Ir ao conteúdo

Dell Dimension E521 parou de funcionar. Fonte ou placa mãe?

Las072002

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, por favor, peço a ajuda de vocês pra solucionar ou me orientar com esse problemão.

Tenho um Dell Dimension E251 original, desde 2007. Somente troquei as memórias para 4G. Windows Vista.

Ele sempre funcionou perfeitamente e nunca apresentou defeito.

De repente, enquanto eu estava na Internet, ele parou de funcionar ... não completamente. Ele estava ligado, mas a tela ficou como uma TV fora de sintonia, mas estática. Não respondia os comandos do mouse ou teclado. Pensei que fosse algum vírus. Forcei o desligamento via botão e reinicei o computador. Ele funcionou normalmente por mais algum tempo e apresentou o mesmo problema. Desliguei novamente e reinicializei via CD/dvd com o Kaspersky Virus Removal Tool. Ele carregou, mas quando ia começar a varredura o defeito se repetiu. Agora não reinicializa mais e nada aparece na tela. Não dá boot nem com outro HD. O HD original está perfeito, já verifiquei colocando em outro pc.

Creio que seja a Fonte ou a Placa-Mãe, mas não sei como verificar.

Um fato interessante é que o botão de liga e desliga não funciona direito. Se ligar o cabo de força, o Pc já "liga".

No painel frontal a luz da fonte não fica mais verde, somente alanranjada. Segundo o manual da Dell, diz que é problema na em uma das alimentações. Mas nada além disso.

Amigos, o que posso fazer?

Alguém teria algum teste para saber se é a fonte mesmo?

De repente me fornecer a pinagem (também do conector da placa mãe) e as tensões para saber se todas funcionam. Ou onde posso obter esse esquema, já tentei na Internet.

Já li na Internet que essa fonte é diferente de todas as outras ... não dá pra trocar fácil. Verdade?

Se alguém tiver uma sugestão de como posso arrumar o computador, onde encontrar peças ou um upgrade eu agradeceria muito.

Já consultei a Dell e não adiantou nada.

Agradeço muito toda a ajuda.

Abraço a todos.

Las

Postado

Realmente Las072002, esses computadores da DELL tem fontes de tamanhos diferentes das normais por causa do gabine, é muito complicado achar fonte nova para um computador DELL. Tenho uma pergunta.. Antes de começar a dar esse problemas quando você conectava o cabo da energia na fonte ele já ligava como você citou??

Bom, como você não tem a fonte, tentaria fazer os seguintes passos:

Antes de tudo fazer uma limpeza no cooler do processador...

1º Limpar a memória RAM... se tiver duas memórias tentar tirar uma, caso não der certo tire a outra e tente novamente, sempre alternando os slots (e tentar ligar, se não der certo vá para o próximo passo) provavelmente agora o problema de passar imagem na tela irá se resolver...

2º Reparar o Sistema Operacional, pois pode ter corrompido algum arquivo devido a memória...

3º Tentar resetar a bios...

4º Tentar trocar o cabo de energia do HD e o cabo SATA ou flat (não sei qual é o caso)

5º Tentar tirar placlas dos slots pci, como placa de rede, placa de som, etc.

6º Tentar trocar a pasta térmica do cooler.

6º Tentar outra fonte.. =\

Bom cara, esporo ter dado algumas ideias... Agora é tentativa e erro... Posta ai o resultado, se deu certo ou não...

• 2 semanas depois...
Postado

Olá Mateus21, agradeço a resposta.

Desculpe se demorei no retorno, mas acho que não ativei o monitoramento.

Respondendo a sua pergunta, não, eu sempre ligava e desligava no botão liga/desliga. Depois que deu esse problema, se conecto o cabo ele já liga automaticamente.

Já tentei alguns passos que você indicou. O HD está bom porque testei em outro PC.

Falta testar a fonte e a placa.

Valeu!

Las

Agradeço, mas não posso "queimar" a placa de outro PC se a pinagem dos conectores forem diferentes?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!