 para resetar o pic caso esse pare de enviar sinais, já que ele é puramente eletrônico e é mais resistente a variações de tensão.

Meu problema começa justamente ai. Pensei em usar o CI 555 na configuração monoestavel, mas nessa configuração, o CI 555 sempre que recebe um sinal no trigger ele dispara. O que eu quero é que enquanto ele estiver recebendo sinal é que ele permaneça em seu estado estável. Caso passe mais de 10 minutos sem receber sinal, ai sim ele vai pro novo nível e faz o reset do pic. Alguém pode me dar uma ideia de como fazer essa inversão?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo o circuito Detector de Ausência de Pulso é do mestre newton c braga mas esta disponivel no site dele creio que ele não se importa para ajudar r http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/592-o-circuito-integrado-555-art011?showall=1&limitstart=

A dica é perfeita. Acho que deve solucionar o meu problema. Não conhecia o site e aproveitei para deixar nos meus favoritos.

Muito obrigado amigo!

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso passe mais de 10 minutos sem receber sinal, ai sim ele vai pro novo nível e faz o reset do pic.

É pra isso que serve o WDT(Watch Dog Timer). Se o teu micro é mesmo parecido com PIC então deve ter algum fuse que permita fazer isso, sem precisar de nenhum circuito externo.

Por outro lado,Não entendo o motivo dessas oscilações e/ou porquê elas farão o micro travar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dica é perfeita. Acho que deve solucionar o meu problema. Não conhecia o site e aproveitei para deixar nos meus favoritos.

Muito obrigado amigo!

Abs!

Independentemente de precisar desse circuito.

Esse circuito tem problemas.

1 - a descarga do codensador efeita, em parte ,através o seu controlador ou do seu circuito .

Quando não há sinal a descarga do condensador é feita se pelo pino de discharge.

Se usar valores de capacidade elevada para conseguir isso pode trazer problemas.

2- O circuito pode nem funcionar. Basta para isso que quando "trava" o sinal de entrada fique a no nível zero.

3- Sem sinal o tempo em que a saída do 555 vai a zero é ????

Algo como a figura julgo irá fazer o que pretende.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pra isso que serve o WDT(Watch Dog Timer). Se o teu micro é mesmo parecido com PIC então deve ter algum fuse que permita fazer isso, sem precisar de nenhum circuito externo.

Por outro lado,Não entendo o motivo dessas oscilações e/ou porquê elas farão o micro travar.

Amigo, ele diz que tem o watch dog, mas... bota-lo para funcionar são outros quinhentos. A plaquinha que estou utilizando no meu projeto é essa aqui, http://www.digi.com/products/wireless-wired-embedded-solutions/solutions-on-module/rabbitcore/rcm4300, e a primeira vista ela é miraculosa, mas o Dynamic C que é o compilador dela difere bastante na hora de habilitar algumas funções. O que no CCS é um clique, no Dynamic C pode ser uma dor de cabeça de dias. Mas pelo menos com ela, não há preocupação com memória já que posso gravar dados em cartão SD de até 2Gb, tem memória extendida com fácil acesso, não preciso me preocupar com bootloader e outras coisinhas mais.

De qualquer maneira, o problema com variação de tensão que eu prevejo é com raios. O sistema ficará embarcado e muito sujeito a ser alvo de descargas desse tipo. Embora o compartimento seja bem aterrado, acho que é possível que apenas a passagem por perto com um campo muito forte já seja capaz de criar uma variação que trave o programa, por isso a minha preocupação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Independentemente de precisar desse circuito.

Esse circuito tem problemas.

1 - a descarga do codensador efeita, em parte ,através o seu controlador ou do seu circuito .

Quando não há sinal a descarga do condensador é feita se pelo pino de discharge.

Se usar valores de capacidade elevada para conseguir isso pode trazer problemas.

2- O circuito pode nem funcionar. Basta para isso que quando "trava" o sinal de entrada fique a no nível zero.

3- Sem sinal o tempo em que a saída do 555 vai a zero é ????

Algo como a figura julgo irá fazer o que pretende.

.

Vou montar e testar o teu circuito também para testa-lo.

LEOPUENA, segundo o manual dele, ele tem dois tipos de wdt, um via hardware e outro via software que ele chama de virtual. O via hardware, segundo o manual já vem ativado de fabrica, mas quando eu provoquei aqui uma variação que travou o programa, esperei um tempo para verificar e não houve a recuperação automática do sistema. O wdt virtual eu ainda não fiz a ativação para testar. De qualquer maneira, um sistema externo e puramente eletrônico me deixaria mais tranquilo na hora de montar o sistema.

Obrigado a todos pelas respostas rápidas.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...