Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar LED VAC


Doidinbh2

Posts recomendados

Olá amigos,

Eu estava querendo ligar um LED em VAC.

Vi num site que posso ligar usando o LED retificando um lado do sinal VAC e um diodo retificando a tensão reversa, e um resistor de 10K de 3W no minimo.

Liguei com um resistor de 10K e 5W mas o resistor aquece muito. Coloquei dentro de um sinalero e derreteu a tampinha kkkk.

Bom agora quero ligar usando um capacitor. Vou ter o efeito da defasagem da corrente, mas não vai aquecer.

Andei pesquisando e encontrei a seguinte formula para encontrar a reatância e assim calcular qual capacitor eu iria usar:

XC=1/(w.C)

XC = reatância capacitiva

w = frequência * 2 * pi

C = Valor em farad

Após conseguir a reatancia usei a lei de ohm e encontrei um capacitor de 470nF.

para teste usei um de 270nF. que representa quase o dobro da resistencia do capacitor de 470nF.

liguei capacitor em serie com o led e liguei no 110VAC.

O LED ligou, ficou funcionando e nada aqueceu. Mas percebi que o circuito ta instável, pois depois de desligar e ligar algumas vezes o LED queima.

Não entendi porque....

Alguém tem alguma orientação para me ajudar a ligar o LED usando capacitor?

valeu ae t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perigoso isso hein...uma vez que o LED deve ser controlador por corrente e nunca por tensão...

Faça assim, coloque um resistor em série com o LED de modo que nessa célula com resistor tenha - se uma queda de tensão de mais ou menos 9V...

Desse modo , primeiro o resistor, considerando a queda de tensão do LED de 1.2 e uma corrente de 10mA o que da RLed = 9 - 1.2 = 7.8 /10m = 780R, use um de 820R com 1W.

Agora calculamos o capacitor, voce usou a formula certa, então aqui vamos:

tensão capacitor = VAC - (VDIODO+VCELULA)

tensão capacitor = 110 - (0.7 + 9) = 110 - 9.7 = 100.3V.

A corrente usada será a do LED = 10mA

Assim XC = tensão capacitor/ ILED = 100.3 / 10m = 10kOhms (aproximado)

como XC = 1/2pifC, resolvemos para C = 1/2piXC = 1/2pi10K = 270nF (o mesmo valor que voce calculou)

Entendeste?

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Use algo desse tipo, sim o capacitor mas também um resistor, que não vai aquecer tanto mas vai proteger e aumentar a vida do led..

LEDemAC.jpg

Se quiseres colocar um só led, faça, mas coloque sempre um diodo em contra fase.. Use o capacitor de 270 nF por 400 Volts (no mínimo dos mínimos para 250 Volts se fores usar em 110 Volts.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu queria ligar sem resistor.

No máximo com algum diodo.

Vejo q não tenho como correr disso né, vou precisar retificar antes de usar a energia.

Se usares aquele esquema que te ofereci, com capacitor de 270 nF, o resistor sequer dissiparia meio Watt, o que totalmente diferente da dissipação no resistor que citastes lá na abertura do tópico.

Tem anos que uso esse tipo de circuito na sinalização, sem o menor problema... Sempre ligando em 110 VAC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, ja teve um topico com o mesmo problema que o seu!! Leds queimar sempre com o uso do capacitor!! Nao e uma coisa certa limitar a corrente de um led pelo efeito de atraso da tensão! O mais correto seria um circuito resistivo pois se trade de um semicondutor..

mas nesse caso dissiparia muita potencia, então a escolha e usar o capacitor mesmo! mas pode funcionar, deixar o dia todo ligado... E na prox vez que ligar novamente queimar na hr!!

O capacitor so começa atrasar a tensão depois que atinge uma carga!! A ideia de colocar um resistor ai a mais e para ajudar a retardar isso mas nao e estão eficaz! Os leds queimam na hr que liga certo?

Isso acontece porque o capacitor se comporta como um curto na hora que se liga ele!! o que acontece? Praticamente vai todo para o led! Por que as vezes nao queima e as vezes nao.. porque A queima dependera do nivel que estiver a rede eletrica, se tiver a sorte de ela estiver baixa quando ligar provavelmentw n queimara, se tiver a ma sorte de estiver em nivel max com certeza queimara! O resistor ajuda a amortecer isso mas n e 100% eficaz pois e um valor mt baixo para a rede!.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Eu pretendia colocar apenas o capacitor + anodo do led e ligar em 110V.

Imaginava eu que a reatância que calculei já serviria como limitador de corrente para meu circuito. Seguindo esse raciocínio eu imaginei:

durante o semiciclo positivo: o capacitor iria limitar a corrente e segurar toda carga de tensão, pois o led tem a tensão fixa (digo, após o led ligar com sua corrente mais ou menos de 15mA ele fica com mais ou menos 2V).

durante o semiciclo negativo: o led seguraria a tensão reversa de mais ou menos 300V e não teria corrente no meu circuito.

(me desculpe se falei algo errado.)

Liguei o circuito e testando observei:

O led liga normal, mas se eu desligar o circuito e ligar novamente. Queima o Led.(imagino que seja o efeito de corrente inrush, citado pelo MatheusLPS e pelo mroberto98)

Liguei o capacitor+anodo e 1led e o mesmo capacitor ao katodo de outro led. Ficando então com 1 capacitor e 2 led invertido. O mesmo circuito do nosso amigo Faller, mas sem o resistor e eu usei um capacitor de cerâmica no lugar do eletrolítico.

Imaginando utilizar os dois semiciclo como citado acima no semiciclo positivo.

Aconteceu que queimou os dois leds.

Fiz os mesmos testes com capacitor de cerâmica de 470nF. Aconteceu tudo igual.

Assim desisti e vim buscar ajuda no fórum rsrsrs.

Pelo que entendi aqui então o capacitor sozinho não pode limitar a corrente devido esse efeito inrush.

Eu preciso colocar um resistor para evitar que a corrente ultrapasse meus 20mA durante o inrush, ou um capacitor em paralelo com o led para que a corrente inrush não desgaste o led.

Seria isto?

Depois destes ultimos post sobre essa questão de desgaste dos led, liguei um led+trimpot em uma fonte de 12VDC. Fui girando o trimpot para aumentar a corrente e 3 dos meus led's não queimou, mas 2 deles estão acendendo com 50mA e 1 acende com 100mA. kkkk

Acho q vou jogar eles fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao, o led nao segura 300V reverso!! Ai vai queimar mesmo!!

você teria que ligar o led em serie com o capacitor, mas também um diodo em paralelo com o led, ele sera ligado invertido em relaçao do led, ou seja, no positivo o led conduz e o cap limita a corrente e o diodo n faz nada... No neg, o led nao conduz, mas o diodo conduz e o cap limita a correntw para ele.. Ele fara o papel de como se fosse outro led ligado em paralelo mas inverso, igual o circuito do faller!

o que você poderia fazer é: por o cap em serie para limitar a a corrwnte, o diodo inversamente polarkzado que joga o negativo para a massa, e depois mais um diodo dirwtamente polarizado que pegara o semi cilco positivo que o diodo nao eliminou e entregara para o led!! Esse diodo funcionara como um retificador, ai você ponha outro cap em paralelo com o led! Esse diodo retificador carregara o cap, e assim entregando um tensão continua para o led! O capacitor e um eletrolitico mas ai você tem que por outro de poliester em paralelo para proteger melhor o led, pois eletrolitico tem uma indutancia alta...

Se quiser pode por um resistor em serie com o led para a proteçao ficar ainda melhor... (entre o cap de filtro e o led).

Caso o cap deixe passar algum pico de tensão negativa o diodo que esta inversamente polarizado ja elimina!! Mas se for positivo, o diodo retificador deixa passar, mas o cap de filtro eliminara isso para a massa protegendo o led!! O resistor serve para que haja queda de tensão sobre ele, assim a atuaçao do cap de filtro e mais eficaz..

Se tiver duvidas no calculo pode falar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao, o led nao segura 300V reverso!! Ai vai queimar mesmo!!

você teria que ligar o led em serie com o capacitor, mas também um diodo em paralelo com o led, ele sera ligado invertido em relaçao do led, ou seja, no positivo o led conduz e o cap limita a corrente e o diodo n faz nada... No neg, o led nao conduz, mas o diodo conduz e o cap limita a correntw para ele.. Ele fara o papel de como se fosse outro led ligado em paralelo mas inverso, igual o circuito do faller!

o que você poderia fazer é: por o cap em serie para limitar a a corrwnte, o diodo inversamente polarkzado que joga o negativo para a massa, e depois mais um diodo dirwtamente polarizado que pegara o semi cilco positivo que o diodo nao eliminou e entregara para o led!! Esse diodo funcionara como um retificador, ai você ponha outro cap em paralelo com o led! Esse diodo retificador carregara o cap, e assim entregando um tensão continua para o led! O capacitor e um eletrolitico mas ai você tem que por outro de poliester em paralelo para proteger melhor o led, pois eletrolitico tem uma indutancia alta...

Se quiser pode por um resistor em serie com o led para a proteçao ficar ainda melhor... (entre o cap de filtro e o led).

Caso o cap deixe passar algum pico de tensão negativa o diodo que esta inversamente polarizado ja elimina!! Mas se for positivo, o diodo retificador deixa passar, mas o cap de filtro eliminara isso para a massa protegendo o led!! O resistor serve para que haja queda de tensão sobre ele, assim a atuaçao do cap de filtro e mais eficaz..

Se tiver duvidas no calculo pode falar!

Seria esse o circuito?

Semtiacutetulo_zps310475ec.png.html

colocar o link aqui:

http://s1282.photobucket.com/user/brunoalebrg/media/Semtiacutetulo_zps310475ec.png.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente!!! Coloca tambem um diodo zener reverso em paralelo com o cap de filtro, pode ser de 10V por exemplo para proteçao do capacitor, pois com ele, você pode comprar um cap eletrolitico de 16v por exemplo!!

Exemplo: se vai ligar apenas 1 led de 3V, e o cap de filtro e de 10V, pode por um zener de 5,6V!!! Assim estara completamente protegido, tanto o led quanto o cap, e mais, saira mais barato pois nao precisa comprar um cap de tensão maior que a rede.

Um coisa que você esqueceu foi de por um resistor em serie com o led depois do C4!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz esse circuitinho.

Não tem diodos retificadores.;)

Está em uma tomada com os leds na parte de fora.

Está funcionando há mais de um ano... SEM DESLIGAR!!!

LEDsCA_zpsfdbc5864.png

MOR_AL

mas qual corrente desses leds? Pelo qie vi eatao sendo limitados por um resistor de 1M!!?

qual o papel desse capacitor de 100n?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fiz esse circuitinho.

Não tem diodos retificadores.;)

Está em uma tomada com os leds na parte de fora.

Está funcionando há mais de um ano... SEM DESLIGAR!!!

LEDsCA_zpsfdbc5864.png

MOR_AL

mas qual corrente desses leds? Pelo qie vi eatao sendo limitados por um resistor de 1M!!?

qual o papel desse capacitor de 100n?

O resistor de 1M tem a função de apresentar um circuito de descarga do capacitor somente. Sem ele o circuito nem operaria pois o capacitor se carregaria com a tensão de pico e no próximo ciclo nem mais operaria.. Com uma descarga parcial ele permite uma nova pequena corrente de recarga, que passando pelos leds os acendem..

Vejo como ponto falho desse arranjo uma alta tensão reversa, sobre os leds. Eu colocaria um diodo reverso sobre os 4 leds..

Como o capacitor não se descarregará totalmente, a tensão diferencial que será aplicada sobre o arranjo resistor de 1K + leds será baixa e não a totalidade dos 120 Volts e a corrente em cima dos leds se estabelecerá em um pequena parte do ciclo dos 60 Hz. Somente a parte em que a tensão da rede fique maior que a tensão residual do capacitor..

Sobre o assunto de ligar led na tensão da rede AC, dê uma boa olhada ai: http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/126/37/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas qual corrente desses leds? Pelo qie vi eatao sendo limitados por um resistor de 1M!!?

qual o papel desse capacitor de 100n?

Vamos lá!

1 - Projetei a corrente para uns 5mA, mas poderia ser para outro valor.

2 - O resistor de 1M serve para descarregar o capacitor de 0,1uF quando o circuito for desligado.

3 - O que limita a corrente é a reatância do capacitor.

A corrente nos LEDs é aprox. igual a:

ILEDs = Vca / XC = Vca / (1/2*pi*f*C) = Vca * 2*pi*f*C.

Para f = 60Hz e Vca = 127V,

ILEDs = 127 * 377* C.

Para C = 0,1uF

ILEDs = 127*377*0,000.000.1 = 4,8mA.

4 - Quando a tensão nos LEDs fica invertida, os LEDs conduzem com suas tensões de "breack down", sem iluminação, claro, mas também sem corrente maior que 5mA. Isso não deixa eles queimarem.

5 - O resistor de 1K, em série com o circuito, serve para limitar uma possível corrente de surto em alta frequência, que pode ocorrer na rede. A reatância do capacitor ficaria muito baixa e poderia passar muita corrente pelo circuito, queimando os LEDs. O resistor aje como um fuzível, pois ele pode queimar com o surto de frequências altas, e limitador de corrente. Ele limita a corrente em uns 100mA, o que daria para queimar os LEDs, mas o surto não demora muito e o que queima primeiro é o resistor.

Até hoje eu não precisei trocar este resistor e olha que já aconteceram alguns surtos na rede. :wacko:

MOR_AL

O resistor de 1M tem a função de apresentar um circuito de descarga do capacitor somente. Sem ele o circuito nem operaria pois o capacitor se carregaria com a tensão de pico e no próximo ciclo nem mais operaria.. Com uma descarga parcial ele permite uma nova pequena corrente de recarga, que passando pelos leds os acendem..

Vejo como ponto falho desse arranjo uma alta tensão reversa, sobre os leds. Eu colocaria um diodo reverso sobre os 4 leds..

Como o capacitor não se descarregará totalmente, a tensão diferencial que será aplicada sobre o arranjo resistor de 1K + leds será baixa e não a totalidade dos 120 Volts e a corrente em cima dos leds se estabelecerá em um pequena parte do ciclo dos 60 Hz. Somente a parte em que a tensão da rede fique maior que a tensão residual do capacitor..

Sobre o assunto de ligar led na tensão da rede AC, dê uma boa olhada ai: http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/126/37/

O resistor de 1M poderia ser retirado, pois os diodos conduzem com a tensão reversa.

Fica uma pequena tensão cc no capacitor.

A constante de tempo do resistor de 1M e o capacitor de 0,1uF (100ms) é maior que o período da senóide (16,7ms).

Não é necessário o diodo em paralelo com os leds, pois a corrente sobre eles não é suficiente para queima-los, mas se quiser colocar, tudo bem.

Quis fazer o menor circuito possível com ainda alguma segurança. Funciona continuamente por mais de um ano como luz noturna, só que de dia não desligo.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá!

1 - Projetei a corrente para uns 5mA, mas poderia ser para outro valor.

2 - O resistor de 1M serve para descarregar o capacitor de 0,1uF quando o circuito for desligado.

3 - O que limita a corrente é a reatância do capacitor.

A corrente nos LEDs é aprox. igual a:

ILEDs = Vca / XC = Vca / (1/2*pi*f*C) = Vca * 2*pi*f*C.

Para f = 60Hz e Vca = 127V,

ILEDs = 127 * 377* C.

Para C = 0,1uF

ILEDs = 127*377*0,000.000.1 = 4,8mA.

4 - Quando a tensão nos LEDs fica invertida, os LEDs conduzem com suas tensões de "breack down", sem iluminação, claro, mas também sem corrente maior que 5mA. Isso não deixa eles queimarem.

5 - O resistor de 1K, em série com o circuito, serve para limitar uma possível corrente de surto em alta frequência, que pode ocorrer na rede. A reatância do capacitor ficaria muito baixa e poderia passar muita corrente pelo circuito, queimando os LEDs. O resistor haje como um fuzível, pois ele pode queimar com o surto de frequências altas, e limitador de corrente. Ele limita a corrente em uns 100mA, o que daria para queimar os LEDs, mas o surto não demora muito e o que queima primeiro é o resistor.

Até hoje eu não precisei trocar este resistor e olha que já aconteceram alguns surtos na rede. :wacko:

MOR_AL

O resistor de 1M poderia ser retirado, pois os diodos conduzem com a tensão reversa.

Fica uma pequena tensão cc no capacitor.

A constante de tempo do resistor de 1M e o capacitor de 0,1uF (100ms) é maior que o período da senóide (16,7ms).

Não é necessário o diodo em paralelo com os leds, pois a corrente sobre eles não é suficiente para queima-los, mas se quiser colocar, tudo bem.

Quis fazer o menor circuito possível com ainda alguma segurança. Funciona continuamente por mais de um ano como luz noturna, só que de dia não desligo.

MOR_AL

interessante seu circuito! Que leds você esta usando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...