Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
AlexFavaro

HD Modo - UEFI vs Legacy - W8

Recommended Posts

Olá

Comprei recentemente um dell inspiron 14r 3650 (na verdade, esse número de modelo vem na etiqueta no notebook, porém, no site da dell, mostra o modelo 5421, vai entender...)

Depois de muita dor de cabeça, consegui fazer o recovery backup da Dell em um pendrive de 16GB.

O HD original vem com 1TB de espaço, mt espaço para mim. Porém é muito lento. Como tinha um SSD 128gb Kingston em outro note, resolvi trocar o original por este SSD e deixar o original em um case, um HD externo.

Para o note reconhecer o SSD tive de mudar no BIOS a opção de UEFI Boot = de Habilitado para Legacy, pois o BIOS não estava reconhecendo meu SSD com o modo UEFI habilitado.

Consegui instalar o W8 de fábrica de boa no SSD.

Porém se eu mudar a opção no BIOS do modo UEFI para habilitado, o sistema não da BOOT, é mostrado uma mensagem informando que não há S.O instalado. Porém se eu mudar o UEFI para legacy, o W8 dá BOOT normalmente.

As perguntas:

1) Teria alguma vantagem em mudar esse SSD para UEFI?

2) Como fazer isso?

PS. desculpe-me se aqui não é área correta para essa pergunta, acho que é.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A vantagem é que no modo EFI você pode instalar o Windows 7 ou 8 em HDs acima de 2TB e também terá mais segurança contra corrupção do setor de boot pois ele estará no início e no final do HD. Mas tem uma desvantagem, não poderá criar mais partições futuras se não estou enganado.

Já tentou excluir todas as partições desse SSD e depois ativar o modo EFI no setup e reiniciar o PC com o DVD do Windows 8 para tentar criar a partição GPT e instalar o sistema nesse modo EFI ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No modo uefi o hd precisa ser formatado um GPT, voce fez a cópia de um hd MBR por isto que o boot não funciona.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas, mas como posso formatar o SSD em GPT ?

O instalador do W8 que gerei pelo programa da DELL não me dá a opção de formatar, apenas restaurar o sistema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Configurar UEFI para Legacy, no meu entendimento, é desabilitar o UEFI e usar BIOS comum.

Aqui tem dual boot Windows Vista e Ubuntu num HD com GRUB. O que acontecerá se eu experimentar habilitar UEFI no SETUP, do jeito que está? Essa mudança será reversível? Ou seja: eu poderei reentrar no SETUP, desabilitar o UEFI, e voltará tudo ao normal?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×