Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Solução recomendada para resfriar VGA?


Pigmeus86

Posts recomendados

Olá CdH. Mais uma vez venho recorrer à ajuda de vocês. Andei olhando pelo fórum e pela internet a fora e o conteúdo que achei sobre a refrigeração de placas de vídeos era pouco abrangente ou antigo. Muitos dos atuais falavam logo de trocar completamente o cooler da placa de vídeo. O que remete em desmonta-lá e é um pouco mais caro do que outras cogitáveis soluções. Tendo isso em mente, minha situação:

Tenho uma GTX 680 SC Signature (com Backplate) e tenho testado ela em alguns jogos bem "pesados" ultimamente. Em idle a placa fica em 38-42° graus, já em full ela chega aos 70-74°. A título de exemplificação, foram 5 horas seguidas de Tomb Raider 2013 e ela não passou de 74°. Isso com seu fan configurado (EVGA Precision) para rodar com uma porcentagem aproximadamente igual a temperatura. (70° ~~ 70% de rotação).

Até ai, tirando o cooler ao estilo centrífuga barulhento, sem muitos problemas. A questão é que moro no Rio de Janeiro e ultimamente aqui tem estado consideravelmente frio para os padrões. Entre 23-27°C durante o dia todo. Contudo eu já estou pensando nas épocas quentes, a qual a temperatura fica na casa dos 35-40° graus, isso quando não chega a outros absurdos acima dos 40°C.

Por esses motivos eu quero uma solução para resfriar a minha placa de vídeo e diminuir um pouco o barulho do seu cooler. Não quero torná-la um bloco de gelo, mas uma queda por volta de 5-7°C em FULL já me deixaria feliz (estou pedindo muito?) ou uma solução que mantivesse a faixa dos 70-74° durante o verão carioca.

A minha configuração é essa da assinatura. Ao todo são 4 fans Aerocool Shark 120mm. Dois jogam ar para fora pelo topo, um joga para dentro pela lateral e outro também para dentro por baixo. O fan padrão da cougar de 120mm joga ar para fora por trás e um de 200mm, também da cougar, joga ar para dentro pela parte frontal do gabinete. As temperaturas do resto do computador são menores ou tão baixas quanto a placa de vídeo em Idle.

Dúvidas:

* Ventoinhas como essas http://www.evercool.com.tw/categories/global/cooler/systemcooler/sb-rv/rocketv.php surtem algum efeito considerável?

* Isso aqui http://www.kabum.com.br/produto/37083/evercool-cooler-p-placa-de-video-vga-rvf-2f, por esse preço, é, sequer, considerável?

* Um dissipador seria recomendado? Qual?

* Troca dos Aerocool que jogam ar na placa de vídeo por fans mais poderosos e maiores? Quais?

* Nada disso, a solução é gastar mais do que se quer e partir logo para um watercooler + vga block? Ou trocar o cooler da placa de vídeo?

Grato desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo.

Veio ao lugar certo em busca de ajuda.

Você tem uma placa de vídeo poderosíssima, que merece uma solução de refrigeração de alto desempenho.

Como seu gabinete possui ótima refrigeração, não acredito que acrescentar mais fans (Como a do link da kabum), irá reduzir as temperaturas.

Para um bom desempenho, além de de aumentar o fluxo de ar, seria necessário aumentar a dissipação térmica.

Caso tenha interesse em investir mais por uma solução de maior desempenho, eu recomendaria um dos modelos abaixo.

http://www.waz.com.br/cooler-vga-arctic-accelero-twin-turbo-ii-box.html

http://www.waz.com.br/cooler-vga-arctic-accelero-xtreme-iii-box.html

Apenas a caráter informativo, utilizo em minha Gtx460 v2 a primeira opção (Twin turbo II), e obtive excelentes resultados.

Minha Vga chegava fácil fácil aos 80° em Full load, atualmente com o Twin, não passa dos 48°, e com outro detalhe, o ruído é mínimo, muito menos que os emitidos pelas aerocools. Posso lhe garantir que vale cada centavo investido.

Forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela atenção em mais uma das minhas perguntas, NIGH FALL.

Eu havia me deparado com esses, mas confesso que acabei deixando de lado pois o bolso reclamou um pouco. Todavia, por mais que eu procure, esses dois modelos são os que sempre acabo me deparando. Fico feliz e muito mais confiante de conhecer alguém mais próximo (No Brasil) que faça uso de um desses, já que só li em fórum "gringo".

A segunda opção não se aplica na minha placa de vídeo: "- As placas de vídeo com GPUs NVIDIA GeForce GTX 680 e 670 somente são suportadas se os conectores de energia não forem do tipo empilhados."

Agora 80° para 48° é realmente fantástico! Metade disso eu já estaria satisfeito.

Contudo a minha falta de conhecimento no assunto me gera um pouco de receio. Principalmente quanto ao procedimento (dificuldade, riscos). No caso, eu teria que desmontar a placa, retirar aquela parte com o cooler centrífuga e colocar um desses no lugar, certo? Eliminar aquela turbina já faz valer muito a pena. Não tive tempo de ver um vídeo completo ainda, mas assim que puder farei. Todavia, minha dúvida é, abrindo a placa dessa maneira, estarei perdendo minha garantia com a EVGA (Produto e compra cadastrados no site)?

De qualquer forma já estou me preparando para gastar esse dinheiro nos próximos meses. Por enquanto ainda tenho o "frio" a meu favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela atenção em mais uma das minhas perguntas, NIGH FALL.

Eu havia me deparado com esses, mas confesso que acabei deixando de lado pois o bolso reclamou um pouco. Todavia, por mais que eu procure, esses dois modelos são os que sempre acabo me deparando. Fico feliz e muito mais confiante de conhecer alguém mais próximo (No Brasil) que faça uso de um desses, já que só li em fórum "gringo".

A segunda opção não se aplica na minha placa de vídeo: "- As placas de vídeo com GPUs NVIDIA GeForce GTX 680 e 670 somente são suportadas se os conectores de energia não forem do tipo empilhados."

Agora 80° para 48° é realmente fantástico! Metade disso eu já estaria satisfeito.

Contudo a minha falta de conhecimento no assunto me gera um pouco de receio. Principalmente quanto ao procedimento (dificuldade, riscos). No caso, eu teria que desmontar a placa, retirar aquela parte com o cooler centrífuga e colocar um desses no lugar, certo? Eliminar aquela turbina já faz valer muito a pena. Não tive tempo de ver um vídeo completo ainda, mas assim que puder farei. Todavia, minha dúvida é, abrindo a placa dessa maneira, estarei perdendo minha garantia com a EVGA (Produto e compra cadastrados no site)?

De qualquer forma já estou me preparando para gastar esse dinheiro nos próximos meses. Por enquanto ainda tenho o "frio" a meu favor.

No site inclusive existe uma aba com opiniões dos compradores sobre o produto. O Twin turbo II é muito bem falado, inclusive por alguns colegas no fórum que possuem este produto.

Quanto a instalação, eu particularmente não achei difícil, embora seja trabalhosa. Sim, você tem que retirar todo o exaustor, deixando apenas a placa, para então instalar o cooler.

Placa original

http://imageshack.us/photo/my-images/818/imagem1416.jpg/

Placa sem o Cooler

http://imageshack.us/photo/my-images/18/imagem1418.jpg/

Placa com o dissipador ja instalado

http://img194.imageshack.us/img194/2081/7xs0.jpg

Além de ter que misturar a cola térmica com uma espécie de catalisador, passar nas memórias e esperar cerca de 5 horas até a cura completa. O problema disso é evitar que essa cola escorra e chegue a placa, no meu caso isolei entre as memórias, mas acho que moderar na quantidade de cola aplicada seria mais conveniente e menos trabalhoso.

Eu não sei quanto a garantia, mas para tirar a dúvida basta enviar um e-mail para o suporte da Evga ou mesmo para a loja onde você adquiriu o produto, eles saberão lhe informar com maior precisão.

Vale muito a pena, ainda mais porque o cooler possui uma compatibilidade muito grande, dependendo da situação, você pode utiliza-lo em outra Vga.

Forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo. Eu já encontrei diversos vídeo por ai, bem longos, de pessoas adicionando esse produto especificamente na GTX 680 e em outras placas. Com certeza os verei mais de uma vez e lerei o máximo possível caso eu venha a comprar um desses.

Parece que realmente é a solução. E 200 reais por silêncio e isso tudo de queda na temperatura está bom de mais.

Lendo a garantida a EVGA, deparei-me com isto:

"Todos os produtos devem ser devolvidos na condição original de venda. Os produtos recebidos pela EVGA para troca que incluam acessórios de terceiros (placa dissipadora de calor do processador, dissipadores de calor do chip de memória, etc.) terão todos os acessórios removidos e descartados. A EVGA pode, a seu critério, devolver o produto ao remetente, se necessário."

e

"O produto deve ser devolvido à EVGA na condição e configuração original de fábrica. Todas as modificações feitas após a compra do produto devem ser desfeitas antes de enviar o produto para troca."

Partindo disso subentende-se que modificar não anula a garantia, mas devo manter tudo guardado no caso de devolução. De qualquer forma irei enviar um email à EVGA por garantia e posto aqui a resposta para outros interessados.

Estava pensando hoje e cheguei a conclusão que não vale a pena uma tentativa de solução mais barata e menos trabalhosa. Essa indicação foi o que faltava.

Novamente obrigado pela atenção. Provavelmente só comprarei no próximo mês. Todavia, depois de estudar bastante a montagem, se me sobrarem dúvidas eu volto aqui :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...