Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida em fonte para som automotivo


Matthwus

Posts recomendados

Galera me perdoe se eu estiver na area errada mas preciso muito de ajuda.

seguinte:

tenho em casa um transformador toroidal que ligando na tomada em 110v ele sai 12.5volts e 40 amperes. tenho também dois diodos retificadores que suporta 95 amperes e tenho 8 capacitores de 6800uf por 25volts.

é possivel eu retificar a saida do transformador com os diodos passar pelos capacitores e usar para tocar um radio de carro mais modulo roadstar 2400 ?

desde já agradeço quem puder me ajuda.

SOLUÇÃO:

liguei o modulo e o radio em 18v 40a, utilizando um transformador com 12,5v, dois diodos de rosca que suporta 95amperes, e 8 capacitores de 6800uf por 25v. após colocar no modulo e no radio a tensão caiu para 14,8 aproximadamente com variações até 15v, acho que isso ocorreu pois com os capacitores carregados ele gera uma carga de flutuação que no caso é os 18v pois não tem nenhum consumo, com um cooler só ligado nos 18v, a tensão já cai para 17.5v mas não chegou a cair menos de 14v a tensão tudo funcionou perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, teoricamente falando, o seu módulo precisaria de pelo menos 192 amperes para fornecer os 2400w em eficiência de 100%.

Ou seja, o seu transformador não irá conseguir fornecer corrente o suficiente para o módulo + o rádio.

Mais uma coisa: Você só tem 2 diodos retificadores, o ideal é utilizar 4. Já que esses suportam até 95 amperes, vai ter que conseguir uns maiores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, teoricamente falando, o seu módulo precisaria de pelo menos 192 amperes para fornecer os 2400w em eficiência de 100%.

Ou seja, o seu transformador não irá conseguir fornecer corrente o suficiente para o módulo + o rádio.

Mais uma coisa: Você só tem 2 diodos retificadores, o ideal é utilizar 4. Já que esses suportam até 95 amperes, vai ter que conseguir uns maiores

assim tenho uma bateria de trator de 110 amperes para auxiliar mas ele só irá dar consumo maximo com o volume no maximo né ?

quero saber se esse negocio de transformador, diodo capacitores vai da certo para coloca junto com a bateria ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ao retificares a tensão de 12,5 Volts e filtrares a mesma ela vai se manter numa tensão de pico da RMS de 12,5 Volts do secundário. Isso vai alcançar 17 Volts.. A pergunta é...

O radio de carro mais modulo Roadstar 2400, ambos toleram ser alimentados com 17 Volts DC???

Se sim, sim

Se não, não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao retificares a tensão de 12,5 Volts e filtrares a mesma ela vai se manter numa tensão de pico da RMS de 12,5 Volts do secundário. Isso vai alcançar 17 Volts.. A pergunta é...

O radio de carro mais modulo Roadstar 2400, ambos toleram ser alimentados com 17 Volts DC???

Se sim, sim

Se não, não...

quando eu colocar alguma carga na saida (consmo) a ddp deverar cair não ?

vamos fazer um raciocínio:

considerando que cada diodo retificador causa uma queda de tensão de aproximadamente 0,7v por diodo, os dois diodos causaram um queda de 1,4v.

saida do transformador= 12,5v

12,5-1,4= 11,1

tensão de pico: 11,1*1,41= 15v

1,41= raiz quadrada de dois.

Me corrija se estiver errado por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
quando eu colocar alguma carga na saida (consmo) a ddp deverar cair não ?

vamos fazer um raciocínio:

considerando que cada diodo retificador causa uma queda de tensão de aproximadamente 0,7v por diodo, os dois diodos causaram um queda de 1,4v.

saida do transformador= 12,5v

12,5-1,4= 11,1

tensão de pico: 11,1*1,41= 15v

1,41= raiz quadrada de dois.

Me corrija se estiver errado por favor.

Corrijo sim..

12,5 x 1,4142 = 17,68 Volts = Vpico na saída do transformador..

17,68 - 1,4 (dois diodos) = 16,28 Volts... Só arredondei para 17 Volts por segurança..

Continua a pergunta.. O rádio de carro mais modulo Roadstar 2400, ambos toleram ser alimentados com 16,28 Volts DC???

Sim quando o consumo aumenta essa tensão tende a cair.. Mas veja, quando a música cessar ==> demanda muito baixa ==> tensão sobre a carga = 16,28 Volts...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corrijo sim..

12,5 x 1,4142 = 17,68 Volts = Vpico na saída do transformador..

17,68 - 1,4 (dois diodos) = 16,28 Volts... Só arredondei para 17 Volts por segurança..

Continua a pergunta.. O rádio de carro mais modulo Roadstar 2400, ambos toleram ser alimentados com 16,28 Volts DC???

Sim quando o consumo aumenta essa tensão tende a cair.. Mas veja, quando a música cessar ==> demanda muito baixa ==> tensão sobre a carga = 16,28 Volts...

eu alimento o radio e o modulo com 15,5 volts até hoje numa boa, acho que a melhor maneira é abaixar a tensão antes do transformador abaixar a CA da tomada ?

meu transformador esta dando aproximadamente uns 500 watts, não teria como colocar um dimmer de ventilador antes de ligar o transformador a tomada ? ( já encontrei dimmer que suporta até 3000 watts ) (dimmer: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-478822685-dimmer-dimer-para-ventilador-600w-bivolt-_JM)

ou teria como colocar uma placa reguladora de tensão igual no alternadores de carro ?

ou se eu colocar 4 diodos (retificação de onda completa) vou ter uma perda de 2,8 volts ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O correto mesmo é fazer a coisa certa. Necessitas ai uma fonte de 13,8 Volts regulada e estabilizada....

Ai tem, só como exemplo, uma pronta...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-479485993-fonte-transformador-12v-29a-p-som-automotivomoduloradio-_JM

Tem com outras capacidades de entrega de potência..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu alimento o radio e o modulo com 15,5 volts até hoje numa boa, acho que a melhor maneira é abaixar a tensão antes do transformador abaixar a CA da tomada ?

meu transformador esta dando aproximadamente uns 500 watts, não teria como colocar um dimmer de ventilador antes de ligar o transformador a tomada ? ( já encontrei dimmer que suporta até 3000 watts ) (dimmer: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-478822685-dimmer-dimer-para-ventilador-600w-bivolt-_JM)

ou teria como colocar uma placa reguladora de tensão igual no alternadores de carro ?

ou se eu colocar 4 diodos (retificação de onda completa) vou ter uma perda de 2,8 volts ?

É uma ideia, veja:

http://img844.imageshack.us/img844/764/b3x.png

b3x.png

Me diga uma coisa, você conhece de eletrônica a ponto de compreender uma fonte destas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara bacana o projeto, ele realmente vai suportar os 40 amperes? se sim posso até colocar em prática e postar os resultados

Normalmente passa de 100A

É um tipo de fonte que alimentada em 220Vac e por ser do tipo half bridge, os IGBT trabalham com 154Vacc na entrada do trafo.

Nesta tensão bastariam apenas 10A na entrada para poder fornecer os 100A na saída.

Este IGBT informador pode trabalhar com correntes RMS maiores que 17A.

E eles também suportam picos de até 220A (Corrente instantânea de cada pulso do PWM).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente passa de 100A

É um tipo de fonte que alimentada em 220Vac e por ser do tipo half bridge, os IGBT trabalham com 154Vacc na entrada do trafo.

Nesta tensão bastariam apenas 10A na entrada para poder fornecer os 100A na saída.

Este IGBT informador pode trabalhar com correntes RMS maiores que 17A.

E eles também suportam picos de até 220A (Corrente instantânea de cada pulso do PWM).

talvez vou dar inicio a este projeto nas férias conforme for posto os resultados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...